Antecipando-se à decisão da Procuradoria Geral da República que mandava manter sigilo nas apurações, a Polícia Federal vazou para os jornais um “relatório” onde “liga (a compra da refinaria de) Pasadena a suspeita de lavagem e vê ‘organização criminosa’ na Petrobrás” (sic).
Ainda bem que a PF vazou o tal relatório.
Porque ele não contém absolutamente nada ou, pelo menos, não dá ao Juiz a quem foi dirigido nenhuma informação minimamente concreta.
Nada vai além do “seria”, “poderia”, “possível”.
Não é apontado sequer um negócio ou operação suspeita. Nenhum, exceto o que os jornais dizem que a compra de Pasadena teria sido feita por valores “em dissonância com o mercado internacional”, assim mesmo sem qualquer referência de como seria esse “mercado internacional”.
As “provas” citadas são o currículo do senhor Paulo Roberto Costa – que, não sendo flor que se cheire, com uma investigação assim não vai ser responsabilizado por nada – publicado por ele mesmo no site de sua empresa de consultoria e uma relação de empresas das quais ele ou seus filhos são sócios.
O trabalho contido ali não leva três horas de Google, por qualquer garoto esperto em internet.
Detalhe: não há sequer a informação sobre se a criação destas empresas foi contemporânea à sua presença, desde 1977, como funcionário concursado e diretor de empresas do sistema Petrobras. Verifiquei a maioria delas e, do que vi, todas eram posteriores à sua saída da empresa.
No ofício, há referência a um “vasto material probatório”do inquérito, mas nenhuma referência que o ligue à Petrobras é mencionada.
Em resumo, não é indicado ao juiz como se dariam tais ligações, que podem até existir, mas não estão ali.
Quem se mete com doleiro de mim não terá nunca credibilidade, mas não estamos falando de impressão ou opinião.
Procedimentos judiciais, porém, dependem de uma “pequenina” condição: a materialidade, os fatos.
O jornalismo, também.
Ou, antigamente, precisava.
PS. O Globo publica, com as intenções que se sabe, outra atividade da Polícia Federal que só pode ser classificada como espionagem ao filho do então Presidente Lula, em 2008. É um relatório sobre “enriquecimento ilícito” onde não há nenhuma menção, senão no título, a enriquecimento ilícito. O sr. Fabio Luís da Silva simplesmente foi a Foz do Iguaçu e jantou com dirigentes da Itaipu Binacional, inclusive com o Presidente Jorge samek, que todo mundo sabe ser, há décadas, amigo da família de Lula. O Brasil é um país sui generis: temos uma polícia política, mas – ao inverso do que têm as ditaduras – contra o Governo e capaz de espionar os seus integrantes na base do “ouviu dizer”.
View Comments (19)
Acho que cabe a Petrobras, processar a todos que fizeram falsas acusacoes, por calunia e difamacao.
mais do justo, jeremias ll.
processo neles, só pra começar.
Apoio a idéia, o Brasil perdeu dinheiro com isto.
E tem que dar nome aos bois....
Também acho que a Petrobrás deveria processar esta turma por "Crime de Lesa-Pátria".
''Na teoria do copo meio cheio e meio vazio é muito importante que não prevaleça a visão do copo meio vazio. É muito importante que se veja as conquistas desse país"
Dilma Rousseff
Caro Fernando, você está se esquecendo que para a nossa justiça, atualmente, e contra o PT e o governo, não há necessidade de prova alguma, vide a ação 247. Apenas ilações e " domínio do fato " e pronta, cadeia neles.
Caro Orlando, ia dizer isso mesmo. Falta de provas não é problema quando se trata de envolver o PT ou seus membros em qq coisa que possa virar manchete. Dados e Fatos urgente ou já temos o factoide da próxima semana!
Temos também um ministro da justiça, com minúsculas mesmo, que é, ou um tucano infiltrado no governo, ou uma pessoa que já deveria ter pedido o boné ou sido defenestrada há muito tempo, por absoluta inércia e incapacidade.
Hoje realmente é um dia de sorte para mim, referente à informação. Pois cedo recebi em meu email, através de boletim do FNDC, esta reflexão perfeita do SAUL LEBLON (CARTA MAIOR) sobre o poder bilionário e nefasto da rede globo ao Brasil e ao Povo Brasileiro. E agora leio este post do Fernando, exatamente sobre a PETROBRÁS , e a campanha da globo para desvalorizar a Empresa, e os metralhas-marinho e seus asseclas continuarem sugando o "suconegro" do nosso Pais. Desde os primeiros posts do Tijolaço sobre a Refinaria Passadena, eu questionei que interesses os metralhas-marinhos teriam na PETROBRÁS. Pois esta reflexão do Saul Leblon não deixa dúvidas, sobre o quanto a globo prejudica o BRASIL. Leiam e divulguem este comentário do Saul Leblon, tenho certeza que ajudará a desintoxicar alguns fígados de "Gansos Globais".
http://www.cartamaior.com.br/?/Editorial/O-volume-morto-e-o-dinheiro-vivo/30942
INVESTIGAR o metro e trens da CPTM,ela a PF,não faz,porque em?O roubo do PSDB é um escandalo,é porque são TUCANOS.
Estava eu esses dias atrás vendo a programação da Sky (que também a globo é dona de uma parte) quando aparece o anúncio do filme Getúlio, produzindo pela Globo e, claro, com atores globais famosos (agora o cinema nacional virou uma extensão das novelas), e me deparo com quem financiou esse novo filme das Organizações Marinho: Petrobras, Eletrobas e mais alguma bras...assim não dá, mais uma vez o governo federal financiando a Globo. É gostar de apanhar mesmo...
Resposta simples, caro Gerson. Quantos agentes da Globo estão infiltrados no "governo" para cuidar dos interesses dos metralhas-marinho? No Ministério das Comunicações; no Min. da Cultura; Na Secom; Na PF; No Ministério Público, no STF,no Congresso Nacional. Amigo a Globo é a própria CIA no Brasil, sem dúvida nenhuma. É um conglomerado de mídia gigante, com a primordial função de cuidar dos interesses externos, no nosso país. Por isso não interessa à Globo reformas, tipo Política e Tributária!!!
Fernando,
perdoa, mas "procedimentos judiciais, dependem da materialidade"?
Faltou contar este detalhe para os advogados do Dirceu! A regra voltou a valer desde quando?
De carona com nosso "jornalismo", o judiciário já se habituou a não dar a menor pelota para os fatos, na mais cínica cara dura.
Quando a produçao do Pré-sal atingir 500.000 barris diários, seria interessante Dilma ir a uma plataforma comemorar o feito. A propaganda é a alma do negócio, isto serviria para aliviar o massacre que o PIG dirige diáriamenta à estatal.
Olá, amigos guerreiros! Vamos, juntos, continuar combatendo as mentiras e manipulações do PIG? Curtam e compartilhem no facebook: https://www.facebook.com/Brasilantipig