O “roque” no xadrez da Lava Jato, para proteger o Rei Temer

Para usar a linguagem das ótimas análises de Luís Nassif, que compara aos movimentos do xadrez os lances  da política – e aqui no Brasil, cada vez mais política se confunde com política – o que aconteceu hoje foi um “roque”.

O roque, para os iniciados, consiste em um movimento de inversão entre torre e rei, trazendo este mais para o canto do tabuleiro, em posição mais protegida. Sua finalidade é salvar o rei de um possível xeque.

A torre, o Ministro da Justiça e única indicação exclusivamente pessoal de Temer, foi ontem a Curitiba, limpar as “casas” que pudessem impedir o movimento planejado.

Porque, basta olhar o despacho do juiz Paulo Bueno de Azevedo, da 6ª Vara Criminal de São Paulo para ver que as ações tomadas hoje (23) estão autorizadas há exatos 20 dias, desde 3 de junho.

Ironicamente, com a ordem de “cumpra-se com urgência”.

Os enxadristas sabem que não se faz o roque cedo demais.

Em 12 horas, saíram de cena os perigosos personagens que ameaçavam fazer a Lava Jato avançar para as cercanias de Michel Temer e voltou-se aos “malditos petralhas” como personagens exclusivos,  num história, a rigor, mixuruca.

Muito mais do que eu e você, Janot e o Supremo sabem ler despachos judiciais para perceber o baixo grau de solidez e a insegurança do próprio juiz que tomou as decisões.

Não vai ser surpresa que caiam e o tabuleiro volte à configuração anterior.

O problema é que o PT é um jogador tão bisonho que demora a agir e muito mais a reagir.

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Até leitor da veja é capaz de ligar os pontinhos e atinar com o fato de que a ação midiática de hoje teve como objetivo tirar o foco de temer e seu "ministério de notáveis" envolvidos com a justiça. Além disso a ação se sincroniza com o desenrolar do farsesco processo no senado e com a micareta golpista programada para 31/7. Fornece, também, assunto para as revistinhas golpistas no fim de semana, porque nem as merdas das vejas da vida estavam conseguindo mais empurrar a sujeira do "governo" provisório para debaixo do tapete. Aliás, que tipo de otário vai sair à rua de graça usando uma ridícula camiseta da cbf para defender governo golpista e corrupto sendo que os movimentos pró-golpe estão sendo ganhando pra fazer isso? Tem mesmo gente disposta a fazer papel de palhaço para que outros ganhem dinheiro em cima da burrice alheia?

    • O importante no episódio é observar que a rede de atuação da lava jato já inclui organicamente outras varas e outras latitudes. Observem que o ministro de Temer vai falar ao chefe da operação jurídico-política, em Curitiba, e a decisão do contra ataque jurídico-midiático da direita se dá em São Paulo. Ou o citado ministro, dado a protagonismos singulares, já está a fazer papel de elo de ligação judiciária ou o centro do poder judiciário está realmente concentrado em Curitiba, e isso não pode mais ser considerado teoria da conspiração.

      • Bem observado. Está se consolidando o complexo mídia/judiciário. Os políticos de direita, fora aqueles figurões que fazem parte do estado maior golpista, são apenas coadjuvantes. Na Itália surgiu Berlusconi, aqui, se o golpe vingar, teríamos berlusconis de fachada, sendo o poder, de fato, exercido por uma espécie de "conselho dos aiatolás", como no Irã.

    • Se temer, mesmo na interinidade, promove aquele aparato belistico, somente visto em caso de guerra na sede nacional do pt em sp, o que esperar dele , caso ele seja empossado em difinitivo?

      O que me deixa mais perplexo, e a reação mesquinha, ou nenhuma. por parte da direção nacional do pt e seus parlamentares.

      como fica milhares de filiados e simpatizantes por este brasil afora?

      Ate´quando os dirigentes do pt vão continuar acovardados? Tambem os parlamentares-PT seus frouxos?

      Vão aguentarem o Sr. Marco Antonio Vila comentarista mediocre da Radio Jovem Pan esculhambando, e agredindo filiados e militantes do Pt, diariamente, numa radio de concessão publica? Sem mover uma palha... contra esse cidadao?

      Basta!

  • Parabéns ao Brito e demais blogs progressistas que desnudam as verdadeiras causas do Golpe.

    O Cafezinho, em particular, dando show sobre a figura grotesca do Toga Falante.

    Nos vídeos publicados, ele está a falar na Suécia de uma maneira que foi formalmente interditada pelo próprio STF. Ele contraria o que foi decidido pelo próprio STF.

    O impeachment da Dilma, disse o Supremo, tem que se remeter a apenas dois pontos (6 decretos de supostas pedaladas e plano safra) e não "ao conjunto da obra".

    Ele diz, no vídeo, que o afastamento da Presidente é por variadas razões e por via do parlamentarismo.

    Ora, o que vige aqui - e o STF rasga a Constituição ao não se opor a esta trama - é o presidencialismo.

    Por último, mas não menos importante, o Toga tenta fazer os interlocutores de bobos, como se eles fossem os nossos midiotas.

    Diz que o STF cuida que o processo se dê dentro da legalidade, mas burla na resposta quando perguntado sobre a previsão legal de que, para além de razões políticas, tem que haver claras razões jurídicas (crimes).

    Ou seja: o Toga e o STF deixam ao Congresso - e logo que Congresso - decidir politicamente se os alegados crimes da Presidenta são crimes ou não.

    Então, tudo deixado ao Congresso e ao parlamentarismo ilegal, o que restaria de legalidade para o STF apreciar e zelar?

    Depois não querem que o STF seja considerado parte do golpe.

    Quanto às novas investidas da Torre de Londres contra o PT, logo após visita do ministro usurpador da Justiça, é de viés tão notoriamente partidário que deveríamos enviar o noticiário à Suécia para complementar os questionamentos ali feitos ao Toga.

    O nervosismo do Toga na Suécia não é só por ter que se expressar em mau inglês. Resulta também do esforço de fazer os presentes de bobos.

  • Fernando, a confusão de todos é não perceber, ainda, que não se trata de um processo político. Trata-se, na mais pura acepção do termo, de crime organizado. E, neste, as regras são outras.

    • Concordo em parte. No crime organizado, as regras dependem do interesse pessoal ou da quadrilha, e isso é tudo o que importa. Para conseguir vantagens ou para se safar, os quadrilheiros são capazes de tudo fazer sem escrúpulo algum, ferindo a outrem ou ao próprio país.

    • O FB tem mesmo necessidade de culpar o PT como se o xadrez politico tivesse tido o controle total do PT. Em vez de apontar os governos Lula e Dilma como excepcionais por terem avançado em questões essenciais para a sociedade brasileira vem com essa mão pesada jogando ainda mais merda. Tem o cara do PT que ontem fez um protesto na porta da sede do PT invadida pela PF, mas nenhum comentário aqui. Se é pra escolher o lado fraco das pessoas devia-se começar pelo próprio umbigo. Lula, PT e Dilma tiveram muita coragem para fazer muitas coisas mas querer que fossem Deuses para controlar uma máquina sólida oligárquica de 500 anos já é demais mesmo. Por que os blogs sujos não saíram às ruas junto com a população até agora, digo, carregando bandeiras em nome de suas atividades também. Porque temem represália não é mesmo ? Veja que o umbigo de cada um não deve ser esquecido cada vez que o bode expiatório do momento é agredido. O partido é bombardeaam pela mídia hegemônica há mais de dez anos e os progressistas ajudam principalmente nos momentos mais agudos. Não entendo esse ranço que chega ser irracional. O que fica claro é a fragilidade de brizolista tb que parecem crer que Brizola acertou tudo e virou o ídolo perfeito. SQN, ele não teve a prisidencia

      • ...Não teve a presidência em suas mãos, o que teria sido ?? Enfim, é cansativo esses comentários de buteco. Afff

          • E tem mais: num momento assim crítico para o Brasil vê-se claramente que a "dita" esquerda progressista é fragmentada, provinciana e limitada. No fundo representa o resultado desse quadro político oligárquico também. Enquanto a direita, essa não perde tempo com coisas "bisonhas"... não é mesmo ? Bisonho é o "companheiro" que não fez o trabalho que nem Brizola conseguiu não é mesmo ? Atirar pedras e merda em cachorro morto e aviltado virou o esporte favorito do FB. Por favor mostre então o que o ser exceptional que é o Brito viu que os "bisonhos" petistas idiotas não perceberam...?! As vezes me pergunto se o Brito consegue ver seu viés partidário azedo ?
            Certamente não vê nada, muito bisonho...

  • Os fatos são tão evidentes que não há o mais argumento. O Brasil cujas raízes escravagistas são tão evidentes, vide o STF que temos, a Mídia que se diz imparcial, o povo 80 % semi ou totalmente analfabeto político o resultado é um parlamento de 85% de Cunhas. Regido por um povo totalmente controlado pelo facebook.

  • Cada comentário idiota .
    É o mesmo cara de sempre.
    Existem milhões desse tipo.

  • O xadrez é para poucos, ou melhor para aqueles que defendem os peões. A regra é clara. Os peões que se explodam. É preciso proteger a ala dos nobres às custas do sangue dos peões. Que jogo é esse que ainda não aprendemos a jogar. Quantos peões precisarão ser
    sacrificados para que tenhamos sucesso em nossas jogadas? Até quando a nobreza sacrificara o seu povo para que suas regalias e privilégios não tenham fim? Somos apenas povo, ou melhor peões a procura de um lugar ao sol,sem querer que a nobreza se extingua, mas que respeitem a nossa luta.

  • O Jogo de Xadrez do Brasil é o mesmo das capitania hereditárias herdadas há 500 anos. A oligarquia é quem -da as cartas ao povo escravo. Antes era a igreja hoje é a Globo.

  • Paulo Henrique Amorim vai perder o sorriso cínico de fêladaputa defensor de bandido e vai amargar, daqui pra frente, o acúmulo de condenações cíveis e criminais. Vai ser uma maravilha ver cada um que foi ofendido por ele ingressando judicialmente. No Wikipedia já constam muitas condenações. Daqui pra frente, é só alegria.

Related Post