O suicídio da imprensa e da Justiça

Consumada a vitória de Jair Bolsonaro, o líder da “imprensa livre” será o ‘bispo’ Edir Macedo.

Consumada a vitória de Jair Bolsonaro, o chefe do Poder Judiciário será Sérgio Moro.

Consumada a vitória de Jair Bolsonaro, justiça e jornalismo estarão presos à bota de um presidente que já não esconde seus desejos ditatoriais, insuflando seus fanáticos com banimento e prisão dos que dele discordam.

“A faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria”. (…)“Vocês, petralhada, verão uma Polícia Civil e Militar com retaguarda jurídica para fazer valer a lei no lombo de vocês”

Nenhum dos ditadores do período militar falou em linguagem tão escancarada e o faz porque a mídia e a Justiça o acalentaram como “elemento útil” e agora ele tem vida e força própria.

Em todos os lugares, os medíocres salivam: os cargos, as promoções, os “mercados” poderão agora ser conquistados sem talento, mas com o dedo duro.

Um ajuntamento de ex-oficiais, reunião de pessoas para delinquir contra a ordem democrática, prepara-se para assumir os cargos públicos, como uma horda de gafanhotos. E quem se dispõe a roubar a liberdade e a vida de seus compatriotas dificilmente terá objeções morais a roubar-lhes o dinheiro e o futuro.

Ainda mais se piar contra eles representar cadeia ou caixão.

Não é preciso mais, como disse o “filho do ômi“, nem mesmo um cabo e um soldado para fechar uma Suprema Corte ou um jornal. Basta um berro, porque ambos estão acoelhados.

Acessem os comentários das notícias nos grandes portais: a Folha é “petralha” , a Globo é “comunista”, os ministros do STF, “vagabundos”.

Como cadáveres que se tornaram, nem mesmo podem reagir ao vilipêndio.

Restamos apenas os que não “estamos cansados”, para usar a expressão vergonhosa de Ciro Gomes em Paris.

E resta, ainda, a esperança de que, exposta – ainda que com a omissão da imprensa e dos tribunais – a face horrenda do que vem por aí, o povão veja a ameaça iminente da destruição da liberdade.

Fernando Brito:

View Comments (60)

  • Textos como este e outros que vêm sendo publicados na chamada "blogosfera progressista" sensibilizam apenas os já convertidos, ou seja, os esquerdistas democratas. O Ex-Presidente Lula sempre soube que, muito mais do que aspectos éticos e morais, são as condições e expectativas econômico-materiais que chamam a atenção das classes populares, na hora de decidir votar num candidato. Com a "praga" do charlatanismo religioso, esse outro aspecto passou a concorrer com o pragmatismo que sempre marcou voto das classes trabalhadoras, pobres, excluídas ou marginalizadas. Mas, uma vez no governo, tanto Lula como Dilma se descuidaram disso. Gênio político que é, Lula conseguiu reverter grande parte da rejeição, quando, na segunda metade do ano passado e nos três primeiros meses deste ano saiu em caravana apor várias cidades do Brasil. Lula foi insanamente perseguído e caçado judicialmente, até se tornar um condenado e preso político mantido incomunicável não porque tenha cometido algum crime (JAMAIS provado), mas porque, apesar de todo o massacre midiático e judicial, se disputasse a eleição a venceria já no 1º turno, tendo força e credibilidade de estadista mundialmente reconhecido, para reverter as medidas legislativas e executivas pós-golpe de 2016.

    A imprensa, depois chamada de 'grande mídia comercial' sempre foi golpista e sempre esteve ao lado das oligarquias escravocratas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas. Para os empresários de comunicação, pouca ou nenhuma importância tem se algumas dezenas de jornalistas forem perseguidos, seqüestrados, torturados, presos, banidos ou assassinados. O sistema judiciário - com destaque para o PJ, o MP e a PF - são herdeiros e representantes da casa grande.

  • Consumada a vitória então se confirma de que lado o juiz Moro-Globo militava e milita o do fascismo. Isso explica a perseguição implacável do Torquemada tupiniquim a Lula.

    • Falta dar nome ao "elo" que liga Globo - Moro - Bolsonaro, mesmo tendo estes alguns (grupos de) interesses conflitantes...

  • Imagens mostram que Bozzo tava de colete sob a camiseta esfakeada. O volume no peito é diferente ao das imagens que fez para Av. Paulista e das fotos dentro do Hospital. Parece haver mais angú nesse caroço: “A facada em bolsonaro teria sido falsa e ele tem câncer” https://www.youtube.com/watch?v=05Ljm5R2pmw

    • Então ele teria feito uma espécie de cirurgia preliminar para sua cirurgia marcada para Janeiro? Seria isso possível?

      • Eu acho que a facada foi real, apenas errou o alvo. Foi alem do combinado. Ninguem comenta ainda os dois tumultos provocados no mesm dia. No hospital e no restaurante. Pq levaram o Adelio pra longe? É um cara que tem tudo pra ser suicidado.

        • Minha opinião: Bolsonaro não sabia da facada, mas esta tem dedinhos de Mourão...Está sendo muito cômodo a vitimização do mito que se recusa a ir a qualquer debate alegando que ainda está fraco. Francamente

      • Com certeza é possível.
        Deste tipo de canalha, ainda mais orientado por aqueles que armaram a farsa da "morte do Osama Bin Laden" que não mostraram o corpo em "respeito ao Islã, podemos esperar todo tipo de golpe.

    • Sobre a "esfakeada" eu nunca tive dúvidas de se tratar de uma farsa/fraude comparável ao episódio da bolinha e papel na careca de José Serra, em 2010; naquele episódio foi uma equipe técnica da UFSM que desmascarou a farsa/fraude. Na "esfakeada" contra o Bozo, basta fazer a decomposição, aproximação e tratamento das imagens para se constatar a grotesca mentira. Não houve facada nenhuma contra o candidato de extrema direita naquele dia 6 e setembro. Se o cara estava doente de câncer e se submeteria a um tratamento, inclusive cirúrgico, isso é que deve ser investigado. A aparência do ex-capitão é de uma pessoa doente; há registros de que ele passou mal duas vezes, chegando a ser hospitalizado, bem antes do mês de setembro.

      • Bolsonaro deveria agradecer ao cara que deu a facada nele, porque depois desse episódio ele bombou nos noticiários, num momento em que era quase invisível, pois só tinha alguns segundos de TV, e de quebra deu uma desculpa para ele fugir dos debates onde sempre era derrotado. Não duvido que esse cara que atacou ele seja fruto de recrutamento de um falso esquerdista. Se o cara quisesse mesmo matar Bolsonaro, teria dado um tiro de longe com uma boa chance de conseguir fugir. É melhor ja ir fazendo caixa 2.

  • Que será daquela velhinha simpática que foi PT durante toda a sua vida e nunca foi
    incomodada por isso, seja pelos amigos ou seja pela família? O medo vai tomar conta do país, pessoas de bem não mais trafegarão pelas ruas com tranquilidade. Até o momento em que alguém se de algum modo mostre o seu lugar para um desvairado que pensa que tem o Exército do Brasil no bolso de seu colete.

  • Os urubus do nazibolsonarismo estão atiçados.
    Haja cargos. Muitos farão gratuitamente a caçada. Não pagavam para verem presos sendo torturados?????!!!
    Dia 28 é o inicio da guerra, se ele ganhar, o Brasil perde em trilhões e a independência, e voltamos ao período medieval.
    Menos escolas e mais porões doicods.
    A CIA, a Guerra Hibrida está em pleno vapor.

  • Eles preferem até o diabo ao PT. Porque na verdade não são eles, mas sim o poder central nos EUA, que está no comando e controla TUDO E TODOS neste momento. O PT é símbolo de um Brasil independente e isto é o que não pode acontecer para eles. O resto é só detalhe, estamos numa guerra e perdendo. Tudo indica que chegaremos ao estágio de uma Ucrânia, esperemos que não a uma Líbia.

  • a barbarie será instalada no nosso país . uma coisa monstruosa que está pra acontecer conosco

  • "(...) a Folha é “petralha” , a Globo é “comunista”, os ministros do STF, “vagabundos”.(...)"

    Pois é, enquanto isso no PHA, há a reprodução de uma entrevista da Folha de SP em que se discute se Boçal Nato seria fascista ou autoritário. Enquanto isso o trem de cem vagões vem desgovernado.

    • Depois virão os trens que levarão os antifascistas aos campos de concentração onde serão executados. Isto já aconteceu antes mas, pelo jeito, muitos não aprenderam.

    • PHA mostrou-se, assim como o seu patrão, um charlatão! Se não fosse já teria pedido demissão da Rede Universal do Reino de "Deus" quando esta decidiu apoiar o Fascismo!!

      • PHA SERVE A DOIS SENHORES. EDIR MACEDO E A ESQUERDA. IMPOSSÍVEL. AMBOS SÃO INCOMPATÍVEIS .PORTANTO, TEM RAZÃO. É UM CHARLATÃO.

    • Aliás um artigo pedante, que parte do pressuposto de que fascismo é somente aquilo que for exatamente igual àquele imposto por Mussolini.
      Na Itália, país de Gentile o articulista, Umberto Eco com muito mais solidez e profundidade já definiu o que é o fascismo, o Ur-fascismo ou fascismo eterno.
      Aqui o link para o artigo (em portugues) de sua célebre conferência na Columbia University, em 1995, https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/A-licao-de-Umberto-Eco-contra-o-fascismo-eterno/4/15330

Related Post