O lugar onde Dilma e Aécio puderam fazer: Bonito, em Minas

Aécio disse ontem no debate que não foi Presidente da República, embora tenha sido figurão nos oito anos de Governo FHC.

Mas foi governador de Minas, por oito anos e sucedido por um correligionário, como Dilma fez a Lula.

E certamente poderia, por lá, ter demonstrado sua preocupação com a situação de pobreza aguda de muitas cidades e povoados mineiros.

A bela reportagem, de Patrícia Britto, da equipe do Brasil, blog da Folha, é uma lição aos pretensiosos.

Porque os 69 eleitores de  Galho de São Domingos, um comunidade do pequeno município de Bonito de Minas, habitada por seres humanos como nós comparou seus dois governantes: Aécio e Dilma.

É uma gente estranha, talvez, por querer muito pouco: poder plantar, comer, não ver os filhos morrerem de inanição.

E a Dilma deram todos os votos, sem faltar nenhum.

Como fizeram quase todos os 4822 eleitores  de Bonito de Minas, ao qual pertence Galho de São Domingos e sua pobreza, no qual Dilma venceu com 86,6% dos votos daqueles mineiros, que só deram 10,8% ao homem que os governou por oito anos e manda lá por mais quatro, com seu “choque de gestão”.

Que bom que o meu voto valha tanto quanto o deles, gente que dá muito e quase nada recebe.

Porque o que me faz humano e brasileiro é entender que eles o são tanto quanto eu.

Se lhes matam a fome do estômago, matam a fome de minha consciência.

Se lhes acendem uma luz elétrica à noite, a mim também clareiam.

Se os reconhecem como seres humanos, a mim permite viver sem tantas culpas, por ter mais do que tiveram meus pais e meus avós.

O que eles querem é tão simples, tão singelo, tão pouco que chega a dar vergonha das nossas sofisticações.

Diz lá o seu Domingos, servente como eu, que acho servir de muito:

“A gente não quer sofrer”.

Só.

E tem gente  por aqui que acha que o senhor quer muito, Seu Domingos.

E que eles é que sofrem, em meio a abundância em que vivem.

Conheça a comunidade rural onde Dilma teve 100% dos votos

Patrícia Britto, na Folha

Em um povoado da zona rural de Bonito de Minas, município do norte mineiro a 644 km de Belo Horizonte, todos os 69 eleitores que votaram no primeiro turno das eleições deste ano têm algo em comum: escolheram a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Para chegar até a Escola Municipal de Galho de São Domingos II, onde foi a votação, a urna eletrônica da zona eleitoral mineira de número 148, seção 378, teve que ser levada em um veículo com tração nas quatro rodas, desde o centro de Bonito de Minas, por 46 km de uma estrada que toda um areão.

Esse percurso dura mais de uma hora e cruza cenários que vão de um balneário no rio Catulé a terrenos com árvores típicas do cerrado brasileiro, com folhas ressecadas nesta época do ano. O cheiro de queimada é frequente nos meses de seca.

Ao lado do prédio, cercado de mato e areia, a placa apoiada numa árvore informa: “Escola rural de uma sala de aula”.

Nesta sala única, 22 alunos de quatro séries diferentes dividem a atenção da professora, também moradora da comunidade. Com cerca de 50 metros quadrados, a escola tem ainda dois banheiros e uma cantina.

É lá onde votam as 38 famílias que vivem no Galho de São Domingos II, uma das 35 comunidades rurais de Bonito de Minas. Um desses eleitores é o servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, que tem uma relação antiga com o local: foi ele quem construiu o primeiro prédio da escola, há 16 anos –na época, uma rudimentar casa de pau-a-pique.

Para a família de Domingos, a vida no povoado se transformou nos últimos anos com a chegada de programas federais como o Bolsa Família, que seus quatro filhos recebem.

“Se o governo não tivesse ajudado meus filhos, o que eu ganho seria pra partilhar com eles”, diz o servente, que recebe um salário mínimo para limpar a escola e fazer a merenda dos alunos.

O servente Domingos Armindo Ribeiro, 54, em comunidade rural de Bonito de Minas – Foto de Ernesto Rodrigues/Folhapress

Antes da construção da escola, seu Domingos fazia bicos para sobreviver, cortando lenha, enquanto a mulher trabalhava na roça.

“Eu nunca tive moleza na vida não, pra mim tudo foi duro, mas está bom. Se o governo não tivesse ajudado, eu já tinha ido pra debaixo da terra.”

O voto em Dilma, diz ele, é para tentar garantir os benefícios que recebem: “A pessoa não quer trocar o certo pelo duvidoso. Antes um na mão do que dois avoando”.

“Os pobres não pulam pro outro lado por medo. Às vezes, os candidatos fazem uma promessa, dizem que vão fazer isso e aquilo, e quando chegam no poder dizem que só vão fazer o que quiserem, e temos que aguentar por quatro anos. A gente não quer sofrer.”

Atualmente, mais da metade dos moradores de Galho de São Domingos II são beneficiados pelo Bolsa Família. A energia elétrica chegou em 2007. Há ainda bolsa para afetados pela estiagem, moradias em construção pelo programa Minha Casa, Minha Vida, e as estradas começaram a ser melhoradas com ajuda de máquinas doadas pelo governo federal.

Segundo o prefeito José Reis (PPS), por muitos anos o município teve dificuldades para se desenvolver por estar em uma “zona cinzenta” entre Nordeste e Sudeste, o que começou a ser superado com a chegada dos programas federais.

“O Norte de Minas tem características climáticas do Nordeste, mas quando apresentamos propostas temos certa restrição porque estamos na área geográfica do Sudeste. Não recebemos nem os incentivos do Nordeste nem os benefícios do Sudeste. Ficamos numa zona cinzenta, num vácuo de divisão geográfica, de investimento e de reconhecimento pela União e Estado.”

Para Eustáquio Gonçalves dos Santos, 62, que preside a associação de moradores do povoado, foram esses benefícios que fizeram Dilma conquistar o voto de todos os eleitores do local.

“O trabalho que o Lula fez permitiu que a Dilma desse continuidade. Aqui melhorou foi 100%, e o povo carente não quer perder de jeito nenhum”, disse.

A opinião é compartilhada pela dona de casa Francisca de Assis Viana dos Santos, 60, mulher de Eustáquio.“Antes, o pessoal vivia como se fosse escravidão. A gente tinha que dividir o que tinha com as pessoas ao redor que não tinham o que comer. Hoje, você pode ver, ninguém perturba mais ninguém pedindo, hoje todas as pessoas da roça têm o que comer.”

Apesar das melhorias, o povoado espera mais avanços, como água encanada e saneamento básico. A água usada para beber e cozinhar, por exemplo, ainda é tirada de um rio que passa ali perto, o Galho Grande, que nos meses de seca tem o nível do leito mais baixo que o normal. E o posto de saúde mais próximo fica no centro da cidade, a 46 km de estrada de terra.

Fernando Brito:

View Comments (64)

  • Governos de Lula e Dilma fazem toda a diferença para nosso povo. Gente que consome informação da grande mídia empresarial dos grandes centros urbanos não quer ver isso. Insensibilidade. Dilma 13!

  • A Presidenta Dilma faz e fará bonito, em Bonito. Já ou outro...que feio!

  • Isso sim é uma lição de vida para todos nós!!! E é por essas pessoas e por todas as pessoas desse país, que devemos lutar e continuar com o governo de Dilma, para que todas essas pessoas como o seu Domingos continuem existindo e que os programas do Governo federal continuem avançando para melhorar ainda mais nossas vidas.

  • O que o dinheiro destes aeroportos poderiam fazer por essa gente, pelo amor de deus....
    Falta ao AÉCIO explicar porque o centro administrativo estava orçado em 516 milhões e custou 1.1 bilhão de reais.
    E explicar como pode ceder o mineirão para o consórcio Minas Arena, com garantia de lucro de 4 milhões de reais / mês.

  • PT: o novo coronel do sertão.
    Esse povo é apenas a clientela do governo de plantão: curral eleitoral nos grotões do Brasil.

    PT agonizando no sertão.

    • Deixa de ser retardado o imbecil.. Não leu a reportagem e vai logo defecando pelos dedos no teclado. Paspalho, é ao contrário de ser coronel. Essas pessoas não recebem cestas de comida ou promessa de empregos por votos. Essas pessoas recebem um benefício que por lei e por direito fazem jus: o bolsa família. E na hora de votar, não vão em cabresto.. votam de acordo com suas consciências. Seria coronelismo se recebessem não uma bolsa por direito, mas sim um favor de um aecinho, nhozinho, da vida.. Se não é o benefício o que sugeriria que estas pessoas fizessem da vida? Se matassem ou matassem vc? É imbecilidade criticar um programa social como esse, estando com a bunda gorda embutida numa cadeira com almofadas. Se não é para o Estado promover a justiça social e o bem comum, que não haja Estado e todos sejam miseráveis. Mas se há, que seja pela democracia (desenhando pra vc: democracia = governo da maioria). Esse seu argumento ignóbil, raivoso e abjeto, é ridículo de se fazer em qualquer espaço com pessoas esclarecidas e politizadas. Podem fazer sucesso nas rodas rastaquera de um conservadorismo mesquinho, pequeno e atrasado em que vc vive.. não aqui... Xô tucano! PSDB nunca mais. Aécio, Never !!!

      • É que o imbecil acima não conhece ou finge desconhecer o verdadeiro voto de cabresto em SP, justamente o 2º maior beneficiário do bolsa família votando pelo cabresto da Globo/mídia na reeleição de um governo que os deixou sem água até pra beber.

      • Sérgio não se dê ao de trabalho de responder a quem tem esse tipo de pensamento e está tomado pelo ódio.

        Com essas pessoas não adianta argumentar,pois pra elas o bolsa família sempre vai ser bolsa esmola e só serve pra criar currais eleitorais.

        Pra elas o voto deveria ser censitário e a decisão caber aos sábios e iluminados cidadãos ricos e de classe média.Elas só fingem que são democratas e pouco adianta mostrar os benefícios econômicos que o País como um todo teve com os programas sociais pois eles preferem um Brasil onde uns poucos tem muito e milhões mal sobrevivem a um Brasil mais justo em que todos ganham,inclusive a classe média e ricos.

        Gente como o Sr.Ricardo tem dificuldade de aceitar a Lei Áurea o que dirá o bolsa família.

      • Ricardo,
        Pelo o que você escreveu, observo que há um déficit civilizatório no que tange a valores humanos. FOME, o maior dos flagelos humanos, não significa nada para você. Ricardo, você tem muito a aprender na vida.

    • Eu moro em São Paulo, mas enquanto o PT estiver "Comprando" os "Pobres" desse país, eu serei um cliente do PT :P e não sou beneficiado com programa nenhum além da Distribuição de Renda e facilidade de Crédito, mas como você é um analfabeto político, sua opinião pouco importa :p

      • Calma rapaz (ou será moça?). Já já a Dilma vai ter que criar o Bolsa Água e vc então será beneficiado.

    • É realmente triste que alguém leia e interprete dessa maneira. Insensibilidade ao extremo. Espero que você somente não tenha entendido os textos.

    • Neste município não tem nenhum dos programas tão propalados pelo sr. Aécio Neves em sua propaganda eleitoral, pois nenhum morador mencionou nada.Vivo no Sul de MG e aqui tb não tem nenhum. Onde estarão escondidos? Talvez o sr. Ricardo saiba e possa nos informar.

  • NÃO EXISTE COMPARAÇÃO DA ERA LULA /DILMA COM A ERA FHC......A ERA PT COM A ERA PSDB....A VIDA DO POVO BRASILEIRO MELHOROU E MUITO NESTES 12 ANOS DOS GOVERNOS LULA / DILMA.... NÃO QUEREMOS O RETROCESSO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DESTE PAÍS...ENTÃO O POVÃO VOTA DILMA....OS BRASILEIROS DE BOM SENSO E QUE VIVERAM A A ERA FHC NÃO TÊM SAUDADES DESSA ÉPOCA DE TRISTE MEMÓRIA PARA TODOS NÓS... VOTO DILMA PARA QUE O PAÍS CONTINUE A AVANÇAR ANIDA MAIS......O BRASIL NÃO PODE RETROCEDER......AÉCIO É RETROCESSO NA VEIA.....SOU DILMA.....

  • Sra.Patricia Britto.Grande reportágem,grande sensibilidade ao lidar com as mazelas do Brasil.Mas um grande defeito,ao meu juízo,muito maior que a miséria em que vivem os moradores reportados,e que graças às sensibilidades de governantes,minimizam a existência desse povo.O grande defeito ,é a senhora,emprestar sua sensibilidde,aqui demonstrada,e trabalhar e ter trabalhado e continuar trabalhando,no meio de tantos canalhas que se escondem covardementena FOLHA DE SÃO PAULO.É pra mim,imperdoável,sequer pasr em frente aos prédio,onde se instalam esses covardes e ratazanas da sociedade,que se constitue a Folha de Sçao Paulo.Afinal,pra que se tem dignidade?Para vende-la a prêço vil e covarde?Prezada senhora,peça já as suas contas e apague de seu curriculo,os dias meses e anos que por ai trabalhou.Eles não a merecem e nem a senhora,pela sensibilidade demonstrada com sua matéria sequer conviver por mais do que alguns minutos,o que levará seu pedido de demissão sumária,com essa corja de criminosos que ai trabalham.É preferivel ser muitas coisas na vida,cara senhora,menos conviver com essa corja de RATAZANAS.Que me perdoem as ratazanas!

  • Os erros de digitação,se devem a minha deficiente capacidade digital.Os de portugues,além das minhas deficiências linguisticas,servem também,como homenágem ao candidato AÉCIOMORTO,que demonstrou também,no debate último da Record,ser pouco afeito à linguágem de Machado de Assim,Castro Alves,Carlos Drumont de Andrade e o luzitano Luis de Camões.Eu, pelo menos,não me candidato nem pra vereador.

  • Email coxinha que eu recebi

    Em Domingo, 19 de Outubro de 2014 20:35, prado.sergio escreveu:

    De:
    Enviada: Domingo, 19 de Outubro de 2014 18:56
    Para:
    Assunto: Fw: Agindo para ajudar o Aecio.

    v\:* { BEHAVIOR: url (#default#vml) }
    FLAVOR00-NONE-0000-0000-000000000000;

    Assunto: Agindo para ajudar o Aecio.

    *Faça parte desta meta!!!! FORA DILMA!!!!*

    Caros,

    É chegada a hora de livrar o país do PT. Não basta votar, precisamos ser
    militantes (correr atrás de mais votos). Devemos reconhecer a qualidade do
    PT em aglutinar e coordenar seus militantes, que são muitos. Para vencermos
    temos que ser a militância do Aécio.

    Para começar precisamos ter estratégia. Esta estratégia começa por “afinar
    o discurso”.

    Algumas coisas que devemos e não devemos fazer:

    - Evitar a campanha anti-petista. Os anti-petistas já votarão no Aécio e os
    que não são anti-petistas se irritam com o tom dos argumentos.
    O foco no segundo turno é a campanha “anti-Dilma”, mostrando a incapacidade
    gerencial da presidente.

    - Evitar críticas diretas para Lula. Ele foi colocado pelo povo em outro
    patamar. Uma espécie de Messias.
    Então vale até o discurso de elogiar o Lula e dizer que a Dilma não é
    competente como ele.

    - Evitar falar do PSDB (tem muita rejeição). O foco da campanha deve ser na
    figura do Aécio (rejeição menor que o partido).
    A pessoa deve ser estimulada a votar no Aécioe não no PSDB. Parece a mesma
    coisa mas não é, acreditem.

    - Estimular as pessoas a assistirem os debates. Conhecemos a baixa
    capacidade oratória da Dilma, sem dúvida ela vai perder os debates.

    - Não criticar o programa “Mais médicos” (a população aprova). Criticar a saúde
    como um todo que está muito ruim.
    Falta de leitos de UTIs, emergências lotadas, cirurgias que não são
    realizadas.

    - Pode-se usar também o argumento de que é necessária à democracia a
    alternância de poder.
    Entretanto este argumento só é eficaz em quem tiver maior nível de
    escolaridade.
    Novamente, os menos escolarizados tendem a acreditar num messias, um
    salvador.

    Acredito que estes pequenos detalhes possam fazer a diferença, se você
    também acredita compartilhar.

    Como meta, cada eleitor de Aécio deve conseguir em 7 dias, o recrutamento
    de 8 eleitores que não votaram ou votaram em branco/ nulo, 8 eleitores que
    votaram em outros candidatos e mais 8 amigos para continuar a pirâmide

  • “Se lhes matam a fome do estômago, matam a fome de minha consciência.
    Se lhes acendem uma luz elétrica à noite, a mim também clareiam.” Fernando Brito.

    Estamos participando de um momento histórico da nossa história. O confronto aberto entre o trabalhador e o capital, o especulativo em particular. Por outro lado, temos o confronto aberto da verdade e dos fatos contra a manipulação e a omissão das falcatruas. Sempre ela, a elite, se travestindo de pele de cordeiro para manter o seu poder e sugar tudo e mais um pouco dos trabalhadores, que somos os que garantem o lucro do capitalismo produtivo. O capitalismo especulativo se rege por astutas manobras financeiras, apoiadas em políticas macroeconômicas adotadas por governos que não privilegiam o povo trabalhador, mas o lucro do capitalista.

    A verdade nua e crua, é que nenhum segmento da nossa sociedade perdeu nos governos do PT. Todos continuaram ganhando bastante, até mais do que em governos anteriores. O que está em jogo agora é a riqueza que florescerá nesse País. O pré-sal associado às megas obras de infraestrutura que serão concluídas a partir do próximo ano fará nosso País dar uma guinada gritante no progresso econômico. Essa riqueza natural, associada a todo planejamento desenvolvimentista do Governo PT, será o alicerce do progresso social do nosso País.

    Tristemente, urge reconhecer que a elite econômica e seus parceiros políticos não querem perder nenhum centavo dessa riqueza. Como disse Lula, nosso grande Presidente, as pessoas não ficaram felizes pelos pobres que saíram da pobreza. A elite e seus apoiadores nem tocam nesse assunto. Já repararam isso?

    Essa semana será decisiva para o povo brasileiro. Precisamos conversar e esclarecer cada pessoa que encontrarmos em nosso caminho do que de fato está em jogo: TRABALHADOR X CAPITAL, em outras palavras, o avanço das conquistas sociais X retomada da hegemonia do capital.

    Faço parte daqueles que jamais apoiarão o capital para dominar, também, o poder político diretamente. Eles não precisam disso, já detêm o poder econômico. O trabalhador, sim, precisa de voz que o represente politicamente e lute pelos seus direitos humanos, sociais, civis e trabalhistas. Por isso voto Dilma, por isso voto PT.
    Para continuarmos avançando nas conquistas sociais, para que nosso povo, finalmente, tenha acesso a uma vida digna, de moradia, educação, saúde, conforto e lazer, vote em Dilma, você também.

    #Dilma13
    Núbia Rosa

Related Post