O PSL é um caso clínico, não político

Nada pode ser mais sintomático sobre a crise do PSL que a declaração da hoje deputada Janaína Paschoal no Twitter:

Os jornalistas pedem para eu explicar o que está acontecendo no partido a que estou filiada e só o que eu posso dizer é que não tenho a menor ideia do que se passa. A situação é tão teratológica, que fico com a sensação de que é tudo combinado. Tanta loucura parece impossível!

A doutora Janaína, não propriamente conhecida por sua serenidade, não deve desconhecer que o termo teratologia – que no Direito, por extensão, refere-se a situações absurdas – refere-se ao estudo das monstruosidades, das malformações congênitas de seres vivos.

E não é que devo dar razão à Dra. Janaína?

O PSL, transformado em Stultifera Navis o medieval barco dos loucosrecolheu exemplares do que havia de mais transtornado, violento, intolerante e insano na sociedade, inclusive, com todos os perdões, a própria diagnosticadora de sua natureza.

Não tem rumo, não tem destino e pressente que sua viagem é curta, porque é incapaz de coordenar os remos e vê amainarem os ventos da histeria social que a impulsionou.

O confronto, na falta do inimigo externo, agora e entre si e chegou ao tempo dos xingamentos, dos tapas e, talvez, considerando a sua natureza, até do método Janot de resolução de diferenças.

Diga o que disser a conferência das assinaturas, dando ao tal Delegado Waldir ou a Eduardo Bolsonaro a liderança do partido na Câmara, não irão tirar do homem que lhes emprestou a nau o cartório partidário, ao menos não em tempo hábil de ter uma só identidade nas eleições do ano que vem.

Tirar o cartório de Luciano Bivar, que é esperto e nada louco, serão outros muitos quinhentos.

Vão continuar se digladiando em público, com a sofisticação intelectual que os caracteriza – como a de Joice Hasselman dizendo que respeita “os viados assumidos, não os dissimulados” e a de seu marombado que estapeia telefones em plena Câmara – num espetáculo deprimente que excita os insanos nas redes.

O capitão desta nau, porém, segue firme em sua teimosa rota, a que tem como lema “Os meus, acima de tudo”.

 

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • Excelente crônica. Melhor, impossível. Não tenho nada a dizer, pois já disse tudo.

  • O caso do PSL é o exemplo mais didático do que é um partido de aluguel.

  • Até para ser um partideco de aluguel você tem que estar preparado. Vejam que exemplo perfeito... essa gente em momento algum esperava ganhar a eleição presidencial. Não basta querer, tem que poder. Seria engraçado, se a propria existência da Nação não estivesse em jogo. Minha esposa recebeu um post onde um obreiro de igreja, ao ser perguntado porque várias denominações pentecostais apoiaram o homem que seria o antípoda de tudo o que é cristão, um verdadeiro demônio. Resposta: “às vezes temos que fazer o pior para alcançarmos o objetivo”. Não posso confirmar a autenticidade, mas se for verdade, é evidente que lideranças religiosas resolveram apoiar o anticristo para “ajudar” o Apocalipse. Somos testemunhas que está funcionando.

    • Olha, nem pra isso o inominável serve. Escolheram um anticristo fake. Ou não leram a bíblia.

      "a Bíblia o descreve como dono de uma grande Sabedoria:
      Gênio intelectual (Daniel 7:20)
      Gênio da política (Daniel 11:21)
      Gênio militar (Daniel 8:24)
      Gênio de oratória (Daniel 7:20)
      Gênio do comércio (Daniel 8:25)
      Gênio em administração (Apocalipse 13:1-2)
      Gênio religioso (II Tessalonicenses 2:4)"

      • Sei lá, vai ver que as qualidades dos demônios são invertidas. Ou um gênio no inferno transforma-se em uma besta quando vem para a terra.

    • essa realnente é a proverbial nau dos insensatos. não conhecia o original latino "stultifera navis"... soa melhor! agora será que os 57 milhões de boçais que votaram nesse manicômio vão entender aonde amarraram a égua? ("onde" ou "aonde"?)

  • Ela ajudou a plantar a semente do regime político-teratológico que vigora hoje no Brasil e cujos frutos estão espalhados por todo o Brasil. Embora em menor quantidade na região Nordeste.

  • Ele disse que tem que destruir tudo até mesmo o PSL, seu partido está destruindo. É coisa de capetão mesmo.

  • "Não tem rumo, não tem destino e pressente que sua viagem é curta, porque é incapaz de coordenar os remos e vê amainarem os ventos da histeria social que a impulsionou."
    Fernando Brito sendo magistral mais uma vez!!

  • para nossa sorte, muitos dos golpistas são incompetentes, politicamente incapazes e não se entendem enquanto o barco faz água. não há ética entre ladrões.

    • Concordo. Se tivessem vindo com um pouco mais de habilidade manipulativa, estaríamos condenados

  • em briga de facção, ninguém mete o colherão. Parece que já fizeram as pazes. Não sei a que preço.

  • Os golpista vão pagar o da atividade política indevida, inclusive os generais.
    Incapazes.
    Vão se destruir; é só esperar.
    Já causaram desgraça demais, é verdade.
    Imagine estes generais defendendo a família bozo... que falta de noção.

Related Post