O Estadão diz que com a decisão do STF de conceder habeas corpus a José Dirceu, teve-se a 4ª derrota da Lava Jato em uma semana.
Como a lei e a jurisprudência brasileiras determinam que não se antecipe o cumprimento de pena e, mesmo com as “flexibilizações” jurídicas criadas com a histeria que a Lava Jato provocou, continua valendo a regra que prisão só pode ocorrer depois de, pelo menos, confirmação de sentença em segunda instância, o que se deveria noticiar é que foi restabelecida a Justiça.
A história de que Dirceu poderia usar de “sua influência” para prosseguir em “continuidade delitiva” daquilo que o acusam – recebimento de vantagens – é uma fantasia que não se podia mais sustentar. Primeiro, porque Dirceu está completamente queimado e não há um empresário que, com ele, queira fazer negócios nem de troca de figurinhas de álbum.
Em nada se teria “derrotado” a Lava Jato se os membros do Ministério Público que integram a tal “Força Tarefa” e o juiz Sérgio Moro tivessem cumprido a lei e respeitado, em relação a Dirceu e a outros, o princípio legal de permitir que respondesse em liberdade até a confirmação da sentença.
Mas não o fizeram por duas razões que se misturam.
A primeira, conservar o troféu de caça que representa o ex-ministro.
A segunda, fazer das prisões preventivas “sem fim” o instrumento de forçar delações e – verdadeiras ou falsas – obter suporte para as teses que carregam desde o início da operação.
Dirceu – mais remotamente, pela resistência demonstrada às pressões – e Antonio Palocci são, para eles, as portas ainda fechadas para alcançar Lula, o que sabem que não farão – ou farão e não se sustentará – com delações que beiram o ridículo, como a do triplex do Guarujá , por completa imaterialidade e evidente não enriquecimento pessoal do ex-presidente.
Mas não se pense que o Supremo fique fora destas jogadas. Foi cúmplice desta estratégia medieval, retardando o quanto pôde as decisões de soltura, para que a troca da liberdade pela delação tivesse grandes sucessos.
Não há motivo para achar que a Justiça despolitizou-se mas, é certo, que os movimentos principais, agora, ficam por conta de Gilmar Mendes e Rodrigo Janot.
View Comments (43)
RECADO A TURMA DE CURITIBA MIRENSE NO EXEMPLO DAS MULHERES DE ATENAS MIRENSE NO JUIZ DO RIO DE JANEIRO E SEUS PROCURADOS E POLICIAIS FEDERAIS FAZEM O TRABALHO QUIETOS SEM FAZAR SEM MANIPULAR SEM DA ENTREVISTAS NA MIDIA E USAR AS REDES SOCIAS PRA FALAR DOS PROCESSOS EM ANDAMENTO SIMPLESMENTE COM ESSAS ATITUDES DE NENINOS BIRRENTOS VOCE ESTAO DETONANDO UNA OPERACAO QUE ESTAVA SENDO UM DIVISOR DE AGUAS NO PAIS.GENTE GRAUDA SENDO INCOMODADAS COMO SUGESTAO PASSE EM UMA FARMACIA DE CURITIBA COMPRE UM XAROPE CHAMADO SIMANCOL.
Que imbecilidade. A Vaza Jato e so uma distracao com que os ianques enganam inocentes e tolos como voce enquanto rapinam nossas riquezas e assaltam nossos poderes institucionais.
É isto aí, Mandarim. O principal objetivo da Lava Jato, como instrumento geopolítico do governo dos EUA, sempre foi "emparedar" o governo do PT e o partido.
-
O governo tinha que cair não pelos seu erros, pelas cagadas que andou fazendo ou pela corrupção - há petistas que se lambuzaram, sim - mas, pelos seus acertos.
-
Tinha que cair porque colocou o Brasil em um caminho que preserva alguma dose de soberania para o país - tímida, penso eu -, inadmissível diante dos planos que os EUA e a Europa têm para o nosso país.
-
Já o PT tinha que ser destruído, porque ainda guarda compromisso com o povo brasileiro. Compromisso que devia ser bem maior, mas ainda assim inadmissível.
-
Um partido com grande bancada, 88 deputados, e que vota a favor do povo, não poderia continuar deste tamanho. Partido grande no parlamento, só os controlados pelo grande capital. Partidos como o PT, podem, no máximo, ser partidos anões.
Quem é este tal de "mirense", amigo?
Mistérios Supremos ....
Enquanto isso o país se esfacela no aprofundamento da guerra híbrida promovida pelos porões dominantes nacionais e nos esgotos de Washington - DC.
Nesse xadrez político/jurídico muitas peças desse jogo ainda não se movimentaram , por conta da seletividade da operação lava jato . Um pequeno movimento ocorreu semana passada com visita "na moita " de FHC a Carmen Lúcia , presidenta do STF . Quem a indicou foi Lula republicanamente , infelizmente é do PSDB.
Quem sabe para amenizar as coisas ele foi pedir um refresco para o PT.
Devagar com o andor que o Santo é de barro, sábio ditado popular. Justamente agora que as delações, inclusive com provas concretas de recibos e localização de contas em paraísos fiscais, atingem em cheio a alta cúpula tucana (Aécio, Serra, Alckmin, FHC...), o STF resolve parar com as detenções coercitivas e prisões arbitrárias. O novo herói disso tudo, justamente o Gilmar Mendes, protetor de todos os tucanos ameaçados, depois de blindar Aécio, e soltar Elke, o Zé Plenário não tinha outra alternativa senão a de votar a favor pela libertação de Dirceu. É bom botar um pé atrás com essa desavença entre juizes e procuradores da Lava Jato com Gilmar Mendes, já que eles têm em comum o ódio ao PT e Lula, não se deve subestimar essa gente, pode ter alguma jogada que só o transcorrer dos fatos pode esclarecer.
Acertou na mosca Luis.
Mas ainda assim, mesmo que por vias tortas, dar um chega prá lá na força tarefa da CIA em Curitiba e voltar a aplicar a lei como ela é pode ser o começo da retomada da normalidade e o refluxo do macartismo tipiniquim.
Pütz, é isto mesmo!!
Lembre-se que os tucanos vem ai. se soltam Dirceu os tucanos mais ainda. Gilmar não nasceu ontem
Bem lembrado...Soltando o Dirceu, o que do ponto de vista da lei do processo penal é o óbvio, que já deveria ser feito dois anos atrás, na verdade Beiçola abriu o caminho para que seus Tucaninhos de estimação não fiquem na cadeia nem um mês, que dirá dois anos...e com isto seus passarinhos mafiosos azuis não delatem ninguém, MUITO MENOS JUÍZES E MINISTROS !!!
Não foi por interesse da justiça que Dirceu foi solto. Não existe mais justiça de verdade neste país faz tempo. O fato faz parte de alguma estratégia ou plano. Pode ser a libertação de cunha, pode ser evitar que tucanos sejam engaiolados, pode ser o início do desmantelamento da República de Curitiba para que a República Judiciária de Brasília assuma plenos poderes... Nassif usa o termo "xadrez" em suas análises e é isto mesmo. Este é um lance dado por um dos lados, mas nós, meros mortais que estão longe de ser algum Bob Fisher, só saberemos quando o xeque mate estiver anunciado.
Os dados da economia brasileira seguem manipulados com aval da imprensa. Eu postei sobre isso aqui antes mas ninguém se interessou pelo assunto… a manipulação continua com a divulgação de Meireles ontem.
Pelo jeito a estratégia de manipulação descarada dos dados da economia, apesar de grosseira e ridícula, parece ter colado. É claro que a imprensa segue dando ajudinha e não contesta o óbvio: o crescimento só existe devido à tal “mudança metodológica do IBGE.”
Meireles ontem deu declarações estapafúrdias sobre o crescimento do PIB, que foram repercutidas em TODOS os veículos de grande mídia. Seguem as manchetes do REUTERS:
-“Meirelles diz que economia brasileira deve ter crescido entre 0,7% e 0,8% no 1º trimestre”
-“Brasil deve ter crescimento anualizado de 3,2% no último tri de 2017, diz Meirelles” <-ESSA PARECE UMA PIADA!
PORÉM, TUDO ISSO É GRAÇAS À MUDANÇA METODOLÓGICA DO IBGE, QUE NINGUÉM NUNCA EXPLICOU POR QUAL MOTIVO FOI FEITA OU QUAIS SERIAM AS MUDANÇAS… E NENHUM ECONOMISTA "LIBERAL BONZÃO SABE-TUDO" PARECE TER SE PREOCUPADO COM ISSO…
MAIS UMA VEZ EU COLOCO AQUI ALGUMAS ALTERAÇÕES METODOLÓGICAS NO IBGE:
“O BC revisou o dado de janeiro de uma queda de 0,26% para uma alta de 0,62%. Isso reflete uma revisão intensa dos dados referentes a janeiro nos setores de serviço e comércio divulgados pelo IBGE se deu por causa de uma mudança metodológica que segue as normas internacionais.”
“o IBGE informou que o varejo brasileiro registrou expansão de 5,5% em janeiro, na comparação com dezembro, em vez da retração de 0,7% que havia sido anteriormente informada. Nesta quinta-feira, o instituto revisou o número de janeiro para o setor de serviços, de uma queda de 2,2% para uma alta de 0,2%.”
“O BC revisou o dado de janeiro de uma queda de 0,26% para uma alta de 0,62%.”
É GRAVE!!! E NINGUÉM SE IMPORTA!!! PAÍS PIADA!!!
Tb li em algum lugar que o IBGE havia sido estrangulado pelas mãos do desgoverno do vampiro. Mas é evidente que existe manipulação de todos os lados. E, deve continuar de forma intensa se não houver organismos independentes de fiscalização. É preciso denunciar e recolher as provas. A luta da resistência está ainda no início. Eu me importo e acho um verdadeiro escândalo essa do IBGE !
O IBGE SOB SUSPEITA DE FAVORECER PIB DO VAMPIRO ...
https://www.cartacapital.com.br/politica/ibge-sob-suspeita-de-favorecer-pib-de-temer
Eu postei isso em todos os blogs de esquerda... só o Nassif fez uma post à respeito. Pelo menos a CartaCapital parece estar abordando o assunto, não tinha lido essa reportagem.
AGORA FICAM DOIS QUESTIONAMENTOS:
1-A imprensa brasileira sempre acusou a Argentina de manipular dados econômicos... pelo jeito não se importam mais com isso.
2-A mesma imprensa acusava, ironicamente, o PT de manipular os dados econômicos para inflar os números de pessoas retiradas da pobreza.
O TRISTE É VER QUE, TANTO OS BANDIDOS DO GOVERNO, COMO OS CANALHAS DA IMPRENSA NEM SERÃO QUESTIONADOS SOBRE ESSA ARMAÇÃO...
Vale lembrar que essa enganação toda só é possível com ajudinha dos Reinaldo Azevedos, Rodrigos Constantinos, Jabores, Lobões, Mainardis, Jovens Pans, bonzões da Veja... e tantos outros Liberais, que venderam seu silêncio!!!
Agora por que todos os blogs de esquerda não está alarmando isso? Mistério.
Olha aí FB a dica do Rei. É esse tipo de pauta que os blogs sujos precisam começar a impor em vez de ficar à mercê da agenda do PIG.
Outra coisa que deve ser abordada... a Exxon vai retornar ao Brasil com a abertura do Pré-Sal:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1880673-com-pre-sal-exxon-vai-tentar-de-novo-no-brasil-diz-executiva-da-petroleira.shtml?cmpid=tw-uolnot
Hoje já está provado que aquele bandido chamado José Serra "trabalhava" fazendo lobby para a Odebretch... mas e o famoso lobby que ele fazia descaradamente para a Exxon??? Foi de graça??? Recebia milhões em contas na Suíça para aprovar medidas em favor da Odebretch, e fazia o mesmo pela Exxon por livre e espontânea vontade???
Lula precisa voltar para revogar todas essas vendas ilegais (roubos) das riquezas naturais do Brasil. Um bom pé na bunda dos golpistas e abutres imperialistas. O pré-sal é nosso. Ponto. E para coroar tem que ter muito vinho pra jogar na cara do Careca e liquidar de vez com esse vampiro vira-lata abjeto.
Um tal de Hélio da Folha de São Paulo disse hoje que as denúncias que fizeram a Lula seriam fatais para políticos normais e agora digo eu, como Aécio, FHC, Serra, Alckmin, Doria, Bolsonaro, Marina e outras merrecas mais. Acontece que Lula não é normal. Ele é de outro planeta. Constituiu um patrimônio eleitoral indestrutível e indevassável sobre rocha firme graças a sua generosidade e amor ao povo que trabalha. É isso que esta direitalha não entende e jamais entenderá. A Lá Obama, Lula é o cara.
O Gilmar canallha como só ele soltou o Zé Dirceu para não prender o Cerra.
Não concordo com a frase final do artigo. Acho que os movimentos principais agora ficam com a classe trabalhadora, no dia 10 de maio em Curitiba e na GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO, até derrubar o golpe.