O que Janot e Cunha têm de cartas na manga diante das derrotas?

A “traição da traição” do voto que virou a decisão da Comissão de Ética da Câmara e a recusa de Teori Zavascki ao pedido de prisão de Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney – menos por ela, mais pela forma desqualificada com que o pedido foi tratado deixam, por paradoxal que pareça, Eduardo Cunha e Rodrigo Janot em situação semelhante.

Os dois estão desafiados a mostrar o que têm de garrafas para vender.

O primeiro, diante da “rasteira” do Governo Temer, que não entregou o voto da Tia Eron, ou sua ausência,  como havia sido prometido.

O segundo, porque ficou desmoralizado por um pedido que, ao contrário de toda a lógica, baseou-se exclusivamente na delação de Sérgio Machado, como assinalou, em seu despacho, Teori Zavascki, ao dizer que a PGR estava  ” fundamentando o seu pedido exclusivamente no conteúdo das conversas gravadas pelo colaborador e em seu próprio depoimento”.

Cunha soltou uma nota, dizendo que aposta num recurso à Comissão de Constituição e Justiça e no plenário da Câmara dos Deputados para reverter a cassação, o que é impossível, a esta altura, sem algum fato que obrigue o Governo a entrar abertamente em sua defesa e “espante” o PSDB e o DEM da linha de frente por sua degola.

Os sinais, ao contrário, são de que sua base entrou em desagregação.

Janot vai ter ainda a satisfação de ver a trinca arder, com a divulgação, nas próximas horas, do inteiro teor do pedido e das gravações. Mas está claro que O STF não tem a menor inclinação em “chacoalhar o Senado” em meio à votação do impeachment e que a ação ousada da PGR encontrou um imenso vazio.

A política entrou em modo autofágico. E como o Judiciário passou a fazer parte da política, também não está livre dele.

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Janot, vc só se esquece q este mesmo Teori votou pela cassassão do Delcidio pela gravação do mesmo Sergio. Só vale gravação se for contra político de esquerda?

  • cunha prestou inestimáveis serviços ao golpe, será recompensado de alguma maneira. Os golpistas não precisam que ele seja punido de verdade, precisam apenas que a mídia faça com que o público acredite que ele foi punido.

  • 247 - O juiz Augusto Cesar Pansini Gonçalves, da 6ª Vara Cível da Justiça Federal do Paraná, aceitou nesta terça-feira (14) pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF) e decretou a indisponibilidade de recursos financeiros e bens do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). O magistrado Gonçalves ainda decretou a quebra do sigilo fiscal de Eduardo Cunha desde o ano de 2007
    http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/238237/Justi%C3%A7a-do-Paran%C3%A1-bloqueia-todos-os-bens-de-Cunha.htm

  • Se Juca fosse afastado, seria um voto a menos para o golpe. Seu suplente parece que é do PT. Logo, o canalha e vigarista do Teori negou a prisão.

  • por que Sarney?
    Por que Teori "recusou o pedido de prisão de José Sarney"?
    Sarney tem prerrogativa de foro?
    por que?
    porque é da direita?
    porque tem curso superior?
    isso tudo virou uma avacalhação deslavada.
    passou da hora do expurgo total nas promotorias e magistratura.

    • o grande inimigo da democracia brasileira são os elementos do judiciário a soldo de potência estrangeira: os quinta-colunas.

  • Janot, Cunha, Zavaski e Gilmar, todos são participantes do mesmo lado da comédia do impeachment, todos do lado dos golpistas.
    Difícil Cunha trair seus aliados, até porque o jogo continua. As PECs, MPs e DL continuaram a ser produzidos com os votos, agora, favoráveis deste mesmo grupo.

  • Janot, Cunha, Zavaski e Gilmar, todos são participantes do mesmo lado da comédia do impeachment, todos do lado dos golpistas.
    Difícil Cunha trair seus aliados, até porque o jogo continua. As PECs, MPs e Decretos continuaram a ser produzidos com os votos, agora, favoráveis dos deputados de Cunha, ou alguém duvida?

  • STF cúmplice do golpe.
    Ali, nas gravações, encontram-se golpistas conspirando abertamente para abafar investigações e insinuando envolvimentos do Judiciário.
    O que mais Teori, o Lerdo, quer ver?
    Embora não corrobore com as (já nem são segundas) intenções de Janot, há nas gravações o bastante para ensejar a prisão dos três - por golpismo e obstrução, mais até do que da justiça, da mandatária escolhida por 54 milhões de brasileiras e brasileiros.

Related Post