Prepare o seu estômago para o que vem por aí.
Vamos colher nas próximas semanas os frutos asquerosos do processo iniciado em 2013 com a negação da política como ferramenta de expressão da sociedade e de definição da direção de seu movimento.
A maioria tende a achar, numa aplicação mecânica da ideia de que a superestrutura política responde automaticamente ao desempenho da base econômica de uma sociedade que isso se deve a ter começado ali a linha descendente da econômica brasileira.
Meia-verdade, apenas, porque o cenário de instabilidade política que se sucedeu às tais “jornadas de junho” – quatro anos atrás – deu ao poder econômico e às corporações judiciais e parajudiciais o sinal de que poderiam existir saídas extra-eleitorais para o processo de consolidação do regime com ares trabalhistas e nacionalistas no país.
O programa “moralizante” que se defendeu ali – recorrente desde sempre, veja-se o “mensalão” – foi se desdobrando na Lava-Jato, nas prisões a granel, no discurso feroz das eleições de 2014 e na percepção, pela quadrilha que nucleava o PMDB de que o governo eleito seria frágil e incapaz de resistir a uma ação sistemática de sabotagem, que o termo “pautas-bomba” traduzia à perfeição.
Com o que não se contava, neste processo, é que aqueles que deveriam ser ferramentas – Ministério Público e Judiciário – se tornassem personagens dotados de ambições próprias e graúdas.
Nenhum dos lados contava-se, sejamos justos. Dilma o encarava como aliado na ideia ingênua de que se poderia governar sem conceder á face obscura da política. A direita, por achar que eles estacariam sua marcha ao chegarem perto dos seus.
Não pararam e não vão parar, embora o sistema ainda seja capaz de obedecer, como o TSE mostrou ontem, aos cordéis de poder ainda remanescentes. Mas de maneira frágil, porque entre os três ministros do STF que integravam sua bancada, apenas Gilmar Mendes de dispôs a colocar freios à ferocidade que ele próprio – antes, quando Dilma era o alvo – tinha imposto ao processo.
Agora, no embate Janot x Temer que se tornou visível há três haverá um jogo de sujeira jamais visto nas relações jurídicas do poder, creiam.
É provável que tudo o que um lado venha a dizer – ou plantar, aos sussurros, na mídia – seja verdade. Mas vão acabar por exibir suas vergonhas em público, enquanto o país arde na descrença e volta a afundar na economia.
Ontem, como fizera antes o Itaú, o Bradesco baixou a zero sua previsão de crescimento do PIB.
Não é pior porque, no mundo, os “mercados” ainda parecem se lixar para os sinais negativos da política: nova crise do Brexit e a fragilização política de Donald Trump.
Se a economia contamina a política, a infecção política, aliás uma septicemia política, instalada aqui não tem como deixar de contaminar uma economia já fortemente combalida.
View Comments (20)
Tem coisa pior no jogo político do que você estar refém de um mercenário golpista? É o que está acontecendo e o que é pior ainda, acobertado por trastes da pior espécie em todos os poderes da república. Vejamos até quando suportaremos tudo isso de bico calado e de braços cruzados como parece que estamos. É bem o que diz o hino: Deitado eternamente em berço esplêndido ao som do mar e a luz do sol profundo e do sono profundo também. Acorda meu Brasil varonil, cadê o vosso brio?
FICA TEMER! O jeito mais seguro do Aécio chegar lá. Aécio ainda vai nos redimir!
A maioria dos petistas hoje, Gleisi, Luis Marinho e Haddad declararam que o TSE protegeu Temer no julgamento de ontem. Se fosse com
Dilma o resultado seria outro. Quem estava sendo julgado ontem não era Dilma mas sim Temer. É o que eu já havia postado e alguns me criticaram. Foi uma vergonha vergonhosa. Gilmar Mendes deve mais esta para o povo brasileiro. Minhas congratulações a Benjamim, Fux e Rosa. Foram brilhantes. Os outros são a cara dos coxinhas, dos corruptos e dos que odeiam a Democracia e o país. Somos todos Fora Temer. A luta não pode parar.
Dois comentarios: Ou tem diretas já, ou nunca mais votaremos pra presidente. Eles vão mudar a lei com o nome de reforma eleitoral. Voto em lista. Parlamentarismo. Ou qq coisa que o valha. Eles teriam até 2017/dez para fazer isso, que será a única forma de manter foro. E não serem presos. Se teve tudo isso e não cassaram a chapa no TSE, justificando o voto de uma forma legal, o que não tem já preparado daqui pra frente? Vão usar as leis que existem pra se defenderem. E mudar as leis que puderem. Imaginem se os Batistas tivessem procurado o Ministro errado para delatar? Outro comentário é: não adianta só ir às ruas. Tem que pesquisar as leis e a Constituição e tentar de forma legal derrubar o Governo. Urgente!!!! Carlos e Cunha e Silva e tijolaço. Divulguem. Essa talvez seja a única estratégia para salvar o futuro das novas gerações.
Tudo isso, simplesmente, por que o alvo era a Dilma. E continua.Ontem deu-se uma saída honrosa.Uma demonstração circense de que o devido processo legal era na verdade, imoral...
O UFC DO GOLPE ESCANCARA UM JUDI$IÁRIO POLÍTICO EMBOLORADO E EM NADA PREOCUPADO COM OS PODRES DA CORRUPÇÃO, AO CONTRÁRIO, SE LOCUPLETA DELA PARA MANTER SEU STATUS DE PODER MAIOR QUE OS OUTROS TRÊS, NO ENTANTO, NÃO PASSANDO DE UM PODER OFFICE BOY DO PODER EXECUTIVO !!!
Se houvesse povo organizado e zeloso de seus Direitos, o bafo na nuca destes FDP seria um bom começo ....
O POVO brasileiro , meu caro, não tem alma !!! Exceto quando o assunto é futebol , samba, churrasco ou sertanojo ( eixão são paulo - inferno ).
Estamos mortos como nação, acabou !! Exceto se a classe operária orgnizada, como em 1978, reagir !!
E sempre torcer para o vizinho bater o carro novo,que roubem o carro,fazer macumba para que ele perca o emprego,a linda mulher que ele arrumou deixe ele e por aí afora.Para isso muitos falsos patriotas são unidos.Sertanojo realmente é ruim mesmo,mas com relação a maravilhosa e fantástica Thaeme Marioto e a outra maravilhosa Sula Miranda eu abro uma excessão e sou obrigado a parar para vê-las na televisão.Não tem jeito.Sou hipinotizado pela beleza das duas.
Já Ivetinha Sangalo dona da empresa Caco de Telha,segundo a revista Forbes é a empresa de "celebridades"que mais paga impostos na América Latina e a mais honesta,essa cantora eu faço questão de até nem ouvir falar.Só falo aqui e hoje só.
O problema é quando vemos quem colocou esses celerados no STF, maioria absoluta nos anos do PT no poder, sem falar na inestimável contribuição que deu à desgraça nacional o sr. Fhc nomeando seu advogado geral o GM.
Ridículo observar um IMBECIL e oportunista Roberto Barroso afirmar que teremos que conter o ESTADO enquanto não conseguirmos reduzi-lo. Reduzi-lo Barrroso ? A que nível ? Não temos saúde, educação, segurança, acesso ao judiciário, moradia, saneamento.
Que desgraça de ESTADO esse senhor ( ? ) defende então ???
Mas tenho que fazer um desagravo ao psdb, este apenas surfou na onda , na onda da cegueira estratégica de um zumbi colocado na presidência, esse zumbi chama-se Dilma Rousseff.
mas o zumbi tbm iluminou as casas pobres de 11 milhoes de familias (luz p todos), trouxe para cá
acima de dez mil médicos inquestionavelmente bem recebidos (exceto pelas entidades medicas) para quem nunca os teve,
construiu casas decentes para 3 milhoes, enviou ao exterior tres levas de alunos com ciencia sem fronteiras e acreditou ingenuamente na justiça.
E se cada um dos beneficiados citados acima (do Luz lhe fosse grato depositando para Dilma R$ 0.50
(centavos!) por ano, ela teria uma aposentadoria superior a 450.000/mes.Com plena justiça e razão.
Só existe um jeito do povo brasileiro de se livrar desse energúmeno, chamado Gilmar Mendes, é todo processo que por parte da união dos estados e municípios e até de boa parcela daqueles que recorrem ao STF, é arguir a suspeição dele, pq se formos esperar pelo CNJ, que não serve pra nada.
O povo midiotizado elegeu um congresso corrupto e com intenções golpistas. golpistas como já sabemos de longa data. Um congresso de achacadores, marginais com enorme suporte da burguesia e da mídia golpista. O impeachment
/ golpe foi uma farsa. Tudo estava planejado para um golpe. O STF tem o dever de devolver o mandato a uma presidenta eleita democraticamente e contra todos os abusos golpistas que se tem notícia. O STF poderia ter afastado a turma do golpe desde o começo e não o fez. Deixaram Cunha, Aécio e demais articuladores
fazer o jogo do golpe, só agora tardiamente resolveram agir. Até o momento todas
as interpelações judiciais no STF foram negadas, me nome de uma tecnocracia absurda. Com isso tem-se um pais caindo aos pedaços , empresas de todo tipo quebrando, 14 milhões de desempregados, 60 milhões de pessoas com nome sujo no praça, atividade economia inexistente. Constituição e democracia estuprada.
Aos que consideram que a justiça será feita e que as cortes supremas não falharam, que revejam seus conceitos.Pois se tudo isso é considerado justiça acho tem algo muito errado. A injustiça impera e colabora com a destruição da república;
O que eu mais gostei,foi aquela foto do gilmar(com letra minúscula mesmo)dando uma gargalhada do povo brasileiro,aquilo que é gargalhada,como se falasse ao povo brasileiro,vão tomar todos no !!!!!!!!!!!
uma dúvida,se não houve crime,então a Dilma não tem que voltar?
Verdade Julio Cezar de Oliveira.
A Dilma tem que voltar