O programa do PSDB não foi contra Dilma, foi contra Lula…O ódio emburrece tucanos

Assisti, ontem, o programa do PSDB.

Ia, dentro da sempre limitada estratégia de apontar o mal e falar mal, o que teria, de fato, eficiência neste momento – no entanto menos que há dois ou três meses – trabalhando com eficiência.

Afinal, com o quadro de desgraça generalizada que diariamente a mídia pinta sobre o Brasil, que transforma problemas em desastres devastantes, não é difícil trabalhar com a estratégia do “estamos no caos”.

E o programa fez bem isso com falas editadas de Dilma, que impressionam.

É remar com a maré, ajudado por um governo que, em tudo, se priva de mostrar que os cortes – necessários – não se darão exclusivamente sobre os trabalhadores e, muito menos, de mostrar que certas restrições nestes são, essencialmente, combate a picaretagens e fraudes que pululam no seguro-desemprego e, em menor escala, na questão das pensões e no abono salarial  (quem duvidar, pergunte a um pequeno comerciante como ele já recebeu propostas de “contratar por fora” para não interromper o pagamento do beneficio a desempregados).

Esse é, porém, um detalhe que não marcou nem marca as medidas. Porque só agora, diante das ameaças de derrubada de parte de seus projetos, Levy começa a acenar com tesouras sobre os ricos (ou os riquíssimos), como a elevação do IOF e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (e ponha líquido nisso) do sistema bancário.

Mas, volto ao fio da meada.

Vinha lá o PSDB muito catita, depois de uma abertura “paneleira” primária, surge com um rapaz mulato quase em decepção amorosa com a malvada Dilma Rousseff, que tinha provocado sua paixão e, depois do voto, mostrou-se uma megera quando…

Ah, os tucanos e sua causa maldita…

Então, para representar o outro lado da vida, a fartura, o emprego, o progresso, o crescimento econômico, quem surge?

Sim, ele, Fernando Henrique Cardoso!

Como dizia a minha avó, nos tempos em que se a fazia em casa: “desandou a maionese”.

E desandou mesmo, porque o mais desprestigiado dos tucanos chama, diretamente, quem para a briga?

O mais prestigiados dos petistas: Lula, a quem acusou de ser o responsável pelas gatunagens da Petrobras, no mais puro estilo Veja.

A ansiedade eleitoreira que fez a turma tucana flertar descaradamente com o golpismo, com o impeachment de Dilma, agora, tomou o freio nos dentes e a fez antecipar 2018, atacando Lula.

No es lo mismo, pero es igual.

Não estamos no processo eleitoral.

E o que fizeram com Aécio? Ex-playboy, ex-barbado, apareceu com uma carinha de bundinha de bebê rechonchudo que não convence ninguém fora da “tchurma” dos bem-de-vida ou dos que, não sendo, a idolatram. E no meio do programa, aos seis de 10 minutos,  onde qualquer um que tenha feito propaganda eleitoral na TV sabe que a audiência caiu, normalmente.

Proclama-se, quase, o líder da oposição e mesmo com concessões ligeira, veste a faixa de “presidente do contra”, terminando sua fala com a exibição de rostos tristes de atores que fizeram um “povo fala” lá atrás.

Não há, no programa, uma imagem ou situação da “esperança” que dizem ter tirado dos brasileiros.

Aquela que é, ainda, representada pelo homem que o PSDB fez questão de atacar com FHC: Lula.

Cheguei a lembrar, asisstindo o programa, dos versos do Tom Jobim:

 

“Vai minha tristeza/ E diz a ela que sem ela não pode ser/Diz-lhe numa prece/Que ela regresse/Porque eu não posso mais sofrer/A realidade é que sem ela não há paz/Não há beleza/É só tristeza e a melancolia/Que não sai de mim, não sai de mim, não sai

Lula é um fantasma que assombra as noites tucanas.

PS. Tecnicamente o programa foi bem feito. Mas a produção bem que podia ter escolhido umas panelas que não fossem “virgens” e reluzentes e locações que não fossem varandas de bairos ricos de São Paulo, né? Minha avó também dizia que é desperdício querer convencer quem já está convencido. O jegue da campanha de Fernando Henrique foi muito mais publicitário.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • Querem convencer quem.Um esperneia feito um menino mimado e sem limites, o outro mostra como esta duro envelhecer e ser esquecido. Nao tenho pena , eles merecem.

  • Eles vão fazer o de sempre, vão passar quatro anos atacando o PT, o Lula e a Dilma.
    Ai em 2018, quando chegar a campanha eleitoral, um repórter qualquer pergunta ao candidato do PSDB qual é o programa de governo dele, ai ele responde.
    Nós vamos manter, ampliar e melhorar tudo que ai esta.

  • Meu único comentário relativo a esse post: Meu voto está decidido: Lula 2018! Aliás, meu e da minha família inteira.
    E, prezado Fernando, meus cumprimentos pelos excelentes posts que você escreve.

  • Não assisti o programa. Mas, pelo que você escreveu, dá para ter uma boa ideia do que foi. Sem surpresas.

  • Fernando Brito, muito bom! Esteja certo 80% dos que assistiram a papagaiada foi para criticar, e como o jornal nacional assistimos para vermos onde chega o descaramento, muitos ja nao assistem pois e o jornal que so mostra caos aumentados pela otica dos porcos.Programa do PSDB, aliaz programa nao, agressoes, acredita quem quiser e so colocar na balanca o que o governo trabalhista progressista fez e o que todos os outros fizeram nao tem comparacao, o Aecio ainnda nao aceitou que perdeu continua esperneando e pisando nas calcinhas e caso para psiquiatra, e o senil FHC, que acha que brasileiro e bobo de acreditar no pior presidente do Brasill, estroina vendeu o que pode e nao pagou nada , e nada construiu o presidente nada do nada, ousar falar do LULA amado pelos brasileiros e admirado pelo mundo! PSDB covardes machistas agridem Dilma diuturnamente, politicos profissionais no pior sentido enfiam os seus escandalos de corrupcao embaixo do tapele e infelizmente estao acobertados pelo judiciario podre!

  • O programa político tucano foi feito para atacar Lula. Bom sinal. Afinal indica o quanto estão preocupados e revela o quanto os tucanos sabem como toda essa prática midiática é pouco resistente ao tempo. 2018 é muito longe para manter esse clima. O tempo é senhor da história.

    Como exemplo, basta que o Exército Islâmico chegue a Bagdá e tome o governo iraquiano para que o mundo conheça uma profunda crise energética que faria subir o preço do petróleo e fazer a Petrobras retornar a sua antiga posição de liderança.

    A tão devastadora "crise econômica brasileira" é de mentirinha e os tucanos sabem que não poderão sustentar o terrorismo econômico até 2018. Nem que tivessem 10 GLOBOs e 30 VEJAs...

  • Voto Lula 2018.
    Quanto à falta de programa do PSDB, não assisti.
    Meu estômago é frágil.
    Nada me dá mais asco que tucano , Bonner, Miriam Leitão e Waack.
    Não assisto.
    Pretendo manter minha saúde mental.

  • Bom dia,

    claro que o ódio é contra o PT e contra LuLu, pois sabem que 2018 é ele, não existe um candidato do PSDB que faça peso para levar o titulo.

    • meu amigo se voce pensa e votar no mutilado do molusco do lula e imaginar ele ser presidente do Brasil de novo, voce simplesmente nao quer ver o Brasil crescer e sim crescer a roubalheira dos petralhas.

      • Nelci, Nelci, joga fora essa carteirinha de idiota, Nelci. Toma tento, menina!

      • Até 2018 os tucano demos já viraram po. Não é pó (Cocaína)É Poeira, fumaça. Ô dor!

  • Programa do psdb com fhc, o vendilhão, e ecioPÓrto no comando? Acho que o psdb está ficando inteligente.

  • Tecnicamente o programa foi bem feito.Tem certeza que você assistiu o programa do PSDB?

Related Post