Terminada a apuração, esfriada a decepção, é hora de pensar mais friamente no resultado das urnas, o que não é necessariamente o retrato da situação política.
Primeiro, porque as forças políticas se movem, hoje, pela judicialização e, pior, pela criminalização da política e não acho nada improvável que, sentindo-se “eleita”, a Lava Jato dê novos passos nos próximos dias. Afinal, o próprio Sérgio Moro não se cansa de destacar que o apoio da opinião pública (a opinião que se publica) é peça essencial de sua tosca construção jurídica, o impe´rio da “cognição sumária”.
Segundo, porque com o fim das eleições se inicia o processo de cassação dos direitos sociais do povo brasileiro, que será evidente, perverso e esclarecedor, para muita gente.
Finalmente, porque foi uma eleição municipal – ainda que debaixo deste clima de terror – e é temerário (com o perdão da palavra) tentar fazer leituras essencialmente nacionais, exceto – e olhe lá – nos maiores centros.
A derrota do PT – e da dita esquerda, em geral – foi extensa e intensa.
O prejuízo de sua divisão foi mais político que eleitoral:basta somar o resultado dos candidatos conservadores e o dos progressistas (ou nem tanto, mas de eleitorado popular) e veremos que a proporção, nestes centros andou por aí.
Dória mais Russomano, mais os cacarecos somam 70; Haddad, Erundina e o que restou a Marta em regiões populares, 30.
No Rio, nem aí chega a soma Freixo, o que sobrou a Jandira e os votos de Alessandro Molon, porque Crivella não tem a marca elitista que o boneco de Alckmin ostenta.
A unidade entre eles poderia ter feito diferença no processo? Sim, alguma. Mas seria quase impossível que se tornasse “plebiscito” uma eleição de natureza local.
A derrota eleitoral – repito, imensa – não apenas era quase inexorável como se concretizou.
A derrota política, porém, poderia nos ensinar algo que, parece, não estamos dispostos a aprender: que qualquer projeto popular e progressista no país se perderá se não se tiver a capacidade de fazer alianças.
E alianças se fazem a partir de uma base popular forte, com forças que não são iguais, e em geral, com vícios e posições com as quais não temos de concordar, desde que não nos entreguemos a eles ou elas.
Fazer alianças não significa, óbvio, fazer o que os aliados fazem. Muito menos achar que desenvolverão amizade ou fidelidade. Mas não pretendermos, em nome da pureza, nos fecharmos a eles e os mandarmos para o campo inimigo.
As bandeiras culturais e de liberdades individuais são importantes, mas não são suficientes.
A classe média oscila como aquela bolha de ar da ferramenta de nível usada pelos pedreiros: foge do lado que está baixo, corre para o que está mais alto.
A base popular, sim, esta é sólida e não pode ser lida no resultado das eleições municipais porque tem um nome, um símbolo e, em processos eleitorais nacionais, um candidato: Lula.
O conservadorismo, o liquidacionismo deste país como Nação tem isso claro e não vão parar com a simples aniquilação do PT (o que não se conseguiu, aliás), porque o que precisa destruir é Lula, a referência popular que vai muito além do petismo.
Reações de desânimo e “pare o mundo que eu quero descer” não funcionam, óbvio, porque o mundo da política não para.
View Comments (49)
"TODO POLÍTICO É LADRÃO"
VENCEU O DÓRIA
Moro, Dallagnol, deu nisso, demonizar a política...
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/politica/todo-politico-e-ladrao-venceu-o-doria
"O xadrez da grande derrota do PT" no blog do Nassif é perfeito : Picolé de chuchu tem grande capacidade para influenciar o "homem mediocre" ! Na pinta !!!
http://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-grande-derrota-do-pt
Dilma sendo censurada, juiz tenta deixar Dilma invisivel .... hahahahahahaha os golpistas fascistas são deploraveis mesmo !!! Logo precisão matar de fato Lula e Dilma e junto com eles o povo brasileiro !!!
http://www.cartacapital.com.br/politica/em-porto-alegre-juiz-tenta-deixar-dilma-invisivel
E tem mais.Esquerdas em todo o mundo,significa entre outras coisas,coadjuvantes DEMOCRÁTICOS,essa ABSTRAÇÃO que desde sua implementação há milênios,não resolveu quase que nenhum dos problemas dos povos,senão,votar,e pra isso os brasileiros são razoavelmente valentes,e GRITAR ALTO,até que o poder,os mande calar as bocas.Quem se deu bem,sob as DEMOCRACIAS,foram as CLASSES DOMINANTES,pois acenam sempre,aos povos em geral,com essa abstração.A DEMOCRACIA,que pouco difere das RELIGIÕES, que reiteram sempre as mesmas coisas,e com prêmios futuros,como os reinos dos céus.O único dado notável nessas eleições passadas ontem,foram os VOTOS BRANCOS E NULOS E AS ABSTENÇÕES. O resto,La nave Va
Perdemos uma pequena batalha, mas jamais a guerra. A luta continua companheirada. Os nossos maiores inimigos hoje, PMDB e PSDB não estão com todas estas armas não. Com todo o esconde-protela das investigacoes criminosas contra eles, praticamente se mantiveram os mesmos. Quem cresceu mesmo foram os partidos nanicos e estes aí nada interferem no pleito presidencial. Não esqueçamos que o PSOL, o PC do B e o PDT também cresceram e estes estiveram com a Dilma até o fim. Insisto, a perda é momentânea e como diz o Cunha, muita água vai rolar até 2018. E vocês sabem que águas ele está falando. Aposto que a correnteza vira e teremos novamente o poder em nossas mãos. Bora! Bora! Lula neles!
Boa Rui. Viva Lula 2018.O melhor presidente da historia do Brasil.
Não concordo o texto, porque todo tava descendo a lenha na aliança do pt com o golpista do pmdb e agora estão dizendo que precisa fazer alianças? Vocês decidem o que querem. Tá mais que na cara que lava jato do golpe e o próprio golpe aniquilou o pt covarde e todos ditos de esquerda. Isso não precisa nem desenhar pra entender. O que nos dizíamos a muito tempo atrás se confirmou infelizmente , da campanha de aniquilação do pt se confirmou.
Me desculpe! Mais o covarde não é o PT e sim os covardes que dele saíram,elegeram-se em vários lugares ou vão para o segundo turno.Marta Suplicy é o maior símbolo de cinismo e covardia.Dizem que o maior derrotado foi o PT(mentira!) mais o PSB, Marina Silva e o PMDB também não tem nada para festejar,sem contar que tem muita gente atrás do PT nessa semana pedindo pelo amor de Deus ajuda no segundo turno.
Correto FB, é preciso fazer alianças sempre sem perder a ternura ! Ou seja, sem perder o foco e olhar bem o CV do elemente com quem se faz a aliança, vide Requião, Katia Abreu, etc. Eh preciso coerencia, seriedade, união e tb realismo pois a direita não se perde com problemas de moral e ética como a esquerda que se embasbaca toda... A luta continua e com certeza o PT esta saindo muito mais forte para poder reconstruir uma base mais solida junto aos outros partidos progressistas ou de centro. Temos que lutar por Lula e continuar a denunciar os golpistas, sem arrego !!
SP é um capítulo a parte, tem que estudado pela psiquiatria. Não tem como um povo desgraçado é facistas como essa maioria de SP ,que gosta da elite que a mesma os odeia. Que apanha da polícia facista desse estado asqueroso e os mesmos aplaudem e vota na mesma. Eu sempre disse isso, pobre favelado miserável se sente um elitizado e pensa que melhor que o resto do brasil. Me desculpe os outros eleitores que é A minoria de vergonha na cara, mas o estado de SP com esse pensamento facista e golpista vai contaminar o resto do brasil silsilsilsilsilsil se já não contaminou. Hadad sai fora de SP pelo amor de Deus.
que doria seja o pitta 2
Brito, eu tenho uma sugestão de campanha que vem bem a calhar nesse momento de trevas que estamos vivendo. Já que os fascistas lançaram a ideia tosca do "escola sem partido", que não faz sentido nenhum, que tal um manifesto nacional exigindo um "judiciário sem partido" ? Isso sim faz sentido, pois a justiça deveria ser imparcial mas não é. É totalmente enviesada e parcial, exemplos não faltam como o Moro 80 mil, o Gilmau Mentes e tantos outros.
Não dá para entender a surpresa como estão enxergando as perdas do PT nessas eleições , jornalista renomados e não , analistas , políticos , cientistas políticos , etc , etc . Desde o mensalão bate se diuturnamente nos governos Petistas , no partido e nos seus políticos , aumentou se a dose com a operação Lava Jato , chegando o recorde do Jornal Nacional de média de 12 minutos diários todo o santo dia na TV aberta , contando com suas afiliadas BAND , SBT , Record e outras menores como caixa de ressonância a mema coisa nos canais fechados , na globo news ultrapassa mais 2 horas diárias sem contar com a retransmissão de julgamentos , cpi ao vivo . Na rádio CBN , Jovem Pan , etc. , os maiores jornais brasileiros e revistas a bater diariamente , semanalmente , mensalmente , anualmente .
Acredito que todas essas pessoas que achavam que o PT minimamente manteria o status atual de eleitores acreditam e Papai Noel , mula sem cabeça , saci perere . .
Por essas razões que acho que o PT esta inteiro e so' não vê quem não quer. Se fosse o lixo que a midia diariamente martela na cabeça das pessoas não teria sobrado nada. A verdade é que todos sabem perfeitamente o que acontece e esse jogo vai virar quando muita dessa poeira fascista assentar. Eh so' esperar para ver ... O PT esta sendo vitaminado e dara a volta por cima de maneira bem mais solida do que fez até agora. Um pouco assim: ja chegou no fundo do poço, agora precisa subir e nem tirando o Lula da parada vai conseguir modificar o backlash que esta sendo preparado la na frente.
Votei, voto, sempre votarei no PT!
Não tem arrego! Avante Companheiros!
Ja disse: o povo ignorante (nao digo ignorante num sentido pejorativo) engoliu essa questao do comunismo difundida ja ha mais de decada pelos ignorantes (agora sim no sentido pejorativo). A esquerda nao se desvencilhou disso e nem parece se preocupar.
Vejo amigos inteligentes meus xingando a esquerda e dizendo "viva meu iphone, viva o capitalismo"... inteigwnte, mas politicamente analfabeto.
Quanto a perda da esquerda pra direita, isso tem significativo sim a nivel nacional.
O psdb foi o grande vencedor das eleicoes municipais ate agora e isso eh quase um indicativo de q ele assumira a presidencia da republica em 2018.
Eh um fenomeno parecido com 2000, quando o pt conquistou varias capitais e o Lula depois veio a ser eleito.
Ou se trabalha melhor essa imagem da esquerda, ou o pessoal vai viver achando que olavo de carvalho estava certo e devem evitar o golpe comunista a qualquer custo
Qual candidato teria o PSDB hoje para concorrer a Presidência. Não basta ter um partido forte, o que eles precisam pra vencer é de um candidato de peso e este eles estão e ficarão devendo. Alckmin só emociona em São Paulo, Serra tá gaga e Aécio, sem comentários. Sou mais Lula com todo o bombardeio midiático e jurídico que tentam o assolar. Que venham os opositores. Será um prazer enfrenta-los mais uma vez.