Quando alguém sai do país, a não ser que seja ilegalmente, isso é registrado pela Polícia Federal.
Não parece que o caso de Eike Batista seja o de ter cruzado alguma fronteira terrestre ou ter partido de alguma pista de pouso no interior.
Supõe-se que o registro da PF seja online e não em velhos livros de papel, que mais tarde seriam reunidos em um cadastro.
Portanto, salvo uma tremenda ineficiência – o contrário do nome da operação desfechada hoje – a PF sabia ou deveria saber que Eike Batista havia viajado para o exterior – Nova York, diz-se.
Se ele era o “peixão” a ser pego – afinal, mandar prender que já está preso, como Sérgio Cabral, não chega a ser notícia – o que justifica fazer uma expedição policial hoje cedo, quando se sabia ou se deveria saber que ele não estava?
Há muito mais nestas coisas que amadorismo ou coincidência.
É preciso manter a chama do espetáculo, the show must go on.
Esta, teve até direito à presença de cãmaras da Globo na madrugada, com a chegada da polícia à mansão Batista.
A trama deste desta história se desenvolve em outro palco, que estava ficando muito iluminado: Brasília.
É lá que estão as pressões e contra pressões para que demore mais ou menos a escolha do novo relator da Lava Jato, a mãe de todas as bandalhas – a mãe, mas não a avó, a bisavó…
Com a acuidade de sempre, Bernardo de Mello Franco escreve hoje na Folha:
Como não é possível garantir que o novo relator seguirá o ritmo de Teori, as delações correm um risco real de acabar na geladeira. Isso não ocorrerá se a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, homologar os depoimentos até a próxima terça, último dia do recesso do Judiciário.
Se a ministra confirmar o acordo, ninguém mais será capaz de “estancar a sangria”, pelo menos nesta fase das investigações. É por isso que Cármen tem sido aconselhada a homologar logo as delações, numa “homenagem” à memória de Teori.
Não se pode descartar que a operação de hoje funcione como uma “mãozinha”para a ministra legitimar-se para agir, ante a opinião pública.
Afinal, diz Mello Franco:
Enquanto ela não age, as pressões se avolumam. Nesta quarta (25), o ministro Gilmar Mendes foi visitá-la e declarou que aceitaria com “naturalidade” a tarefa de ser o novo relator da Lava Jato. No domingo, ele passou horas fechado com Temer no Palácio do Jaburu. Segundo a assessoria do ministro, tratou-se de um encontro de “amigos há mais de 30 anos”. É melhor Cármen se apressar.
View Comments (21)
A justiça não tem que ser rápido, tem que ser justa. É preferível que alguns bandidos permaneçam impunes temporariamente a um inocente ser preso arbitrariamente sob o pretexto de a justiça ter que ser rápida.
Não podemos concordar com esse show pirotécnico do lavajateiros do PowerPoint.
O Eike Batista (do qual eu não gostava) está honrando e pagando todos os compromissos assumidos. Falar o contrário é mentira. Não adianta vir com mimimi. O cara está cumprindo e pagando as suas dívidas. Por que está sendo preso? Só os patetas podem nos revelar.
Também o achava antipático desde o dia que ele proferiu: "Alguém vai ter que fazer uma estátua para mim em algum lugar". Agora cerca de 4 anos após querem lhe fazer uma cela ao invés da estátua.
Essas prisões são shows pirotécnicos para aumentar a audiência dessa m... da globo. Mas o que os Marinhos não sabem é que estão criando um monstro sem controle e logo chegara o dia deles.
Esse é o fruto que se colher quando se aduba e rega o estado de exceção.
O Gilmau Dantas se oferecendo? Então não vai ser por sorteio, pois se fosse, adivinha pra que iria cair...
"Pra quem" iria cair...
"Essa Porra" não tem Justiça. Tem muitos funcionários públicos(juizes do mais alto grau aos de comarcas do interior do país, promotores, desembargadores, etc etc, etc...) lotados no poder judiciário. Todos eles situados na zona de conforto. Pra eles, tanto faz que amanhã exista um Estado chamado Brasil como não. O importante é o hoje.
Lembrem que a Carmen está suposta de fazer diferença. Acho que é por aí.
È hilario ver os golpistas tentando associar Lula aos delatados. Todos são amigos do Lula, até Aebrio po, agora virou amigo. Os mauricinhos de Curitiba pressionaram Emilio a entregar Lula, e ele entregou as concorrentes, que entregaram as obras de Sao Paulo. Beto Richa tambem esta na lista, é o "piloto".
Quanta bobagem, quanta bobagem...
Não importa quem entre, quem saia, quem delate, quem homologa, se homologa, ou não, o que importa é que: ESTA OPERAÇÃO FAJUTA COMANDADA POR CORRUPTOS NÃO PRENDER UM ÚNICO TUCANO OU CANÁRIO..."
E todos sabem que TODOS os grandes esquemas de corrupção conhecidos no Brasil, foram fundados por eles...
Ponto!
Cadê a pressão da tv plimplim para que dona Carmen homologue logo?
Não tem? Mas o plimplim não era o mais indignado contra a corrupção (dos outros)?
A Lava-Jato castiga mas também ensina... espero que Eike tenha aprendido a lição:
-NO BRASIL SÓ É SEGURO PAGAR PROPINA PARA POLÍTICOS DO PSDB!!!
A QUADRILHA TUCANA FINANCIA A MÍDIA E TEM REPRESENTANTES NO JUDICIÁRIO E NA POLÍCIA FEDERAL... LOGO, MESMO QUE SEUS 23 MILHÕES EM PROPINA APAREÇAM EM CONTAS NA SUÍÇA NINGUÉM VAI TE INVESTIGAR NEM REPÓRTERES VÃO TE QUESTIONAR!