O que significa a proposta lançada hoje por Ronaldo Caiado, em entrevista ao Estadão, de convocar antecipadamente eleições gerais para 2017?
Pulemos,claro, pela origem, qualquer arroubo democrático partido do ex-líder da UDR.
É, antes de tudo, a reação à cada vez mais evidente da absorção do Governo Michel Temer – que se acentua à medida em que seu esquema próprio de articuladores vai se dissolvendo pelas falcatruas – pelo PSDB.
Que, aliás, cria rachaduras até no próprio tucanato, como se vê na reação de Geraldo Alckmin, jogado fora do ninho pela aliança FHC-Aécio-Serra-Temer.
É, também, como se lê nas suas declarações, um sinal da perda de esperanças em que este Governo vá conseguir algum sucesso do enfrentamento da crise econômica:
É preciso antecipar o processo eleitoral. Não adianta apenas conter gastos. Não sou contra o presidente, mas é hora de pensarmos em alguém que, ganhando as eleições, promova melhorias. Não adianta repetir erros do governo cassado de Dilma Rousseff.
Caiado reconhece a falta de legitimidade e de respeitabilidade do governo e do parlamento:
(…)diante de uma crise concreta, onde falta apoio popular, não dá para querer insistir com a continuidade do governo.(…)O poder está nocauteado com tantas denúncias e escândalos. Não há democracia que sobreviva a políticos sem espírito público.
O movimento de Caiado pode indicar o início de uma costura que o leve a compor chapa com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Fecha a porteira para Aécio em São Paulo e se expande para as zonas de influência do agronegócio: os dois Mato Grosso, Goiás, Paraná e Oeste de Minas, bom boas beliscadas onde houver economia agrícola de grande escala.
Quando a eleição começa a ganhar a rua, os candidatos começam a se mostrar.
View Comments (10)
Que "chapa"... espero que não se crie tamanha aberração!
"(…)diante de uma crise concreta, onde falta apoio popular, não dá para querer insistir com a continuidade do governo.(…)"
É claro q vai faltar apoio popular!! Um governo q praticamente duplicou o desemprego, destruiu a saúde e educação com uma PEC assassina, quer condenar os brasileiros a trabalharem ATÉ MORRER, vai ter apoio popular onde?? Por mais alienado q o povo seja, acho q até o mais burro dos coxinhas, desde q não seja um desonesto intelectual como os q frequentam este blog, já se deu conta q foi feito de trouxa!
De todos os males o Alckimim é o menor. Não é dado a mudanças bruscas e é um cara previsível. Talvez seja o que melhor se pode esperar nos dias de hoje.
É curioso como os líderes no Brasil traçam seus planos como se o povo fosse gado e votasse sob vara. Pior que têm absoluta razão, só LULA quebrou esta rotina. Pobre Brasil.
... Mas, logo que o estropício do Sepulcro Caiado (DEMoTucano/GO) for informado de que o Lula inelegível elege "qualquer poste", o mesmo *"Uma Voz à Procura de um Cérebro" "dá um coice na proposta"!
*segundo o correligionário DEMÓstenes Torres!
ajuste desprezível:
… Mas, logo que o estropício do Sepulcro Caiado (DEMoTucano/GO) for informado de que o Lula inelegível elege “qualquer poste”, o mesmo *”Uma Voz à Procura de um Cérebro” “dará um coice na proposta”!
... A Chapa-fria 'Santo Sepulcro"!
As instituições já estavam podres permeadas com os traidores golpistas, foi só uma questão de tempo para agirem e impor o estado máximo de pilhagem do sangue e suor do povo brasileiro.
A tempestade vai passar, por enquanto os canalhas querem o estado máximo.
Estado máximo para a mídia lixo.
Estado máximo para os podres do judiciário.
Estado máximo para os banqueiros.
Estado máximo para as multinacionais.
E para os brasileiros, estado mínimo em todos os sentidos.
São agressões a soberania do Brasil provocadas por Usa + rentistas, mídia lixo e moro. Traidores do Brasil, vocês ainda vão pagar por seus crimes. A tempestade um dia passa.
dr Luiz Henrique, o agro agigantou-se de fato justo no periodo Pt porem porem o preço das comodities, oligopolização e crescimento geral do pais explicam melhor isso. Leda e Diego concordo inteiramente com voces.
Caiado é do DEM, eterno aliado do PSDB. Demos e tucanos formam um par maligno para o Brasil. Esperar o que de alguémnque foi líder da UDR, o partido mais ultra direita que já existiu no Brasil.