Olhe bem para eles, Marina. Eles ainda são a sua turma, ou agora sua fé é outra?

Um relatório do Banco Mundial divulgado hoje diz que ” o Brasil é um dos poucos países que consegui reduzir a pobreza na primeira década do século 21 “.

Eram 35% perto da virada do século; em 2011, 17%.

Hoje, certamente, a percentagem é já  um pouco menor.

Ainda assim, muita gente, um “país” de 30 milhões de seres humanos.

O relatório diz o que todo mundo sabe: que o Bolsa Família, o salário-mínimo e os investimentos públicos são os responsáveis por esse ainda pequeno, embora gigantesco,  progresso social .

O outro nome deste progresso social é, portanto, gasto público .

E gasto público, Marina Silva é o que é cortado, constrangido, reprimido em nome da fé ao novo Deus de sua adoração : O Mercado.

Essa é a fé dos teus novos amigos, que em nada se parecem com os guris ai da foto.

Louvam o ” Santíssimo Tripé ” do neoliberalismo , uma diabólica trindade que faz os camelos passarem pelo buraco de uma agulha e os ricos, nesta terra, viverem sempre no reino dos céus .

Os meninos  da linda fotografia de André Correa que Bolsa-Família, do governo Lula, prolongado no de Dilma ,  tirou da extrema pobreza.

Quer que eu traduza ? Tirou da fome,  da disenteria, do analfabetismo. Tirou da morte.

Não foi a senhora simpática do Itaú, que ganha, todo ano, mais bilhões que os cofres públicos, com esforço,  podem dar a eles.

Aliás, Marina, o Itaú deve ao Fisco quase um ano inteiro do Bolsa-Família: mais de R$ 19 bilhões, contra uma média anual de R$ 16,5 bilhões aplicados nele de 2003 a 2013.

E muito mais, Marina, o governo entrega aos bancos, porque estes lhe botam o pé da mídia no pescoço, na forma de juros.

São os homens e mulheres do teu novo mundo os que tiram o dicumê  destas crianças, alimentadas com o Bolsa-Família que nossa elite considera apenas uma “boquinha eleitoral”.

São bocas pequenas, sim, mas cuja fome jamais provocou a indignação dos teus gurus econômicos, como não provoca  a ira  dos teus tutores religiosos, que te movem para frente e para trás nas suas promessas, mas que não te exigem  nunca que cuide da mais perfeita obra que um deus poderia fazer: as crianças.

Estes ai , Marina, precisam do dinheiro do petróleo para ter uma escola, precisam do desenvolvimento econômico para ter um emprego, precisam das hidroelétricas para não viverem nas trevas, e de rodovias , ferrovias, portos, para que a atividade econômica não os sujeite, de novo, ao abandono e à falta de futuro.

Estas crianças, Marina  Silva,  são ainda as feridas mal-curadas  do Brasil de 500 anos, do Brasil velho que te aplaude agora.

Um Brasil que só há doze anos começou a mudar – e que por isso provoca tanto ódio a quem não basta ter, quer também que poucos tenham – e que não vai parar para jogar fora estes meninos junto com tudo de bom que por eles se fez.

Um processo que você abandonou porque a vaidade a empurrou quando não foi a escolhida, mas Dilma, para ser a candidata de Lula.

Talvez por razões que sua trajetória posterior tenham confirmado.

É por eles, Marina, que a gente vai lutar e vai vencer.

Porque é neles que acreditamos.

Este povo humilde – até as pesquisas mostram – não se encanta com sua hipocrisia, com suas alianças com o Mal, com suas palavras vazias e empoladas, com seu “tripé macroeconômico”.

Não adianta lhes  prometer bilhões e bilhões que você não tem de onde tirar.

Porque a turma onde há para tirar – e é tão difícil tirar-lhes algo, sobretudo o seu horror aos pobres – é agora, Marina, infelizmente, a sua própria turma.

Fernando Brito:

View Comments (77)

  • Comovente!
    Parabéns, Fernando Brito!
    Não há como ler e não se sensibilizar!
    Vamos, Dilma! Por essas crianças, vamos em busca da vitória!

  • Não há o que dizer além do que você já escreveu Fernando Brito, fica aqui apenas a esperança de que os brasileiros acordem, principalmente o gigante adormecido que foi as ruas em junho/2013, gigante este que agora já é amanhecido, fico triste pelo meu país, que, ao que tudo indica voltará as trevas caso esta mulher seja eleita, mas em quatro anos teremos mais eleições e aí sim vamos nós os petralhas reconstruir o Brasil, recomeçar palmo à palmo, mas, sem pré-sal, sem petrobrás, sem nada, vamos recomeçar recomeçar, recomeçar.

  • EU tenho muita, mas muita esperanca mesmo que Dilma será reeleita.
    Näo posso deixar de acreditar neste país

  • Fernando,

    Mais um texto seu que dá vontade de imprimir aos milhares e distribuir nas esquinas. Já que não posso isso , pelço menos eu o distribuo na minha lista de e-mails. Um abraço!

    • Arlindo, como vc faz para mandar por e-mail? Antes tinha essa opção. Já até pedi ao Fernando para recolocar. Mas, escrevendo como escreve, não precisa fazer mais nada

    • Amei. Tudo o que pensamos, e não conseguimos traduzir em palavras. Obrigada.
      Minha humilde sugestão. Publique em um livro esses e outros, assim, tirados do fundo da alma.

  • Linda matéria Sr.Britto.Infortunadamente,os senhores do engenho,não estão nem aí para o que o senhor escreve,nem os pastores da noite com sua prédicas .O pior não são eles,sr.Britto,piores são aqueles que durante séculos,puxaram os sacos dos ricos,mesmo sabendo que não levariam nada,além do desprezo.Desde que se instituiu eleição,os puxa e os dúbios,aqueles que se tem algo,querem mais e se não conseguem,põe a culpa no próximo,no azar,no diabo e no governo.Não tem cérebros para conseguir olhar além do umbigo,que eles desprezam,mas olham.O pior é o puxa-sacos e o dúbio,que não sabe nem,quando é nunca.E o pior neles,é que votam e seus votos tem o mesmo valor que os outros.E mesmo que o lessem,continuariam agindo da mesma maneira.E uma questão de falta de vergonha,que eles somente exigem,nos outros.E votam!

  • Deus é justo e vai reverter essa situação. Não permita que esse projeto caia por terra.

  • A melhor presidente de todos os tempos, fez milagres em quatro anos,deus está com Dilma....

  • PORQUE UM CRISTÃO DEVE VOTAR EM DILMA, NO PT E EM ALIADOS:
    (Vale também pra Judeu, Mulçumano, Budista, até Ateus, e pra qualquer um que sonhe uma humanidade menos “desumana”, mais igual.)

    Mateus 25: 31 a 40 (se acha que tá errado, confira na sua Bíblia).
    “(31) – Mas quando o Filho do Homem vier em sua glória com todos os anjos, ele se assentará no seu trono de glória celestial. (32) Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará as pessoas, como um pastor separa as ovelhas dos bodes, (3) e colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. (34) Então o Rei dirá àqueles á sua direita: ‘Venham, benditos do meu Pai, para o Reino preparado para vocês desde a criação do mundo. (35) Porque eu tive fome, e vocês me deram de comer (com a criação do ‘Bolsa Família’, ‘Pronaf’, etc.); eu tive sede, e vocês me deram de beber (instalando cisternas e fazendo a transposição do “velho Chico”); eu era um estranho, e vocês me convidaram para suas casas (com o ‘Minha casa minha vida’, o ‘Luz para todos’, o ‘Minha casa melhor’, etc.); (36) eu estive nu, e vocês me vestiram (de conhecimento, com educação, via ‘Enem’, ‘Prouni’, ‘Fies”, ‘Ciência Sem Fronteiras', 'Pronatec', etc.); eu estive doente, e vocês cuidaram de mim (com o ‘Mais Médico’, o ‘Brasil Sorridente’, etc.); estive na prisão, e vocês me visitaram. (37) Então os justos responderão: ‘Senhor, quando foi que nós vimos o Senhor com fome, e lhe demos de comer? Ou com sede, e lhe demos alguma coisa para beber? (38) Ou como estranho, e o socorremos? Ou nu, e o vestimos? (39) Quando foi que vimos o Senhor doente, ou na prisão, e o visitamos?’ (40) E o Rei lhes dirá: ‘Digo a verdade a vocês: ‘QUANDO VOCES FIZERAM ISSO AO MENOR DESTES MEUS IRMÃOS, ESTAVAM FAZENDO A MIM.’”
    Querido (a), entendeu por que eu voto DILMA, PT e ALIADOS, e acho que você também deveria? Ótimo! Não entendeu? Que pena! (Seus filhos/netos/bisnetos um dia te cobrarão por isso.)

    • Edmar,seu texto,vou colocar no papel e passar aos evagélicos, pois é de fácil compreensão e penso que os fará refletir. O texto do Brito é fantástico mas receio que atinge um pouco menos estas pessoas as quais desejo orientar. Abs.

    • Edmar,concordo com você,também tenho razões Evangelicas ,para votar PT,Dilma,e chamar a luz esses eleitores para que vejam que eles estão sendo usados por uma criatura que saiu um dias desse meio e agora cospe no prato que come.

    • Caro Edmar, me autorize repassar seu texto para meus contatos, certamente te darei os créditos.

    • Lindo Edmar,emocionante.E por isso que nossa Dilmais sera reeleita.Se Deus e por nos,quem sera contra nos?

  • Muito bonito o texto, emocionante! Nos debatemos todos os dias pra afirmar as várias conquistas do governo federal e esquecemos essa bênção que é tirar da pobreza essas famílias. Do fundo do coração, eu admiro muito a Dilma, vejo um pouco de mim nela. Sou extremamente técnico, correto nas minhas atitudes e ás vezes até um pouco autoritário e como ela não tenho o dom da expressão. Mas essa minha admiração por Dilma não me deixa cego ao ponto de não fazer uma ressalva, o jeito que ela cita os números da quantidade de pessoas tiradas da linha da miséria não aprece um pouco frio? Seria melhor ela enfatizar um caso concreto, específico e depois de momentos de emoção como esse dizer ''imaginem agora esse benefício em prol de X milhões de brasileiros''. Brito vou te contar uma outra coisa que eu vivencio aqui no interior de SP. Muitas pessoas não conseguem votar! Pra muitos é uma tortura enfrentar a urna eletrônica. Pra mim isso é de uma maldade gigantesca e percebam que o último voto é o de presidente, ou seja, a pessoa vota errado ás vezes até o fim. Esse voto tente a melhorar no segundo turno, mas atualmente temos muitas coisas contra Dilma: Mídia, urna eletrônica, Collor de saias e tantas outras que todos nós sabemos.

Related Post