Pensei muito antes de escrever, neste dia de vergonha para o Brasil.
Vergonha, porque mesmo que se não haja os 342 votos necessários ao desfecho do golpe, estamos diante de uma situação inimaginável para um grande país, um dos maiores do mundo, em terra, em gente, em riqueza, em potencial.
E, ainda assim, a ponto de ser abocanhado por um quadrilheiro parlamentar da pior espécie, que chega a iminência de elevar ao governo uma nulidade, que só pode ser ter algum destaque nas malas artes da intriga, da perfídia, da traição.
A vergonha também é inevitável quando se vê um país, que tinha vivido a tola -embora doce – ilusão de que poderia ser um só, inapelavelmente dividido e mais ainda ficará se consumado o golpe.
É que o feroz e inevitável retrocesso social drenará o lado do golpe rapidamente dos ingênuos e nele só sobrarão as feras que já arreganham os dentes.
O incontrolado apetite de poder da direita lhes dará um prato cru e sangrento, próprio apenas para feras.
O monólito que se formou entre a mídia, o poder econômico e os políticos tem uma crosta – o golpe – ainda a cobrir-lhes as fissuras.
Do outro lado, não me recordo, desde a luta contra a ditadura, que se tenha encontrado em tanta sintonia o campo popular. Como dizia Otto Lara Resende dos mineiros e o câncer, somos solidários na dor.
Depois da tesoura da ditadura, que nos cortou o fio da História, parece que os velhos métodos golpistas da direita nos relembram, também, que nossas lutas, as lutas políticas e sociais do povo brasileiro, vêm de longe.
Vencidos ou vencedores, teremos de mudar e a mudança está na natureza dos que evoluem, porque ela a metamorfose que nos eleva do rastejar ao vôo.
Escrevo, pois, antes da tarde, noite e possível madrugada da tentativa ou da consumação do golpe.
Com uma certeza tão grande quanto cantava, bem jovem, o “sei que nada será como antes, amanhã” do Mílton.
E confiante que ao grande e caudaloso rio que é o povo brasileiro não podem parar, ainda que o obriguem a dar voltas.
Mas que se lembrem: as águas que se represam, alguma hora verterão.
O único que importa, só o que é vital, é que estejamos mergulhados nelas.
Vamos em frente e, hoje ou depois, vamos vencer.
View Comments (23)
É a Dilma e o Lula colhendo o que plantaram... infelizmente. ..
Sua estupidez será comprovada mais cedo do que você pensa seu idiota.
O BRASIL NUNCA TEVE UMA GUERRA PARA NOS ACERTAR AS DIFERENÇA ENTRE POBRE E RICO
Começou o vale-tudo. Deputado Cabuçu Borges inventou e jogou nas redes sociais que teve conversa com "os chefes" do Ministério Público, a mando de Temer, e eles garantiram aos deputados que votarem em Temer (?) que a Lava jato não vai pegá-los, já que será extinta. Só que esta suposta conversa, além de crime evidente (são tantos crimes que já não dá mais para enumerar) deve ser uma deslavada mentira. Depois do golpe ser dado, não há possibilidade alguma de que os corruptos da Câmara escapem da degola geral. Corrupção pequena tira dinheiro e abala o prestígio da Grande Corrupção que comanda o golpe, isso é óbvio.
cunha e um FULEIRO PENSE NUM FULEIRO. VERGONHA SO CONSIGO TER VERGONHA DESSE BIXO AI, COMANDANDO UM JOGO SUJO, POR MUITO MENOS PRENDEU SE EM CURITIBA MAS A MUIE DELE E A FILINHA TODOS SOLTOS ,PORQUE HEIM? NAO TERAO NADA A DELLATAR? DUVIDO.
Avisem o governo sobre o gravíssimo terremoto que atingiu o equador de madrugada
Rafael correa precisa de apoio. Pelo jeito , dois governos de esquerda estão enfrentando problemas graves hoje. Até parece que a natureza e da oposição .eu heimmmmmmm
Se derem o golpe deixaremos este Pais ingovernável até que se restabeleça a legalidade.
Entreguismo e conformismo são para quem nasceu escravizado e um POVO que não luta merece a escravidão o que não é o caso de quem LUTA E MORRE se preciso for pela legalidade.
Minha geração se recusa a deixar como legado as futuras gerações dois golpes de estado.
Isso desonraria por completo nossa história e deixaria a Nação a triste sina de ser eterna vítima de golpes.
Golpe sem sangue?
MIL vezes a morte!
Agora já chega a 288 mortos e mais de 600 feridos no terremoto que atingiu o equador. Ate parece que a natureza simpatiza com a oposição. Eu heimmmmmmm
Olá!
Li, há pouco, no 247, sobre a remoção da página do escritor Fernando Morais no facebook.
Deixo para FB, em outro momento, falar sobre o assunto, mas é imperativo que se esvazie o facebook e busquemos canais livres, do contrário teremos uma nova rede GLOBO.
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/226547/Facebook-tira-do-ar-a-p%C3%A1gina-de-Fernando-Morais.htm
Alguém assistiu ao jn ontem? Edição de vídeo contra Lula e propina para PMDB. Não consegui encontrar o assunto do vídeo na Internet.
"Relaxa e goza" (Marta Suplicy)