O PSDB e a falta de respeito pela democracia

A total falta de respeito do PSDB pela democracia ficou mais uma vez explicitada com a nota divulgada pelo PSDB nesta sexta-feira, cheia de ataques de baixíssimo nível ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Motivo dos xingamentos: Toffoli cumpriu o que manda a Constituição e diplomou a vencedora da disputa eleitoral.

Só isso.

O PSDB então tenta desqualificar Toffoli dizendo que ele foi advogado do PT e da CUT, como se isso fosse uma mancha em sua carreira.

Ora, Gilmar Mendes não serviu o PSDB antes de entrar no Supremo?

Trabalhar com partidos políticos ou centrais sindicais não são nenhuma mancha, senhores tucanos.

Há gente boa e ruim que já trabalhou em diversos partidos.

O senador Aloysio Nunes, ex-candidato a vice presidente do PSDB, já pertenceu a uma organização armada, de orientação marxista, que lutava contra a ditadura.

Se fôssemos enveredar por essa histeria ideológica, poderíamos dizer que Aloysio age como um “militante”, sabe-se lá de que?

Ser militante, numa democracia, não é demérito, senhores tucanos. Faz parte do processo de construção da opinião pública.

O país que vocês querem é um país sem militantes? Um país formado apenas por caciques partidários, mídia e uma massa de zumbis repetidores do que é veiculado na mídia?

A nota do PSDB é uma total falta de respeito para com um ministro do Superior Tribunal Federal e também presidente do Superior Tribunal Eleitoral – a mesma instituição que diplomou todos os tucanos eleitos este ano.

Ou seja, o TSE só é bom quando diploma tucano. Quanto diploma petista, o ministro é “militante”.

O problema do PSDB fugiu do campo político e se tornou psiquiátrico.

O texto não tem sentido. Perto do final, a nota afirma: ” A legalidade da vitória da presidente é indiscutível. ”

Ora, mas se é assim porque o PSDB pediu ao TSE para diplomar Aécio como presidente, ao invés de Dilma, a vencedora?

Melhor nem tentar explicar. Com maluco não se discute.

*

PSDB: Tofolli se comportou como militante do PT ao admitir a diplomação de Dilma

SEX, 19/12/2014 – 17:49
ATUALIZADO EM 19/12/2014 – 17:49

Jornal GGN – Ainda com dificuldade de digerir a vitória de Dilma Rousseff sobre Aécio Neves no dia 26 de outubro, o PSDB emitiu uma nota nesta sexta-feira (19) atacando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Dias Toffoli, e garantindo que vai ter “terceiro turno”, sim. A legenda promete continuar apresentando recursos judiciais na tentativa de cassar o segundo mandato da presidente petista, alegando fraude eleitoral.

Divulgado um dia após a diplomação de Dilma, o texto sustenta que o PT fez uso de mecanismos suspeitos para vencer a eleição presidencial (como dinheiro possivelmente desviado de esquemas na Petrobras), e crava que o TSE fez vistas grossas aos crimes porque seu presidente, Toffoli, ainda se comporta como advogado do PT.

A nota do PSDB é uma resposta ao discurso de Toffoli durante a diplomação de Dilma. O magistrado precisou ressaltar que as contas da campanha petista foram aprovadas e que não há espaço no TSE para tapetão. Horas antes, os tucanos haviam entrado com mais uma representação na Justiça Eleitoral, solicitando o impedimento da petista e a diplomação de Aécio em seu lugar.

Abaixo, a nota do PSDB em resposta ao ministro:

Dilma Rousseff foi diplomada ontem como presidente reeleita do país. Com tantas suspeitas ainda pairando sobre a campanha que a levou à vitória em outubro, é no mínimo temerário que o TSE tenha lhe garantido o certificado. Talvez fosse diferente se um ex-advogado do PT não comandasse a Justiça Eleitoral brasileira.

A cerimônia ontem era de Dilma, mas quem ocupou a ribalta foi José Antonio Dias Toffoli. O presidente do TSE abandonou a postura que se espera de um magistrado para envergar a toga de um militante político. Lembrou os velhos tempos em que defendia gente como José Dirceu e Delúbio Soares, condenados que agora têm no currículo uma longa temporada na Papuda.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral decretou que a eleição presidencial é “página virada”. Foi mais longe e, enfático, ordenou que quem levanta suspeitas sobre os métodos empregados pela campanha vitoriosa “se calem”. “Não há espaço para terceiro turno que possa vir a cassar o voto destes 54.501.118 eleitores”, discursou, para delírio dos petistas presentes.

O mais engajado militante talvez não conseguisse produzir melhor peça de campanha. A experiência pregressa de Toffoli como causídico talvez o tenha ajudado nesta hora: inclui serviços prestados ao PT e à CUT durante nove anos, um cargo na Casa Civil à época em que Dirceu a comandava e a chefia da Advocacia-Geral da União durante o tempo em que o governo Lula esteve sob o fogo cruzado das investigações do mensalão.

Por que os brasileiros que desconfiam da lisura da campanha que deu mais um mandato a Dilma Rousseff devem calar-se? Por que devem ignorar as denúncias de que dinheiro sujo desviado de cofres públicos pode ter financiado a vitória petista? Por que devem esquecer o uso da máquina estatal para beneficiar a candidata oficial, como aconteceu nos Correios? Por que devem sublimar o mais explícito terrorismo já praticado numa eleição no país?

Num país (ainda) democrático como o Brasil, acima de tudo estão as instituições e o sagrado direito de manifestação. A legalidade da vitória da presidente é indiscutível. Mas isso não significa calar-se diante das monumentais evidências de que a eleição foi ganha pelo PT com métodos espúrios, com procedimentos inadequados, com aviltamento de instituições, com fortes suspeitas de ligações do partido da candidata com a corrupção.

É por isso que as forças de oposição têm recorrido, e continuarão recorrendo, à Justiça para que prevaleçam os preceitos legais, para que as instituições sejam respeitadas, para que a lisura das disputas eleitorais assegure que a vontade do eleitor seja sempre soberana. O ex-advogado do PT pode até querer defender os 54.501.118 de cidadãos que optaram por Dilma Rousseff, mas não pode pretender calar os 51.041.155 de brasileiros que preferiram Aécio Neves.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Esse partido é contra tudo, pra eles o povo só particpa na hora do voto, é na realidade o eleitor que assina uma procuração em branco para os candidatos e que muitas vezes não tem sequer o direito ao contraditorio, é por isso que eu defendo o recall politico, na hora que um determinado representatnte do povo entre aspa não estiver atendendo os reais interesses do povo seu mandato será interropido e coloca-se o suplente em seu lugar.

  • Praticar, com autenticidade, a democracia é extremamente difícil, complexo e inconveniente.... principalmente para o PSDB.

  • Bem dito é o proverbio ao dizer para que "nunca se discutir com idiotas(ou loucos); os que virem ou ouvirem, estes poderão não mais saber quem é quem!"

    • E tem "outro" que diz: Se achares uma "VEJA", não ABRA; Se abrir não LEIA; Se leres, NÃO ACREDITE; pois se acreditares realmente eles conseguiram criar mais um IDIOTA. É o PIG e a GLOBO, formando sua LEGIÃ DE ..... Concluindo: Acabando com a "VEJA" o PSDB acaba junto.

      • Ou então, se acreditares, passa lá em casa que eu tenho um bilhete premiado da Mega-Sena que estou passando pela metade do preço...

  • Os tucanos, revoltados com a democracia, vão acabar se auto extinguindo.
    Amém!!!!

    • Leonardo, você já está sabendo que o Pimentel, eleito governador pelo nosso PT, em MG, com quase toda a certeza será cassado?

  • para que a lisura das disputas eleitorais assegure que a vontade do eleitor seja sempre soberana.
    E foi assim, eu votei na Dilma e estou feliz com a vitória, muito feliz.

  • Em outra nota, em que pedia a diplomação de Aécio Neves, os tucanos diziam que a vitória de Dilma foi pífia, por diferença de apenas 2,28%. Por essa maluquice, e por mais esta agora, podemos concluir que, se a vitória do PT foi pífia, a derrota do PSDB foi monumental.

  • Isto tudo acontece porque o PSDB sabe que conta com o judiciário e o MPF. Vale tudo para destruir o PT.

    • Esse é o cerne da tese/questão!
      Esse é o fio condutor das zelites nacionais e o esteio de sua sustentação da forma que são e agem.

  • Vão diplomar aocio como o maior idiota da historia do Brasil, kkkkkkk

  • O psdb cresceu sem educação e sem limites. A ele sempre foi permitido tudo, processos engavetados,pastas desaparecem, a justiça faz vista grossa e a mídia diz amém. Acho que ele esta pedindo limites 'a justiça,tal qual uma criança mimada.

  • Se fosse da base aliada seria manchetão no PIG:"Rio - O estilo de vida lembra o de um bon vivant. Roupas caras, carros importados e até um helicóptero. A farra, que seria patrocinada com o dinheiro público, tinha na ponta o prefeito de Itaguaí, Luciano Mota (PSDB). Ele, segundo investigações da Polícia Federal (PF), faz parte de um esquema que envolve secretários, empresários e servidores que provocava um rombo mensal de R$ 30 milhões nos cofres do município.
    Agentes estiveram nesta quinta-feira na cidade e fizeram uma operação, que resultou numa devassa na prefeitura. A ação da polícia foi comemorada com gritos e fogos de artifício por um grupo de moradores. Doze pastas com nomes de funcionários fantasmas foram localizadas na Secretaria Municipal de Administração." Rombo mensal de R$ 30 milhões.Desvios de aproximadamente 1/2 bilhão..

Related Post