O problema maior não é Joaquim Barbosa: é uma elite que adere ao arbítrio pelo ódio

Eu me formei no culto ao Estado de Direito, que nos anos 70 era como podíamos chamar a Democracia.

E, como não podíamos falar em ditadura, o nome dado era “arbítrio”.

Ou seja, a lei “não valia” para todos, era mais dura ou mais branda de acordo com o freguês, sendo que o “mais duro” podia ir até à tortura e ao assassinato.

Tudo com base, claro, nos valores cristãos e na família.

O que mais me assusta no comportamento de Joaquim Barbosa não é o seu ódio e seu desprezo pelas convenções jurídicas que, apenas para citar uma, fez todo o país crer que os condenados do chamado “mensalão” iriam cumprir pena em regime semi-aberto, revista, como foi, a duração de seus apenamentos após o julgamento dos embargos infringentes.

Crença que veio, como todos sabem, de um entendimento pacífico de que era assim que se poderia cumprir penas em tal regime, como fazem 100 mil outros apenados, salvo quando, por seu comportamento agressivo, podem causar prejuízos à integridade física da coletividade: homicidas, loucos furiosos, etc…

Acabamos de descobrir que Joaquim Barbosa tornou “de brincadeirinha” tudo aquilo que todos – inclusive seus pares do STF – achava que era a sério.

Ele decidiu, sozinho e por uma penada, que não vale para José Dirceu  o que valia para todos. Quem discordar tem um recurso: recorrer para que ele mesmo decida, também solitariamente, o que já decidiu.

Joaquim Barbosa pode ser um homem mau, como disse dele o jurista Celso Bandeira de Mello ou um psicopata, como o definiu o promotor  Rômulo Moreira, Procurador-Geral Adjunto do MP da Bahia.

Isso pode acontecer a um homem, mas não pode acontecer ao Estado ou à coletividade, embora hoje Ricardo Mello lembre que não se vê qualquer “fúria santa” de Barbosa com temas como os linchamentos, a superlotação carcerária ou os espancamento de sem-tetos.

Muito mais grave é o fato de  a sociedade estar sendo transformada em algo mau e adepta do exercício arbitrário das próprias razões, ainda que aqui não se as discuta.

Porque isso leva à histeria e, com ela, à barbárie legitimada.

O ódio político e o interesse eleitoral estão conspurcando o exercício da mais alta magistratura judicial do país sem que senão poucas vozes se levantem.

Embora à boca pequena  muitos liberais e até conservadores considerem que Joaquim Barbosa tenha se tornado um siderado pelo seu ódio, poucos têm a coragem de dizer, porque julgam que isso lhes é útil no processo político-eleitoral.

A mídia teve o condão de transformar quem pare para pensar em “cúmplice”.

E a sociedade em matilha.

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • Mais uma vez: A OAB, ainda que timidamente, já se pronunciou. Quando o PT, Lula e nossa Gestora vão se pronunciar? Têm medo de cair na armadilha da mídia que fará discursos do PT defendendo "mensaleiros"? Estão esperando que Dirceu e Genoíno sejam assassinados durante uma "rebelião" durante os jogos da Copa?

    • PRONUNCIOU coisa nenhuma,quem tem que se manifestar,são os outros ministros,que são omissos,e os senadores,porque só o pt,este papo já é manjado,sempre acusando o partido,e LULA DILMA,sai coxinha disfarçado.

    • Leonardo, quer um copo de água com açucar? Mantenha a calma, companheiro.
      Aqui no Brasil existe uma tal de independência entre os poderes!
      Você se lembra desse tema nas aulas de Organização Social e Política Brasileira?
      Se o Gilmar tem apoio da mídia para falar o que quer do executivo, deve ser porque ele tem autorização da mídia (o 4º poder) para fazer isso.
      Portanto, Leonardo, pare e pense antes de propor coisas sem pé nem cabeça.
      Aliás, a cabeça foi feita para pensar!

      • Peço encarecidamente que não ofereçam água para a tucanada. Aliás não falem a palavra ''água'' pq eles ficam em choque kkkk.

  • Acho que o odio das elites e apenas uma capa, que esconde ganancia e malandragem sem limites.

  • SOBRE "LOUCURA" E LATA DO LIXO!

    Quando o barbosa concedeu permissão para o trabalho externo de alguns condenados no MENTIRÃO, ele não sabia que "os condenados ao regime semi-aberto não podem (poderiam) usufruir das prerrogativas LEGAIS do regime semi-aberto" (sic)? Portanto, quem avisou ao atual presidente do stf que "condenados ao regime semi-aberto não podem usufruir das prerrogativas LEGAIS que regem este instituto prisional"?...

    Somente sorrindo! Ou, quiçá, chorando pela nossa democracia de araque, republicanismo de fachada, enfim pelas nossas desgraças tupiniquins!...

  • E Barbosa só pensa naquilo

    Por jornalista Ricardo Melo- Folha de São Paulo

    Vasculhei declarações sobre a selvageria contra Fabiane, mortes em presídios etc. O que se encontra? N-A-D-A
    O país vê linchamentos em série; uma mãe inocente é trucidada por cidadãos enfurecidos; namoradas tramam homicídios por ciúmes; presídios repetem cenas de horror; famílias choram a perda de parentes vítimas da criminalidade.
    (...)
    Mesmo chefiando o CNJ, que deveria ter a situação dos presídios superlotados como uma de suas preocupações, Barbosa não está nem aí. Um Pedrinhas a mais, outro a menos, tanto faz.
    Muito se especulou sobre planos de voo de Joaquim Barbosa. Vai ser candidato? Disputará a Presidência da República? Será advogado, coroinha, pregador? Pelo menos nós sejamos justos: ninguém sabe e ele não é obrigado a dizer. Mas, como se trata de preservar a democracia e de um personagem público de tanta importância, não é o caso de o pessoal da junta médica mudar de paciente?

    FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/165496-e-barbosa-so-pensa-naquilo.shtml

  • [ENTENDA 'o fumaça do golpe' da vez! O JB do golpe jurídico-midiático já consolidado no Brasil de hoje!]

    "Novos golpes no continente virão de mídia e grandes empresas", diz presidente paraguaio deposto

    Vítima de golpe em 2012, atual senador Fernando Lugo discutiu histórico golpista da América Latina em evento na Grande SP -

    “Possivelmente, os novos golpes na América Latina não vão sair dos quartéis militares, mas das multinacionais e dos meios de comunicação.” A opinião é de Fernando Lugo, senador paraguaio e presidente deposto por um golpe parlamentar em junho de 2012.
    Em evento organizado na Grande São Paulo nesta sexta-feira (09/05) para discutir o processo histórico e político que permeou golpes militares no cone sul e o funcionamento da Operação Condor no contexto das ditaduras, o político paraguaio afirma que o manual da derrubada de governos democráticos hoje é outro: tem traços muito mais civis do que essencialmente militares.
    (...)

    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/35198/novos+golpes+no+continente+virao+de+midia+e+grandes+empresas+diz+presidente+paraguaio+deposto.shtml

  • e eu pergunto: cadê a chefe do poder executivo, a ministra dos direitos humanos, o ministro da justiça e a maior liderança popular brasileira?

    • E eu pergunto, Alfredo:
      é assim que a banda funciona?

      Vc já ouviu falar de independência de poderes?
      Sabe se o Ministério da Justiça pode interferir nas decisões do STF?
      Quem é a maior liderança popular brasileira?
      Esse líder popular pode interferir no STF?

      Fala sério, Alfredo!
      O que se pretende é respeito às normas.

  • Como a sociedade pode se proteger de futuros Joaquins Barbosas?

    Por jornalista Paulo Nogueira

    FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-a-sociedade-pode-se-proteger-dos-arroubos-ditatoriais-de-quem-preside-o-stf/

    LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

    ... O país não está de joelhos sob o jugo do verdugo destrambelhado joaquim barbosa, um reles RÁBULA PSICOPATA! Na verdade, o país está agachado sob a tirania da mídia fascigolpista, o tal do [nefasto e famigerado] PIG! O atual presidente do *"supremoTF" é, apenas, 'o fumaça do golpe' da vez! O temor está em relação às masmorras IMUNDAS do quarto poder: a "grande" imprensa! Donde talvez caiba uma pergunta suplementar: como uma sociedade pode se proteger de uma mídia hegemônica fascigolpista? A instituição da legítima Lei dos Meios? Ou a presidente Dilma Rousseff continuará a nos manter reféns do tal controle remoto, 'remote control' para aqueles que monitoram "o menino pobre que mudou só se for o 'braZil'"?!...

    *"supremoTF": aspas monstruosas e letras submicroscópicas! Como podemos inferir, no Brasil, "o supremo" é absolutamente ÍNFIMO! O que não deixa de ser um risco iminente à nossa subdemocracia de bananas!

    EM TEMPO DE GOLPE JURÍDICO-MIDIÁTICO: o golpe foi dado, já está consolidado! E cada um de 'nois' tem um pouco de "culpa no cartório"!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

    República de 'Nois' Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  • Fico meio que espantado com os advogados do Dirceu e Genoíno! Será que não há a quem recorrer? Ouvi falar que o Dr. Sobral Pinto requereu à Lei de Proteção aos Animais, para amenizar a tortura oficial ao Luis Carlos Prestes. Não seria o caso de recorrer ao Human Height? Ao Green Peach? À Comisão de Direitos Humanos da ONU? Não aguento mais ler os absurdo que são feitos aos dois. Só se gasta tinta e tempo.
    A propósito, como está sendo cumprida a pena do Roberto Jefferson. Com certeza ha regalias, pois ele não pode comer qualquer comida e necessita de exames e remédios constantes. Como não há notícias a este respeito no PIG, com certeza, há muita mordomia!

Related Post