Para você encontrar meu nível de simpatia pelo prefeito Eduardo Paes, vai ter de pedir uma destas sondas de petróleo e cavar bem fundo. Não é zero, é abaixo de zero.
Mas não vou entrar nessa da mídia de ficar fazendo parecer que tudo é um caos, porque não é verdade.
Há falhas – várias, em vários graus -, há insensibilidade social mo caso de remoções, roubalheiras devem ter sido feitas – e não falo do público só, mas do privado.
Mas é próprio da elite midiática brasileira andar com uma lupa amplificando nossas deficiências.
Os apartamentos da Vila Olímpica – aliás, feitos pela iniciativa privada – não são nenhum pardieiro e, se não fosse a estupidez – perdão, não vejo como fugir da palavra – escrota do Prefeito com a historinha do canguru, não era nada que 48 h de eletricistas, bombeiros hidráulico e gasistas não resolvessem.
Eduardo Paes, cujo caráter já ficou evidente no seu comportamento em relação a Dilma Rousseff – que, com Lula, são os responsáveis por grande parte das obras de mobilidade e revitalização que o Rio recebeu – ,é um personagem que não vai passar da eliminatória de outubro na Rio 2016 eleitoral.
Mas o Rio não é este personagem e nosso país não é o caos que apregoam.
O El País mostra, hoje, que confusões de última hora foram comuns em Londres, Atlanta e Sochi, na Olimpíada de Inverno, na Rússia, há dois anos. “Dá pra se hospedar na Vila Olímpica, não há nada traumático“, dizem os atletas da delegação espanhola.
O fracasso das Olimpíadas pode ser político – a ausência de metade dos chefes de Estado que se previa, por conta do impeachment – e pelo clima de apreensão pela onda de violência mundial, na qual nossas autoridades fizeram questão de embarcar, em troca de mídia.
Esportivo não é – até porque nessa aí 7 a 1 não nos trespassa a alma – como foi o único fracasso da Copa, há dois anos atrás, com uma campanha de que tudo seria um caos. Ou alguém se esqueceu do “imagina na Copa”.
O resto é a louvação do “sport business”, interessadíssimos em explorar comercialmente a atração da competição e, com isso, promover os esportistas a uma espécie de subcelebridades.
O mundo do esporte – aliás, o mundo e a vida real – passa muito bem sem isso.
Recomendo a todos a leitura da matéria do Globo Esporte, da qual reproduzo um trecho abaixo, sobre a frugalidade com que se hospedam e comem os atletas cubanos de luta olímpica, que estão entre os favoritos da modalidade.
É o que a inculcação dos valores da classe média que pensa ser elite não consegue assimilar: é possível e bom viver com simplicidade. Não é ser escravo, é ser livre. Escravidão é aquela que coloca faz as pessoas, como dizia Noel Rosa, tendo dinheiro sem comprar a alegria.
E viver eternamente sendo escravo desta gente que cultiva a hipocrisia.
Vida em hostel, almoço em bar: astros
cubanos desfrutam Rio sem glamour
Um grupo de homens altos, fortes e que andam sempre uniformizados tem chamado a atenção da vizinhança de um agitado hostel na Tijuca, bairro residencial da Zona Norte do Rio. É lá que a seleção cubana, dos multicampeões Mijain López, Ismael Borrero e Yasmany Lugo, escolheu para ficar nas duas primeiras semanas do período final de preparação para a Olimpíada. A rotina dos atletas tem sido treinar em dois períodos na Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) e descansar nas horas vagas. As grandes refeições (almoço e jantar) têm sido feitas em um conhecido bar e restaurante especializado em petiscos no mesmo bairro.
A escolha do hostel como QG da seleção cubana de luta olímpica se deveu à proximidade com o centro de treinamento da CBW, que fica a cerca de 2 km. O translado para os treinos tem sido feito através de uma van, alugada pela federação cubana. Inaugurado em 2013, o hostel – que fica a dez minutos a pé do Maracanã – vem sendo a casa de alguns atletas de luta olímpica nos últimos anos, os quais se hospedam no local para se deslocarem com facilidade para a CBW. Habitué do hostel, a lutadora goiana Keila Calaça, que é suplente da seleção feminina, foi quem indicou o local aos cubanos, que não têm do que reclamar nestes primeiros dias de estadia.
– Cubanos e brasileiros são muito parecidos. No hostel e nas ruas todos nos cumprimentam. No restaurante, muitos param para tirar foto com a gente. Essa energia tem sido espetacular. Quando estamos aqui é como se estivéssemos na nossa segunda casa. O clima também ajuda muito, porque não é tão diferente de Cuba. Temos passado dias muito proveitosos, pois, como temos gasto pouco tempo para deslocamento, estamos aproveitando ao máximo o nosso tempo de treino – afirmou o chefe da delegação cubana, Raúl Trujillo.
Todo o primeiro sábado do mês, o local recebe uma concorrida roda de samba. A direção do hostel prepara uma festa de despedida para os cubanos no último fim de semana da delegação no local. A seleção de Cuba fica no hostel até o dia 2 de agosto. A partir de então, os atletas se mudarão para um hotel de grande estrutura, possivelmente na Zona Oeste. A luta olímpica da Rio 2016 começa no dia 14 e vai até o dia 21. A competição será na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca
View Comments (18)
Ora, Fernando. Gringo é gringo, cubano é outra história (mais pra gente).
Brito. Lembro -me de uma matéria do Paes e do Indio da Costa, na antiga revista de domingo do JB, quando eram César Boys, metemdo o malho no Brizola, esculhambando. O César que politicamente só existiu por causa do Briza criou estes políticos. Agora o nosso Lupi, alia-se a este oportunista. Realmente, não se faz política como antigamente.
Mídia Ninja reporta o olímpico sumiço de Aécio Neves e também o de Serra na perícia concluída no celular de Marcelo Odebrecht. Aproveito e pergunto cadê o Sergio Machado com os novos detalhes que disse que ia dar.
"A PF divulgou a perícia efetuada no celular do Marcelo Odebrecht onde aparecem as trocas de mensagens do criminoso (acho que não podemos usar mais o termo empresário) com diversos membros do poder político. Curiosamente, o nome de José Serra, que havia sido divulgado pela própria perícia anteriormente, como um dos políticos que apareceriam neste relatório, não consta em nenhum trecho do documento, e, coincidentemente, o texto possui algumas tarjas. O legal é que se você der um Ctrl+F e digitar José Serra, o buscador vai encontrar 5 vezes em que o nome aparece no relatório, exatamente nos 5 lugares onde o texto tem tarjas e onde um nome próprio faz sentido.
Clica lá e faz o teste: http://ninj.as/5ncta
CTRL + F JOSÉ SERRA
(via Camilo Kolomi)"
FB, lembra que esse tal Eduardo Paz cometei a imbecilidade de falar da mal da cidade de Maricá?
Ou seja, de novo perdeu UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO..
Excelente texto, como todos, Brito.!!
Um Paes-boy alçado, no golpe, à condição de ministro.
Marcelo Calero.
Ou, como se apresentava em 2010, Marcelo Caléro.
Dois anos depois dos minguados 2.252 votos que não o elegeram para deputado federal pelo PSDB em coligação com DEM e PPS, o atual ministro usurpador da Cultura fez conferência em um seminário mexicano dedicado a negócios com o Brasil.
Ele falava na condição de chefe do setor comercial da Embaixada brasileira.
Segundo a reportagem de Carolina Zavala Contreras, que pode ser lida no portal mundotec.mx, indagado sobre o crescimento no Brasil, Calero respondeu que a chave para isto foi a notável diminuição da pobreza desde 2003.
Em outras palavras, graças ao lulopetismo.
Lulopetismo que o Estadão, pra não dizer o resto do PIG, tanto ataca e que Calero, no seu golpismo e carreirismo, ajuda a desmantelar depois de ter elogiado.
Gostaria muito que as pessoas que se apressaram a elogiá-lo e a prestigiar a sua posse (na mão grande, repita-se) viessem hoje a público dizer o que pensam das providências policialescas e persecutórias par curvar o MinC – primeiramente foco de resistência – ao golpe.
Fernando, perfeito o texto, essas Olimpíadas que o governo Lula trouxe para o Rio e seu governo e o da Dilma tinham como objetivo exaltar o Rio e o Brasil, porque ao contrario dos fascitas, eles amam o país Qual a cidade que não gostaria de sediar um evento dessa magnitude. Infelizmente essa gente que odeia o Brasil, esses canalhas destruíram muito do encanto dessa festa, não há de ser nada, não serão esse fdp que vão impedir o Brasil de se tornar um dia uma nação digna do povo brasileiro.
Excelente texto, FB!
O caráter do Paes não me surpreende.
Só virou bom-moço com objetivos eleitoreiros e faminto por verbas.
Inesquecível sua postura fascista na CPI do Mentirão.
E só não dou crédito total ao Delcídio porque - se faz acusações desprovidas de provas - ele é rato, manipula e mente.
Mas, se a documentação do Banco Rural foi de fato "ajustada" para esconder o Aécio, pelo papel proeminente de então, é bem possível que o Paes disso tudo soubesse.
Antes de mais nada: fora Temer.Torço para que tudo dê errado nas olimpíadas. Primeiro porque os atletas olímpicos são teratológicos não devido ao desenvolvimento embrionário, mas pela prática intencional de criar malformações para conseguir maiores índices. Jamais criticaria uma deformação física por malformação, mas aqui se trata de deformações intencionais o que para mim é criminoso e foge completamente do espírito olímpico em todos os sentidos tradicionais e originários do conceito. Depois o Coi recusa atletas russos, aos quais os esportes devem muito, mais do que qualquer outro país, porque são criados com anabolizantes! Além disso, é um momento privilegiado para apresentar os protestos contra o golpe, já que estarão presentes jornalistas de mais de 200 países. Estes protestos tem mais é que causar perturbação e transtornos. Porque devemos poupar estes atletas? Que sirvam pelo menos de pretextos para as manifestações. Um fiasco que já se anuncia do ponto de vista da diplomacia e que deverá se estender à organização será muito educativo quando se comparar com a organização exemplar que foi a copa do mundo, de realização muito mais difícil e complicada e realizada por um governo legítimo e democrático e não por esta excrescência que se instalou no Brasil.
O problema é que qualquer vitória ou fato relevante para o Brasil na Olimpíada,vão ser encampados pelos canalhas golpistas ,que agora mandam nesta Republiqueta que se criou,a partir da Revolução dos Ladrões e Bandidos.
Fazem quase 2 anos, que o Moro com as costas quentes por toda a cambada de apátridas do PSDB e PMDB, está destruindo o país, inclusive as obras da Vila Olímpica,que pararam totalmente há muito tempo, por boicote dessas forças golpistas,sob os auspícios da globo e com a porteira aberta pelo Judiciário.
O que aconteceu, foi que eles precisaram urgentemente apear a Dilma da Presidência, pois seria tarde demais após a Olimpíada,e o Lula já estaria consolidado como virtual vencedor em 2018.
Agora caiu tudo na cabeça deles, e a Dilma e também nós não deveremos repartir o fiasco dos Jogos Olímpicos, cuja infraestrutura foi cortada há 2 anos.
Eu vou gostar e rir bastante a cada fracasso e vexame do Brasil ,que agora chama-se Sindicato do Crime Tropical,ou SCT.
O problema estrutural das olimpíadas está longe de ser a vila. É a porcaria da baia de Guanabara, esse esgotão ridículo a céu aberto. Se os organizadores tivessem o mínimo de zelo pelos atletas, mudavam as competições para outro local...