O maior símbolo da defesa dos povos indígenas deste país é um militar: Cândido Rondon, ele próprio descendente de índios terena e bororo, que conduziu com métodos bem diferentes dos da cavalaria americana a nossa versão da “marcha para o Oeste”.
Com toda a crueldade que hoje se percebe na ocupação dos territórios tradicionais dos povos indígenas, todos os que olham a história percebem as virtudes de um militar – e nos tempos em que um civil não poderia fazê-lo – tomar a si esta tarefa. A maior delas, sua melhor qualidade: o exercício da tolerância, que se expressa na frase que lhe ficou de mais típica: “morrer, se preciso for; matar, nunca”.
Não é, portanto, ser militar o que ofende na indicação do general da reserva do Exército Sebastião Roberto Peternelli Júnior para a presidência da Funai.
É o fato de não ter a menor ligação com a questão indígena, o que ele próprio admite, assumindo nem mesmo ter servido em regiões com presença destes povos e que, como piloto militar, “voou pela Amazônia”.
É o fato de ser indicado por uma cúpula de pastores evangélicos do PSC, com evidentes preocupações de expansão religiosa dentro destas comunidades. Algo tão delicado que só depois de séculos passou a ser encarado com respeito pela Igreja Católica, que abandonou, ao menos em grande parte, a postura “catequética” em relação aos índios.
E é, sobretudo, o fato de demonstrar, pelo que se noticia, ser uma pessoa intolerante, porque 50 anos depois, ainda enaltece as barbaridades que fez o golpe de 1964;
Mostra que não há, nele, o espírito da frase célebre de Rondon.
Deveria ser o primeiro a dizer, diante da notícia, que, humildemente, julgava que nossos índios merecem que, no mínimo, possam ser cuidados por quem tem uma vida dedicada defesa de suas vidas, de sua cultura, de suas terras.
Como foi, em outros tempos, o marechal do Exército Brasileiro Cândido Mariano da Silva Rondon.
View Comments (34)
[Aos "desinformados" "juiz" que alardeia que "lugar de corrupto é na cadeia"!
E ao general "que adora os índios" do libanês TEMERário/TEMERo$$$o,
o anão (A)moral sem pescoço!]
ODEBRECHT E OAS DELATAM AÉCIO NEVES COM PRAZER
Informação é da colunista Mônica Bergamo; segundo ela, tanto Marcelo Odebrecht como Léo Pinheiro, ex-presidentes da Odebrecht e da OAS, avaliam que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tocou fogo no circo imaginando que a Lava Jato atingiria apenas o PT – e não todo o sistema político brasileiro, levando junto as empreiteiras; Pinheiro já mencionou a cobrança de propina de 3% nas obras da Cidade Administrativa de Minas Gerais e Marcelo também citará Aécio em seu acordo; o tucano José Serra também estaria sendo delatado, mas com maior parcimônia, segundo a colunista
06 DE JULHO DE 2016 ÀS 03:49
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/242320/Odebrecht-e-OAS-delatam-A%C3%A9cio-Neves-com-prazer.htm
... Ainda um pouco mais sobre
o libanês (A)moral
TEMERário/TEMERo$$o
o anão sem pescoço!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
‘TEMER SÓ SABE FAZER MALDADE CONTRA O POVO’
Em discurso na Câmara dos Deputados, o baiano Valmir Assunção disse que está "indignado" com a fala do vice-presidente em exercício, Michel Temer, sobre as mudanças que fará, caso se consolide como presidente; "A minha surpresa dessa vez é que Temer foi falar com os ricos do Brasil, num encontro em São Paulo, e disse para eles que se for consolidado como presidente da República, vai fazer mais maldade ao povo brasileiro. Isso é um absurdo, é uma violência contra o trabalhador. Um cidadão que já rasgou a Constituição, rompeu o processo democrático, acha que tudo que ele já tirou não é nada e que é tudo normal", diz o petista
06 DE JULHO DE 2016 ÀS 09:37
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/bahia247/242359/%E2%80%98Temer-s%C3%B3-sabe-fazer-maldade-contra-o-povo%E2%80%99.htm
Documentário sobre Marechal Rondon mostra que depois da subida de Getúlio Vargas ao poder, a imprensa passou a atacar o Militar humanista, acusar de corrupção (não podia faltar) e ridicularizar todo seu trabalho. Certamente os Barões e seus Jornalistas amestrados achavam que estavam agradando o novo Ditador e puxavam o saco. Marechal Rondon já era considerado passado...
Marechal Rondon resolveu ir para casa, mas, felizmente, Getúlio Vargas foi buscá-lo e disse : "o Brasil precisa de seu trabalho".
A GRANDE IMPRENSA SEMPRE COM SEU BARÕES CANALHAS.
Em tudo que esse governo faz é uma fraude, não é só esse general, tem o filho do Paulinho da força colocado em cargos de comando de governo . São pessoas que não tem qualquer preparo.
Outra questão gravíssima é a política de saúde no combate a AIDES que o Brasil era destaque mundial.
Antônio Nardi, secretário-executivo da pasta desse governo que não conhece nada de nada , despachou um documento proibindo a participação no encontro de diretor, funcionário, consultor ou colaborador do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde. O sucesso das políticas públicas de combate à AIDS no Brasil é internacionalmente reconhecido. Repetidamente a UNAIDS cita em seus documentos o Brasil como um país de sucesso em prevenção e atenção.
Nos 31 anos de existência formal da resposta brasileira à epidemia de AIDS esta é a primeira vez que não haverá participação dos técnicos do Departamento em um fórum desta relevância.
A ausência da vibrante participação do Brasil neste tipo de evento é uma vergonha e é uma perda irreparável para a comunidade internacional.
http://www.viomundo.com.br/denuncias/brasil-faz-papelao-em-reuniao-sobre-hivaids-da-onu-nenhum-ministro-vai-delegacao-do-ministerio-da-saude-e-inexpressiva-e-deputados-fazem-turismo-em-nova-york.html
Consta que Álvaro Dias era membro da CPI da Petrobras enterrada por Sergio Guerra.
Álvaro Dias é amigo de Youssef.
Por que o Tijolaco não faz uma entrevista com Álvaro Dias, ou quem sabe Carlão Sampaio, sobre esse enterro de CPI? Eles estão bem vivos e ladinos.
... Este verme asqueroso DEMoTucano Álvaro [Em] Dias [Com a Corrupção] é outro 'moralista sem moral alguma' que vive apontando os dedos IMUNDOS para os inimigos ideológicos!...
Pior é o cara aceitar!....
Bom dia,
concordo com vocês, não é ser militar e sim militarizar todas as pastas como ato de vigiar o povo como em 64. Só falta militares no MEC e nas faculdades ai estaremos em 64.
... Além da higienização indigenista, a extinção dos índios e das índias favorecerá a redução dos gastos públicos, favorecendo, pois, o A(rombo) fiscal do libanês (A)moral usurpador 'moralista sem moral alguma'!
Deve estar se cagando de medo da Papuda!...
E 'vamo' deixando!
Ah, e quem será o preposto do desumano libanês infame encarregado de "cuidar com amor (sic) dos negros e das negras" brasileiros(as)?
Não diga que o 'miniSTRO' da pasta será o rábula psicopata 'joaquim Mossack Fonseca barbosa'!
Melhor seria o DEMoTucano 'Sepulcro Caiado' (DEMo/PSDMosta/GO)!
Quiçá, o nazigolpista BOSTAnaro!
Ô!...
... No final deste mês fatídico, o libanês escroto irá conceder progressão na carreira para os milicos de alta patente!
Verdade!
O anúncio é oficial!
É a 'ditabranda' galopando à fase ditadura!
Eu só quero ouvir o que dirá a comunidade internacional acerca desta intervenção bélica no lombo do povo de Pindorama!
Mesmo porque para o STFede "está tudo dentro do rito 'Legal'"!
Legal?
Inclusive o aumento vultoso dos salários de Vossas Majestades "supremas"!
Ô crise legal (literal e metaforicamente)!
Um dia alguém dentre os espertos do jornalismo investigativo poderá fazer o mesmo que os capitães do mato e os justiceiros da moda fazeem. Vasculhar as contas e vidas dos petistas acusados de algum "roubo" e ,como sempre, darão com seus burros na água. ALguém ja viu alguma prova contra o "pessoal do PT"? Se tem, publica. Por outro lado, em cada casa dos mais pobres tem algo adquirido, conquistado graças aos programas socais e politica econômica dos anos do PT. Não há entre os pobres uma agulha derivada de açoes do psdb, dem, psol, pcb, pco, pstu, psb, pmdb...
... Retrocedemos à memorável (sic) chegada dos portugueses à Pindorama!
Literal e metaforicamente!
Hora de ir à luta !! Ação, luta e resistência!!!!!!!!!