Enquanto está todo mundo rindo do “mico” que pagou Michel Temer ao conversar com um radialista argentino, em portunhol, pensando tratar-se do presidente da Argentina, Maurício Macri, deveriamos estar aliviados de que não fosse mesmo com o seu colega portenho.
É que Macri, no país vizinho, também assumiu o governo dizendo que traria estabilidade à economia argentina dando “confiança aos investidores estrangeiros”. E o resultado, hoje, são 19,2% de inflação acumulada apenas nos quatro primeiros meses do ano.
A nosssa, que não está de brincadeira, ficou, para você comparar, em 3,25% no acumulado do mesmo período.
E não pense que são só os “tarifaços” decretados nos preços públicos não. Excluídos os serviços, que é onde as tarifas pesam, a variação do preços dos bens para os argentinos ficou em 4%.
E é o “modelo Macri” que os tucanos continuam saudando. Ontem mesmo, no site do PSDB, dizia-se que “enquanto o Brasil afunda na crise, Argentina recupera sua credibilidade financeira”:
“O país, mergulhado em uma crise econômica, mudou sua política fiscal e começou a se reconstruir a partir da ascensão de Macri à Presidência. Foram adotadas medidas de austeridade, como o corte de subsídios, a demissão de funcionários públicos e o fim do controle de câmbio.”
O tal “choque de credibilidade” não vai acontecer sozinho, apenas com a troca de governo e uma cosntrução prudente da reestabilização econômica.
Querendo ou não a “ala política”, o Governo Temer terá de mostrar garras e dentes mais rapidamente do que seria prudente a alguém que já chega com um alto índice de rejeição.
Portanto, é melhor que Temer continue “pagando mico” de conversando com qualquer pessoa que não seja Macri.
Vai que resolve perguntar ao argentino “como se hace para ser usted mañana”?
View Comments (26)
Fernandinho, a Argentina foi quebrada pelo populismo inconsequente. Aqui também enfrentaremos a mesma situação. Ou você acha pequeno o rombo que o PT deixou na economia brasileira?
Que rombo? O verdadeiro ou da Midia? A crise fabricada? Não sei qual sua idade, eu vivi o fim da ditadura militar, "governo" Sarney, "governo" Collor, Governo Itamar, nenhuma destas crises (nem com 70% de inflação ao mês) se comparou ao "governo" da Privataria FHC.
Só uma anta para achar que esta crise foi de fato 100% do Governo, 80% foram dos empresários e midia
O que voce chama de rombo? Aparece onde no balanço? Quais contas?
Compare com outros países e coloque aqui. Compare com governos anteriores relativamente ao PIB.
Pare de falar frases curtas
Prezada MariaX
-
Há um rombo, sim. Mas um rombo na mente do Sr Souza, onde há uma falta enorme de conhecimento do que se passou realmente no nosso Brasil nos infelizes anos tucanos. FHC privatizou quase 70% do patrimônio do povo brasileiro - mui democraticamente, sem ao menos nos perguntar se queríamos nos desfazer do que era nosso - afirmando que os recursos arrecadados seriam destinados à amortização da dívida pública.
-
Oito anos depois, a dívida publica interna tinha pulado de R$ 68 bilhões, quando FHC assumiu, em janeiro de 1995, para R$ 687 bilhões, quando Lula assumia o governo. Ou seja, os tucanos multiplicaram a dívida pública por 10 em apenas oito anos. Este é o verdadeiro rombo que o Sr Souza não quer reconhecer.
-
E, apesar desse descalabro, FHC, Malan, Parente, Fraga, Franco e outros doutorados seguem sendo incensados pela Veja, Istoé, Época, Folha, Estadão, Globo, Band, RBS e tantos outros órgãos da mídia podre que temos como paradigmas da boa administração.
-
O vende-pátria FHC fez o governo mais deletério e corrupto que o Brasil já teve.
Esse mané não sabe escrever um texto de meia lauda sequer, imagina que rombo são gastos sociais quando o rombo efetivo e que ele não participa ocorre no saque ao tesouro nacional via pagamento de juros extorsivos ao rentismo pátrio e alienígena.
Não sei como vocês ainda dão trela a um imbecil como estes.
Ei Iskra Lawrence não fica com ciúmes do Alisson não!
Eu estou aqui para lhe dar um pouquinho de atenção...
Kkkkkkkkkk
Claro, Alisson... é que nem um fanático religioso fala: Quando a coisa é boa, foi Deus que fez, quando é ruím... é o Diabo... Mas quando a coisa é ruim e o cara é religioso... é Deus que está te testando.
Quando foi bom... foi porque começou (faz-me rir!) com FHC (que quebrou o país três vezes)... quando é ruím, foi o PT... mas se tá ruím num governo das elites... é porque são necessários ajustes e que pra curar a "doença" petista, são precisos remédios amargos.
Não é isso, Alisson? Os empregos criados, a renda crescendo, as obras, a Copa, As Olimpíadas, Pré-Sal, Refinarias (nenhuma com fhc), as 23 Universidades Federais criadas (zero com fhc), 422 escolas técnicas, ProUni, Pronatec, Minha Casa Minha Vida... tudo que você odeia... só foram possível graças a tal "estabilidade" de fhc, não é mesmo, Alisson? Mas a crise... essa é petista.
Fazer o que, Alisson? Vocês têm lobão e Roger, nós temos o Chico Buarque, Gil, Ivan Lins, Leoni... a gente tem Leonardo Boff, vocês têm Malafaia, a gente se informa com o Brito, PHA, Viomundo, Nassif, Miguel, DCM, Helena... vocês, pela Veja, G1, Uol, Isto é, época, estadão... desculpe, Alisson. Hoje não vou te desejar uma morte doída... doída deve ser sua vida de sub-sub-sub-agente da CIA.
Explique como uma única pessoa comprar quase toda dívida pública do país por um preço e depois cobrar outro maior é populismo inconsequente.
Bateu o medinho, Alison? Recém começou o teu governo e já tá jogando a culpa? Agora tu és o estatizado. Estatizado de Temer!
Kkkkkkk
O Temer é suscetível de ser enganado e jamais poderá reclamar fidelidade. Te cuida traidor dissimulado.
Já está na hora do tijolaço que é um site pluralista começar a bloquear alguns ratos
que insiste em freqüentar os escassos meios de manifestação contrária ao conservadorismo de esgoto.Digo isso porque somos bloqueados em sites da mídia ultra conservadora e esperamos que o mesmo aconteça aqui, se o blog não quiser perder seguidores.
Acho muito enjoativo ver os três de sempre com provocações baratas e tiques nervosos e agressões.
Isso não é contraditório. Isso não agrega. Enfim, sou grata pois não sou bloqueada e gosto do site.
Mas estou cansada dos tipos. Se são do nivel Olavo porque não ficam lá com seus iguais?
Pobres argentinos... Saíram de um governo horroroso de esquerda, que mentia descaradamente nos dados oficiais para um governo horroroso de direita, que só quer saber de aumentar preços e gera esse tipo de resultado! Em comum aos 2, apenas a incompetência...
"Pobres argentinos… Saíram de um governo horroroso de esquerda".
-
Pelo jeito, o Sr Vitor é daqueles que gosta de se informar apenas pelo PIG. Então, é natural que ele acredite que os Kirchner fizeram governos ruins. Tenho várias críticas, sim, aos governos deles, mas não podemos deixar de reconhecer que eles tiveram muitos acertos.
-
Um dos acertos foi conduzir o país por um caminho mais soberano. Peitar o sistema financeiro e pagar apenas 35% do montante da dívida foi uma medida corretíssima de Kirchner em favor da Argentina e de seu povo. Por isso mesmo, a grande mídia, sempre contrária aos interesses dos nossos povos, e obedecendo ao governo dos EUA, passou a difamar diuturnamente o governo argentino.
-
É por isso também que a campanha de Macri recebeu uma quantia de dinheiro nunca vista na história do país vizinho. O governo dos EUA queria recuperar a Argentina para seu "rebanho de ovelinhas cordatas", do qual o Brasil voltará a fazer parte a partir do governo Temer. Então, não mediu esforços para defenestrar o kirchnerismo.
-
Esta é a verdade. Quem quiser continuar a se informar apenas pelo PIG, só verá cisas horrorosas nos governos dos Kirchner, de Chávez/Maduro, de Moráles, de Correia, dos Castro, etc.
Claro que os governos Kirchner tem seus méritos, fizeram muita coisa boa no campo social. Mas caramba, mentir em dados oficiais??? Não dá, não é coisa de gente séria...
Vamos ser realistas, o povo argentino é muito mais politizado que o brasileiro. Se eles tivessem satisfeitos com a Cristina, não iam trocar pelo Macri. Obviamente a maioria estava insatisfeita.
Repito, ser esquerda não é sinônimo de competência. Esta aí o Maduro pra provar, por exemplo! E eu também me informo pelo PIG sim. Leio Valor, Folha, DCM, Nassif, Tijolaço, Cafezinho... É fato que ler apenas PIG te deixa imbecil, mas ler apenas blog de esquerda tb aliena...
Somente para enriquecer o debate: o Néstor Kichner assumiu um país falido, que ninguém queria mais governar. Prestem atenção: ele foi presidente por que ninguém quis ser. Ele teve coragem! E tirou a Argentina da bancarrota. Por isso, acho q ele foi o melhor presidente da Argentina, assumiu um país quebrado, integralmente falido e o recuperou, colocando-o novamente no cenário Internacional e dando dignidade ao seu povo.
Néstor foi bem melhor que Cristina! :)
Se o lula pegou o pais muito mais destrudo na mao do FHC, pq o temer com a economia brasileira rankiada em 7, nao pode? So a petrobras, na crise do petroleo, hj é 1000% mais valiosa q no fhc. Nao entendo o q fala.
Porque há um abismo intransponível entre Temer, aquele que há muito não consegue se eleger nem com os direitistas empedernidos e tacanhos, cuja inconsistência consegue ser bem maior que a sua sordidez, e LULA, o PRESIDENTE inteligente e humano por natureza, o que não trai os seus nem seus princípios éticos, aquele que o mundo inteiro conhece e reconhece (quem viaja para além da província de Miami sabe bem disto, sou testemunha!) como um GRANDE ESTADISTA que promoveu o Brasil como a sétima potência econômica mundial e que o Temer e seus cúmplices estão derretendo para uma reles republiqueta de bandidos golpistas.
Simples assim.
O MACRI LEVA O SERRA PRA TE AJUDAR. AI FICAMOS LIVRE DESSE CANALHA E O RESTO E PROBLEMA SEUS
Fernando,
O STF vai permitir o desvio de finalidade da blindagem dos "ministros" na Lava Jato no desgoverno do Temerário??????????
Aí não houve desvio. Foram indicações técnicas de nomes capazes para os cargos.
Sqn
TREMEIS, “supremo” ‘gilmar beiços do Cão Abdelmassih DANTAS mendes’!
TREMEIS, restante da canalhada IMUNDA nazifasciterrorista &$ [mega]corrupta!
AO VIVO
PROTESTO PRÓ-DEMOCRACIA FECHA A AVENIDA PAULISTA
https://www.facebook.com/midiaNINJA/videos/vb.164188247072662/647853968706085/?type=2&theater
Esqueça essa dicotomia de direita e esquerda, um governo deve governar para todos, proporcionar oportunidades para todos e não só para a classe dos endinheirados. A imensa maioria de nossa população é carente em todos os sentidos, até de informações, e esse governo golpista que está aí é para detonar o trabalhador.