O problema da República: como soltar Eduardo Cunha

A lógica da política já é complicada. A da política bandida, quase indecifrável. E quando o banditismo político infiltra-se em meio às togas, aí se passa a ter de raciocinar com o pressuposto do crime e da conspiração nas próprias instituições, já não apenas nos homens.

Há muita gente achando que a súbita sinceridade de José Yunes, dispondo-se a fazer o papel de velho “bobo”, é parte de uma estratégia que aceita degolar o entorno de Temer – Geddel já foi, Moreira Franco é um morto-vivo político (mesmo antes, prestava-se mais a negócios, para o que hoje está interditado)  e Eliseu Padilha agora só vai ficar a salvo enquanto permanecer no hospital.

O PSDB vai se assenhoreando do governo de fato e o PMDB vai sendo “escanteado”.

Mas há um problema na “transição tucana” do Governo Temer.

Está em Curitiba e chama-se Eduardo Cunha.

Como dito no post anterior, Cunha provou ter nas mangas todos os trunfos de intimidade com esquemas financeiros de Michel Temer e mostra a ponta das cartas  quase que como a gritar por ser libertado, com o ressentimento de um vitorioso no golpe que foi descartado logo ao início do pós-golpe.

Talvez os episódios de ontem – a confissão de Yunes e a nomeação de Osmar Serraglio, ex-homem de confiança de Cunha, para o Ministério da Justiça – sejam parte da solução do “problema”.

Solução que parece ter começado a evidenciar-se com a fala de Gilmar dizendo que o STF tem um encontro “com as alongadas prisões de Curitiba”.

A dificuldade é “combinar com os russos” da opinião pública.

Soltar Cunha será um escândalo que razão jurídica alguma conseguirá abafar, pois “venderam” ao país que prisão preventiva, dependendo de quem, pode ser eterna. De forma mais simples: que a prisão precisa mais de razões morais do que legais.

Soltar Cunha é também dizer adeus a uma estratégia que está, hoje, meio em banho-maria: a de prender Lula.

Depois de terem “perdido o timing“, como disse aquele delegado falastrão, para prendê-lo, o que vem se desenhando é acelerar os processos e levar o caso logo à condenação – ou alguém duvida que o veredito de Moro já está pronto, devidamente retocado com honras de estilo e falsa erudição, para ficar como documento histórico do “anjo vingador” e confirmar a sentença em 2ª instância, no Tribunal Regional Federal, onde “tá tudo dominado” e pronto a correr em altíssima velocidade.

Ainda assim. complicado, porque a condenação em segunda instância, pelo novo e feroz entendimento do Supremo, leva à prisão do já então candidato Lula. Implicará numa cassação e na cassação do favorito na disputa eleitoral.

Estamos nos movendo no terreno pantanoso da traição, dos acordos secretos, da mancebia entre política e Justiça.

Tudo é imensamente imprevisível e, ao mesmo tempo, evidente.

Somos governados por uma associação de quadrilhas e falta pouco, muito pouco, para que a própria Justiça seja uma delas.

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • BELO HORIZONTE ESTÁ TODO PINTADO DE FORA TEMER NO CARNAVAL. TEM MARCINHA E TODOS OS BLOCOS ESTÃO FAZENDO PROTESTOS POLÍTICOS CONTRA A QUADRILHA ASSALTOU O PODER. ESTÁ BONITO DE VER. A CIDADE LOTADA PARA O CARNAVAL, MAS A RESISTÊNCIA POLÍTICA NÃO FOI ESQUECIDA. VAMOS VENCER. A MENTIRA NÃO DURA MUITO TEMPO. A GLOBO E SEUS COMPARSAS NÃO VÃO CONSEGUIR DOMINAR A CONSCIÊNCIA DO POVO POR MUITO MAIS TEMPO. A FICHA CAIU E O POVO VAI SE REVOLTAR, AI, CABEÇAS VÃO ROLAR, E NÃO É NO SENTIDO FIGURADO.

    • Somos governados por uma associação de quadrilhas e falta pouco, muito pouco, para que a própria Justiça seja uma delas.Sinto muito mas a "justiça" sempre foi a maior quadrilha de todas , apenas não tinha mostrado a cara , é só dar uma olhada nos salários desses bandidos togados , ganham muito mais que qualquer traficante e pior dentro da lei isso sim é corrupção.

  • Graças ao governo temer (minúsculo como uma barata asquerosa) o meu conceito de pornografia explícita mudou.

  • Este processo político e esses velhos hipócritas já estavam presentes na política desde sempre, assim como essa justiça, e a Midia tudo são velhos conhecidos, fazem negociatas entre si , entre políticos, judiciário e a Midia ha mais de 50 anos, isto se enraizou na alma política do brasileiral, é assim que se fazem grandes fortunas se gera oligopólios, que se adona dos meios de comunicação. O que foi novo, o que causou tumulto, foi a criação do partido dos trabalhadores e suas sucessivas vitórias. Por isso Dirceu foi condenado a prisão eterna , Dilma foi deposta e Lula será preso. Mas para isso o pano desse teatro brasileiro foi levantado e aparecem as mãos, os dedos imundo dos seus operadores, que nunca haviam sidos expostos. Por isso creio que não haverá eleições pois esse sistema só será derrubado por uma revolução que não acredito que ocorra.

  • É muito estranho de tudo que lemos, é que parece que o as togas aceitaram estarem contaminados por criminosos, não há resposta e agente fica pensando que isso tudo que lemos é pura verdade, se é realmente, tá tudo dominado por uma quadrilha só?

  • O canalha TRAÍRA mandou dar uma facada nas costas do quadrilha. Imagina só o que não faz um rato desse naipe para esconder o rabo. Será que o conspirador mor está de mala e cuia prontas para desembarcar do pmdb e embarcar no blindado psdb? Qual pmdbista poderá confiar em um canalha desse quilate de agora em diante ? Todos os ratos do pmdb estão com os rabinhos expostos na janelinha.

  • Somos governados por uma associação de quadrilhas e falta pouco, muito pouco, para que a própria Justiça seja uma delas.Sinto muito mas a "justiça" sempre foi a maior quadrilha de todas , apenas não tinha mostrado a cara , é só dar uma olhada nos salários desses bandidos togados , ganham muito mais que qualquer traficante e pior dentro da lei isso sim é corrupção.

  • Caro Brito, as facções são muitas em todas as atividades do Brasil.

    As facções estão encasteladas no executivo, legislativo e judiciário e empresarial.

    No link abaixo está uma boa referencia.

    http://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/16/politica/1487263344_802616.html

    No momento as quadrilha que tomaram de assalto o Brasil, e nós brasileiro permitimos, estão se digladiando.

    É a tática da CIA. E muito antiga. É só ver o que aconteceu com o Irã em 1952. A CIA promove o CAOS e a QUADRILHA vencedora assume o poder e entrega TOTALMENTE os recursos naturais existentes, ESTRATÉGICOS e não estratégicos aos "cuidados das empresas do império do Norte.

    Em relação à condenação do LULA, e em um português MEDÍOCRE, sem dúvida, esta GUARDADA para o momento mais adequado. É a tal história do tempo conforme trombenteiam as peças treinadas pela CIA. A CIA dirá o momento e os marinho darão o toque ( eta Raul Seixas) para o momento da execução solene em que Lula SERÁ DECAPITADO, com a cabeça sendo exposição nas escadarias da FIESP, rodeada de PATOS plagiados, e amarelos.

    E ficamos nós os brasileiros de braços cruzados esperando a morte chegar (mais uma vez parafraseando o maluco beleza).

    Tudo muito LAMENTÁVEL!!!!

  • Setores da (p)ustiça, há muito já estão inseridos na suruba (quadrilha). Tudo delimitado. O Caju é profeta.

  • Fernando Brito você é gente fina mesmo...... "Somos governados por uma associação de quadrilhas e falta pouco, muito pouco, para que a própria Justiça seja uma delas." Faça uma correção que é minha opinião . Quadrilha desde o dito mensalão , e não tem instância nenhuma fora disso a medida que ela se eleva se torna mais especializada .

  • Pode faltar a justiça como um todo mas o supreminho faz parte do "acordão do Jucá" lembram-se? Com supremo, como tudo. A não ser, é claro, que estivesse se referindo ao supremo de frango, muito mais apreciado que o supremo do acordão. O stf é golpista e seu principal sustentáculo.

Related Post