Esclarecedora, para quem lê os jornais, a declaração do Juiz Sérgio Moro, publicada agora há pouco pelo O Globo.
“O juiz (Moro)afirmou que, nas ações de lavagem de dinheiro já em curso contra executivos das empreiteiras, a formação de cartel e a frustração de licitações são crimes antecedentes, mas não foram incluídos na denúncia do Ministério Público Federal, que se fundamenta nos depósitos realizados pelas empresas de fachada ou que vendiam notas ao doleiro Alberto Youssef.
“Apesar do MPF reportar-se a suposto superfaturamento das obras da Petrobrás, fulcrando-se em auditorias e julgamentos do Tribunal de Contas da União, a denúncia abrange apenas os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, associação criminosa e uso de documento falso”, afirmou.
Então, afinal, o que está em julgamento são as propinas recebidas por Paulo Roberto Costa, Alberto Yousseff, Pedro Barusco (todos perdoados) e eventualmente outros dirigentes da Petrobras.
Graves, gravíssimas.
O resto, superfaturamentos bilionários, é mera especulação e não há, como dizem os juristas, materialidade que sustente sua análise judicial.
Presta, apenas, para especulação jornalística e exploração política.
Mas, repare uma coisa: boa parte dos corruptos vai sair incólume desta história.
Perdem boa barte do dinheiro que ganharam de forma suja. Mas sujos que são, você tem certeza que não lhes sobra nada?
Dizia a minha santa avó: du-vi-de-o-dó!
Veremos, também, uma série de corruptores impunes, já que a eles também se propõem delações premiadas se acusarem meio mundo e, sobretudo, se chegarem perto da “jóia da coroa”.
Isso, aquele mesmo em quem você pensou.
E os políticos, bem, isso é assunto que ainda está por vir e com muitas supresas, no Supremo, não em Curitiba,
Ah, mas pense bem, será que não haverá ninguém punido pelo Dr. Moro?
Claro!
A economia brasileira.
Os operários, técnicos, engenheiros demitidos das obras que se paralisam por uma exploração política que até o Dr. Moro sabe que não tem base em fatos comprováveis.
A economia brasileira, que verá serem congelados ou atrasados por anos projetos essenciais para seu crescimento.
A Petrobras, que passou a viver sob desconfianças de credores, fornecedores, contratantes.
O Brasil, que será punido pelo crime que cometeram contra ele com muito mais severidade que os próprios criminosos perdoados.
O Brasil, transformado de repente num país tomado por marginais, algo que ninguém diz que é a Suíça, com seus bancos que movimentam fortunas centenas ou milhares de vezes maior que Costa, Yuossef, Barusco & Cia.
Aliás, nem mesmo o HSBC, pego com a boca na botija e com contas secretas até de seu presidente mundial.
Porque aqui, infelizmente, construiu-se uma casta midiática e judicial (e para-judicial) que não se escandaliza com R$ 1 bilhão em impostos saqueados do país num processo de sonegação como o da Globo, que é mais que o dobro do que até agora se comprovou surrupiado por aquela trupe?
Que não se importa com nada disso, mas com um projeto político que conspurca a própria ideia de Justiça como Direito, e da frase célebre do jurista uruguaio Eduardo Couture: “Da dignidade do Juiz depende a dignidade do Direito”.
Tomara que não vivamos o inverso disso.
View Comments (19)
Fernando, será que está havendo demissões mesmo?? Sei não. Se isso fosse verdade, e ainda mais em massa, seria razoável esperar que os demitidos se organizassem e ficassem plantados na porta do Forum do juiz Moro ou na sede da Procuradoria da República em Curitiba, organizando manifestações (cadê a CUT??) e até mesmo apupos às pessoas dos nobres Procuradores e Juiz (audíveis, é claro), enfim, exercendo o livre direito de se manifestar. Mas o clima tá tão calmo para as nominadas autoridades e para os trabalhadores das empresas, que me custa crer em demissões em massa e paralisação de obras.
O ruído das ruas, Fernando.
O ato no Rio amanhã, a carta da Michelle questionando mídia, o manifesto dos intelectuais, farão crescer os movimentos de rua em defesa da Petrobrás.
O ruído das ruas irá se contrapor à mídia e esta precisa se precaver.
O problema disso tudo é que qualquer ato do Moro está legitimado pela Globo.
Eu não acredito no STF.
Ele conseguiu o que queria.
Incitar o povo contra o PT.
Agora, é só repetir o que ele próprio fez no processo do Banestado.
Fernando, faz de tudo para conseguir a lista so Swisseleaks !!!
Só agora ele esclarece? Como dizia aquele famoso escritor inglês: Tanto barulho por nada? Não vamos baixar a guarda. A oposição tem não sei mais quantas CPIs chegando para aumentar o ruído da informação. Ou desinformação.
A oposição parece estar jogando truco, e este promotor seu principal jogador. Por enquanto ele esta na fase da gritaria : 3!!!!! ¨6 !!!! o famoso blefe. O povo espera agora q o governo responda no mesmo tom; principalmente se tiver cartas maiores (o zap) ; aí vamos ver realmente se a oposição vai baixar suas cartas ou vai fugir( Bahamas , ilhas Jersey , suíça ...)
Texto muito interessante sobre o MP. Lula e Dilma, por excesso de republicanismo, estão criando (ou criaram) um monstro.
http://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-ministerio-publico-norte-americano-por-motta-araujo
Duas coisas em que acredito:
1. o povo, observando que as investigações não conseguem punir ninguém irá perguntar o que eram as denúncias contra os petistas; será hora de falar o que eram, pura manipulação midiática;
2. após a tempestade, acredito em muito no poder de reação da Petrobrás e seus colaboradores. Eles, certamente, farão um esforço único para colocar os projetos e obras novamente nos trilhos e rápido.
Ao Moro, caberá o desprezo daqueles que já identificaram sua intenção desestabilizar o governo. Fique tranquilo juiz, que até quem o apoia e premia hoje, lhe dará as costas amanhã.
moro na folha de pgto do youssef(ode) desde o banestado
Gente, me desculpem, mas eu acho que faz muito tempo que o jogo de "cartas marcadas" está amostra de todos. Ninguém quer punir ninguém apenas querem (mídia, PSDB, PF, etc...) atormentar a vida da Dilma e do Brasil. Eles não se conformaram com as urnas de Outubro. Eles querem, a qualquer custo, a cabeça da Dilma e do Lula. Enfim, trouxa quem acredita que estes empresários, corruptos e congêneres vão sofrer alguma sanção, além desta humilhação na cadeia. Lamento gente, mas nós estamos nas mãos de uma "tropa de elite" p/ desestabilizar o Brasil e voltar aqueles que não se conformam ficar fora do poder.
O juiz Moro fez doutorado ou o "doutor" dele é igual ao do Roberto Marinho?