A obra de Moro: quem não é Bolsonaro virou Lula e vice-versa

É só olhar os mapas das pesquisas eleitorais – e mais ainda daqui para a frente.

Nenhum candidato da chamada “centro-direita” cresceu e, aparentemente, não vai crescer com os últimos episódios da perseguição a Lula.

E será inevitável que, mesmo nos estados, onde possui candidatos com maior viabilidade, que estes excluam Jair Bolsonaro de seus palanques. Mais ainda de seus eleitores.

É possível que Lula não cresça diretamente, pois está impedido de se candidatar, ao menos aos olhos das pessoas mais simples. Mas  os candidatos da esquerda crescerão, a começar por Ciro Gomes, aquele que tem maior patamar de conhecimento

O “meio-termo”, coitado, lascou-se, porque a opinião publica polarizou-se: 60 ou 70% dividido entre os pólos e 30% repartidos entre “nenhum ou não sei”, “tanto faz” e as migalhas de cada personagem miúdo lançado à refrega.

Tertius non datur, a Lei do Terceiro Excluído da proposição filosófica de Aristóteles  de que “não pode haver um intermediário entre contradições, mas de um sujeito devemos ou afirmar ou negar qualquer predicado” cai como uma luva justa à situação em que nos encontramos na política.

Caminhávamos para isso e, com a comoção da prisão de Lula, parecemos ter chegado a este ponto.

Queiram ou não queiram, todos os candidatos terão de se postar de um lado desta divisão lógica.

Precisamos ter maturidade e entender que outubro tem tudo para encaminhar-se para não ser uma eleição, mas um plebiscito.

É o que Moro e sua turma da toga do ódio conseguiram.

Transformaram Bolsonaro em candidato do Moro.

Fernando Brito:

View Comments (48)

  • Elite, Judiciário e grande Mídia, de tanto baterem no Lula só o fizeram crescer perante o Povo e ainda chocaram o ovo da serpente, de onde saiu Bolsonaro.

    Ódio emburrece, com todo respeito ao animal de quatro patas.

    • A raivosa luta de classes, alimentada pelo inconformismo dos riquinhos privilegiados que não aceitam a ascensão sócio econômica
      de milhões de brasileiros, se exacerbou com moro e vaza-a-jato, eles mesmos exemplos acabados da má gente do andar de cima.

  • Bolsonaro é o melhor que o globo reservou para seus telespectadores. Tudo a mesma b....

  • É porque existe esta divisão que coloca em risco a continuidade do golpe e da pilhagem do Brasil que não acredito que vá haver eleições. Afinal, tudo o que os golpistas queriam eles conseguiram, porque colocariam em risco os seus gordos cofrinhos?

    • Acho que também não terá eleição porque o candidato da direita Alckmin não ganha nem pra síndico.

    • Ou irão plantar um vice golpista ligado ao mercado financeiro para Bolsonaro. Depois descartam ele.

      Estive conversando agora há pouco com um conhecido: alguém consegue imaginar Bolsonaro discursando numa assembléia de abertura da ONU (tradicionalmente feita pelo Brasil)?

      • Que sacada! Realmente, o mito apresentando aos olhos do mundo suas ideias sobre o armamento das populações. Quantos ficariam no plenário até o fim?

        • Ou escreverão um discurso"limpinho e cheiroso" para ele tentar se sair bem na ONU e no fim das contas pode não feder nem cheirar.

          O "ator" Bolsonaro com o roteiro preparado por assessores certamente não vai convencer o mundo no papel de um personagem moderado e sensato - já aqui os seus fãs, acostumados ao seu papel de cowboy ferrabrás vão se decepcionar. Para eles será algo tão inusitado quanto Charles Bronson fazer um papel gay.

      • Faz sentido.Bolsonaro não dura dois anos na presidência.Mil vezes mais fraco que Collor.

        • Não aposto um centavo em Bolsonaro. A turma do golpe, não teve essa trabalheira toda para colocar qualquer um no poder. E Bolsonaro é só um oportunista, que na primeira dificuldade (quando começarem a torpedeá-lo pra valer), vai cair fora com uma desculpa esfarrapada. Até parece que a turma da bufunfa vai deixar qualquer bobalhão melar seus projetos.......Eles preferem uma marionete mais competente.

  • Moro estará nos estados unidos gozando seu prêmio pelos serviços prestados. E o Judiciário, quem pagará seus altos salários e mordomias? O Depto de Estado, claro! Traidores!

    • Além do $$$ do Depto de Estado, ele ainda consegue cavar uma aposentadoria aqui (vai saber)...e ainda manda dólares lá para fora às custas do erário.

    • Bem lembrado. Não canso de perguntar:

      QUANDO SERÁ O JULGAMENTO DO AUXÍLIO-MORODIA? (concedido ilegalmente àqueles que já tem domicílio e não mudaram de sede)???

  • Fazendo uma pausa para humor trágico: até que seria divertido acompanhar as peripécias dos milicos para aceitarem um presidente capitão...hahaha O Brasil virou roteiro do Recruta Zero. Bolsomico é o candidato da peãozada nos quartéis, soldados rasos, cabos e no máximo sargentos. Daí pra cima a turma só gosta de empossar generalíssimos. Vai ser um racha interessante, eu vou adorar ver o Etchegoyen batendo continência para o capitão.

    • Nada anormal. Um juiz de primeira instância bronco está mandando no stf, seria surpresa ver generais de várias estrelas batendo continência para capitão que saiu do exército pela porta dos fundos?

      • Cada Etchegoyen tem o Recruta Zero que merece.
        Que o diga o STF!

    • Ledo Engano!! Os cabos e soldados estão totalmente fora. Ele é o candidato da OFICIALIDADE, e vai levar por bem ou por mal (no caso, o BEM da direita) E, não deves ter visto o BOLSONARO BATENDO CONTINENCIA para a Bandeira dos EUA!! Neste jogo, esta coisa que consideras importante, eles não batem continencia!! Se cumprimentam com apertos de Mão!

  • Aos leitores do blog e ao Jornalista Fernando Brito recomendo ler artigo publicado por Romulus Maya, no Duplo Expresso (https://duploexpresso.com/?p=92066).

    Romulus faz uma análise muito semelhante à minha, no que diz respeito a Bolsonaro e às opções de descarte desse nazifascista, por parte da turma que detêm o poder real. Embora generais golpistas e boquirrotos - sobretudo de pijama - declarem apoio ao nazifascista incompetente, é bom saber que na cúpula da ativa da FFAA, esse ex-militar bunda-suja NUNCA FOI e NÃO É unanimidade, nem mesmo consenso. O STM o absolveu, mas impôs a Bolsonaro que ele abandonasse a carreira militar; é claro que isso não está escrito e não será admitido publicamente por ninguém da caserna, mas é a realidade fática. A íntegra do processo contra Bolsonaro nos tribunais militares deve ser divulgada ainda neste semestre ou antes das eleições.

    No STF, Luiz Fux regularmente faz saber ao público leigo que pode liberar para pauta o processo que a deputada Maria do Rosário move contra ele, por ofensa e apologia ao estupro. Como o Romulus mostra, esse processo pode ser usado contra o próprio PT, já que ao inabilitar Bolsonaro Luiz Fux dá aos bolsomínions o álibi de que 'foi o PT o responsável pela exclusão de Boçalnaro da disputa eleitoral'. Nesse cenário hipotético, o picolé-de-chuchu, candidato do stablishment, seria beneficiado. Como reserva, os golpistas, a estrema direita e o stablishment contam ainda com Joaquim Barbosa; este último pode amealhar votos entre os que hoje declaram "não sei", "ninguém" e "tanto faz".

    A direita golpista, escravocrata, plutocrata, cleptocrata, privatista e entreguista continua desesperadamente me busca candidato competitivo e trabalhando em várias frentes e nomes. Eles têm toda a máquina em suas mãos, além do apoio externo.

    • O apoio massivo de Bolsonaro está nas PMs, nas milícias e nas facções para-militares. Aí, sim, está o maior perigo em que um sujeito como ele venha a disputar a eleição e passar ao 2º turno. A multiplicação dos nazifascistas foi ancorada nesses grupos e alimentada pelo ódio disseminado pela mídia venal e golpista, com seu anti-petismo patológico

    • Essa hipótese também é válida, não pode ser descartada.

      Quanto ao Barbosa, acho difícil ele ser digerido numa certa região do país em que até hoje se jogam bananas no campo de futebol para jogadores negros.

      • Barbosa não é palatável para a racista sociedade brasileira "de bem", sorte nossa...e azar dele que será exposto ao ridículo de "branquear-se" para ser aceito pela elite plutocrata nacional, pois no campo popular ele não tem a mínima chance.

  • A direita brasileira ,toda ela fascista ,entreguista e corrupta está (por definição própria) tão deslocada para o centro do espectro político,que um político de centro-direita como Ciro(o traíra) vira esquerda ,assim como Lula (centrista) aos olhos da massa imbecil deste país é comunista.
    Quanta ignorância política ,meu deus !

    • Eu não sou apoiador do Ciro. Sou filiado ao PT e reconheço que muita gente boa (inclusive eu) "engoliu a pilha" plantada pelo Estadão para gerar ódio e divisão na esquerda. O Brasil247 reproduziu na íntegra a mentira plantada pelo Estadão, de que Ciro Gomes teria dito que não iria a São Bernardo por "não ser puxadinho do PT". MENTIRA! Ele falou isto em relação a não ter comparecido ao ATO DA CANDELÁRIA (RJ). Descontextualizaram totalmente a fala do cara para gerar essa intriga. Veja a entrevista REAL abaixo, gravada na sexta-feira, 6 (peço licença ao Sr. Moderador para o link abaixo, do Facebook).
      Companheiro, sejamos razoáveis, não vamos ficar dando ouvidos a intrigas do PIG. Embora eu não nutra grandes simpatias pela candidatura do Ciro, não posso ignorar o fato de que ele colaborou e defendeu como poucos as gestões petistas. Atacá-lo como inimigo é um grande equívoco e atende aos interesses da direita golpista.
      https://www.facebook.com/cirogomesoficial/videos/1612521032201903/UzpfSTEwMDAwMjQ1MzQzNTg3NToxNjg1NDE5MDQ0ODgzMTk0/

  • Acredito que a candidatura Bolsonaro é fake. Não existe. É somente uma forma de dar apoio brutal à direita, atacando petistas com a desenvoltura própria dos fascistas. Por isso não preocupa os direitistas da mídia. Na hora H bolsonaristas saem para dar lugar e total apoio ao substituto de Temer, que está sendo preparado.

    • Joaquim Barbosa. O herói coxinha contra a "corrupção" acompanhado do ex comunista que a direita gosta: Aldo Rebelo, para dar ares de centro conciliador. Atrairia esquerdistas tontos que acreditam que o PSB é de esquerda e eleitores de Bolsonaro que gostam do discurso anti corrupção e antipetista, mas ainda acham o capitão muito incivilizado.

  • Não nos iludamos,Sr.Fernando Britto,se houver eleição,existem milhões de eleitores,muito piores que o BÓSTA-ONARO.Pra mim,não são os candidatos que preocupam,mas os milhões de ONARO-BÓSTAS,que existem por ai.

Related Post