Ombudsman da Folha também descobre que Globo é Globo

Suzana Singer, ombudsman da Folha, fez hoje um trabalho duplo. Criticou a Folha e o Globo, mas especialmente o Globo, por tentar explorar a morte de Santiago para – citando Lulu Santos – “posar de vítima das circunstâncias”.

Só que o pior não foi isso, Suzana. A Globo fez ainda pior. Além de se posar de vítima, tentou jogar a culpa da morte dos cinegrafistas nos… blogs. Em editorial no dia 12, o Globo escreveu o seguinte:

*

Não pode, também, deixar de responsabilizar a campanha, sistemática, via internet, contra os veículos da imprensa profissional, chamados pejorativamente de “mídia corporativa”, quando é a publicidade privada que garante a independência de fato deles, ao contrário de sites, blogs e publicações bancados por verba pública.

Criou-se um ambiente tal de hostilidade que repórteres viraram alvo de marginais travestidos de manifestantes, até chegarmos ao assassinato de Santiago. É óbvio que a punição tem de ser exemplar, para sinalizar os limites que têm de existir num país democrático em qualquer manifestação popular.

*

É muita cara de pau. A gente se esgoelando nos blogs para conter a violência, enquanto a Globo só tratava de estimular o quebra-quebra, e agora a empresa tenta nos empurrar a morte de Santiago.

A hostilidade dos coxinhas contra os veículos de mídia, além disso, também não tem nada a ver com os blogs. É algo espontâneo neles. É o mesmo instinto violento que tinham contra políticos e instituições.

No caso de Santiago, o black bloc, ao que tudo indica, queria jogar o rojão na direção da polícia, não do jornalista.

A revista Época, que também pertence à Globo, usou a mesma tática suja, conforme comentamos dias atrás: usar o fato dos blogs serem críticos da mídia como mote para nos culpabilizar pela morte de Santiago.

É muita baixaria.

*

Trechos do texto de Singer, onde critica o Globo:

É significativo também que Santiago estivesse ali a trabalho, exercendo o papel de informar o público. O exagero está em considerar a sua morte um atentado à liberdade de imprensa, como fizeram editoriais da Folha e do “Globo”.

Não foi um ataque direcionado a Santiago. O rojão poderia ter atingido um policial, um transeunte, um manifestante. É diferente, por exemplo, de Tim Lopes, jornalista da Rede Globo que, em 2002, quando apurava uma reportagem sobre abuso sexual de menores e tráfico de drogas, foi executado por bandidos.

(…)

Da mesma forma, não se deveria dar destaque a acusações vazias. O nome do deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) foi parar no noticiário sobre a morte de Santiago com base no disse que disse.

(…)

Não somos justiceiros.

*

Singer só errou numa coisa. Folha e Globo são, sim, “justiceiros”, vide a truculência e parcialidade com que sempre cobriram o julgamento da Ação Penal 470, o famigerado mensalão, e com que sapatearam, covardemente, sobre a prisão dos réus petistas.

O Globo, inclusive, dedicou uma série de charges de humor negro contra José Genoíno, escarnecendo de sua doença.

Além do mais, não esqueçamos a idolatria dos platinados a Joaquim Barbosa, presidente do STF, que é elogiado exatamente por seus fãs (como fez aquele sujeito de Miami) como… Justiceiro.

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • Fernando,

    Pelo que foi veiculado no Blog, quem tb é atiçador de quebra -quebra é o Boecht âncora da Band. Interessante que nenhum veiculo da mídia tocou no nome desse artista que, com seus devaneios de dono da verdade dá apoio aos desmandos e quebradeiras nas manifestações. Pela sua postura de colocar lenha na fogueira, deveria ser responsabilizado, moralmente, pela morte de seu colega. Está passando impune, como um mal exemplo pro futuro. Merece um bom puxão de orelha.

  • Querido, vai dar uma volta com a patroa, rs.
    ....a matéria, como sempre, é excelente!!!!
    Estou preocupado com sua saúde mental por trabalhar tanto...
    Talvez pra você seja fácil...que bom pra nós...seus fãs...
    Abraços....

  • Suzana Singer e Caetano: bem-vindos à realidade. Finalmente vão deixar a ilha da fantasia?

    • Não é por acaso que ela se chama famiglia Marinho. Sempre fazendo falcatruas, sempre sonegando, sempre enganando.

  • Como pode, três irmãos do mal, dominarem tantos elementos, e induzi-los as mais cínicas mentiras, as mais descabidas pregações de ÉTICA, MORAL, EXEMPLO, CIDADANIA, PRINCÍPIOS. Como pode ainda hoje, em pleno SECULO XXI, dois, três gatos pingados conseguir fazer com que centenas de elementos sigam suas ordens, suas determinações, muitas das quais contra eles, esses elementos, próprios.
    Isso prova do que os Elementos são capazes, apenas para estarem em determinado lugar, em determinado degrau, independentemente de que mesmo os seus, mais distantes, estejam na mira dos seus Patrões, digo, Algozes.
    Não me surpreende quando vejo determinadas castas seguirem seus lideres, seus donos, seus próprios algozes.
    São esses que reclamam dos assaltos, mas querem o mar só para eles, são esses que reclamam do transito, mas querem a pista só para eles, são esses que dizem serem os outros, os terroristas, mas são eles e elas, sem mascaras ou burcas, a pregarem o terrorismo.
    Em pleno SECULO XXI, quando todas as mascaras foram derrubadas, graças a Internet, quando todos sabem quem são todos, e do que são capazes por uns tostões a mais, mesmo assim, ainda existem os que se auto intitulam culto, escolados, conhecedor, profissional, superior, justo, correto, porem tem seu preço estampado em seu sorriso, indigno de augusto ser, por uns tostões a mais, num País em pleno Emprego, muitos ainda se vendem barato, apenas para ver seu algoz feliz, mesmo que sua tarefa seja a mais infame, a mais inescrupulosa, a mais vil, a ponto de se achar um Santo a serviço de um Deus, como alguns assim foram tratados, e mortos foram aticados as devidas insignificância.
    Como pode uma pessoa se sujeitar ao mais desmoralizante serviço, em troca de apenas uns tostões a mais, como podem se olhar no espelho, o que pensa dessas pessoas, seus entes e parentes, o que pensam essas pessoas que se vislumbram por estar consciente de estar a serviço do mal, e mesmo assim, desse mal se vangloriar. Em pleno SECULO XXI.

  • Fernando Brito:

    A imprensa brasileira que estava no ato, assim como nos demais, não foi para cobrir os fatos e informar a verdade à população brasileira e internacional. Estava para cobrir apenas a ação das forças de segurança e deixando de lado ação dos militantes do movimento dos black bloc e demais organizações. Se não fosse a imprensa estrangeira, se não me engano a TV Russa, esse ato teria sido creditado para a polícia.

    Cruz Alta, RS, 17 de fevereiro de 2014

  • A MÃO pesada do POVO, e dos trabalhadores das TVS e Rádios deste país, que entregam matérias para seus donos, para que o mesmo modifique e use a seu bel prazer...

  • Quem está matando é o PIG,principal articulador da corrupção no Brasil.

  • Revolução já começando, pela midia empresarial, em seguida passando por instituições binaria e não plurais,deportar O jb PARA miami PORQUE SEGUNDO FALARAM ELE FEZ UM DISCURSO CITANDO O TIO SAN, AQUI NO Brasil é para os brasileiros trabalhadores cidadãos.

Related Post