Antes de tudo, um esclarecimento: sou amigo e admirador mais que confesso de Nilo Batista, com quem falei rapidamente ao telefone há uma semana e fiquei de conversar. Como não aconteceu a conversa, sinto-me livre para falar apenas o que penso, sem que isso envolva uma palavra sequer de suas opiniões ou quaisquer aspectos técnicos de seu trabalho.
Nilo, embora seja um dos mais respeitados penalistas brasileiros, não é apenas um advogado de causas. Ele próprio tem causas e o Estado de Direito é a maior delas.
Sua vida se dedicou a isso, mesmo antes de integrar e dirigir, aqui no Rio, a Ordem dos Advogados do Brasil. E, conquistada a democracia, continuou, na teoria e na prática, como o maior inimigo da distorção máxima de nosso sistema judicial: a criminalização da pobreza.
Não tem medo dos meios de comunicação e não guarda ilusões de que eles ajam senão com o sentido político que desejam, sem qualquer respeito pela honra alheia.
Não se confundam jamais as suas maneiras gentis e sua simplicidade com pusilanimidade: sua carreira não foi construída nas “rodas” e “sociais” de desembargadores, ministros ou políticos.
A matéria de hoje, na Folha, em que se descreve a sua entrada na defesa de Lula é, para variar, um amontoado de insinuações limítrofes à torpeza.
Nilo assumiu a defesa de Lula muito antes dos recentes “vazamentos” e por razões inversas às que o jornal aponta, de mudar ” a tática de mostrar-se como perseguido por setores do Judiciário e pela imprensa, os quais, na sua retórica, querem minar eventual nova candidatura dele à Presidência”.
Ninguém mais que Nilo Batista sabe que é assim.
Como sabe que não será este simples discurso o que bastará para defendê-lo: a defesa tem que ser também pontual e juridicamente demolidora, sobretudo no ambiente viciado em que o país se encontra, com a promoção diária de linchamentos midiáticos.
É preciso deixar, como diz o vulgo, “nus na praça” os pseudomoralistas que, no sistema de hoje, dilataram a já polêmica tese do “domínio do fato” para uma inusitada “teoria do domínio da hipótese”.
E para isso é preciso ter mais que achar que isto é casual ou fruto de má-fé individual de qualquer agente, mas fruto de um sistema de dominação.
Nilo conhece isso na política e nas ideias e práticas contemporâneas. Quem quiser, pode ler seu ensaio “Mídia e Sistema Penal no Capitalismo Tardio“, um dos melhores textos existentes sobre o tema.
Nele, encerra a análise desta promíscua interferência colocando-a dentro de projetos de poder, ao lembrar que um certo sujeito, de horrenda memória, afirmava que “”quando a propaganda já conquistou uma nação inteira para uma ideia, surge o momento adequado para a organização, por um punhado de homens, retirar (disso) as conseqüências práticas”.
O sujeito era Hitler, no Mein Kampf.
View Comments (16)
Para os coronéis da Mídia oligárquica brasileira como os Frias a esquerda não pode ter voz nem direito a defesa. Lula como líder de um partido que tem na sua concepção a organização dos direitos dos trabalhadores é uma ameaça ao sistema capitalista de exploração, por isso deve ser ele e seus militantes devem ser criminalizado e destruído, mesmo que seja a base da "teoria do domínio do boato". Que como se viu por meio de Cerveró tudo que a mídia propagou durante a semana foi desmentido, mas a Folha ainda não teve a dignidade e a honradez de divulgar.
Pois as DIREITAS SOB A TÃO PROPALADA DEMOCRACIA DOS RICOS E PARA OS RICOS,já se utiliza desse princípio hitlerista,de longa data.E tem para ajuda-los,uma turma de NÉSCIOS DEMOCRATAS,OU DEMOCRATAS NÉSCIOS,QUE FAZ,COM SUA INOCENTE FÉ,o povo pobre e sem direito algum,crer nisso.Entre uma DITADURA E OUTRA,eu prefiro a DITADURA DO POBRE.Ou dos proletários,que hoje ,em virtude da " PIURULA ",Pílulas anti- conseptivas,não são assim tão fecundos,como no passado recente ,ou da classe operária!
Fora da pauta. Dilma veta a tão sonhada pelo esquerdistas auditoria da dívida pública que havia sido requerida pelo PSOL. A casa caiu!! Qual será o discurso dos estatizados agora para a falta de recursos para saúde, educação, infraestrutura, etc, etc.
Íntegra do veto presidencial:
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=9&data=14/01/2016
(Ler na 1ª coluna da página: "Iniciativa 07BQ, do Objetivo 1095, do Programa 2039 – Anexo I")
Antes, vou ser irônico: A Dilma não é uma comunistona esquerdista? Isso é o que a tua turma vem apregoando aos quatro cantos, quando convém a vocês. Quando não é conveniente, a Dilma é inimiga das esquerdas. E eu ainda perco meu precioso tempo te respondendo.
Razões dos vetos
“O conceito de dívida pública abrange obrigações do conjunto do setor público não financeiro, incluindo União, Estados, Distrito Federal e Municípios e suas respectivas estatais. Assim, a forma abrangente prevista na iniciativa poderia resultar em confronto com o pacto federativo garantido pela Constituição. Além disso, a gestão da dívida pública federal é realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional e as informações relativas à sua contratação, composição e custo, são ampla e periodicamente divulgadas por meio de relatórios desse órgão e do Banco Central do Brasil, garantindo transparência e controle social. Ocorrem, ainda, auditorias internas e externas regulares realizadas pela Controladoria Geral da União e pelo Tribunal de Contas da União.”
Já estava mais do que na hora dos bons reassumirem o espaço público. Foi o vice (não decorativo) na chapa com Brizola e assumiu o governo do Rio quando este se licenciou para concorrer a presidência, sem deixar lacunas. É bom saber que Nilo Batista continua sendo um entrave nos projeto do PIG.
Quem não deve, não teme.
O Lula não precisa de advogados, carece mais de amigos do que advogado. Mesmo porque, já tivemos um ícone do PT (José Dirceu), condenado no STF pela, pasmem "LITERATURA", a continuar a Vaza a Jato trabalhando leve, livre e solta no golpe, nenhum advogado do mundo conseguirá livrar o Lula da cadeia, assim como nenhum advogado dos três petistas acusados no Mentirão e julgados sem provas, consegui livrar nenhum deles. A Vaza a Jato não foi montada por amadores nativos. Veio pronta com capítulos pré-definidos e muito bem estudados, tem dedo de gente que sabe como ninguém destruir reputações e governos mundo afora.
Procurador pede ao STF perda de mandato do deputado Vander Loubet. Um doce para quem adivinhar a qual partido ele pertence. Esse Janot é porreta mesmo né? Foi reconduzido pela Dilma e só tem olhos para aqueles do dito partido dos trabalhadores. Por que será? Respostas......
o que eu penso...não é que janot tem olhos apenas pra alguns, mas é que as notícias do Lula estão sempre em letras garrafais, Nelson, comece a ler rodapé Nelson, mas tu não percebeu isso ainda? pelo jeito é da trupe que assiste bigue brodi!
Tem coisas imperdíveis na nossa mídia, após o desmentido do Cerveró s/ Lula e Dilma gostaria muito de assistir os comentários do Camarotti, Renata Lo Prete e do Merval Pereira. São esses momentos em que se pode ver, ao vivo e a cores, todo cinismo da nossa imprensa, que para nos irritar se diz democrata, isenta, e cujo o maior valor do seu jornalismo é honestidade e a integridade para os quais lutam para um Brasil melhor ( só que p/ eles).
A história do Cerveró se tornou intrigante-
A imprensa mentiu? Ou, teria sido a ala da PF do Aécio que mentiu para encobrir umas notinhas de rodapé da página de jornais que discretamente informavam que o senador tucano recebeu 300 mil reais de propina? Paulo Roberto Costa já havia delatado s/ propina ao Aécio em 2014 agora um novo delator Carlos Alexandre de Souza Rocha, o Ceará, confirmou a entrega de R$ 300 mil ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) por um executivo da empreiteira UTC.
P/ abafar o caso inventaram a delação do Cerveró, tal como fizeram com filho do Lula quando se investigavam a Zelotes.
Não é invasão, é ocupação!
https://www.youtube.com/watch?v=6EED310clxA