O título da coluna da “ombudsman” da Folha, Vera Guimarães Martins, sobre a presença de Kim Kataguiri como colunista do portal (como se isso fosse menor que ser do “impresso”), entre aspas aí em cima, deveria estar ao inverso: “Quem é a Folha para estar com um moleque destes?”
Porque não é ao que pensa (pensa?) ou é (é?) Kim Kataguiri que a torcida do Flamengo está criticando no episódio.
Afinal, todo mundo tem o direito de ser um inseto mental. Inclusive o Kim.
Como tem o direito de prezar pouco ou nada a democracia, de achar – só achar, porque não é capaz de juntar três argumentos que guardem nexo para isso – que saúde e educação devam ser totalmente privadas e que quem for capaz que se candidate a uma Bolsa-Gilmar na tal franquia de escolas de Direito que Sua Excelência espalha pelo país.
Tem até o direito ao mau gosto de responder mostrando a bunda a um pedido de entrevista.
O que se discute é a atitude da Folha de dar foros de referência a este personagem.
Os assinantes, muitos, que cancelaram a assinatura da Folha por conta de seu novo colunista, receberam uma carta-padrão onde se reproduzem as justificativas da direção de redação:
“Ao definir o seu time de colunistas, a Folha procura representar o vigor, a diversidade e a amplitude do espectro de opiniões na sociedade brasileira contemporânea. Kim Kataguiri é um dos expoentes de um movimento combativo, jovem e emergente, adepto de ideias liberais e crítico da esquerda. Fazia sentido, em nosso entendimento, agregá-lo ao nosso quadro de mais de uma centena de opinionistas dos mais variados matizes, ideológicos e temáticos”.
Pule-se a atraente discussão sobre o “expoente”, porque Kim é filho exclusivamente da mídia, que lhe deu destaque e um grupo de garotos de ocupação indefinida. Idem o fato de não se saber o que seriam as tais “idéias liberais”, porque desconhece-se qualquer ideário “liberal” no rapaz que não seja a abolição do Estado em quase tudo, exceto a Polícia e a Justiça e, talvez, a taxa de juros.
Dispense-se, ainda, o fato de que um jornal que se pretenda nacional deva ter a relevância como critério do que publica e de quem faz publicar.
Reconheça-se: a Folha tem o direito de convidar qualquer um para escrever sob sua marca porque é um negócio e um negociante põe no mostruário aquilo que ele acha que o consumidor deseja “comprar”.
Se é de Kim Kataguiri que a Folha acha que seu leitor precisa, não reclame quando seu leitor se tornar ex-leitor justamente por isso. Quem quiser saber sobre a reação deste “pequeno detalhe” que é o leitor, leia “A luta por cliques na batalha do impeachment“, de Lívia de Souza Vieira, no Observatório da Imprensa.
É por isso que a pergunta não é “o que este moleque está fazendo na Folha”, mas o que é que a Folha está fazendo com ele.
O leitor sabe.
Só, por favor, poupe-nos de defender seu elogio à mediocridade na base do “publicamos o Boulos também” ou com mimimi sobre a pluralidade.
Ou, então, chame o Alexandre Frota para ser crítico de cinema. Afinal, ele faz filmes também e só mostra a bunda para quem deseja vê-la.
View Comments (30)
Tudo é muito simples: a folha opta por contratar kim e o leitor opta por não comprar a folha.
Precisamos de um banho na memoria pra lembrar q os ovinhos de serpente nunca deixaram de estar entre nos. Quem não lembra da onda fascista que invadiu nossas praias, com coxinhas imitando o presidente valentão e collorido? Esta foto do quinta me lembrou o sorridente Bebeto, que junto de sua altiva esposa se negava a viajar num avião em que estivesse, ninguém menos que, Leonel Brisola.... O quinta nem bola joga, cruz credo....
O Frias é reacionário e tucano. Uma redundância!
O Frias não é idiota.
Ele não paga o salário desse cretino.
Tenho para comigo que quem paga o salário do cretino é o Instituto Millenium que já o sustentava, faz algum tempo.
Palmas para a presidente que se deu ao trabalho de publicar um escrito nas páginas do pasquim.
Que tal outra, quem sabe respondendo ao cretino!
Fui aprovado no Sisu para jornalismo, porém, diante dessa aberração da Folha, desisti. Não vale a pena estudar para um pirralho odiento desses ocupar lugar de jornalista. Quiserem o comprovante da aprovação, mando por email.
A Falha, o Quem? e seus leitores se merecem.
Não vejo porque tanta polemica por uma causa tal desprezível, o rapaz que passou a escrever para o jornal a folha, é igualzinho ao próprio jornal. Deixo uma sugestão: deixe de ler e quem for assinante cancele sua assinatura. Faz muito tempo que não perco o meu tempo lendo o que não presta, folha, veja, istoe e correlatos.
Jornal impresso alguém ainda compra? Fede a tinta.......
Pois eu acho que ele está no lugar certo, o Kim Becil e a Folha se merecem. Nasceram um para o outro!
Astúcia da Folha para "legitimar" o financiamento (ocultando os reais financiadores) do MBL.
Li em outro espaço que o Kinta Katiguria iria receber R$ 15.000,00 por mês e que muitos profissionais não recebem isso, apesar da formação e experiência. Melhor assim, se pensarmos na ótica de um Globo em relação ao seu 'poderoso' jornalixa Merval. Quanto maior for o valor da compra, pior é o produto profissional. Nada salva.
"Li em outro espaço que o Kinta Katiguria iria receber R$ 15.000,00 por mês e que muitos profissionais não recebem isso, apesar da formação e experiência."
_____________________________
E isso sem dizer que logo, logo vai ser entronizado na ABL(m) - Academia B. de Letras Mortas. Tal qual o Merval e aquele outro.