Odebrecht enfrenta Moro

Recomenda-se aos advogados do Sr. Marcelo Odebrecht que levem ao preso do Dr. Sérgio Moro uma boa dose de passiflorina, se “Sua Prendocência” for interrogá-lo.

Porque, pelo tom da nota da empresa divulgada hoje pela empresa, a disposição do seu dirigente não será por “delação premiada”, mas por enfrentamento, mesmo com risco de punição vingativa.

Aliás, é um bom teste para como saber como reagirá o Dr. Moro diante de acusados que não se acoelham diante de suas ações.

Se conseguir adiar o julgamento ou manter a prisão diante do habeas-corpus impetrado no Tribunal Regional Federal, é possível que relaxe as prisões antes que o caso suba ao Supremo. Neste caso, a ação perderia seu objeto e não seria apreciada.

É impensável que se repita uma longa, imensa e injustificável detenção preventiva, como até agora.

Não apenas porque a Odebrecht é uma gigante como, também, porque, depois de um ano de investigação exposta na mídia, é difícil falar em algo “preventivo”.

Veja o tom da nota da Odebrecht publicada como matéria paga hoje nos jornais e verifique se a disposição da empresa parece ser a de sair pela tangente do “ah, eu deu porque o Alberto Youssef pediu”…

A Organização Odebrecht, em respeito a seus Clientes, Sócios, Investidores, Instituições Financeiras, Fornecedores, Usuários de seus Serviços, Amigos e Integrantes, expressa sua indignação com as ordens de prisão de cinco de seus executivos e de busca e apreensão em algumas de nossas empresas como resultado da 14a fase da Operação Lava Jato, ocorrida nesta última sexta-feira (19/06).

A decisão que decretou as prisões de nossos executivos e deferiu as buscas e apreensões, evidencia que passado mais de um ano do início da Lava Jato, a Polícia Federal não apresentou, como alegado na decisão judicial, qualquer fato novo que justificasse as medidas de força cumpridas, totalmente desnecessárias e, por isso mesmo, ilegais.

Na realidade os únicos elementos novos apresentados agora representam manifesto equívoco de interpretação de fato:

– O “depósito” supostamente feito pela Odebrecht na conta da empresa Canyon View Assets S/A, apontado como um dos principais fundamentos para a decretação das prisões, e amplamente difundido pela imprensa nos últimos dias como prova irrefutável de corrupção, não é um depósito. Trata-se de um investimento realizado por um dos réus da Lava Jato em títulos privados (bonds) emitidos por uma empresa da Organização Odebrecht e livremente negociados no mercado internacional, obrigatoriamente por meio de instituições financeiras e sem qualquer controle ou envolvimento da Odebrecht.

– Quanto ao e-mail de 21/03/2011, trocado entre nossos executivos, também amplamente divulgado pela mídia como prova de ilicitude, esclarecemos:

  •  a sequência de mensagens que antecede o referido e-mail, constante do Relatório Policial, mas omitida na decisão proferida, deixa claro que se tratam de discussões técnicas entre os executivos para a preparação de proposta visando a contratação de operação de sondas, entre partes privadas, sem qualquer ilegalidade. O uso isolado de apenas uma das mensagens trocadas retirou do seu real contexto a comunicação ocorrida.
  •  o termo “sobre-preço” utilizado no e-mail nada tem a ver com superfaturamento, cobrança excessiva, ou qualquer irregularidade. Representa, apenas, a remuneração contratual que a Odebrecht Óleo e Gás, como operadora de sondas, propôs à Sete Brasil, e que compreende o reembolso do custo de operação e manutenção (cost) das sondas, acrescido de uma remuneração fixa sobre o referido custo. Ou seja, representa a tradução do termo usual de mercado “cost plus fee”.

– Quanto à suposta vinculação da Odebrecht com empresas do Sr. João Antônio Bernardi Filho e com a Sra. Christina Maria da Silva Jorge, esclarecemos que o Sr. Bernardi deixou de integrar qualquer empresa da Organização Odebrecht há mais de uma década, e que a Sra. Christina nunca foi nossa integrante. A Odebrecht não possui, nem nunca possuiu, qualquer relação com as empresas das referidas pessoas.

A sustentação de prisão para evitar a reiteração criminosa, por não terem as autoridades competentes proibido a Construtora Norberto Odebrecht de contratar com a Administração Pública, principalmente no que concerne o último pacote de concessões que no momento é apenas um conjunto anunciado de intenções, é uma afronta aos princípios mais básicos do Estado de Direito. Tanto assim que a Controladoria Geral de União, a Advocacia Geral da União e o Ministro da Justiça afirmaram publicamente que as empresas somente podem sofrer restrições para contratar com a Administração Pública após julgadas e condenadas com observância do devido processo legal.

Outra afronta ao Estado de Direito é a presunção do conhecimento de fatos supostamente ilegais pela alta administração das companhias como medida suficiente para justificar o encarceramento de pessoas.

Ainda, a afirmação da decisão judicial de que as empresas da Organização Odebrecht nada fizeram para apurar em seu âmbito interno as supostas irregularidades não corresponde à realidade. Todas as nossas empresas possuem e praticam um Código de Conduta e um Sistema de Conformidade (compliance), efetivos e amplamente divulgados, em total alinhamento à legislação anticorrupção brasileira e internacional. Exemplo desta prática é a publicação de Fato Relevante pela Braskem na data de 02/04/2015.

Quanto aos pagamentos supostamente realizados pela Constructora Internacional del Sur, a Odebrecht reitera que nenhuma de suas empresas possui, nem nunca possuiu, qualquer vínculo nem efetuou qualquer pagamento à referida empresa.

A Odebrecht nega ter participado de qualquer cartel. Não há cartel num processo de contratação inteiramente controlado pelo contratante, como ocorre com a Petrobras, onde a mesma sempre definiu seus próprios orçamentos e critérios de avaliação técnico-financeiro e de performance.

Além disso, a Organização Odebrecht nunca colocou qualquer tipo de obstáculo às investigações. Ao contrário, seus executivos sempre se colocaram à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. De fato, quatro dos cinco executivos presos já compareceram à sede da Polícia Federal em Brasília e prestaram depoimentos nos inquéritos da Lava Jato que tramitam perante o STJ e o STF. No âmbito da Justiça Federal do Paraná, forneceram todos os documentos solicitados e ofereceram-se formalmente para prestar depoimentos– depoimentos estes para os quais nunca foram convocados, e que teriam certamente esclarecido todos os pontos.

Ainda que profundamente perplexos e indignados pelo ocorrido, não nos deixaremos abater. Nosso modelo de gestão, baseado nos princípios de delegação e descentralização, assegura que nossas 15 áreas de negócio e mais de 100 empresas, lideradas de forma plena e independente por nossos executivos e por suas equipes, prossigam normalmente com o cumprimento de nossas obrigações, como sempre o fizemos, de forma reconhecida ao longo dos mais de 70 anos de nossa história, dos quais metade dela com presença no exterior.

Este é o nosso compromisso com os Clientes, Sócios, Investidores, Instituições Financeiras, Fornecedores, Usuários de nossos Serviços e Comunidades nos 21 países onde atuamos. Estamos convictos de que nossos mais de 160 mil integrantes manter-se-ão ainda mais unidos pela prática de nossa cultura empresarial e pelos laços de confiança que nos unem, reservando o orgulho de pertencer à Organização Odebrecht.

Finalmente, neste momento, expressamos a nossa solidariedade irrestrita e apoio às famílias dos executivos que injustamente tiveram cerceado seu direito constitucional de liberdade. Seguiremos juntos na defesa de nossos integrantes, e para tal continuaremos ainda mais à disposição das autoridades colaborando para que todas estas questões sejam rapidamente esclarecidas, convictos que a verdade virá à tona e que a justiça prevalecerá, pois acreditamos que os fatos ocorridos decorrem de equívocos de informação e interpretação.

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • CA entre nós, o que o Sr. Moro e essa oposicao bolivariana da direita nefasta contribuem para o PIB deste país!? Nada, nadica de nada. São ascsauvas deste país, melhor, gafanhotos africanos, só destroem.

    • Pior, o que parece é que estão tentando entregar a construção civil do Brasil àquela potência estrangeira historicamente sabotadora de nossa democracia...

  • Então, se não tem nada haver, é fácil. É só explicar e provar que tudo fica esclarecido.
    E se realmente for inocente, não foi o primeiro e nem vai ser o ultimo preso de forma equivocada. As cadeias brasileiras estão cheias de "presos inocentes".

    Tem que ser muito inocente para acreditar que nunca houve propina entre Odebrecht e Petrobras.

    • Zomer, este pensamento é bestial....quer dizer que deve-se a priori demonstrar a inocência para posteriormente livre-se do cárcere ?

      Que lógica canhestra é essa meu caro ? Embora não o deseje ou mesmo sequer saiba , vivemos em um Estado Democrático de Direito, embora celerados como Moro e o nefasto JB se achem acima da LEI e das instituições.

      Coisa de republiqueta de bananas, replubiquinha do paraná, dos richas....

  • MORO É UM JUIZ CORRUPTO , CANALHA A SERVIÇO DA REDE GLOBO E DO PSDB.

    • O dr. Sergio Tucano Moro é uma pessoa sem condições morais de ser um juiz, pois é amigo de pilantras, além de ter o apoio de arruaceiros tucanos e golpistas udenistas.

      Quando será que o STJ, o CNJ ou o STF deixarão de ser covardes e embargarem todas as ações ilegais do dr. Sergio Tucano Moro?

  • Como todos sabemos o Objetivo final de tudo que esta ocorrendo, patrocinado pela Midia, e Oposição-capitaneada pelo Tribunal do Moro, é paralisar o País e sua economia no afã de derrubar a Dilma, por meio de uma convulsão social, mesmo que p/ isso seja necessário a instalação do Caos. Esse processo Midiático se tornou surreal num processo paranoico em que todas artimanhas são utilizadas. As mesmas empresas que atuaram no governo FHC jamais foram questionadas ou acusadas pela imprensa.

    • Engano seu. não estão nem aí para a dilma. O governo dela está praticamente morto e a caminho do funeral. A não ser que ela tenha um arroubo de coragem e enfrente os rentista$$$$$$$. pode começar detonando o levy e o tombini.

      O que querem de fato é prender o LULA e impedi-lo de ser candidato em 2018.

      • Exatamente, Josimar. Eles querem é tirar Lula do caminho. Dilma? Será que milhares de Mercadante(s), Cardozo(s), Levy (s) etc, substituem meio Lula?

  • A turma capitaneada pelo agente 86 (Moro) resolveu pedir ajuda aos EUA para investigar a Oldebrecht. Agora, a farsa é oficial. Lembram de 1964? Vingam-se da empresa mais forte, quebram o Brasil e salvam suas reputações que já está indo pro ralo com a operação As 1001 noites do Lava jato. QUE IMBROGLIO! Foram fazer queixa pro tio Sam. Logo pra quem? Parece a versão do bebê de Rosemary. Nasceu nos EUA e cresceu aqui no Brasil, só pode.

    • Maria Rita, é o DNA Vira-latas em sua crua manifestação. Os genes de que estes corpos foram concebidos, estavam excitados com a possibilidade de mostrarem ao mundo o quanto são colonizados. Eles usam a ignorância como ferramenta de marqueting, ou seja, o modo Globo de atuar e se perpetuar na glória, dando ao povo a "ração" diária de alienação e analfabetismo político. Basta ver que a blobobo, no desepero Fifal de recuperar audiência e "pagar" patrocinadores trouxe o "Fenofofucho" para comentar asneiras...os tres patetas. Mas a casa um dia cai...aguardemos.

    • De passagem pelo UOL-frias-tucanofilo, li algo de estarrecer. Pelo que vi o titulo do post acima, ao invés de "Odebretch enfrenta Moro" poderia ser substituído por um outro como, por exemplo, "Odebretch enfrenta os EUA"? Ou seja, a "República GuantaMORO paranaense" ou "força tarefa" pede à raposa estadunidense para apontar as falhas que levarão à aniquilação do galinheiro? O que deu na cabeça desta gente? Querem desestabilizar os governos nacionalistas das duas maiores províncias petrolíferas descobertas (Brasil e Venezuela) e atacar de dentro destes países as empreiteiras nacionais com a ajuda das concorrentes estrangeiras? Até que ponto a Casa Grande é capaz de entregar a nação para manter os seus privilégios? Apocalipse na veia.

  • Caro Fernando...

    quando teremos um Boechat para o Moro?

    Essas pessoas vão destruir o país por conta de seus interesses políticos e ninguém vai reagir?

    • Ele gritou contra a lista do HSBC e a Zelotes? Se sim eu acreditarei. Gritar com pastor eh facil.

      • Não se fala mais de investigação da Fifa \ CBF: Viva copa América! A mídia calou-se ainda mais. Eu esculto Ricardo Boechat na rádio ele sempre critica mais o PT. Ele tem dois heróis Joaquim Barbosa e o Juiz Moro.

        • Elogio o teu estômago...a minha asia não permite tais exercícios. Só ganço global não percebe a falsa moral
          "BoeBand" e seu anti povo e anti-PT. BoeBand é pago pelo mesmo modus operandis do larápio que ele criticou e mandou caçar rola. Ora o "Rico Soares" faz milagres MONETÁRIOS, todas as noites para pagar a folha...

  • Não interessa a lei as provas e tudo mais eu prendo porque a liturgia do cargo me permite.Como que safados do STF que julgaram o mensalão do PT e condenaram sem provas agora vão ter moral e ética para frear gente que se encantou com Joaquim Barbosa , Rosa Weber , Gilmar Mendes etc , fizeram escola , agora os juristas estão perdidos e os justiceiros endoidecidos com prêmios da mídia.

  • Brito, repare que com o INCENTIVO, o APALAUSO E COMEMORAÇÃO do psdb do aécio e do fhc, do merval e da midia em geral, prenderam os maiores empresários do país e com acusações que poderiam levar a todos os outros empresários (quem não transou com o governo do pt ou com o bnds e, na lógica deles, portante não contribuiu com os 3%, ou mais). Os empresários foram ainda ridicularizados com tentativa de desmoralização com, por exemplo, a divulgação em manchete de email interno e particular dos empresários. O psdb e a mídia humilhando, ridicularizando e atacando violentamente os grandes empresários, quem diria?
    Inédito na história da humanidade. Os maiores empresários do país e de renome internacional presos e humilhados.
    Onde estamos?, que é isso?

  • Bom, muito bom.Até que enfim, há um repique de peso a este juiz de porta de cadeia, colaboradores e afins. Falta agora o Janot criar coragem e ir pra cima do Cunha e Renan as dignas excrecências do congresso nacional. Vamos lá Janot, coragem.

  • Uma denúncia muito bem definida, clara, consciente. Redação impecável. Vamos torcer para que tenha repercussão e consequência.

Related Post