O que torna um artista raro – falo de artistas, não dos “fenômenos” mercadológicos que a mídia constrói – é sua capacidade de traduzir em sua obra uma realidade que, nela, adquire uma expressão evidente e que nossos sentidos percebem mas não sabem traduzir com exatidão.
As vezes, os desenhos que furto da generosidade dos cartunistas me dão a impressão que, num pequeno retângulo, dizem mais do que expresso em linhas e linhas.
Que retrato mais cru do que este do Angeli, na Folha de hoje, poderia ser traçado dos que vão decidir domingo se o seu voto – em Dilma, em Aécio, em Marina ou em qualquer outro – vale ou não vale?
Sei que Eduardo Cunha e suas falcatruas repugnam, como repugnam os Paulos Robertos Costas, os Cerveró, os Pedros Baruscos , que estão soltos como o presidente da Câmara gozando a vida com o muito que lhes sobrou das suas gatunagens, já que não há notícia alguma que estejam gramando no trabalho como eu e você, que jamais roubamos um centavo.
Mas, se Cunha está onde está, isso se deve a maioria de votos que obteve na Câmara e estes votos foram dados na esperança que pudessem “ser todos Cunha”.
Domingo, esta maioria de novo, será toda Cunha.
Cunha, o homem que abriu o processo de impeachment porque o Planalto de Dilma lhe negou cobertura para evitar o processo na Comissão de Ética, aquele que há seis meses não dá um passo.
Cunha, o homem que deterá o comando daquele que, por seu intermédio, ocupará a cadeira presidencial.
Cunha, aquele que não terá movido céus e terra para assumir o controle do Governo e, em seguida, descer ao inferno de uma cassação e dos 184 anos de prisão que fingem lhe pedir.
Quem não fizer de tudo e um pouco mais diante disso, perdão se ofendo, também será um Cunha, porque – ainda que por simples omissão – ajude a consumar-se esta tomada do poder, sem voto e sem decência.
Se não podemos fazer muito, algo podemos.
Ir às ruas, escrever aos amigos (ou copiar o que te escrevo, porque é algo que dou de coração), falar nas redes sociais, mas algo, algo, desesperadamente algo por você, por seus filhos, por seus pais, por seu país.
Levantam, para te convencer que já nada adianta, uma onda do “já ganhou” na mídia.
É falsa, mas intimida, desanima, prostra.
Este desafortunado país é coberto por um manto de hipocrisia, que se tornou uma camisa de força da histeria.
Um cartunista como Angeli conta a todos nós o que milhares de páginas de jornal e internet não dizem: que todos eles, neste processo, são Cunha.
Eu não serei. Você não é. Os homens e mulheres de bem deste país, mesmo os que detestam o PT, Lula ou Dilma, não são.
Não se corrigem erros, mesmo graves, com desastres.
Não se arruma a casa em crise arruinando-a.
Quem pode e quer assumir o poder sem voto não precisa de voto e, portanto, não precisa de você.
Mas se o Governo escapar desta multidão de Cunhas precisará de apoio e, portanto precisará de você.
E esta desgraçada política econômica que se adotou para saciar os lobos insaciáveis terá de mudar.
Não somos todos Dilma, nem todos Lula, muito menos todos PT.
Mas não seremos, jamais, jamais, não seremos todos Cunha.
View Comments (39)
Seremos todos cúnhas? Nem a pau Juvenal! Somos todos DEMOCRACIA! Agora somos todos DILMA!
No judiciário e MP são todos Cunha!!
Cansado e desanimado... O medo venceu a esperança... O Brasil de todos está vendo as últimas e trágicas cenas dos próximos capítulos de sua tão frágil democracia... Minha esperança é que surja algum nome progressista para lutar contra a direita fascista e entreguista e que tenhamos tempo de salvar nossas riquezas das bocas famintas do mercado internacional... Ai de nós que lutamos para construir um pais coerente com seu povo e que hoje vemos as hienas se fartando com o pré-banquete de nossas vísceras...
Análise perfeita, não podemos ser coniventes com as vontades de um criminoso, que deseja o poder a qualquer custo, e quem pagará somos nós, a sociedade, a engrenagem motora do país. Por tudo isso, temos de alguma forma ser mais ativo na luta contra esse golpe sujo que estão tramando no dia 17.
https://blogliberdadepolitica.wordpress.com/
Parlamentar do Norte e Nordeste que votar no GOLPE estará cometendo suicídio político, pois o que o governo temer onça/cunha estancará os investimentos nessas regiões, degradando rapidamente com o bem estar dessas populações que os repudiará rapidamente. Lembrem-se que esses políticos que querem assumir o controle com o GOLPE são basicamente do sudeste e financiados pelas empresas e mídias do sudeste. O que sobrará para o resto do Brasil além de esmolas?
Fernando.
Vamos adiante, escrevendo, conversando, gritando se preciso for, para impedir o ressurgimento do "monstro da lagoa" que o Chico , sempre magistral, denunciou.
Não haverá PAZ consumado o GOLPE , haverá resistência sem dúvida. Também não haverá mais Brasil, não como o conhecemos quando nascemos.
Temos uma elite tão miserável, que ate algo muito bom se transforma em MERDA, como foi a descoberta do pré-sal, dele não teremos nem o petróleo e ainda iremos perder a frágil e incompleta democracia, mas esta mesma elite, perderá a PAZ que gozavam, assim como os midiotas que batia panelas compradas em Miami. Assim como os acéfalos que para o mundo, xingaram a presidente na abertura da Copa.
Não haverá PAZ neste país. Não haverá PAZ pra elite e nem pra COXINHADA do Leblon e congêneres.
Para a COXINHADA baixa renda , essa não precisaremos nos preocupar, são pobres diabos que sofrerão na carne a desgraça a que se aliaram.
NÃO VAI TER PAZ !!!!!!
E A GLOBO QUE NOS AGUARDE NA ESQUINA DA HISTÓRIA !!!!
Teremos a batalha das Termópilas e como disse Xerxes (persas)a Leónidas (esparta): “Entreguem as vossas armas!”, ao que o Rei de Esparta respondeu apenas: “Venham buscá-las”. Cunha quer o Poder da república e Dilma e as forças da legalidade dirão "Pois venha buscá-lo". A luta não terminará como ele pensam .
A LUTA NÃO TERMINARÁ !!!!
Os três patetas que frequentam este blog SÃO TODOS CUNHA.
Excelentíssima Dilma Rousseff,
Nem o mais prudente, conservador e legalista dos Brasileiros acredita sinceramente que o parlamento ou o STF possam - devido o enorme envolvimento, de fatia significativa de seus integrantes - oferecer um julgamento obediente às leis.
Assistimos, todos os dias, em tempo real, uma conspiração gigantesca, que se autoabastece, e inescrupulosamente devora o futuro de milhões.
Forças, historicamente alinhadas, buscam repetir o intento já alcançado, em décadas recentes, e novamente afogam a nação num mar de mentiras, indiferentes ao fratricídio e a miséria a qual serão lançados os mais pobres.
Saber esperar, ouvir a todos, para então agir são obrigações de qualquer governante responsável, mas igualmente responsável e digno é reconhecer que todas as instâncias foram esgotadas, todos canais republicanos encontram-se caprichosa e obtusamente fechados e que todos espaços democráticos foram usurpados por interesses mesquinhos.
O povo brasileiro está em vossas mãos, conhecedor da tua coragem, tenacidade e lutas, confiou a ti a liderança do país. A história irá julgá-la, o momento urge pelo vosso protagonismo, juntos podemos libertar o país desse círculo vicioso.
Reed, conclamo à Presidente Dilma, por favor, emita um salvo conduto constitucional para mim ou seja, se eu matar pelo estado de democrático de direito, não serei julgado como criminoso e sim como heroi. Isto simplesmente, me basta...
A cadeira do planalto espera o CU do CUnha, Brasil! Domingo é dia dos magnatas, para o povo é domingo é descanso . E o trabalhador dará passo de pelo menos um século pra trás. Dentre eles muitos inocentes arrebatados pelos coxinhas que estão com suas vidas garantidas por todo o sempre.