Empresas, ao contrário de pessoas, não têm sentimentos, moral ou princípios ou, ao menos, nenhum outro que não seja o lucro..
Estes são atributos dos seres humanos, não de organizações empresariais.
Empresas têm interesses e, conforme as condições, estes interesses podem coincidir com o respeito a valores éticos e procedimentais.
Ou, pelo menos, dizer que aderem a eles e fazer o possível para que isso não vá por água abaixo.
Nem sempre, aliás.
Não há neste acordo da Odebrecht, um arrependimento, que é exclusivo de pessoas, há um negócio, que é próprio de empresas.
A liberdade ou penas menores para seus dirigentes foi, literalmente, comprada com recursos da empresa.
Hoje, após assinado o acordo de leniência, pelo qual seus atos de corrupção – os que quis confessar – serão perdoados ou pagos com generoso desconto, a Odebrecht prepara um comunicado.
Que, certamente, será publicado em caros e destacado anúncio nos grandes jornais, inclusive O Globo, dizendo:Desculpe, a Odebrecht errou.
O que acaba por trazer à mente uma comparação.
Quando a ditadura de 64 chegava perto de completar 50 anos, no final de 2013, as Organizações Globo publicaram um mea culpa: Apoio editorial ao golpe de 64 foi um erro.
Um erro?
Não, um crime, em ambos os casos.
E, em ambos os casos, crimes que custaram muito caro ao povo brasileiro. Em dinheiro, no primeiro caso; em liberdades, no segundo e, em ambos, em estabilidade de suas instituições democráticas.
Pode-se argumentar que, ao menos, a Odebrecht pagou R$ 6,8 bilhões ao Brasil, aos Estados Unidos e à Suíça.
Não se sabe exatamente para quem irá esta “bolada” e espera-se que o Ministério Público não abocanhe um naco, porque não é o que compete ao servidor ou ao órgão público.
Não se lê na nota da Odebrecht, porém, qualquer pedido de desculpas às dezenas ou centenas de milhares de empregos que, nela e em suas subcontratadas, p que seria natural, porque foram pessoas que deram à empresa seu trabalho e hoje estão na rua.
Como não se viu, no da Globo, desculpas aos mortos, aos perseguidos, aos torturados, aos filhos sem pais e aos brasileiros sem voto durante 25 anos.
Políticos e dirigentes que participaram destes negócios escusos têm de ter penas justas, que não sejam dimensionadas pela vingança.
Empresários e executivos não as devem ter menores porque a empresa pagou por isso.
Mas, no mundo onde a corrupção é apenas de quem é corrompido e a ditadura é -quando é – culpa dos ditadores, não dos que mamaram nas suas tetas, não é assim.
Quando o crime deixa de ser cometido porque “não dá mais” para prosseguir com ele, na ditadura ou na corrupção, podem crer, é só esperar que o tempo mude.
É assim para a Globo, talvez seja assim para a Odebrecht.
View Comments (20)
falando em " eu errei ",por onde andará Daniel "Sombra" Dantas ?
Quando pedir desculpas não significa nada e não vem de um sincero arrependimento, sendo apenas um ajuste...
Globo pediu desculpas sobre 64 e tá à testa do golpe de 16. Premiou Moro.
Youssef pediu desculpas sobre Banestado e tá nos desvios da Petrobrás. Debaixo do nariz do Moro. Que o premiou.
Tipo o Molusco na TV, pedindo desculpas pela corrupção do PT no Mensalão.
Esperamos pedido de desculpas do Ernesto:
1- Desculpas por tudo aquilo que disse aqui e não conseguiu provar.
2- Desculpas por fazer campanha para Aécio Neves, 9 vezes delatado, com contas na Suíça e chefe de Furnas.
3-Desculpas por ser hipócrita e nunca comentar nada em relação aos seus ídolos envolvidos até o pescoço na bandidagem... em lugar disso só sabe esse "Samba de uma nota só": Lula.
4-Desculpas pela covardia de, no começo chamar para o debate... depois que viu não ter capacidade de argumentação... se tornar um covarde sem vergonha na cara que é humilhado CALADO diariamente.
VAI APANHAR CALADO DE NOVO ERNESTINHO??? NÃO TEM DIGNIDADE???
“Quando o crime deixa de ser cometido porque ‘não dá mais‘ para prosseguir com ele, na ditadura ou na corrupção, podem crer, é só esperar que o tempo mude.“
Estes são os exemplos mais recentes Brito, mas sempre foi assim em nossa historia.O Brasil deixou de escravizar os indios porque não dava mais, deixou de ser colonia porque não dava mais, aboliu a escravidão porque não dava mais, deixou de ser imperio porque não dava mais e assim vamos sendo levados a reboque da historia.
Não concordo que a empresa Odebrecht deva pedir desculpas. Enquanto estava no jogo, seguiu as regras; cartas e blefes comuns a todo jogo. Entretanto, deu orgulho por ser competente e empregar um mundo de gente botando o pão na boca de muitas crianças e dando divisas para o brasil. Já a 'grobo, só dá prejuízo, mesmo e inferniza a vida dos brasileiros
Se pedido de desculpas valessem e inocentassem os milhares de ladrões, criminosos e bandidos, certamente, os presíidos estariam vazios.
Uma equipe de pesquisadores americanos sugere que a caça às bruxas que ocorreu entre 1692 e 1693, na cidade de Salem no estado Massachusetts, pode ter sido provocado pela contaminação da população por um fungo alucinógeno que prolifera no centeio. Durante o incidente 19 pessoas foram executadas por bruxaria por um fanático religioso com o apoio dos "cidadãos de bens" da cidade. Pergunto-me se não ocorre a mesma coisa com a lava jato em curitiba. Sabendo que o Paraná é um estado fortemente agrícola não é de todo desarrazoado imaginar que a mesma proliferação está ocorrendo na alfafa dos integrantes do mp do estado.
Em tempo, o link pertinente é:
http://www.sciencealert.com/watch-this-hallucinogen-might-have-helped-spark-the-salem-witch-trials
Foram 10 itens. . . Eu acho que é uma jogada de marketing para as 10 medidas.
Pensem bem: por quê hoje?
E outra: o modo como os 10 itens estão escritos.... parece ditado de "boas maneiras" imposto pela avó para o neto.... juro que acho que foi ditado do MP religioso para a empresa. ...
Sei não.
Isso não muda e não mudará.É do caráter da ATIVIDADE CAPITALISTA, a CORRUPÇÃO das leis,por eles mesmos impostas.As leis são para o POVÃO e um grupelho que sobrevive entre os dois,que chamam de CLASSE MÉDIA,que dizem ser moderna,mas é somente MEDÍOCRE.Inclusive é de onde deriva a palavra MÉDIA,que nasceu o termo ou conceito, MEDIOCRIDADE,e que não gostam de serem chamados de PEQUENOS BURGUESES,pois isso lembra REVOLUÇÃO, e revolução eles não querem pois sabem ter culpas,esse grupelho,que se pode alcunhar de OBEDIENTES CEGOS,pois somente conseguem enxergar,a alegria estampada nas caras do " BURGUESES ",e esses que são os EMPRESÁRIOS,da INICIATIVA PRIVADA,que traz,sempre que chega,os odores típicos característicos.E se arrependidos,é somente por terem sido descobertos,naturalmente para encobrir FALCATRUAS MAIORES.Isso não muda e nem mudará,enquanto não houver INICIATIVAS QUE LHES DEM MORTE.
Não percebeu ainda que as '10 medidas' são os '10 mandamentos dos fundamentalistas de cúritiba'? Eles se acham a reencarnação do SALVADOR.
A globo pediu desculpas?
Como se arrependeu, está escrito aos trouxas....
Arrependeu tanto que na primeira oportunidade não pensou em se aliar aos Porcos.
Golpista sempre golpista.
Não é por acaso que o nome dessa organização criminosa é Rede Golpe de Televisão.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/odebrecht-divulga-carta-com-pedido-de-desculpas/