O “todo poder ao Moro” instituiu a anarquia judiciária no Brasil

É que nossa imprensa e os nossos conservadores são muito, perdão da palavra, avacalhados.

Não há um país no mundo onde pudesse estar havendo um combate aberto entre um ministro do Supremo Tribunal Federal e uma associação que representa a corporação de juízes.

Você consegue imaginar, nos EUA, uma liga de juízes de condado e -mais ainda – uma Liga de Juízes de Condado que entre em guerra com um juiz da Suprema Corte?

Evidente que não.

Como chegamos a este ponto?

Coices de Gilmar Mendes nunca foram propriamente uma novidade.

Mas eram uma estupidez isolada, geralmente minoritária no Supremo.

Desde que a Lava Jato se tornou o cavalo de batalha da mídia contra o PT, com o endeusamento de Moro e seus rapazes do MP, a corporação judicial sentiu a oportunidade de abocanhar poder.

As associações de juízes passaram a fazer uma militância política, para além de meros interesses corporativos.

E como era uma militância anti-esquerda e anti-PT, todos a aceitaram.

Apoiar Moro, fortalecer Moro, endeusar Moro era apoiarem, fortalecerem e endeusarem a si mesmos, como indivíduos e corporação.

Concederem-se, portanto, mais poder, bem como assim foi com o Ministério Público.

Enquanto se batiam contra pessoas que tinham a moderação que a liturgia dos cargos obriga – e que levavam esta moderação, cada vez mais, para o tereno do avassalamento, o que não se confunde com o respeito democrático à Justiça – nada aconteceu.

Agora, bateram no espinhoso Mendes.

E a troca de ofensas chegou ao inimaginável.

Ele diz que os imorais auxílios rebebidos pelos juízes e promotores são “seu pequenos assaltos” ( no meu dicionário, que assalta é assaltante) e que suas remunerações se compõem de “gambiarras institucionais”.

Os juízes rebatem, dizendo com todas as letras o que pensam das atividades de Mendes com sua “faculdade” de Direito, o Instituto de Direito Público (Público, privado, convém frisar) dizendo que sua ideia de Magistratura é de juiz  “que não exerce atividades empresariais, que respeita as instituições e, principalmente, que recebe somente remuneração oriunda do Estado”.

Sérgio Moro, que é o comandante simbólico da sublevação da magistratura não vai entrar diretamente nesta briga. Vai reagir nos autos, onde faz e desfaz com pouca reação dos tribunais superiores que já passaram da intimidação para a adesão, à medida em que se perderam os pruridos das garantias do cidadão.

Os gaúchos, no interior, têm um ditado: cachorro que comeu ovelha, só matando.

Sem morticínios, como é do civilizado, não é imaginável onde esta “briga de rua” vai parar.

 

Fernando Brito:

View Comments (18)

  • ...e quando alguém diz que juiz não é Deus, mandam prender. Juiz não é dono da verdade. Deveria ser só um "aplicador de leis". Mas, em tese, no Brasil eles são partidarizados.

  • Ainda acho que tudo isso é para salvar o Serra e o Aécio.
    Qualquer dia jantam escondido armando qualquer maracutaia contra o povo.

  • Brito, o Judiciário está desmoralizado, mais que o legislativo e o executivo. Vergonha, o STF era a última trincheira do cidadão. Agora tudo acabou. Brasil, meu Brasil brasileiro.....se f....

  • Eles são brancos, eles que se entendam.

    Eu, aqui, sou só o eleitor e o contribuinte. Sendo socialista, então, ai é que não mando em nada...

    Depois da surra de chibata por ter escolhido para chefe do Quilombo, um Zumbi dos Palmares que não luta (é "republicano"), o que me resta é engolir qualquer sentimento, bom ou ruim, pela minha nação e voltar de "buzu" para minha senzala... enquanto tem...

    • Francisco, me sinto do mesmo modo. Mas, devemos ser resistentes com calma e, muito saco. As coisas podres são insustentáveis pela natureza, nós sabemos disso.

  • Juízes dizem no Estadão de agora há pouco que Gilmar Mendes tá querendo mesmo é o fim da Lava Jato. Mas logo agora que começaram a lavar o rabinho da turma deles?. Pode isto Arnaldo? Cadê a dona Graça?

  • E enquanto isso, os verdadeiros políticos corruptos e ladrões vão entregando o Brasil a preço de banana sem ninguém saber como são as negociatas que estão sendo feitas. Fica essa briguinha de comadre mal amada para distrair das questões do assalto aos direitos e patrimônio do povo brasileiro. E viva a gRoubo, a inventa, a lixoé, a falha, o esgotão, a bandida, a sbesteira, a rancord e outras mais, representantes do mal jornalismo. Mas para terminar : FORA TEMER!

  • Desde que o aécio saia ileso...
    Briga na casa de indesejáveis vizinhos. Num vô nem dar parpite.

  • Uma pergunta que não quer calar? Daquelas dez delações dos Lava-Jatenses contra o pouco Aetico, nenhuma foi dado impulso no judiciario? Outra. O Cunha ainda está aguardando que o julguem? Outra ? Pesquisas de aprovação do governo, mais nenhuma? Outra. Aprovação do reajuste dos juízes do Supremo só para depois do impeachment, porquê? Outra. Delações da Odebrecht, OAS, paralisadas ainda, porquê. Tudo que eu queria era saber porquê? O resto da música, nem vou cantar.

    • 2 de mai de 2016 - Furnas: Zzzzzanot quer que Aécio preste depoimento em até 90 dias...

  • GOLPE FATAL (placar final): TEMER 58 x DILMA 22 (1 abstenção, do RENAN que não quis votar até agora) = 81 senadores do SENADO FEDERAL.
    Voltei do FUTURO agora pouquinho (SIMPLES ASSIM !!)... ah ..DICA: hoje foi "PAGO a ÚLTIMA PARCELA" da compra de votos dos 58 senadores.
    É só prestar atenção .. e o FUTURO CHEGOU e com ele .. ah ..deram os "3 PODERES pro MORO-GILMAR" e viramos o "PAÍS da ANARQUIA JURÍDICA" em que o "BRASIL é o que o NADADOR AMERICANO PENSOU QUE FOSSE" em que antes se dizia uma "REPÚBLICA de PEDALADAS FISCAIS" e que agora temos certeza que é uma "REPÚBLICA de ORGIAS FISCAIS" com TEMER & gangues (ters) !!
    Quem viver verá !!

Related Post