O ‘reveillon’ do mercado é dia 24

Em sua coluna no Valor, Angela Bittencourt registra o momento de sinceridade de um “analista de mercado” que faz questão de conservar o anonimato para dizer o que todos eles pensam. Ela explica:

Comemoração antecipada dá azar. Essa crença é forte no Brasil, onde o mercado financeiro já está em contagem regressiva para 2018. Desta vez, Iemanjá não participa. O marcador do ano, que chega em dezesseis dias, em 24 de janeiro, é o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4).

 – O julgamento de Lula é hoje o evento nacional mais relevante para o mercado. Em seguida vem o placar da decisão, porque ela nos dará a probabilidade de Lula ser ou não candidato a presidente.

Vejam que a “turma da bufunfa” não quer apenas a condenação, quer os “3 a 0” que “lacrem” as possibilidades de que haja discussão sobre o direito do ex-presidente ser ou não candidato.

Estão, portanto, nas mãos dos três senhores vetustos – um deles até que nem tanto, pois adora um lobby com a imprensa – os deliciosos lucros que ainda esperam recolher do Brasil, ao menos por enquanto, porque sabem que pouca razão há, estruturalmente, para os fogos de artifício com que celebram a “retomada” da economia.

Deles, espera-se o papel de deixar a vaquinha bem amarrada, para que suguem em suas tetas sempre mais e mais.

Não se está, é obvio, sugerindo que haja suborno. A presença do mundo do dinheiro, entre os interessados na causa é muito mais pesada que isso. É um julgador saber que o mundo dos ricos e a mídia desabarão sobre si, caso ouse dissentir do “deus-mercado”.

Não há julgamento justo por uma trinca de homens num caso como este.

Todo o processo judicial foi construído com mais convicções do que provas, amparado em declarações sem fatos, desprovido de documentos e atos que comprovassem a propriedade do apartamento que o ex-presidente teria “recebido”, sem nada que o comprove. Mas o processo político que ele define é muito mais claro e objetivo: a interdição de Lula é uma sentença que aos grandes beneficia e a milhões pune.

O julgamento de Lula deve ser feito nas urnas, porque é nelas que se faz o julgamento político. Que é, afinal, o que se dará mo dia 24, usurpando-o do juiz que deveria fazê-lo: o povo brasileiro.

 
 

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • Lula e o mercado tem um caso de amor desde a EC40 e a manutenção da plano, lesa-pátria, real.

      • RArnestinha

        ” Ai Jeff ,você tá me lascando! ”
        Toma vergonha descaradinha.
        A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
        Deu pruridos anogenitais, vagabunda?
        Você tem tesão no Lulão, Barbie?
        Pensei que era só sua mãe.
        Sua mulherzinha também?
        Dilma é uma jumenta ?
        Lula é ladrão ?
        Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
        Cadelinha vadia!
        Kkkkk
        Kkkk
        Kkk
        Ok
        K

      • Quer não
        ...ele lê Olavo de Carvalho e Felipe Moura Brasil.....daí...não tem mais cura....é psicopata.

  • O motivo é simples. O eleitor típico do Lula é o sujeito que tem uma influência social quase nula fora da eleição. Da classe média para cima, o Lula e o PT são execrados pela imensa maioria. E se ocorresse o desastre dessa gente voltar é claro que ninguém iria aceitar passivamente ver o seu país dominado outra vez por eles e teríamos uma situação como a da derrubada da Dilma, só que ainda pior.

    Como todo mundo sabe que sobreviria a baderna até o PT ser chutado de novo, quem podia investir em alguma coisa (pequena ou grande) segura o seu investimento, pois ninguém é louco de rasgar dinheiro. Agora, afastado o risco do Brasil ser ocupado pelo PT o pessoal tira o pé do freio e a coisa começa a acelerar. Quem pensa no Brasil sabe que o Lula é o maior entrave para o conserto do desastre que o PT deixou. Xô, encosto, cai fora. Já atrapalhou demais.

    • "Esses eleitores petistas são mesmo uns desqualificados. Recusam-se a serem guiados pelos endinheirados, pela elite esclarecida que sabe o que é melhor para o povo: viver sem dignidade e ao sabor das vontades da elite"

      • “Influência $ocial quase nula”…. KKkk

        Ernesto deveria se preocupar com a sua p´ropria existência e influência social que também beiram a nulidade!!!

        Kkkk Vai se tratar, pois mesmo que você esteja sendo remunerado para ficar todos os dias postando besteiras em sites não Olavetes… Com certeza, você terá que se tratar por tentar ter uma vida virtual acima do que é a sua vida virtual… se alguém considerar vida quem só existe por causa de detratar um único partido… Kkk

      • Esse Ernesto é um comediante dos tempos trolleiros, um verdadeiro Stand-Up do golpe em curso. O sujeito deve tomar todas para conseguir manter discurso tão sem pé nem cabeça.

        • Pergunte a quem do ramo por que o pessoal que pode investir está esperando. O grande fator de instabilidade é o Lula, pelos motivos acima elencados.

          • Você está certíssimo, ernesto. Em tempo, não preciso mais socar a vara em ninguém, pois agora posso escrever em meu próprio nome.

          • Haja imbecilidade! Vocês não se enxergam! Ou não: como a opinião do "mercado" é a luz que os ilumina, vocês devem ser pessoas muito ricas, daquelas que vão na casa do Lehman e fazem xixi com a porta aberta.

        • Por favor, caro Luiz Ribeiro, não insulte a categoria dos Paus d'Água comparando-os com coisa tão estúpida quanto um Asnéstico!

    • Bom, não sei o que seria influência social para você, mas, posso te assegurar que eu e milhares de advogados no país acham que Lula está sendo perseguido. Qualquer estudante de Direito que conhecer o artigo 1.228 do Código Civil, saberá que Lula não é dono do triplex. Estou bem acima da média brasileira em qualquer parâmetro que você quiser utilizar, seja em idade, renda, patrimônio, estudo ou qualquer outro item e, sou Lula em 2018. E aí?

      • E aí nada. Entre milhões há certamente milhares como você.
        Numa população como a brasileira, mesmo as minorias são numerosas.

    • "E se ocorresse o desastre dessa gente voltar é claro que ninguém iria aceitar passivamente..."

      Sai daí resto de lixo fascista. Não tivemos medo dos teus donos - muito menos de lombrigas como você - nem quando andavam montados nos tanques de guerra e nos caças usurpados da nação brasileira no golpe de 64! Achas mesmo que vais intimidar alguém, logo aqui, com as diarreias mentais e vergais que despejas? Te enxergue e volte para o esgoto de onde saíste, lá pode ser que alguém te dê ouvidos ó verme.

    • RArnestinha

      ” Ai Jeff ,você tá me lascando! ”
      Toma vergonha descaradinha.
      A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
      Deu pruridos anogenitais, vagabunda?
      Você tem tesão no Lulão, Barbie?
      Pensei que era só sua mãe.
      Sua mulherzinha também?
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Cadelinha vadia!
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk
      Ok
      K

    • Arnestinha

      ” Ai Jeff ,você tá me lascando! ”
      Toma vergonha descaradinha.
      A Bonequinha Barbie não pode ver o nome do Lula, que vem lamber !
      Deu pruridos anogenitais, vagabunda?
      Você tem tesão no Lulão, Barbie?
      Pensei que era só sua mãe.
      Sua mulherzinha também?
      Dilma é uma jumenta ?
      Lula é ladrão ?
      Vocês quando veem o nome do Lula começam a dar coceiras nos CUS e desatam a escrever mais MERDA.
      Cadelinha vadia!
      Kkkkk
      Kkkk
      Kkk
      Ok
      K

    • Você se superou em imbecilidade. Vai trocar a fralda que você usa na cabeça.

    • Fico imaginando o limite da imbecilidde. de vermes....aí vejo os trolls quenfazem plantão aqui e sei definitivamente que não há limites....Vão levar mas fuças para aprenderem.....E vai ser de barrote....nem a mãe vai reconhecer...

      • 24 liberdade para o Brasil, LULADRAO na CADEIA já é vê se não vai fazer igual ao Garotinho a onde o Gasparzinho foi lá bater nele.

    • "Influência $ocial quase nula".... KKkk

      Ernesto deveria se preocupar com a sua p´ropria existência e influência social que também beiram a nulidade!!!

      Kkkk Vai se tratar, pois mesmo que você esteja sendo remunerado para ficar todos os dias postando besteiras em sites não Olavetes... Com certeza, você terá que se tratar por tentar ter uma vida virtual acima do que é a sua vida virtual... se alguém considerar vida quem só existe por causa de detratar um único partido... Kkk

  • Faz-se necessária alertar aos brasileiros que forem a Porto Alegre sobre as armadilhas da direita truculenta. Não é atôa que uma Lei inconstitucional (Lei Antivandalismo) vá servir para punir os manifestantes pró-Lula. Claro que serão usados jovens (recrutas (Brigada/Exercito),ativistas MBL,bolsobostas, talvez até´ex-tupamaros) a fim de culparem os manifestantes. Calma gente, quando começarem o quebra-quebra, sentar no chão, fotografar e filmar os baderneiros).

    • Acho que passou da hora de ter desordem pública. Povo é tratado como gado, não deve se comportar como tal!

  • Que país indefeso!
    Condena o maior dos brasileiros sem nenhuma prova contra e muita prova da inocência. Um pais onde a justiça se fixa na injustiça. Se destrói para atender a globo e ao mercado.
    Que desgraça!
    Eles se arrependerão, é claro; o mercado levará o país mais abaixo ainda buscando lucros da desgraça; os outros se condenarão para sempre; acordarão mas quando já for tarde.
    Que desgraça.

  • O mercado acha que com Lula é ruim? Certo, mas se ele apoiar o Requião por exemplo, o discurso dele é bem mais duro que o do Lula. E ai o que o mercado fará? A vida dos golpistas não será fácil assim, não terão moleza.

  • Desculpa, Fernando, mas você não leu a sentença. Essa crítica de que "a sentença não comprovou a propriedade do apartamento", de boa parte da Esquerda militante, tem sido o motivo principal da sentença não ser reformada em instâncias superiores. Os verdadeiros pontos fracos da sentença são: 1) ela parte da premissa de que as reformas no apartamento foram parte da propina paga pela OAS ao PT. O problema é que a existência desse nexo volitivo (entre corruptor e corrompido) não é coisa julgada ainda, e as "provas" (na verdade, apenas depoimentos conjunturais que sustentam uma narrativa fictícia) da existência dessa propina foram geradas em outro processo, onde Lula NÃO ERA RÉU E NÃO EXERCEU A AMPLA DEFESA E O CONTRADITÓRIO; 2) se Lula recebeu um tratamento preferencial em relação a outros condôminos - e essa é a única coisa provada nos autos! -, recebeu como Ronaldo Fenômeno ou Ivete Sangalo, ou qualquer celebridade, receberia. Isso pode ser uma infração ética, mas não é crime; 3) não persiste a causa de pedir sem provas inequívocas da existência de uma propina - da qual Lula faça parte como interlocutor /negociante -, e sem provas inequívocas de uma "vantagem" obtida pelo corruptor (ainda insistem na tese das medidas provisórias?); 4) Se a "propina", ad argumentandum tantum, fosse a reforma no apartamento, não haveria de se falar em lavagem de dinheiro, pois as benfeitorias se acresceriam ao valor venal do imóvel, após a sua transferência definitiva (as "chaves"). Logo, os dois tipos penais, para esse caso, são contraditórios entre si (ou houve corrupção passiva ou houve lavagem de dinheiro).

    Esses são os pontos de maior inconsistência da sentença. Insistir na tese de que "não se demonstrou a propriedade do apartamento" é uma grande bobagem. E só fortalece o discurso da direita punitivista.

  • "Moro, absolveu a mulher de Eduardo Cunha, que movimentou mais de US$ 1 milhão no exterior, argumentando que ela não sabia que o dinheiro era fruto de corrupção". Que sentença irretocável uma obra prima, como diria o presidente do TRF-4.O próprio juiz, por telepatia expressou-se pela acusada. Cadeia é pouco para essa organização criminosa somente o paredão conserta...

  • Alguém tem um bom hospício para indicar ao autor deste comentário? Eu não inventei! Alguém entrou no blogo e escreveu este amontoado de asneiras:

    "O eleitor típico do Lula é o sujeito que tem uma influência social quase nula fora da eleição. Da classe média para cima, o Lula e o PT são execrados pela imensa maioria. E se ocorresse o desastre dessa gente voltar é claro que ninguém iria aceitar passivamente ver o seu país dominado outra vez por eles e teríamos uma situação como a da derrubada da Dilma, só que ainda pior.
    Como todo mundo sabe que sobreviria a baderna até o PT ser chutado de novo, quem podia investir em alguma coisa (pequena ou grande) segura o seu investimento, pois ninguém é louco de rasgar dinheiro. Agora, afastado o risco do Brasil ser ocupado pelo PT o pessoal tira o pé do freio e a coisa começa a acelerar. Quem pensa no Brasil sabe que o Lula é o maior entrave para o conserto do desastre que o PT deixou. Xô, encosto, cai fora. Já atrapalhou demais."

  • A turma do dinheiro celebrar aberrações em nome do lucro fácil não é de se estranhar, estranho mesmo são os pobretões de sempre aqui no blog defendendo o "mercado" e as bostosofias da globo e sua tropa de asnos como a Mirian Nariz de Porco e cia.

    • Esses otáriointegram a turma do "ah, se eu soubesse!"
      Quando acordarem e caírem na real, já não haverá o que saber. E esses imbecis, pela raiva burra que lhes alimenta o ego, terão condenado inclusive os próprios filhos a subsistirem na miséria.

  • Pretendo lucrar muito com a confirmação da condenação de Lula. Parte do dinheiro que possuo está em aplicações na bolsa que, certamente, vão disparar quando o resultado sair! Precisamos de um 3x0. O mercado financeiro, assim como muitos investidores (inclusive eu) detestariam ver de volta ao comando do país essa figura promíscua chamada Lula. E viva a justiça brasileira!

Related Post