O promotor cara de pau

É inacreditável que não se abra um procedimento disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol.

Ele diz hoje à Folha que “não tem instrumentos” para apurar os seguidos vazamentos de depoimentos sigilosos na Lava Jato, embora admita que, em um deles – justamente o que foi parar nos ouvidos do blogueiro Eduardo Guimarães, arrastado à PF para interrogatório – tenha sido possível.

Nos outros, coitado, não conseguiu.

Curiosamente, não se tem notícia de qualquer procedimento da assim chamada  Força Tarefa – ou de seu superior, Rodrigo Janot – para apurar as outras dezenas de vazamentos da Lava Jato.

Se eles, como diz Dallagnol,”são ilegais, eles são condenáveis, não devem acontecer”, não  é papel dos fiscais da lei abrir investigação se acontecem?

No minimo é uma falta disciplinar, com boa vontade para não ver ali prevaricação, que é crime: “Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.

A coisa chegou ao ridículo, ontem, quando um site de extrema-direita fazia a cobertura do “sigiloso” depoimento de Marcelo Odebrecht a Sérgio Moro. Moro chegou a interromper o interrogatório e hoje farta exibição de celulares de advogados dizendo “não fui eu, não fui eu”.

Mas o juiz, em lugar de solicitar a ação imediata contra um crime que estava em curso,  limita-se a dizer que “é lamentável, mas não posso fazer nada”.

Ação imediata só para fazer chegar, correndo,  à Globo gravações ilegais de conversas entre Lula e Dilma.

Afinal, crime é apenas o  que “nós queremos que seja”.

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • A CIA adora imaturos presunçosos.

    E a CIA incentiva a auto enganação!

    E acreditam que são iluminados por "DEUS" , ou melhor, acreditam que são a encarnação da "DEUS".

  • Vamos parar com esse lero-lero de que a lava-jato é boa e necessária. É péssima e corrosiva. O combate à corrupção no Brasil é uma cortina de fumaça para as coisas que estão acontecendo, por exemplo, nos artigos aí em baixo neste mesmo blog. A lei da transparência foi feita por Lula e é o melhor dispositivo para combater a corrupção porque disponibiliza todos os dados de gastos oficiais a todos os brasileiros. Executivo e legislativo nos três níveis já a obedecem. O único poder da república que se nega a obedecer esta lei é o judiciário. Todo mundo sabe a razão: não querem expor os seus salários e gastos ilegais. Daí a força tarefa lava-jato e a cumplicidade do judiciário com a quadrilha que governa o Brasil.

  • MODUS OPERANDI do esquema: criam um fato em cima da esquerda, nós chiamos e aí eles usam o fato pra ficar liberados para a direita. Ou, como fizeram com Aécio, vazam de Aécio para depois vazarem de Lula. Simples assim.

    • Verdade! Só que Aécio, Serra etc têm foro privilegiado e não vão ser julgados nunca, e também não são preferidos nas pesquisas presidencial.

  • Pergunta: alguém questionou onde e como estava configurado o celular do Moro? Ou por que ele não interrompeu na hora o depoimento? Ele é o maior suspeito de vazar isso.

  • Aguardando a curra coercitiva do bovino, afinal, a lei é para todos.

  • Quando o judiciario se torna a morada da desfacatez criminosa so resta chamar o ladrao, como diz a letra da musica. Essa gente lava o rosto de manha com oleo de peroba.

  • "Curra coercitiva do bovino, afinal a lei é para todos". Genial, Ale Nogueira! É o retrato cuspido e escarrado dos justiceiros de Curitiba .Coercitiva neles! Só que nessa republiqueta das bananas a justiça é customizada, varia de acordo com os desejos do consórcio golpista.

  • Essa turma da lava jato está perdida. Criaram um monstro que os está engolindo. O juiz , por exemplo, deveria ter tomado a atitude de interromper a sessão, evacuar o recinto e mandar fazer um revista em todos. Um juiz tem poder para isso; basta agir. Pela lógica os vazamentos são acertados e orquestrados por quem tem atuado nessa operação pois somente eles teriam condições e poder para tal. Provavelmente se utilizam de porta vozes na mídia que têm simpatia pela sua cruzada. Mas tudo isso custa alguma bagatela ao erário e nós, portanto, somos os que estão custeando esse 3 anos de seletividade. Onde está a PGR? E o STF? E as Corregedorias, ainda existem? Não basta a senhora Ministra do STF reclamar dos vazamentos; também tem que agir e se não sabem como pegar os responsáveis então deveriam trocar todos da tal força tarefa e impor regras a serem cumpridas, tiradas dos manuais de conduta que toda instituição tem. Seria o mínimo razoável. Esse compadrio com a mídia é nocivo às instituições.

    • Não seja ingênuo Bernanrdo. Bastaria agir se assim o quisesse. E não quis. Cumplice este vazamento certamente moro o foi. Mandante, possivelmente.

  • Manda uma coercitiva pra ele, deixa mofando na cadeia indefinidamente, quem sabe ele delata?

  • FB, na verdade eles sempre deixam gravar a vontade achando que os delatores irão incriminar(com provas materiais) o Lula.
    Mas essa história já está tão chata que ninguém mais acredita em nada.
    Sendo assim Lula agradece, pois só dá mais cartucho para ele.
    Isso parece ser proposital na opinião de muitos...
    Até da direita.

Related Post