O retrato do fracasso neoliberal é o povo que sumiu das ruas do Natal

Nenhum texto, reportagem ou análise econômica, pode ser tão expressivo do que se passa no Brasil que o par de fotos estampados hoje na capa do Estadão.

O repórter fotográfico Márcio Fernandes, com extrema precisão, conseguiu reproduzir a foto feita por seu colega Leonardo Fernandes, há seis anos.

Tudo é perfeitamente igual na Rua 25 de Março, centro de comércio popular da cidade de São Paulo.

Tudo, menos o fato de que há na rua, menos da metade das pessoas que havia há seis anos, naquele 2010 do qual muita gente já esqueceu.

Esta metade, feita de gente – gente com família, crianças, amigos, pais idosos, gente que é tão cheia do direito de viver quanto eu ou você – sumiu. Tornou-se invisível, saiu, em maior ou menor grau, da roda da economia.

A sua ausência não é acidental. Seu desaparecimento é um projeto, um programa, uma estratégia da perversidade neoliberal.

Não existindo, eles não compram. Se eles não compram, a demanda cai e os preços não sobem. Se os preços não sobem, produz-se o “milagre” da redução do processo inflacionário e da corrosão de valor da moeda e adensa-se o sangue que se sugará da Nação pelo rentismo, pelos juros.

O cerne do projeto neoliberal é este: fazer “desaparecer” uma parte da população. Que não vai à 25 de março, que não vai mais ao hospital, ou irá a um mais precário, como mais precária serão suas escolas, suas periferias, suas casas  lá onde a elite não as vê.

O Brasil desta gente é como a 25 de março, basta metade existir. A outra metade é um problema, jamais uma solução.

E nunca seus irmãos.

O que nos dão hoje as imagens de Leonardo e Márcio, como nos versos do Chico Buarque, é uma foto que não era para capa, era mera contracara, a face obscura. Mostram mais que que o frio número de queda de 4% estimada nas vendas pela Confederação Nacional do Comercio, que a reportagem de Marcia Chiara registra.

E olhe que, em 2010, Leonardo fez a foto no dia 11. Faltavam duas semanas para o Natal e o 13°, para a maioria, ainda não havia sido pago. Márcio a fez agora, quando tudo deveria estar a pleno vapor.

O Brasil dos Levy, dos Meirelles, dos Moro e Dallagnóis é assim, bem mais civilizado.

A metade.

A outra metade que vá para a selva da barbárie e da exclusão.

Fernando Brito:

View Comments (13)

  • Fábio Dames, não há fraternidade que resista à falta de grana e perspectivas. Foi o que estes canalhas conseguiram fazer.

  • O Emilio Beckmann já achou os bilhões roubados? Então mostra para o Tio Sam que ele está doido para por a mão nesta graninha...não sem antes dar uma parte para os lavajateiros...

  • Emilio Beckman,
    Jumentice tem limites.
    O seu herói Moro, já se prepara para fugir do brasil depois de completar o serviço de destruição do país. A mulher ele já fugiu.
    É por causa de estúpidos como você que estamos na situação atual. Mas, eu tenho dúvida se você é somente um estúpido ou é pago para escreve asneiras em sites progressistas.

    • A advogada de tucano paranaense já fugiu, agora falta o marido amigo da globo.

    • mas,antes de ir embora,o moro ajudará o Aécio Neves a ser presidente(quem viu ambos a vontade numa festa da imprensa nesse mês de Dezembro, não tem mais dúvida do desenrolar do golpe),o restante do pré sal vai para as empresas dos Estados Unidos, o Lula será impedido de disputar a presidência-é quase certo que não teremos eleições em 2018 para alegria de muitos idiotas espalhados pelo brasil.(BEM FEITO PRO LULA,DILMA E PT,foram babar essa gente da imprensa tá ai o que ganharam, uma humilhação e perseguição implacável)e o brasil irá pra falência além de ser humilhado pela imprensa brasileira.

  • O pior desse natal é falta de esperança com que está ocorrendo no Brasil. Milhões de pessoas sem emprego, sem perspectiva, acreditando que se agora está ruim a tendencia é de piorar. Somente eleições diretas colocariam o Brasil no rumo de uma nação viável, com projetos escolhidos pelos seus eleitores e não com PEC e MP sem nenhuma discussão com a sociedade que só beneficiam a oligarquia e prejudicam a população. FORA GOLPISTAS.

  • ... É verdade:
    'nois' estamos no Inferno!
    Falta, apenas, acender a luz!

  • Ja passou da hora de passarmos esre golpe a limpo. Somente as urnas poderao lavar a jato a sujeirada que estes políticos aprontaram na Brasília dos traidores, dos oportunistas, dos falsários, dos cínicos e dos covardes. Diretas já. Diretas hoje. Diretas sempre. O brasileiro precisa lavar a alma mais uma vez e expulsar das suas vidas o que os exploram, enganam e maltratam. Fora politicagem do mal. Eleições em todos os níveis. Deu.

  • Gostaria de ver o senhor Michel Temer dar uma entrevista coletiva de imprensa neste final de ano. E gostaria de ver um jornalista de algum órgão do exterior (inútil pensar que alguém daqui faça isso) lhe dirigir a seguinte pergunta: "Presidente, o que é que seu governo está pensando em fazer para apoiar o combate à corrupção?" E diante do desdobramento da resposta, perguntar ainda: "Presidente, se o senhor exigisse a abertura de um inquérito sobre si mesmo, não estaria ajudando no combate à corrupção?"

    • pra começo de conversa o temer nem se considera presidente. foi posto pela turma do PSDB. esse mesmo PSDB,vai bota-lo pra fora no ano que vem para que o Aécio Neves numa"legalidade"do TSE,assuma a presidência. o temer é São Paulo que não pensa o brasil.

  • Se alguém souber e puder, me responda: como pode este ser, que deve ser humano (ou é da nossa espécie por acidente) EVERALDO LOPES ser tão abjeto ao ponto de ignorar milhões e milhões de pessoas passando necessidade neste período em que muitos celebram e confraternizam? Além de tudo, este EVERALDO LOPES se diz muito feliz por tudo isso. Como podemos classificar uma pessoa destas? Eu não sei, fico extremamente chocado com a falta de humanidade em pessoas como esta. Deve se dizer cristão, mas cristãos não deveriam ser assim. Eu que sou ateu tenho muito mais espírito fraterno do que este parasita.

    • Roberto, é o ódio político que se manifesta. O comentarista que você citou acredita que está causando e só fica repetindo frases feitas, cheias de ódio. A melhor maneira de tratar este tipo de pessoa é ignora-las completamente.

  • ... Os protofascigolpistas 'mor(t)o', Janot e os abilolados procuradores da a 'PORCA-tarefa' também na roda do "embromation":
    das delações do Fim do Mundo da Odebrecht, não 'vazam' nem mesmo os peidos dos caranguejos!
    Em tempo:
    os caranguejos devem peidar fedorentos "que só"!
    Não os dignos e limpos caranguejos que habitam os manguezais;;;
    'Nois' estamos nos referindo aos caranguejos [libanês] MT, 'Mineirinho' ["!o caranguejo mineiro mais carioca do Brasil"], Santo, Careca, Véia [da RBS], Boca Mole, Caju, Índio, Almofadinha, Moleza [DEMoTucano Jutahy Magalhães Junior], Todo Feio, 'Porco Falante Babel', Botafogo... Ah, sem esquecer 'delle', o GÂNGSTER eduardo CUnha, 'O Carangurjo' do Listão!

    Viva o 'braZ$&l'!

Related Post