A Odebrecht sempre teve lado. Por Roberto Moraes

Antes do artigo de Roberto Moares, a transcrição, literal, da coluna de Gisele Vitoria, na Istoé, em setembro de 2014. Véspera da eleição e Lava Jato já em pleno curso, a descrição da imagem que você vê aí em cima.

Alckmin, Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves dividiram a mesa número 3, do anfitrião João Doria, com Jorge Gerdau, Marcelo Odebrecht, Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco, e os empresários Pedro Passos, da Natura, e Rubens Ometto, da Cosan. Entre as outras 11 mesas que ocupavam o salão principal e a varanda, José Serra, que chegou por volta das 22h30, a primeira-dama Lu Alckmin e ACM Neto  jantaram com anfitriã Bia Doria. No Menu da Chef Morena Leite, couscous marroquino com brotos e legumes Confit na entrada e nhoque de abóbora com molho de salvia como prato principal foi apreciado por gente como Nizan Guanaes, Tutinha, o inventor do Pânico, e a estilista Martha Medeiros. O linguado em crosta de quinua recheado com pupunha e flan de banana da terra foi servido com vinhos franceses Sancerre Comte Lafond Blanc 2012 (Baron de Ladoucette & Comte Lafond, do vale do Loire) e Mercurey 2007 (Chanson Pêre & Fils, da Borgonha)

Dito isso, ao artigo:

A Odebrecht sempre teve lado

Roberto Moraes, no Facebook

Ao contrário do que se tenta empurrar como interpretação, a Odebrecht sempre teve lado
O caso Odebrecht parece confuso. E é.

Porém, observando mais atentamente se vê que é possível tirar algumas conclusões do caso Odebrecht, olhando o todo e não as partes.

Mais uma vez : o todo e não as partes.
Lendo, vendo e ouvindo as várias fontes – de todos os matizes e origens – se vê que todas as leituras fazem seus recortes. Escolhas e seleção das partes em que vão focar para construir suas interpretações.

O fato do ministro Fachin ter liberado todo o conteúdo de todas as delações permite interpretações mais totalizantes que o vazamento seletivo das partes não permitia.

Ao contrário do que alguns tentam mostrar a Odebrecht não é vítima deste processo.
O poder econômico é parte deste processo ao comprar e dirigir o poder político, onde está o Estado que tenta controlar, mesmo sem a outorga popular do mandato.

A busca direta do mandato pelo poder econômico contém riscos.

Assim, é sempre mais fácil cooptar e controlar o poder político.

Aí entra não apenas a ajuda para a eleição atual como a futura. Ou ainda, o pagamento das dívidas das eleições passadas.

A compra indistinta com apoios, não significa que a companhia não tivesse suas preferências.
Assim, com este esforço de leitura mais integral se vê de forma clara a compra e o controle do poder econômico sobre o político – que também não é vítima, mas agente do processo da “democracia capitalista” – é possível observar outros pontos que parecem essenciais para interpretar a fase mais próxima do momento atual, de 2014 até hoje.

É fato que a Odebrecht foi instrumento fundamental para comprar apoios e eleger o pior Congresso da história deste país na eleições de 2014. Fez isto, ao se submeter, entre outras coisas ao Cunha e sua trupe do PMDB que hoje foi para o poder com o golpe.

Daí, não é difícil depreender que a Odebrecht também tenha comprado o golpe.

Diretamente, ou indiretamente, ao viabilizar a eleição destes congressistas que votaram o impeachment.

Nesta linha, não se pode deixar de registrar que ao comprar o Pastor Everaldo para ajudar Aécio na reta final da eleição de 2014 – além de outros atos correlatos com a mesma intenção – a Odebrecht deixou evidente quem preferia no controle central do poder político no Brasil.
Isto não quer dizer que a Odebrecht não conviveria com Dilma, ou com o PT. Como já vinha convivendo durante doze anos, ou três mandatos.

Não é por outro motivo a indignação do velho Odebrecht contra a mídia comercial, que não só sabia de tudo isto, como sempre jogou do mesmo lado do grupo empresarial na disputa pelo controle do poder político no Brasil.

Evidente que esta narrativa não interessa a setores que escolhem outras partes para construir suas interpretações.

Toda interpretação fará escolhas de partes para interpretar o todo.

Porém, algumas serão sempre mais críveis e sustentadas nos fatos que outras.

A Odebrecht, a despeito dos apoios à diversas forças do jogo político, sempre teve lado.
É inocência ou má fé interpretar o contrário.

Fernando Brito:

View Comments (44)

  • A Odebresth comprou tomo mundo. O poder judiciário também foi cooptado. Duvido que algum juiz não tenha levadovuma graninha do Dr Emílio.

    • Há quem entenda que as descobertas mais recentes da Lava Jato desfazem a impressão, tão forte nas primeiras etapas da operação, de que Lula e sua tigrada tiveram uma participação especial na corrupção no País. Eles seriam tão somente um elo a mais na corrente histórica de malfeitos. A responsabilidade caberia, assim querem fazer crer, ao sistema político. Longe de relativizar a responsabilidade do PT, as revelações da Odebrecht confirmam e reforçam o papel deletério de Lula na política nacional. Seu papel foi decisivo e central para o abastardamento da vida política brasileira. Foi ele o autor intelectual e material do vil assassinato do interesse público nos dias que vivemos.
      Há um antes e um depois de Lula na corrupção nacional, capaz até de assustar Emílio Odebrecht: “O pessoal dele estava passando de jacaré para crocodilo” É evidente que já existia corrupção antes. A novidade trazida pelo ex-sindicalista foi a transformação de todos os assuntos estatais em negócio privado. Lula pôs o Estado à venda. A Odebrecht e outras apenas compraram – sem nenhuma boa-fé – o que havia sido colocado na praça. Lula não inventou a corrupção, mas a transformou em política de Estado. Com isso, corruptos, velhos e novos, tiveram ganhos nos anos petistas que pareciam não ter limites. Não foi por acaso nem por patriotismo, por exemplo, que o governo petista estimulou as empreiteiras a expandir sua atuação para áreas como a exploração de petróleo, mas para ampliar o portfólio de negociatas. Todos os inquéritos abertos a partir das delações merecem atenção. Isso, porém não diminui a responsabilidade de Lula. A magnitude dos ilícitos descobertos pela Lava Jato só foi possível graças à sua determinação de pôr o Estado à venda. Não lhe neguemos esse mérito.

      • Quem pôs o Estado a venda foi os tucanos. Se lula fosse a madre Tereza de Calcutá não governava por oito anos.

        • Desculpe, meu caro, por piores que outros tenham sido, mas até antigos defensores como PHA e Greenwald já aceitaram que o lugar de maior corrupto da história brasileira está assegurado para o pelego bon-vivant.

          • A fonte desses trolls profissionais são sempre as mesmas: a mídia golpista.

      • Gente, pelo amor de Deus, esse infeliz copia, sem dar crédito, artigo do Estadão e vocês ainda se dão a trabalho de responder?
        Assim como outros trolls, vive copiando textos de Estadão/Veja/Antagonista e ninguém desconfia? Basta copiar um trecho e colar que o Google entrega rapidinho...

        • Normalmente eu coloco aspas quando copio textos. Neste não fiz isso porque resumi e alterei algo que, pelo estilo, creio que fica claro não ter sido escrito por mim. Resolvido o tema dos direitos autorais, delicie-se com o conteúdo.

          • Não sei, Nina, nós somos de setores diferentes. Eu e o Alisson trabalhamos diretamente para a CIA, mas o Bronco foi contratado através da sucursal da agência no MBL.

      • Mas o ladrão do Emílio...falou que já tem 30 anos de ROUBALHEIRAS...e vc vem falar que é o LULA...por favor...menos...

  • Uma coisa é apoiar outra coisa é manipular o resultado, se marina fosse para o segundo turno com certesa a história poderia ter sido outra, não vamos ser inocentes essa do candidato trampolin do aécio não foi a única. Tem mais, a contrutora já vinha as turras com a Dilma. Não só essa basta ver as conversas da Andrade Gutierrez na véspera da eleição, o candidato era o aécio... Para ilucidar isso tudo seria importante fazer uma longa linha do tempoz acontecimentos e fatos...

  • E caso Dilma não tivesse sido reeleita em 2014, será que teríamos todo esse "combate" contra a corrupção? Será que a Odebrecht estaria envolvida nessa convulsão política? E o jornalismo estaria dando tanto tempo assim para o que já ocorria há tempos?

  • E caso Dilma não tivesse sido reeleita em 2014, será que teríamos todo esse "combate" contra a corrupção? Será que a Odebrecht estaria envolvida nessa convulsão política? E o jornalismo estaria dando tanto tempo assim para o que já ocorria há décadas?

    • o maior objetivo de terem dados alguns migalhas para Lula e petistas é que em tais horasa mídia esquerdista e PIG estariam juntas defendendo que nada aconteceu

  • Vou mais longe ainda. Como era do conhecimento da mídia, capitaneada pela Globo, de tudo que ocorria nos bastidores da política, ficou fácil pra ela montar um "script" para os delatores. Todos foram devidamente amestrados pelo MP sob comando da força tarefa da Vaza a Jato. Em muitas delações pode-se notar claramente, os promotores "colocando palavras na boca dos delatores". Tudo dentro do "script" montado previamente, como o velho ponto de teatro. Tanto que para disfarçar enfiaram alguns figurões do PSDB e PMDB no meio para não dizer que só foram os petistas. Sabendo de antemão que seus crimes prescreverão em breve ou já tenham prescritos. Com as divisões de investigados com foro e sem foro, quem sairá numa boa será o Alkimim, futuro candidato do PSDB que será investigado a toque de caixa, diferentemente de outros processos contra ele que se arrastam desde 2003. Será beneficiado também o Temer, que recebrá um atestado de idoneidade da PF, que não encontrará nada contra ele. Teremos então dois candidatos de partidos diferentes, PSDB e PMDB com a mesma finalidade. Entregar tudo. Não se iludam, o Lula será preso assim que apuser recurso em 2ª instância, a sentença já está pronta.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;

    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;

    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;

    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;

    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?...)

    E MAIS :

    os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção
    o Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo
    o juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria
    os juizes dizem "na minha vara" - a vara não é dele!
    a reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres
    o Judiciário é uma ditadura de classe - e ditadura conservadora

    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    SARTREANA

    Maldita seja toda esperança
    que faz continuar o mal
    do bem que só se alcança
    no viver sempre (des)igual

    ………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    DE VERSOS

    A dor de passar pelas pessoas
    e depois deixá-las me consome:
    Como viver tantas coisas boas
    só para alimentar de saudades essa fome?…

    É infinita essa fome de amar
    e ser feliz fazendo outros felizes
    Mas, um, como pluralizar
    em frutos diversos as nossas raízes?…

    ………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    NÓS

    A tv me promete
    o leite da moça,
    o prazer em pó,
    líquido,
    instantâneo,
    integral…

    Que faremos de nossos olhos,
    de nossas mãos?

    ………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    CEM RIMAS
    ( para o PT e o PSTU )

    A vida passa de graça
    e fica ainda mais rica
    nos olhos de esperança
    que às mãos multiplicam

    ………………………………..………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    KWY

    P
    …e
    …….n
    …………s
    …………….o
    …………………logo(S)
    …………………………………..p

    …………………………………..e

    …………………………………..s

    …………………………………..o

    ...…………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    B……………………………A
    …I………………………I
    …….S………………C
    ………..T………N
    …………….Â
    tele……………………..visão

    tele……………………..vazão

    tele……………………..vazio

    ………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
    .:.
    ::
    .:.
    O fetiche da mercadoria
    Ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………………………para o Poetamigo e Doutor em Comunicação Professor Laerte Magalhães

    ……………..……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    …………………………………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………..………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ………….……………………ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………….ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ

    …………………………………………………………………………………………………………( Cláudio Carvalho Fernandes )

    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    .:.
    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante

    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita

    …………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso
    Logo(S)
    ReXisto

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Sempre

    A vida
    Entre duas pedras:
    Sobre
    Viver
    Ou
    Morrer
    Sob…
    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Tão duro mas tão terno

    É preciso
    Não ter esperança alguma
    Para se construir
    Da necessidade (de viver, do viver)
    Algo melhor
    Do que não ter esperança alguma

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história

    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    Globo

    PATRÃO
    PADRÃO
    LADRÃO

    ……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    massa

    a cidade cr…e………s……………………..c…………………………………………..e
    e a gente
    …………………desa

    …………………par

    …………………ec

    …………………e

    ……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    capitolismo

    predadores à espreita
    muito mais que esperto
    tem-se que ser sempre vivo

    preço da evolução
    lei da sobrevivência
    juras de (h)a-mor
    juros e mais ou menos valia

    antenas atentas
    vigiam os espaços
    (e o tempo)
    da vida
    mínima
    nas promoções do dia-a(-)dia

    é isto o que vinga:
    a morte é hereditária…

    …………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    foi ou é ou será

    não o feito
    nem a coisa por fazer
    ou o imperfeito perfeito
    :
    o que me anima
    é a magia lógica das possibilidades

    ……………………………………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
    .:.
    ::
    .:.
    ReXistência

    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    :
    Diga “NãO” à Rede Goebbels

    …………………………………….( Cláudio Carvalho Fernandes )
    ::
    .:.
    ::
    Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.

    “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.

    …………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
    ::
    .:.
    ::
    Se você não for cuidados@

    “Se você não for cuidados@, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.

    …………………..………………………………. ( Malcolm X )
    ::
    .:.
    ::
    ( En la lucha de clases )

    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas

    …………………………………….( Paulo Leminski )
    ::
    .:.
    ::
    ( Não é a beleza )

    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………….( Salamah Mussa )
    ::
    .:.
    ::
    A existência precede a essência.

    …………………………………….( Jean-Paul Sartre )
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  • A narrativa da Odebrecht, como se estivesse colocada no centro do poder nacional a comandar todos os lances da própria vida do país, já encheu todas as medidas e entornou o caldo. Principalmente os capítulos do pai e do filho parecem um escândalo de desfaçatez que só uma equipe bem treinada em propaganda poderia ter bolado, com a condição sine qua non de tentar, em troca de safar do castigo os dois por seus crimes, destruir a imagem do maior líder político do país, este que foi um dos maiores - senão o maior - presidentes da República de todos os tempos. Ver o senhor Emílio transpirando preconceito e escrúpulo elitista por todos os lados, a desfiar um rosário de historinhas folclóricas sobre o Lula, inclusive com citações fabulosas do próprio Golbery do Couto e Silva, invocado como se fosse o testemunho santo da verdade suprema, é de fazer vomitar. Até a recorrente "acusação" de ser cachaceiro foi levada por Emílio ao palco da sem-vergonhice, de maneira safadinha, com risinhos. Como se sabe, Lula sempre foi um grande conciliador. Negociou com empresários o fim de greves, sim. Com grandes vantagens para a classe trabalhadora, como pode ser testemunhado por milhares de operários. Agora, tentar de maneira canalha, como está fazendo a imprensa, e como parece ter feito o próprio Emílio, que agora se apresenta como um homem de caráter fraco, colocar estas negociações junto com os movimentos pelegos do Paulinho da Força, para apresentar os dois como sendo igualmente traidores do movimento sindical, é um dos aspectos mais sórdidos desta parte dos depoimentos. Emílio falou que deu a grana para o Paulinho comprar carros e apartamentos para sortear no Primeiro de Maio entre os inocentes seguidores da falsa Força Sindical. Mas insinuou que também deu algum para a CUT, insinuação bem apressada, seguida de um quase inaudível reparo de que teria sido uma coisa inexpressiva, que nem merecia menção. Pois então, que não mencionasse. Francamente, esperava-se que o senhor Emílio fosse aquela figura trabalhadora que pairava acima da gula de seu filho, e que construiu a duras penas um império a partir de trabalho honesto, e que agora se sentiria arrasado por tanta adversidade a qual nem imaginava que existisse. Esperava-se que ele fosse isento da patifaria que dominou a empresa na regência de seu filho, que por sua vez se comportou como uma espécie de governante do país por trás dos panos, com a bandeira Jolly Roger desfraldada. Mas esta figura pioneira e impoluta deve ter sido o avô do Marcelo, não o seu pai.

  • PQP. Será que alguns da esquerda estão ficando burros? Não notaram que abaixo do vídeo do PHA ele colocou "EU ACREDITO EM TODAS AS DELAÇÕES"? Não perceberam que esse vídeo foi a mais pura ironia do C Af? Assim não dá. Que o Ernesto borra bosta não percebesse eu até entendo. Mas... vocês?

    • Luiz, você escutou e viu o vídeo ? Eu tb senti que tinha ironia mas o vídeo é claro. Ninguém está de brincadeirinha e fazendo joguinho de sarcasmo barato do tipo do PHA. Verdade que ele começou junto com Requião pedindo as diretas JÁ qdo Dilma estava lutando para não ser impedida. Se era uma "ironia" estar dizendo que "Lula errou" por que então ele copiou o post do FB acentuando o título ? O post do Brito nao era ironico. Estava então tentando criar um frisson para que nós "progressistas amebas" (segundo tua avaliação) ficássemos desesperados ? O que de fato aconteceu. Eu é que pensei que vc fosse um pouco mais ligado aos fatos. Num mundo de pos-verdade onde Lula está sendo degolado por todos vamos brincar de esconde esconde pra ver quem é o mais malandro ? Nos poupe, por favor. Abraços.

  • Luiz Carlos P. Oliveira, não está nada claro que PHA usou ironia. Basta ver que ele está atribuindo a Fernando Brito o texto de Gustavo Castanõn. A chamada do CaF é: " Britto: Lula errou" .

Related Post