O “são todos ladrões” afastou os pobres da política. Os ricos continuam gostando

Escrevi aqui sobre o que, na minha opinião, é a tolice de acharem que as abstenções “explodiram” nesta eleição de forma generalizada, como recusa da população à política.

Finalmente, leio  uma análise lúcida sobre isso, muito menos calcada nos números de abstenção e apoiada, como deve ser, nas mudanças que a criminalização da política trouxe na relação de engajamento eleitoral dos pobres e dos ricos – ou dos que acham que são, na votação em branco ou nula.

José Roberto de Toledo, no Estadão, analisa a importância que os paulistanos, por região, deram à disputa municipal.

E, como mencionei ontem, é o estudo da distribuição dos votos brancos e nulos, o que é sinal dos efeitos da transformação da política em antro de criminosos, o que nunca foi um problema para os conservadores, mas um pretexto quando a corrupção em um governo de esquerda foi transformada em “primeira e única” da história brasileira.

Toledo escreveu:

O maior desinteressado pela eleição municipal foi o eleitor pobre. Pesquisas Ibope feitas nas vésperas do pleito nas principais capitais brasileiras revelam que eleitores da base da pirâmide de renda declararam pouco ou nenhum interesse pela eleição em taxas de 14 a 27 pontos maiores do que os mais ricos.

A maior diferença aconteceu no Rio de Janeiro: 61% dos cariocas com renda até um salário mínimo se disseram desinteressados pelo pleito, contra apenas 34% dos que têm renda acima de 5 salários. Em São Paulo, o desinteresse atingiu 55% e 39%, respectivamente. Mais do que uma curiosidade, foi crucial para o resultado.

Entre os paulistanos, o desinteresse se traduziu em uma maior taxa de votos brancos e nulos na periferia pobre da cidade do que nos bairros mais ricos do centro expandido. Na fronteiriça Guaianazes, no extremo da zona leste, 21,4% dos eleitores anularam ou votaram em branco. Nos Jardins, só 6,9%. Isso teve um impacto determinante no resultado da eleição.

Este quadro, sim, é generalizável nas grandes capitais. Procurem os votos “na esquerda” nas zonas mais populares do Rio e verão que o processo foi semelhante.

Isso tornou o peso relativo das regiões mais ricas do que deveria ser e, muito mais que a abstenção, explica a inesperada vitória de João Dória no primeiro turno.

No Rio, deve servir para que Marcelo Freixo repense as prioridades no seu segundo turno, no qual, finalmente, terá acesso significativo aos meios de comunicação.

O discurso da “modernidade”, embora correto, tem limites muito estreitos na hora do voto.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Os ricos sabem muito bem o que querem e como fazer para alcançar seus objetivos, principalmente na politica. Os pobres precisam aprender muito ainda, mas quem sabe com o auxílio da Globo e das midias adjacentes e macomunadas um dia também não chegaremos lá. Ou não?

  • realmente pobrnao usa interlagos anhembi nem ibirapuera so pacaembu e olhe la

  • Essas análises feitas por JORNALISTÃO,é o que a DIREITA nem da bola.A ideologia dos pobres,é a POBREOLOGIA,nova corrente ideológica,em todos os países capitalistas do mundo.Consiste tal POBREOLOGIA,em tentar explicar aos cientistas sociais,que o POBRE,não é diferente de uma designação que um poeta do RIO GRANDE DO SUL,fazia há quase um século,ao respeito do homem em geral.Hoje ,tal assertiva,se aplica particularmente aos POBRES.Resumindo se afirma.Vendo,no cocho a ração,faz que não sente o rabicho!

    • Resumindo toda idiotice que você disse,os pobres são um bando de porcos.

  • Nenhuma novidade essa campanha promovida pela mídia com a negação da política (todos sai iguais. De tão iguais que só falam do PT) só serviu para afastar os pobres da eleição e abrindo o caminho para os mais afortunados elegerem o que eles quiserem sem ser incomodado.

    Eu mesmo não votei e não farei mais questao. Depois do que fizeram com a Dilma não voto mais.

    Podem ficar com o brasil (minúsculo mesmo) depois do carnaval do impeachment que fizeram podem ficar. Porém não me venham com choradeira quando vocês não conseguirem tirar o país do buraco que vocês mesmo enfiaram (com a crise política do impeachment) tudo para tomar o lugar da Dilma. Não me venham com choradeira. Fizeram carnaval agora aguenta.

    Esse é o preço a ser pagar pelo o que fizeram com o país. A herança que vocês receberam golpistas foram aquelas que vocês mesmo plantaram. E agora reclama? Aguenta golpistas.

  • Até nisso a esquerda levou a pior. A abstenção pesou favoravelmente a eles. Desgraça pouca é bobagem. Quer dizer: Nao bastava o judiciario, a mídia maldita, os políticos safados, o vento norte, ainda mais essa.

  • Um desdobramento a partir dessa constatação é de que o Cartel Midiático e as redes redes sociais não são tão bons na construção de candidaturas, mas são muito eficientes como instrumento de destruição dos adversários. No passado, os candidatos apoiados abertamente pelo Cartel perderam. Agora, atuaram exclusivamente como armas de destruição e estraçalharam, contando, naturalmente, com a credulidade dos milhões de midiotas.

  • Muito bom FB, tua analise e percepção da' a medida exata que o discurso de corrupção deixou as pessoas menos esclarecidas e ja tão mutiladas em suas vidas sem saber em quem confiar, o que é normal. Os movimentos sociais de base como o MST precisam crescer e é preciso combater as redes sociais tb. Facebook é um veneno. O PT sabera levantar a bola junto com outros grupos progressistas. O Brasil não é para amadores e na era internet muita coisa ainda vai mudar.

  • Eu fico pensando.... com um esforço imenso, eu consigo imaginar o que se passa na cabeça de alguém que vota em Aécio Neves, em Serra, em Alckmin, até mesmo em Bolsonaro.
    Mas, confesso que, por mais que me esforce, não consigo imaginar como pensa uma mente que vota nesse Dória.

    • Quem votou no Cacareco, Maluf, Jânio Quadros e Tiririca, qual o problema?

    • Camarada os paulistanos e paulistas em geral são de uma nova espécie de hominídios - Homo Ascaris , restam poucos sapiens ainda, pouquíssimos.

      Mas votar no Doria não´difere de votar no Romário, Tiririca, Russomano, Richa, Grecca, Sartori, ACM Neto, Iris rezende, Caiado, Ana Amélia.

      Quando a GRANDE FOME voltar , correm todos de volta pro PT !!!! Só aguardar.

  • Os nazifascigolpistas e os derradeiros passos para a guerra civil!
    "Tá' vendo aí ex-'miniSTRO' 'Zé Tucano' da "Justiça" o que é uma Polícia Federal com [com!] comando?"
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PF INDICIA LULA POR NEGÓCIO DA ODEBRECHT COM SEU SOBRINHO EM ANGOLA

    Prossegue a ofensiva judicial contra o ex-presidente Lula; nesta quarta-feira, ele foi indiciado pela Polícia Federal por corrupção passiva, em razão de contratos de R$ 20 milhões firmados pela Odebrecht com a empresa Exergia, que pertence a seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos; embora Lula não seja parte da Exergia ou dos contratos realizados em Angola, a PF avalia que os negócios só foram feitos pela Odebrecht em razão do parentesco de Taiguara com o ex-presidente; defesa ainda não se pronunciou

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/258865/PF-indicia-Lula-por-neg%C3%B3cio-da-Odebrecht-com-seu-sobrinho-em-Angola.htm

  • Coxinhas tem sérios problemas quando precisam interpretar textos. Parece que é regra geral.

    • Estêvão Zanchetta e Everaldo Lopes são os os bons exemplos desses tipos de trolls.

Related Post