Olhem para o pedalinho, esqueçam o jatinho. Se não é Molica ir buscar a história…

Enquanto a grande imprensa destaca repórteres até para revirarem lixo do Lula, a propriedade e a responsabilidade pelo jatinho da chapa Eduardo Campos-Marina Silva, que caiu e matou o ex-governador pernambucano, continua um mistério.

Na operação vira-latas, depois dos pedalinhos e do barco de lata, esta semana, a Folha publicou uma matéria sobre as “suspeitas” pela contratação – R$ 1.500!!! – de uma arquiteta para fazer uma planta do sítio de Atibaia, pela mulher de Fernando Bittar, o dono do sítio que “é do Lula”. Quer dizer, a dona do sítio contrata a feitura de uma planta do sítio que é dela e isso é “indício de que era para o Lula”.

Já na operação “Levem o Jato”, tudo é permitido. 19 meses depois do acidente, ninguém é dono do avião, ninguém pagava os pilotos, ninguém é responsável por nada.

Como ainda há repórteres no Brasil, Fernando Molica foi atualizar as informações e traça, em O Dia, o retrato do cinismo do Brasil republicano, onde um pedalinho vale mais do que um jatinho.

Quem sabe não dizem também que  era do Lula?

Prestação de contas da campanha de
Eduardo Campos ainda não foi entregue

Um ano e sete meses depois de acidente aéreo que matou candidato à Presidência, documentos referentes às viagens de campanha ainda não foram levados à Justiça Eleitoral

Fernando Molica, em O Dia

O acidente aéreo que matou Eduardo Campos, então candidato à Presidência pelo PSB, foi há um ano e sete meses, mas ainda não foram levados à Justiça Eleitoral comprovantes da doação de horas de voo e de despesas com salários, hospedagem e alimentação dos tripulantes. Toda a prestação de contas deveria ter sido entregue até 14 de novembro de 2014.

Apolo Vieira — um dos dois empresários que, segundo a campanha de Campos, doaram horas de voo e bancaram os gastos das viagens — sustenta, na Justiça do Trabalho, que não tinha qualquer relação com o jatinho acidentado, o Cessna Citation PR-AFA. O outro empresário, João Carlos Lyra Filho, admite ter doado horas de voo para a campanha , mas nega qualquer responsabilidade técnica sobre o avião que afirma nunca ter sido seu. Ninguém assume ser o responsável pelo jatinho.

Não é com eles

Nos processos movidos pelas famílias do comandante e do copiloto, o PSB, a empresa AF Andrade — arrendatária oficial do Cessna — e Marina Silva (vice na chapa do ex-governador pernambucano) também dizem que não eram responsáveis pela operação do jato.

Sem relatório

Administrador financeiro da chapa de Campos, o advogado Renato Thièbaut disse ao Informe que Vieira e Lyra doaram as horas de voo e se responsabilizaram pelas despesas do avião. Ressalvou, porém, que só poderá apresentar as informações à Justiça Eleitoral depois de receber, da Agência Nacional de Aviação Civil, uma estimativa das horas voadas. Mas desde 20 de janeiro a relação dos 105 voos realizados pela campanha, entre 17 de maio e 13 de agosto de 2014, está disponível na internet, no relatório da Aeronáutica sobre as causas do acidente.

Contrato
Em 15 de maio de 2014, Lyra assinou com a AF Andrade uma intenção de compra do jatinho, que havia sido arrendado junto ao fabricante. No documento, o empresário diz que, se a transferência não fosse aprovada pela Cessna até 16 de junho daquele ano, os valores que ele pagara pelo avião, referentes a parcelas do contrato de leasing que estavam atrasadas, seriam convertidos em horas de voo.

Não é dono
Em julho do ano seguinte, ao contestar uma ação das ações trabalhistas, os advogados de Lyra foram enfáticos. Afirmaram que seu cliente “não era e nunca foi proprietário ou explorador da aeronave acidentada, e tampouco era empregador do piloto da aeronave acidentada”.

Horas de voo

Os advogados de Lyra confirmaram a cessão de créditos em horas de voo para a campanha de Campos. Ressalvaram, porém, que a AF Andrade era a exploradora do avião. Segundo eles, “toda a intervenção técnica era realizada pela AF Andrade, destacando-se, por exemplo, a escolha do comandante”.

Projeto frustrado

O advogado de Vieira foi mais enfático. Disse que o empresário “jamais foi proprietário ou utilizou a aeronave acidentada” e nunca assumiu a condição de arrendatário do Cessna. Segundo eles, seu cliente iria constituir uma empresa de táxi aéreo com Lyra, projeto que foi frustrado pela não transferência do avião.

‘CONVIDADA’ DE EDUARDO CAMPOS

Na Justiça do Trabalho, o PSB e Marina também negaram qualquer responsabilidade sobre o avião. Ela admitiu ter voado oito vezes no jato que se acidentaria em agosto de 2014, mas sempre na condição de “convidada” de Campos. Segundo seu advogado, a legislação eleitoral diz que são independentes as contas de candidatos a presidente e a vice. No TSE, porém, não há registro de receitas ou despesas de sua campanha a vice — o mesmo ocorre com os candidatos que concorreram ao mesmo cargo em 2014.

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • Marina, falará algo se o Itaú deixar .
    O mesmo banco que comprou a reeleição de FHC .

    Brito, na Foia o Cony manda Dilma/ Lula se f....

    • alguém já procurou saber onde a Osmarina mora? é imóvel próprio ou não? se não, é ela que paga o aluguel? Se não for ela, quem é que paga?
      Alguém, por acaso, viu alguma declaração da maior "ecologista sutentável" da via láctea sobre o maior acidente ambiental do Brasil, provocado pela ganância da Samarco/ Vale/BHP?

  • Parece que não resta dúvida a respeito da propriedade da aeronave.
    O dono é Eduardo Campos, que experimentou e aprovou o avião.
    O agente que financiou a compra é um tal de Youssef, também conhecido por doleiro.
    Osmarina foi apenas usuária mas tinha conhecimento da treta.
    O vice governador de São Paulo, sr. Marcio França, que logo após o acidente disse que o certificado estava no porta luvas do jatinho, bem, esse nunca soube de nada.
    Por sua vez os pedalinhos, o super Yatch de alumínio, estes pertencem à dona Mariza e foram comprados a vista com suas próprias economias, todos os quatro mil contos de réis.

  • E Dilma é cassada pelo Cunha, acompanhada pela maioria indiciada na lava jato por corrupção, e acreditam que o povo trabalhador , sabedor do seu destino, irá aceitar de forma risonha. Gostaria e saber quem terá a coragem. A esses recomendo mandar sua família e seus entes queridos ao exílio

    • Eles já vivem exilados em Miami, Paris, Amsterdam....alguns até flertam com Lisboa, aqueles mais rés do chão vivem nos alphavilles da vida com gorilas armados como seguranças, quase todos membros da tropa de cachorros da PM.
      Mas nossos vizinhos coxinhas estão e estarão as mãos, infelizmente alguém irá pagar pelo País que roubaram a meus filhos.
      E por falar em roubo, parece que o PHA capitulou, vem com um post sem pé e sem cabeça propondo novas eleições e recall.....não capitularemos, não a um Governo de Vicky.
      O Temer é o novo Pétain.

      • iSKRA, acho que você não entendeu o PHA. Ele quis provocar os golpistas, pois numa nova eleição, quem você acha que ganharia? Ele, claro, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Você não viu que eles desistiram do TSE, onde o Temer iria pro sal também? Depois do que já foi descoberto a respeito deles, não sobrou ninguém para disputar.

        • OK Alex, nunca tivemos medo de eleições , mas nesse momento temos que centrar fogo na defesa do mandato legalmente conquistado nas urnas, Dilma fez e faz um péssimo governo com sua pauta liberal financista , mas o que tem na praça é infinitamente pior.
          E afinal estamos a brigar pelo cumprimento das regras e não criar novas.

          • Iskra, espera um pouco, Dilma, tem sido bombardeada pelo pisador de calcinhas Aecio, o mau perdedor e Cia golpista tem quase dois anos, com essa midia suja ( aliaz quando a Globo vai pagar o que deve, esta esperando o Psdb e pmdb para perdoar em troca da incitacao diaria ao Pt, Lula e Dilma) a conspiracao golpista covarde e machista, tem promovido verdadeira guerra psicologica contra Dilma, tentando desestrutura-la, mas esqueceram que Dilma e uma mulher HONESTA, forte, republicana, assim como Lula, e nao podemos nos esquecer que o mundo todo esta em crise, e que o Brasil conseguiu passar ilesa pela crise de 2009 gracas a Lula e Dilma, pelo amor de Deus, Dilma e super equilibrada, pois psdb, pmdb, dem e outros partidos apoiadores desse golpe e pela midia oportunista , os canalhas estao fazendo verdadeira guerra diaria de todos os flancos, guerra covarde contra os brasileiros e ficarao na historia, como os traidores da patria, estao esquecendo que estamos na era da internet, por favor , Dilma nao esta fazendo um pessimo governo esta sendo sabotada e nao esquecam, que o pior presidente que o Brasil ja teve o FHC, o estroina, invejoso e covarde, disse que iria sangrar Dilma, a oposicao sim e responsavel, pois, nao fazem outra coisa a quase dois anos , tentando derrubar o governo eleito pela maioria dos brasileiros, recebem como senadores e deputados para acabar com o Brasil (verifiquem, so vao ao congresso para, agredir Dilma, nem uma pauta construtiva) . Vejam, Aecio, Temer, Gilmar(vergonha do judiciario), Serra (prometeu e quer entregar o pre sal aos americanos), os conspiradores e traidpres vendilhoes da patria, ja perderam, totalmente o pudor, mas Dilma e patriota e resiste, espero que o judiciario especialmente Rodrigo Janot , que quando viu que Aecio nao aceitava a derrota nas urnas disse, que as proximas eleicoes seriam em 2018, e que Dilma governaria os quatro anos de mandato eleitos pela maioria, espero que honre suas palavras e nao se deixe intimidar, pois o Brasil espera que a justica seja impacial e acreditamos que assim seja!

  • Onde está a seriedade, a competência e a inteligência da PF, do MPF, do STF, da ANAC e dos raios que os partam? Onde está a lisura, a imparcialidade, a igualdade e o apartidarismos dessas incompetentes instituições? 19 meses é pouco? Então façam um comunicado e digam que um caso tão inédito e complicado, como foi esse acidente, precisa de todo o tempo necessário para que se dê o tempo de fazerem o impeachment, assumirem o poder, destruirem todas as provas que possam contar a verdade e engavetar aquelas que não possam ser destruídas, certo?

  • Quem diria, a sentada que travou a apuração do acidente com o jatinho, que vitimou Eduardo Campos, deu goleada na sentada que o Gilmar deu sobre a votação do financiamento privado de campanhas eleitorais.

Related Post