O que está em jogo amanhã? Por Jari da Rocha

O que está em jogo no Brasil é dizer que a sociedade aceitou a redução das liberdades individuais;

O que está em jogo no Brasil é aceitar que perdemos a batalha do respeito à pluralidade, ao diferente;

Que perdemos a batalha ao machismo (dito com todas as letras por parlamentares que representam, justamente, pessoas que acham que as mulheres merecem voltar para a cozinha ou que devem ter salários menores pelo fato de engravidarem);

O que está em jogo no Brasil é negar, outra vez, a dívida histórica do país para com os negros e deixar de reconhecer seus direitos;

Está em jogo a promoção da cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A tolerância e o respeito ao próximo estão em jogo;

Estão em jogo no Brasil os direitos conquistados pelos trabalhadores. A “ponte para o futuro” parece que conduz ao passado distante, onde o trabalhador era só lenha a ser queimada nas caldeiras do capital.

Está em jogo o senso crítico, pois, diante de mais uma tentativa de golpe contra a democracia, algumas pessoas ainda aceitem ser manipuladas por noticias tendenciosas e absolutamente mentirosas;

O que está em jogo é a política do atraso, da austeridade que quebrou tantos países e  o próprio Brasil na década de 90;

Joga-se a volta de uma política que reduza o Estado ao mínimo como se nos sobrassem saúde, educação, segurança. Está ruim do Estado doente ? Pois imagine se ele virar um cadáver?

O que está em jogo é que políticos (justamente os que promovem o golpe e estão atolados em acusações de desvios de dinheiro público) querem assumir a presidência da república para manter impunes os crimes cometidos há décadas. Quando mesmo começou a corrupção no Brasil?

O que está em jogo é a destruição de programas essenciais para o crescimento econômico e o bem estar social;

Está em jogo a possibilidade de compra da casa própria. Quem pode, finalmente, comprar sua casa própria nos últimos anos? Por que não conseguia antes, nos 80, anos 90? Sim, foi indiscutivelmente por causa do programa Minha Casa, Minha Vida;

O que está e jogo é a redução da participação da sociedade nos espaços de governo, para deixá-los ao uso e abuso dos poucos de sempre, dos que não saíram e dos que agora querem voltar.

O que está em jogo é prender pessoas sem provas e deixar soltos aqueles com culpa no cartório. Pois Eduardo Cunha não está solto? Não é ele quem comanda o golpe do alto da presidência da câmara?

O que está em jogo é o desmonte do parque industrial nacional. O desenvolvimento das indústrias brasileiras através do PROSUB, com tecnologia nuclear de ponta, para ficar num só exemplo;

E o petróleo brasileiro? É difícil entender que há interesses, como sempre houve, das empresas petrolíferas internacionais (as 7 irmãs) que despejam milhões de dólares em campanhas de desestabilização dos governos?

É difícil, ao menos, desconfiar por que motivo um apartamento chinfrim, um sítio e dois pedalinhos são mais importantes para descobrir a roubalheira generalizada do país do que uma mansão em Parati, um apartamento em Paris e um helicóptero lotado de cocaína?

É impossível que não se questione isso. Meia tonelada de pasta base de coca que evaporou. Já pensou algum parente de Lula ser pego com meio quilo?

Por que não são importantes os bilhões sonegados por empresas que bancam o golpe, principalmente grupos de comunicação? Alguma busca e apreensão nas empresas envolvidas? Não.

O que está em jogo no Brasil é que o crime de verdade está vencendo e se o golpe vingar, o crime se perpetuará. Afinal, qual foi o governo que mais combateu a corrupção?

Está em jogo depor uma presidenta eleita pela maioria do povo brasileiro, sem nenhuma acusação. E o mais irônico, ser julgada por políticos comprovadamente corruptos;

Está em jogo um golpe contra a democracia brasileira. Golpe que está sendo denunciado no mundo todo, mas blindado pela imprensa brasileira – comandada por meia dúzia de famílias que nunca estiverem do nosso lado, do lado do povo;

É por tudo isso que está em jogo, que nós sairemos amanhã às ruas para deixar bem claro aos autores do golpe que passou o tempo do retrocesso, que passou o tempo em que as mentiras e trapaças e manipulação da mídia não tinham contraponto. Afinal, o povo não é bobo!

E mesmo que o tempo não tenha chegado de completa justiça, podemos, sim, sem armas nos revoltarmos. E é isso o que faremos, mais uma vez e quantas ainda forem necessárias.

Vamos perder este jogo, estes jogos, tão decisivos, tão importantes, tão “de vida ou morte”, por W.O.?

Te espero lá na rua. Vamos jogar e vamos vencer!

Jari da Rocha, colaboração para o Tijolaço:

View Comments (10)

      • Não podemos esquecer. Amanhã, dia 31/03/2016, temos compromisso com a nossa democracia. Vamos, todos, aos protestos em todo o Brasil para defendê-la. Não vamos deixar que os interesses pessoais dos golpistas acabem com a nossa democracia. JUNTOS VENCEREMOS O GOLPE.

      • O fracassado neo-liberalismo de volta. Milhões de desempregados, crianças na miséria, cheirando cola nas esquinas. Corrigindo a frase notória: "a farsa se repete como farsa".

  • "E mesmo que o tempo não tenha chegado de completa justiça, podemos, sim, sem armas nos revoltarmos. E é isso o que faremos, mais uma vez e quantas ainda forem necessárias". Sem armas? Acredito que não...Possa ser que alguns não tenham coragem de usa-las mas que serão usadas, serão... A direita golpista pode até blefar. Ela deveria pensar o passo a ser dado e as consequencias do seu resultado. Se estão pagando para ver verão.Multidões enfurecidas são descontroladas...

  • Quando o povo se perceber cheio de dívidas, sem emprego, pagando juros altíssimos pela prestação da casa e /ou do carro aí sim vão ver como é boa essa corja que apresenta o neoliberalismo. Abram os olhos antes que seja tarde demais.

  • Aí galera, amanhã todos à rua, chova ou faça sol, pela Democracia, pela Liberdade, pelos governos democráticos de inclusão, pelos movimentos populares, pela educação gratuita e como obrigação do Estado, pelas garantias trabalhistas e pelo BRASIL. Eu irei sim!

  • :
    : * * * * 19:13 * * * * .:. Ouvindo A Voz do Bra**S**il e postando: * 1 * 2 * 13 * 4
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  • Pessoal! Só temos uma saída. Vamos usar com tática de guerra a mesma que assistimos nos filmes de batalha entre a cavalaria e os indios. Muitos indios atacando (golpistas) poucos soldados (legalistas) então a ordem é atirar pra matar o chefe (cacique) dos indios quando isso acontecia os indios paravam de atacar ficavam desnorteados e desistiam paravam de atacar. Isto serve de tática para amanhã. O cacique dos golpistas (globo) se esta for destruida, explodida ou queimada. Nada restando, os golpistas ficarão desamparados e não continuarão com o ataque. Entenderam o plano?..

Related Post