Embora a oposição se apresse em dizer o contrário e possa, a alguns, parecer paradoxal, o dia de hoje marca trecho final, em condições bastante razoáveis para Dilma Rousseff, do período eleitoral pré-Copa, o mais difícil para a candidatura da atual presidente à reeleição.
Os principais elementos negativos para ela já foram para a mesa: a inércia política de seu Governo, as dificuldades com a base parlamentar, a “ofensiva moralista” encarnada na exploração da Petrobras e, muito mais importante, o quadrimestre bastante complicado em matéria de inflação, mais aguda por conta da seca e do represamento das tarifas de transporte no ano passado, que começou a retroceder, com a divulgação do IPCA (0,67%, contra uma “aposta” do mercado de 0,8%) e a primeira prévia do IGP-M marcando 0,06% (o índice cheio para o mês é previsto pelos bancos em 0,4%).
Por mais que o terrorismo inflacionário vá seguir, não há como esconder que para a parcela mais pobre da população, onde o INPC reflete melhor a pressão dos preços, o acumulado em 12 meses é, com seus 5,82%, muito menos aterrorizante que o de abril de 2013, quando somava 7,16%.
Não é o melhor dos mundos, mas também não é um cenário desesperador, como apostava – e não perdeu ainda as esperanças – a turma do “quanto pior, melhor”.
O último fator – a Copa – embora ninguém deva ter a ilusão de que aí não virão manifestações – não dá também sinais de que vá adquirir as proporções de um ano atrás, com a adesão de parcelas significativas da classe média.
Ao contrário, a tendência é a de que o clima da competição e a conclusão de muitas obras a ela ligadas aponte para uma dissolução das reservas que artificialmente se criaram sobre os “danos” que ela traria ao país.
Empolgação à parte, o conservadorismo brasileiro tem, é certo, algo como 35% dos votos assegurados e, com Aécio consolidado como seu candidato, inclusive com um movimento de pesquisas que definem sua supremacia sobre um Eduardo Campos que começa a ser empurrado para o nada, como já fica claro nas pesquisas.
Contra ele, à medida em que a campanha avance, há o peso de um Lula que se conserva, intocado, com a maioria absoluta de intenções de voto.
Quanto ao jogo das pesquisas, apenas reproduzo o texto da revista Veja sobre uma pesquisa Ibope, menos de um ano antes da eleição que reelegeu Lula em 2006:
Com base nos dados da pesquisa do Ibope e com a ajuda de técnicos do instituto, VEJA transformou as porcentagens em números absolutos e comparou-os aos resultados obtidos nas últimas eleições presidenciais pelos então candidatos Serra e Lula. O resultado é impressionante. Consagrado nas urnas em 2002 com 52 milhões de votos, Lula, três anos depois do pleito, perdeu 20 milhões de eleitores. Isso significa que quase 40% das pessoas que o queriam na Presidência hoje não querem mais. Só na Região Sudeste (que reúne 45% do eleitorado brasileiro), o presidente viu desertarem 10,6 milhões de eleitores desde que assumiu o cargo. O cálculo foi realizado com base nos porcentuais de intenção de voto atribuídos a Lula e Serra em um hipotético segundo turno – ponderados os índices de abstenção registrados nas eleições de 2002 em cada região do país e descontados os votos brancos e nulos. Por essas mesmas contas, Serra ganhou 11 milhões de eleitores em relação à última eleição presidencial. No dia seguinte à divulgação da pesquisa do Ibope, o Datafolha anunciou a sua, com números praticamente idênticos. “
Não é preciso mais do que as pesquisas para que você julgue as pesquisas, não é?
View Comments (18)
As Pesquisas são de interesses da Imprensa e alguns lá de fora, logo toda a tendencia é que as mesmas levem a buscar resultados que interesse a quem está interessado.
Alguém pesquisou por exemplo - O que você acha da Globo, Qual sua opinião quanto ao comportamento do STF, O que você acha da Imprensa, Você acha que a Globo tem preferência por algum dos Candidatos a Presidência, O que você achou da Globo apoiar o Collor, Você acha ético uma emissora de TV ou um Jornal ou Revista defender algum Candidato.
Meu amigo, é nojento e vergonhoso ver apresentadores gaguejarem para informar alguma coisa que represente ganho para a população, e maior ainda a desenvoltura para informar algum desacerto, inclusive nas mídias católicas e em muitas evangélicas, induzindo os fiéis e em pleno conluio com a imprensa em geral, a mesma que depois dizem que alguém trata o povo como colonizados, subservientes e até mesmo gado.
Tens razão, caro Mota. Até porque no esgoto já sabemos o que encontrar ...a mídia global escorrendo!
Tá difícil a direita retomar o poder e, com fraude e mentira está mais difícil ainda. Com pesquisa fajuta não ganha, com bolinha de papel, menos ainda. Resta o golpe, mas, felizmente, quem tem força para Golpe sabe o que lhes custou sustentar a Ditadura e o quanto ainda pesa a história por ser conhecida e contada.
Lembro das pesquisas para senador em Sc, la no inicio Um certo senador tinha 50 % e vignatti do Pt 5%, abriram as urnas e a diferenca entre os dois foi 5%. Uma fraude...certo? Entao pesquisa no Brasil, significa o que a direita gostaria que fosse.para o pt uma raça em extinção ...ah e os Índices de audiência de uma certa rede de tv tambem, cai e cai o que nunca caiu, sera por causa da empresa alemã que vem ai?
Quando Felipão colocar a seleção para treinar e começar os amistosos de todas as seleções ninguém mais vai lembrar que este tal Aécio existe. A copa vai ser uma festa maravilhosa porque quem a enriquece não é a elite mas o povão que vai pintar suas ruas colocar a bandeira do Brasil nas janelas, lages e telhados, a criançada vai vestir camisas com o numero dos seus idolos, os visitantes vão se encantar com o nosso país e a nossa gente. Se o carnaval do Rio e de Salvador que acontecem todos os anos e é preaticamente a mesma coisa, imagine uma copa do mundo no Brasil. Quando a copa passar e o Brasil mostrar a sua competência para sediar qualquer evento internacional esses brasileiros antipatriotas e entre eles o Aécio e o Dudu, só não ficarão de cara vermelha, porque são PHD em dissimulação. Eu vou tirar férias da política, vou vestir minha camisa da seleção e curtir o máximo esta copa, porque ninguém é de ferro. Fiquem com Deus, Feliz dia das mães para todos vcs e até o início de setembro, quando então trocarei a camisa da seleção pela camisa do PT e seus aliados rumo a vitória no primeiro turno e de balaiada.
se uma parte da esquerda, poucos enfim, deliravam em 70 pensando em derrota do time do brasil pelo que levaria de desprestigio para a sanguinaria ditadura de entao...
Mas isso durava só ate o primeiro gol de rivelino, pele e cia.
O mesmo acontece agora, e com o sinal trocado...só com maior quantidade deles na ala direita... Mas é delirio que a familia scolari vai desnudar.
Quando eles enchem o pulmão, para gritar aos quatro ventos que os "blogs sujos" são financiados por um determinado partido, é por pura, longa e lucrativa experiência própria.
Gente eu só acredito em um único intituto de pesquisa... Ele se chama: URNA. Simples assim!!!!
As 25 empresas mais poderosas do Brasil, segundo a Forbes
A Petrobras obteve o melhor desempenho no ranking, se posicionando entre as 30 maiores companhias do mundo, avaliada em US$ 86,8 bilhões
http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/3337918/empresas-mais-poderosas-brasil-segundo-forbes
E ainda falta a conclusao dos processos dos trens e metrôs de Sao Paulo, o apagao da água de Alckamin.
É Dilma no 1º turno e Lula em 2018.
Para o meu presidente LULA, não se preocupar comigo, e mais 32 eleitores...digo.
DILMA 13 2014.