O que perguntar na padaria, no botequim, na feira…

Existe uma guerra no Brasil.

Jornais, rádios, televisões, o poder financeiro, a grande maioria dos políticos, a elite burra (com o beneplácito de parte da auto proclamada “inteligência, mas que se tornou mentalmente preguiçosa e intelectualmente covarde, ao ponto de ver os pit-bulls da direita avançando e silenciar) , todos se uniram numa máquina medonha que procura convencer-nos que um cidadão que não tem rigorosamente nada de popular e austero em sua biografia é o personagem que há de restaurar a moralidade e desenvolver um programa de obras, investimentos e transformações que ele mesmo nunca fez.

Pois, tirante o aeroporto do tio, o que realizou Aécio Neves senão a construção de um imenso Palácio de Governo, ao custo, em dinheiro de hoje, de mais de R$ 2 bilhões?

E que, pior ainda, representa todas as forças políticas responsáveis por uma das piores eras da vida brasileira que está ali, pertinho, apenas a um dúzia de anos para trás.

O povo brasileiro, instintivamente, sabe que há algo errado nisso, mas como  faziam às roupas do rei da fábula, há os que aplaudem, porque todos os “grandes” e todos os “sabidos” aplaudem.

Cada um de nós, porém, pode muito ou pode nada contra isso.

Pode nada se ficarmos, apenas e somente, falando entre nós.

Mas pode muito, se perguntar na rua, a toda e qualquer pessoa simples, se ela acha hoje emprego mais facilmente agora ou há dez anos.

Ou se é mais fácil comprar um apartamento modesto, para viver.

Ou se podia comprar um carro, mesmo caidinho, daqueles que os gaiatos bota um adesivo de “é velho mas está pago”.

Ou se ele ou algum parente viajou de avião.

Ou se um filho ou alguém da família pôde entrar na Universidade.

E a TV, o DVD, o celular bacana, a geladeira melhor, não vieram antes porque ele é que era incompetente?

A verdade, meus queridos amigos,  é a realidade tem uma força imensa quando não nos esquecemos dela.

O povo brasileiro precisa ser chamado a olhar a si mesmo um pouco mais e olhar um pouco menos para o que lhe mostram.

No “Brasil da crise” há trabalho e há possibilidades de progresso. No Brasil dos sonhos que nos apresentam há o pesadelo que vivemos.

A eficácia da comunicação não está em sua sofisticação, mas em sua capacidade simples de apontar o benefício daquilo que você quer transmitir.

O resto é só propaganda.

Fernando Brito:

View Comments (131)

  • Muito bom Fernando!!Tudo pode ser resumido nesse trecho:
    "A verdade, meus queridos amigos, é a realidade tem uma força imensa quando não nos esquecemos dela.
    O povo brasileiro precisa ser chamado a olhar a si mesmo um pouco mais e olhar um pouco menos para o que lhe mostram.
    No “Brasil da crise” há trabalho e há possibilidades de progresso. No Brasil dos sonhos que nos apresentam há o pesadelo que vivemos.
    A eficácia da comunicação não está em sua sofisticação, mas em sua capacidade simples de apontar o benefício daquilo que você quer transmitir."
    Temos que ir as ruas e fazer com que nosso povo não esqueça do que foi e esta sendo feito pelo Governo de Lula e Dilma!!!

  • Caro Brito: Não é apenas propaganda, mas a midia trabalhando diuturnamente para trasformar os minimos erros do PT em desastres monumentais. Esconder os erros do PSDB tambem faz parte do jogo e o resultado é um antipetismo enorme. Não estão votando em Aecio, mas no antiPT. A ver o resultado disto e o necessario trabalho para resgatar o que foi perdido.

    • É o que penso também.
      Você sintetizou exatamente o que está acontecendo.
      Querem derrotar o PT seja qual for o preço a pagar, mesmo elegendo o Aécio.

      • Vicente e Edward, tudo o que vocês comentaram é o que penso e comento no "face", diariamente. Bato na mesma tecla, várias vezes. Mas temos que acreditar, sempre. Nesse segundo turno, a palavra da Marina, sobre quem vai apoiar ou não, será fundamental. Veremos se terá coerência com o que ela dizia na própria campanha. Digo sempre que: folha de sp, estadão, globo, record, sbt, band, veja, ópoca, isto é e cbn (da globo)- formam o PIG. Tudo o que eles divulgam, diariamente, várias vezes ao dia é o que fica para a maioria da população. Não há contraditório e quando há, eles (PIG) editam as falas. Mas, tenho plena certeza que o resultado final, será nossa vitória com DILMA. Se eu não creio nisso, é melhor desistir da vida.

        • Já disse que apoiará o Aécio - tanto Rede quanto PSB (Miguel Arraes deve estar se revirando no túmulo).

        • Sr. Francisco, a Marina tem um lado: que não é o do povo.
          Marina está do lado dos grandes, dos ricos.
          Com certeza, ela vai anunciar o seu voto para o aécio.
          A nossa luta será muito difícil.
          Mas também creio que no final vença a Dilma.

        • Presados colegas quem Marina apoia é uma coisa em quem os seus eleitores vão fazer é outra completamente diferente , é só ver o caso do farsante Eduardo Jorge que consegui fazer os filiados de seu PV caírem fora de sua recomendação em Aécio se isso não bastasse consegui que o PV aqui de São Carlos SP
          ficasse envergonhado e pior teve uma enchurrada de desfiliações.Uma coisa é dar apoio só precisa combinar com os eleitores.

          • Também acho, nenhum partido é dono do voto, o eleitor é livre pra escolher, Marina se apoiar AecioPorto vai se ferrar com a Nova Política defendida por ela. Quem viver, VERÁ.

    • Concordo. Se não há o caos, a mídia repete que ele existe, repete a mentira mil vezes até que as pessoas acham que ela é verdade e ponto final. As pessoas, até mesmo as que se beneficiam das opções, ações e programas do governo estão votando contra por conta da lavagem cerebral que sofreram ao longo destes 12 anos e o pior é constatar que o PT pouco ou nada fez para enfrentar isso e conscientizar e politizar a população. Agora estamos apenas orcendo que as pessoas tenham um surto de bom senso que as leve a contrariar o condicionamento a que o PT permitiu que a mídia fez. Sou de SP, estou acostumado a ver os janios, malufs, pittas, fleurys, kassabs, serras, alckmins se elegerem por conta do analfabetismo político do eleitor. Dizem que o PT se preparou para enfrentar aécio, vamos se se preparou como a Alemanha ou como o Brasil de Felipão.

      • Pessoal desanimado, eu tambem. Mas entregar o poder, só depois se realmente eprdermos. Até la ainda vou lutar.

        • Mas quem disse que nó vamos perder? Vamos a luta e façam como eu,compartilhe as matérias dos blogs progressistas nas redes sociais,anexem fotos antigas das própria mídia salafrária e manipuladora.Vamos mostrar como são os corruptos,vamos mostrar o que mídia deles,travestida de imprensa,esconde.Querem usufruir de tudo que Lula e Dilma implantaram no Brasil.Não fazem e nunca fizeram nada e agora,como na história da raposa e as uvas,querem degustar o prato feito.Vamos mostrar quem são e como agem esses crápulas.

          • Tou fazendo a minha parte, mostrando no Facebook, na minha página as sujeiras da quadrilha Tucana, não podemos entregar o ouro pro bandido, mãos à luta, só depois das urnas abertas saberemos a verdade, até lá, vamos pra cima deles com as nossas armas, pesquisas estão manipuladas à favor do PÓ PARÁ, pesquisas erradas como vimos na BA. Nada de esmorecer, enquanto se respira, há VIDA.

  • Vamos a luta, precisamos continuar crescendo.
    O PIG mente, o povo não é bobo.
    DILMA DE NOVO.

  • Estou de pleno acordo com o Brito e vou continuar engajado na luta para eleger Dilma. Porém, lamentavelmente, não estou muito confiante no sucesso. E sinto-me muito à vontade para dizer uma coisa aqui, porque eu disse o mesmo, neste espaço, há quase um ano, ou seja, que se a Dilma não arregaçasse as mangas contra a perseguição da mídia oposicionista poderia sofrer uma derrota. Agora, já não acredito tanto em nossa vitória, embora, repito, vou lutar, com meus modestos argumentos, até às 17 horas do dia 26.

  • Fernando, pegando o gancho de sua última frase, propaganda negativa! Ontem à noite, no JN, só paulada. Quase dei um tiro no ouvido ... E agora o dinheiro do jatinho, só pq trabalharam na campanha do PT são criminosos. E o dinheiro achado com o assessor do Covas e cheques assinados pelo candidato e em branco? A campanha é tremendamente desproporcional.

    • Sempre foi e todos sabemos disso. O que falta é a coragem que a vida quer, que precisa sair da capa do livro da Dilma e tornar-se realidade. No programa de hoje já deveriam comparar o dinheiro ligado ao neto do Covas, dias antes da eleição, sendo escondido pela PF e pela mídia e agora PF e mídia, rapidamente escancaram o caso do Pimentel. Tem que bater na mídia e na PF, seletivas e não republicanas, como o governo deseja e a democracia exige. No primeiro debate tem que perguntar ao atrapalhado com o bafômetro como explica ter gasto R$14 milhões, a preço de época, no aeroporto em terras do tio e disto 6 km de sua fazenda de descanso, sua dita "Versailles", quando sabe-se que para asfaltar 1 km de pista de terra existente, cerca-la com alambrados, instalar portaria, postes de iluminação e portão com cadeado, cujas chaves ficam com o tio não custa nem um décimo disso. A vida quer coragem, ainda mais quando responde-se pelas vidas futuras de milhões de brasileiros condenados a miséria eterna por essa gente, com a palavra a presidenta Dilma, Lula e a cúpula do PT que adiaram o confronto até o limite da irresponsabilidade.

    • Pior é o pessoal do PT, suportar essas agressões igual cordeirinhos.

      Porque não denunciar a Comunidade Internacional.

      A Radio Jovem Pan, faz campanha abertamente para os tucanos. Não é concessão Publica. Por lei não esta proibida de fazer propaganda politica. Cade o TSE?

      • Eu não suporto.
        Mas a minha estratégia é não polarizar, não discutir.

        Isso é fundamental pq é o que eles querem.

        Com calma, tenho abordado vizinhos e tenho encontrado receptividade.

  • Brito, posta aqui uma matéria sobre esse "escandalo" do PT.
    Preciso, pois eu envio para várias pessoas por email. O povo tem de saber realmente o que aconteceu. Eu näo leio a imprensa, nada mas nada mesmo, tudo que sei é através de voces blogueiros.

  • Brito, urge os movimentos organizados se reunirem e lançar uma pauta única sobre questões essenciais de cunho político, econômico e social. Esquecer as picuinhas, caso contrário todos perderão . Uma boa pedida é taxar as grandes fortunas e redução do imposto de renda principalmente de quem ganha até seis mil reais. Seu texto pode até ser aproveitado para debate . Um amigo funcionário do condomínio onde moro me informou que no ônibus em que vinha para a labuta o pessoal discutia o temor de retorno da era FHC . E nada, nada está perdido. O outro lado está com medo.

  • Eu mandei um e-mail pra minha lista de contatos com o título:
    "Eleições: depois só não me diga que não saiba..."
    Dentro do e-mail eu botei link pro youtube, vídeos do FHC sendo cobrado sobre o Geraldo Brindeiro, privatizações, vídeos sobre o aécio, textos e notícias. Um resumo.
    Eu acho que temos que chamar o pessoal a responsabilidade: vai votar nele? Vai mesmo? Então vota. Mas antes leia isso aqui e veja esse vídeo pra depois não vir me dizer que não sabia. Porque tem gente com preguiça mental que prefere seguir às orientações da globo e depois fica reclamando, se fazendo de inocente, que não imaginava que seria assim.

    • Ps.: Onde disse "saiba", quis dizer "sabia". “Eleições: depois só não me diga que não sabia…”

  • Infelizmente é uma lavagem cerebral que a mídia golpista e entreguista faz no povo brasileiro. Mesmo aqueles que hoje tem seu carro e viajam de avião graças aos doze anos de governo petista, acreditam que o PT é um ninho de corrupção e que é preciso tirar o PT do poder para melhorar o Brasil. Dilma, se reeleita, precisa extinguir a Secretaria de Comunicação e criar o Ministério da Gerra Contra a Desinformação. Ou o PT aceita a guerra da informação x desinformação ou o PT acaba.

Related Post