O povo está se movendo

Cuidem-se os institutos de pesquisa.

Há um movimento já não pode ser escondido.

Dilma aproxima-se não de uma vitória apertada, mirrada, no photochart.

Nos últimos dias, a vantagem, que era de fato mirrada, acentua-se a cada dia.

Os dois lados escondem os números. Um por desespero, outro por medo de desmobilização.

Não há mais “margem de erro”, “empate técnico” nem “oscilou”.

Dilma pode ter uma vitória do mesmo tamanho em votos da de 2010.

O nome do seu cabo eleitoral mais forte é Aécio Neves.

Ontem, eu assisti o programa eleitoral na padaria mais próxima (e nem tanto) da minha casa.

Ele acabou de falar, uma das moças que servem olhou para a outra e perguntou: qual é o número para votar na Dilma?

A rejeição a Aécio não cresce, galopa.

Ele sabe, mas não pode fazer nada senão ser mais e mais agressivo.

A hora é de calma, calma, calma e convicção.

O povo brasileiro, sem os políticos, sem a imprensa, sem as instituições pública – todos entregues à mais deslavada campanha por aquele com o qual se identificam nos arranjos, na vileza e nos privilégios – está se movendo.

Para desespero dos que acreditam que ele pode ser tangido.

Há uma onda na população, que tomou sozinha sua decisão.

E ela, domingo, vai produzir um som tão alto que assustará todos os que desprezam “os ignorantes”.

A eles, só resta berrar cada vez mais alucinados, inconformados com aqueles que não consideram tão sabidos quanto eles.

 

Fernando Brito:

View Comments (92)

  • A hora é de intensificar a campanha, e a mobilização nas ruas, onde somos imbatíves, faltam poucos dias ! Rumo à vitória !

  • Caro Fernando Brito. Espero que esteja certo. Porém, como somente espero e ainda não fiz certeza esse sentimento, estarei na caminhada com a Dilma no sábado em BH. Estarei mais uma vez indo a PUC-MG, onde me formei e a FACISA, onde estuda minha mulher panfletar (bons tempos esses da eleição de 1989). Só descansarei quando as urnas forem apuradas. Até lá muito trabalho. Nessa eleição o povo (militância) é que será determinante. Depois espero um merecido descanso, comemorando a continuidade de mais justiça social em nosso país.

    • Prezado Anderson,
      é isso aí.... a hora é de continuar forte, muito forte na campanha. Continuar indo para cima, conquistando cada voto, em cada casa, em cada rua, em cada esquina, em cada calçada, ônibus, metrô. Mostrando que é PSDB, e quem são as forças progressistas e quem representa a verdadeira mudança nesse país. Lembremos do 1º turno.

  • Sim há uma onda Dilma no país. Emociona. Toma o Nordeste, sim. Mas há também um calcitrante e definido voto no Aecio na classe media. E esta esta aparecendo. Estou vendo na UFRN< onde trabalho: uma parte dos funcionários - classe media- são Aecio e começam a dize-lo. Lembremos dos maus tratos durante a greve do funcionalismo.
    Não há argumento que funcione, pois é um voto convicto e bastante ideológico.

    • Convicto sim, ideológico não. Me desculpe mas esse pessoal não tem ideologia política. O voto no Aécio é o voto do ódio, o voto do preconceito,da falta de informação a não se aquela que a Veja, Globo e outros veículos do PIG repassam.

    • Laura, funcionário público federal votar em tucano, pode internar porque a doença é grave. Aqui no Rio, até o pessoal ligado ao PSTU está fechado e até fazendo campanha para Dilma, porque tucano todo mundo sabe que é retrocesso e dos piores, inclusive com autoritarismo.

      • O PSDB a -ca-bou com USP, que eles pensam que é deles, e não do Estado de São Paulo, e ainda tem acéfalo que vota nessa corja... Todos se acham FHC...

  • Nossa mobilização, que é nossa maior força e cabo eleitoral, só deve finalizar às 17 hs de domingo próximo, dia 16. Até lá, todo cuidado é pouco. Não caiam em provocações bestas da tucanada desesperada, tresloucada. É triste conversar com os "jovens" que oferecem adesivos para carros do 45 e não conseguem articular argumentos à minha pergunta: por que você vai votar no 45??? É o total analfabetismo político ficando explícito, e é o pior analfabetismo que existe.

  • Sabado eu vou bater doido no calçadão.
    Com minha camisa vermelha e botõn de Dilma.
    vou parar em todas as lojas e perguntar preços.
    Comprar coisas nos camelos..
    Vou jogar duro..
    Vou comprar bombons Vermelhos para dar para as
    formiguinhas. e em alto e bom som--- direi..
    Isto é por você falar bem da Dilma..
    Duvida que já fiz isto..???

  • Você que se selfie-se
    Jornalista Victor Miranda- Itajai.
    Eu sei. Eu sei. Ninguém perguntou em quem eu vou votar. Acho curiosa a reclamação de muitos amigos virtuais quando se trata de manifestação sobre as eleições. Postar foto do rango do almoço pode. Foto com a roupinha nova pra ir pra balada pode. A frase bonitinha do filhinho pequeno, por mais boba que seja, reproduzindo o que o papai e mamãe ensinaram? Pode, é tão fofo! Postar aquelas mensagens de autoajuda que mostram uma expectativa de que as coisas melhorem mesmo diante da prostração, também é magnífico. Foto com os amigos na praia? No boteco? Sem dúvidas. Foto no espelho do banheiro fazendo beicinho da Gisele? Com certeza. Por outro lado, vi gente reclamando que por aqui não é lugar pra discutir política.
    Desculpa aí, mas eu vou lhes contar aqui o porquê do meu voto, pois acho que é mais importante do que o selfie que eu acabei de fazer (viram que fofo?). Aliás, esse texto pelo jeito vai ficar um pouco longo e tenho certeza que os que só estão acostumados a curtir as fotos no face já devem ter desistido no primeiro parágrafo.
    Acredito que a maioria de vocês, amigos, vive hoje uma realidade melhor do que na década de 90, com perspectivas profissionais, emprego, renda, possibilidade de fazer um curso superior, entre tantas outras coisas. Sei que, apesar desses avanços, temos ainda uma série de problemas para resolver e, infelizmente, muitas concessões foram feitas pelo atual governo a grupos reacionários e representantes das velhas oligarquias que mamam nas tetas do governo desde o “achamento” do Brasil. Concessões feitas em prol de uma tal de “governabilidade”.
    Mas apesar de, às vezes, confundirem a nossa cabeça, as duas propostas que estamos para escolher no próximo domingo são muito distintas. Creio que quem fala em mudança espera o melhor. Ou é coerente mudar para algo que seja pior?
    Fica muito claro (e nem precisava citar isso porque as pessoas sentem essas mudanças em suas próprias vidas) que os últimos 12 anos foram de avanço para o Brasil, principalmente no aspecto social e na mudança do eixo da nossa economia, passando por um aspecto muito positivo no mercado internacional, ao contrário do que dizem os urubólogos do campo econômico.
    Os BRICS, por exemplo, estão mostrando que é possível termos uma economia sólida sem depender exclusivamente dos ditames dos velhos mandatários da economia internacional. E isso incomoda muita gente, a começar pelos bancos, as grandes potências, as multinacionais, passando pela grande mídia comandada por esses mesmos grupos econômicos.
    Dito isso, não quero mudar pra pior. O negócio é bola pra frente.
    Meu voto é Dilma 13!

    • Li tudo! Não sou coxinha, tenho 53 anos de idade e nunca vi um Governo tratar os despossuídos com esperança como este.

      Dilma, 13, lá!

    • Li e tenho o mesmo pensamento:"Dito isso, não quero mudar pra pior. O negócio é bola pra frente.
      Meu voto é Dilma 13!"

    • Li tudo. Concordo com cada linha que escreveste. Sou da geração que viveu a ditadura, a era Collor, FHC... não quero mudar para pior, também. Por isso voto em Dilma.

  • Precisou de um tempo maior para derrotar Aénão e a santa de pau ôco Marina. Eu que com meus 65 anos e não podia e não queria sair da minha Caiçara-PB, nem do meu Brasil, agradeço antecipadamente, a toda gente brasileira pela vitória de Dilma 13.Ainda estou apreensiva com debate da gROBO.Eu,como sou uma eleitora e militante, sei como está sendo fácil, convencer aos meus conterrâneos e amigos, que votaram em Aéssim ou Marina a voltar em Dilma.Penso que Lula foi nocauteado por Collor, por não ter ainda, naquele momento, governado o Brasil. Viva Lula!Viva Dilma!Viva a Nação Brasileira!

    • ha muito nordestino, tanto la como aqui no sudeste, que nao esta se dando conta da grandeza potencial desse desenvolvimento que COMEÇOU pra valer em sua terra.
      Da para fazer um paralelo entre o que aconteceu em Portugal - pobre, atrasado e ruralmente mirrado até 1975 e depois por uns dez anos ainda - ate a avalanche de capitais, imobiliaria e de comercio que invadiu o pais entre
      1985 e finais da decada de 90.
      Os portugueses nao acreditavam nos predios subindo, nas uper estradass sendo abertos,nos shoppings e obras q jamais tinham visto. No NE ha uma parte disto, numa escala menor de intensidade, e mais ampla no espaço. A hora e agora, voltem para sua terra com experiencia, uma grana e esperança e orgulho porque o mundo dá muita volta e esta volta ele ja deu.

  • A pouca diferença de números entre os candidatos,segundo as pesquisas,faz com que o PT abra os olhos contra fraude nas urnas.A votação em SP foi muito estranha.

    • Fernando, achou estranho quando o Bonner disse que pela lei eleitoral o resultado da apuração da votação de presidente tinha que ser divulgada depois da dos governadores, mas na eleição passada nãoo teve isso, o TSE tirou não disponibilizou no seu site a votação por município.Tem que redobrar a fiscalização na votação e na apuração e mobilizar o povo a votar para diminuir a abstenção.

  • Fernando,

    que história é essa do advogado que entrou com um impeachment contra a Dilma e fechamento do PT?
    Coisa absurda!
    Nós estamos caminhando para um caos social por conta da luta de classes?

    • Ah, nao precisa se preocupar com isto a juiza não acolheu o pedido e informou que até a data da inscricçao Dilma estava dentro dos conforme.
      Mas aproveitando o gancho, vejam como a coisa funciona, uma pessoa de minha relaçao presenciou uns procuradores da AGU/SP dizendo que iriam representar contra Dilma por estar usando ponto no ouvido. Neste momento os coxinhas ficam tão aflitos que ficam inventando estorias e lendas para, como, já sabemos darem o tão sonhado Golpe, vai que cola.
      Fiquemos atentos. Cochilou o cachimbo cai!

Related Post