Que jabuti não sobe em árvore é dos mais velhos aforismos da política: alguém o colocou lá.
Vai a julgamento esta semana no Supremo a admissibilidade de Emenda Constitucional que implante o parlamentarismo sem a necessidade de plebiscito que o institua e sem referendo que o confirme.
O mesmo parlamentarismo que foi usado em 1961 para impedir que João Goulart, vice-presidente eleito pelo voto direto tivesse a plenitude dos poderes presidenciais com a renúncia de Jânio Quadros. O mesmo plebiscito que o PSDB tentou emplacar em 1988, na Constituinte.
Não há dúvidas de que, hoje, há número para aprová-la, sem sequer a decência de que se implante no próximo mandato, uma emenda parlamentarista.
Ela é a saída ideal para tucanos e peemedebistas, os quais, como se viu, pouca ou nenhuma importância dão à soberania do voto popular.
Tirar Dilma pelo impeachment, embora mais fácil que há dois meses, com os movimentos recentes de Renan Calheiros, ainda assim não é tarefa fácil. E teria a “desvantagem” de dar o cargo a Michel Temer com poderes totais.
Pela cassação do mandato via TSE, embora a figuras sombrias de Gilmar Mendes e Dias Tóffoli possam facilitá-lo, levaria junto o mandato em potencial de Temer.
Nesta solução, porém, terão de enfrentar novas eleições e sabem que não apenas o PMDB não tem votos como o PSDB vai ter um naco comido pela extrema-direita que o movimento golpista iniciou e insuflou e já tem agora (eu ia dizer luz, mas me contive) trevas próprias.
Não é um “folclore” como o Pastor Everaldo ou Levy Fidélix.
E nem Aécio nem Alckmin, como se viu hoje na paulista, são os heróis da Paulista.
Com o parlamentarismo, Temer poderia assegurar o espaço para seu ego e pretensão de ser “o homem para unir este país” e entregar o comando do governo, especialmente sua área econômica, aos tucanos, mais o posto de Primeiro-Ministro a Aécio. O resto? Bom, do resto faz-se farta e fisiológica distribuição no parlamento.
E, como num passe de mágica, surge então um caso judicial de 1997 para se oferecer como porta de saída para o “golpe dentro da legalidade”.
Sem prejuízo, inclusive, de avançar com o impeachment de Dilma e dar a Temer, como é sua ambição, a oportunidade de posar de nossa Rainha da Inglaterra, levando junto, claro, como dama de companhia, o inefável Moreira Franco.
Parece ficção?
Não creia nisso. Ou creia que a política, no Brasil, é uma peça de ficção, e de muito má qualidade.
View Comments (55)
Só faltava isso, um golpe dado pelo STF. Já não basta um filho da puta partidário e cínico como o Moro e o ladrão do Aécio, dois coveiros da democracia, e a mídia mais imunda e corrupta do mundo, ainda temos que lutar contra a extrema direita fascista e um STF covarde. Desanimador...
Enganou-se, o judiciário (e seus bibelôs) não é covarde, é interessado.
Como já deu para perceber, não dá para confiar muito no STF. Nos momentos cruciais em que o Brasil precisa dele, não é raro se acovardar.
Se a folha fala, e mesmo sendo verdade, em 450 mil, na paulista, não é nada. Pode-se dizer que falhou. Agora o bicho vai pegar no dia 18, fim de semana todo, e dia 31. Ai é que eles vão ver o que é povo!
Sei não meu caro, gostaria muito de ter esse seu otimismo, mas na minha percepção os forças fascistas, lideradas pela imprensa corrupta e seus comparsas no ministério público e no judiciário, emparedaram o povo de tal forma que é bem possível que ele não vá para às ruas, até por medo das represálias dos patrões e das porradas e balas de policiais, que certamente virão.
discordo em numero e grau,em largura e profundidade.
Isso não me impedirá de ir às ruas gritar contra o fascio. Esse é o objetivo dos canalhas: que pensemos que não tem mais volta e o golpe está dado. Gritaremos não ao golpe até o último sopro de ar nos nossos pulmões. Nem que sejamos meia-dúzia em meio ao mar fascista.
Quem acredita na Folha? Em todos os lugares, o número de manifestantes foi multiplicado por cinco ou até dez. Na verdade somando todas as capitais, o total não chegou a 1% do eleitorado brasileiro.A prova dos nove será tirada nos dias 18 e 31 de março de 2016.O povão não pode ficar em cima do murro pois a luta é mais dele do que da Dilma, do Lula e dos politicos de esquerda,
Leandro Fortes disse tudo sobre a Marcha dos Hipócritas:
https://www.facebook.com/leandro.fortes.146/posts/10208938990531458
Vai ser a hora do STF mostrar a sua cara.
Quero ver quem governa o Brasil com o golpe seja de lado for. A direita e os juízes se não sabem, ficaram sabendo, porque as suas garantias só serão mantidas com a milícias ao lado de suas casas.
dias 18 e 31, são dias de semana, o povo trabalhador não poderá ir, não consigo entender pq os organizadores nunca marcam para os finais de semana, fica difícil participar, a pessoa tem que estar muito engajada, querer muito ir, para poder enfrentar o patrão e ir a manifestação, correndo o risco de entrar para estatística de desempregado. Eu gostaria de ir, mas não vou faltar ao trabalho, tenho filho para criar.
Julia, eu tb não entendo, mas deve ter um motivo, tradição, sei la... O importante é pensar em fatos reais: a manifestação do dia 16 de dezembro, que foi numa quinta (se não me engano), foi muito maior do que as do coxinhas no dia 13/domingo. E isso porque ainda não tinham sequestrado o Lula e o Aécio não tinha virado po; e o Picolé de Chuchu ainda não tinha a fama de disputar a meranda com as crianças. Se alguem de boa indole em Sampa ainda os defendia, agora viram que não da mais. Diante de todos esses fatos e com as investidas violentas dos golpistas depois do carnaval (o que ja esperavamos) não tem como não reunir o dobro de ontem e assim dar uma bela lição de democracia, cidadania, politização e emponderamento, coisa que os coxinhas nem sabem muito bem o que seja. A luta é agora, e se o patrão esta ja controlando, o que sera o amanha se não lutarmos agora ? Além do que algumas manifestações são a partir das 16 ou 17 horas. Vamos todos às ruas com orgulho e vamos derrubar os golpistas. Não Passarão !
Realmente achei que daria pelo menos o triplo de gente hoje nas manifestações #movimentocorruptosdobem,principalmente na avenida paulista onde segundo a PM deve caber pelo menos 6 bilhões de pessoas.No resto do Brasil foi um fiasco total.Na manifestação do RJ vi um cara que parece que já é a quinta vez que vi na onda golpista sem contar que o povo não encheria a geral do antigo maracanã,mais a PM disse que tinha 1 bilhão de pessoas pelo menos.Agora gostei de saber que pelo menos Marta McAllen Suplicy Richie foi praticamente defenestrada do movimento corruptos do bem da Paulista.
Acho que só quem vai carregar nas costas essa onda golpista mesmo até 2018 vai ser São Paulo mesmo.
Mesmo a globo usando a foto da visita do Papa.
MAIS UM MÍSSIL NO COLO IMUNDO DA GALINHADA - perdão, ato falho -, da 'COXINHADA' nativa, furibunda e, ao mesmo tempo, festiva!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
BANQUEIRO É QUEM APARECE NA FOTO-SÍMBOLO DOS PROTESTOS
O homem que aparece na foto-símbolo das manifestações contra o governo neste domingo, tirada em Ipanema, é Claudio Pracownik, vice-presidente de finanças do Flamengo e sócio e diretor executivo do Banco Brasil Plural; a foto se espalhou nas redes com críticas ao comportamento do casal, que compareceu aos atos acompanhado da babá, que levava seus dois filhos; em um post no Facebook, ele diz que paga seus impostos, não recebeu favores de empreiteiras, ganha seu dinheiro honestamente e que emprega "centenas de pessoas" em seu trabalho mais 4 funcionários em sua casa; "Todos recebem em dia"
13 DE MARÇO DE 2016 ÀS 18:05
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/rio247/220891/Banqueiro-%C3%A9-quem-aparece-na-foto-s%C3%ADmbolo-dos-protestos.htm
Ah esta Casa Grande SÓRDIDA &$ IMPIEDOSA &$ COVARDE &$ CANALHA &$ [mega]CORRUPTA - e a contemporânea pré-Idade Média dos nazifasciterroristas golpistas de meia tigela IMUNDA
http://www.brasil247.com/images/cache/1000x357/crop/images%7Ccms-image-000486366.jpg
Os perdedores (só branquinhos?) também tem direito de se manifestar! Mas que parecem fascistas, isso são! Deveriam aprender a perder! (já se preparando para 2018...)
Gente pelo amor de Deus, meu filho disse que ouviu na Jovem Pan, e outros golpistas na rádio e Internet, que Lula vai ser preso amanhã eles parecem saber de tudo antecipadamente igual naquela ação desse juiz de Curitiba que não gosto de pronunciar o nome, por favor alguém ouviu alguma coisa.
Estive nas ruas no impeachment de Collor. Quando o último voto foi dado, irromperam gritos de Lula, Lula. Não me senti um golpista à época. Também não acho que aqueles que estão na rua hoje sejam golpistas. O discurso de combate aos nazistas pode servir para consumo interno do partido. Mas não serve para resolver os problemas da vida real, em especial aqueles ligados à economia.
Li todos os documentos emitidos no último encontro do PT. Não é possível que num documento que trate sobre a reativação da economia, não se dedique uma linha sobre geração de empregos via iniciativa privada e à melhoria dos processos e gastos do Estado. Não dá pra ser governo e ter discurso de oposição. O Governo e o PT precisam agir sobre a economia, com responsabilidade fiscal, para que seja possível continuar com os programas de responsabilidade social.
Hoje é um dia triste. Mas as coisas vão melhorar.
Apoiado.