Omissão de Ciro é um tiro no pé e ele sai menor para 2022

Ciro Gomes volta ao Brasil amanhã, ao que se promete.

Terá 24 horas para manter, presente, a sua ausência do processo eleitoral de segundo turno.

É provável que declare voto em Fernando Haddad mas, a esta altura, é improvável que – exceto por uma virada de última hora, pouco provável, ainda que possível – algum louro recolha disto.

Até porque será, ao que se tem visto da atuação dos “Gomes” uma declaração cheia de senões e rancores.

Não é preciso mais que o bom-senso do leitor e da leitora para ver que o adversário faz, a esta altura, das exigências críticas e de “autocríticas” material de sua própria campanha.

Toda a argumentação que usou para condenar o que sustentava ser o exclusivismo, o egoísmo, a teimosia do PT em manter uma candidatura que ele dizia fadada à derrota e responsável pela vitória da direita a ele se aplica e, pior, na votação decisiva, não numa pré-classificação de candidatos.

E isso numa eleição que, como escreve Eliane Brum, no El País,”em que um candidato tem um projeto democrático e o outro nega a própria democracia”. Brum, nunca uma petista, desenha o panorama de anões cívicos.

A reação da maioria dos candidatos derrotados no primeiro turno é mais uma mostra da fragilidade da democracia brasileira. Ciro Gomes, Marina Silva e Geraldo Alckmin envergonharam a si mesmos e traíram a confiança de seus eleitores. Apoiar o único projeto democrático do segundo turno deveria ser imperativo ético, não opção. Como políticos e cidadãos, deveriam estar fazendo campanha desde o dia seguinte ao primeiro turno, lado a lado. Mágoas, disputas, cálculos, tudo isso deveria estar adiado diante do risco de Bolsonaro ser eleito no domingo.
Os principais políticos do país, que poderiam e deveriam mostrar grandeza, se revelaram tragicamente aquém do momento histórico. Fernando Henrique Cardoso despencou da própria biografia. O Brasil descobriu-se à beira do abismo sem um único estadista. Não há nem mesmo um político de expressão capaz de botar as necessidades do país acima das suas. Parecem todos adultos infantilizados, fantasiando seu rancor e suas picuinhas com palavras sofisticadas.

Se temos alguma chance, ainda, de vencer a ameaça fascista é porque é sensivelmente crescente a rejeição dos brasileiros a um projeto autoritário, já revelado nos rosnados fascistas que partem do ex-capitão, não à liderança dos que, como democratas, deveriam colocar a defesa da liberdade e dos direitos da população acima de eventuais interesses eleitorais.

Sim, é importante, desejável, vital  mesmo que Ciro, antes tarde do que nunca, lance um apelo induvidoso pelo voto em Haddad.

Mas, a esta altura, com tantos apelos que Haddad lhe fez até para co-governar o país, restem intactos o que foram os traços de sua imagem pública: a coragem e a capacidade de ser sincero, sempre.

 

Fernando Brito:

View Comments (167)

  • Ciro só confirmando Ciro. Não sei como alguém ainda pode confiar ou acreditar nele.

    • Delenda est Ciro. Cravou seu fim, então " à jamais".

    • O Tijolação foi muito benevolente com o ex-candidato do PDT. Ele não "sai menor", com a vitória da civilização ou da barbárie de qualquer jeito ele já está liquidado politicamente com sua atitude covarde, vingativa, rancorosa e ressentida. Um indivíduo com estes defeitos jamais terá condições de presidir um país da complexidade do Brasil.

      • Isso, considerando que ele esteja de "boa fé".
        Pq se formos deduzir intenções a partir dos objetivos atingidos, nascem duvidas.

        * No fim ele estava no lugar certo, esse grupo que tomou a legenda "PDT" de assalto apoia Bolsonaro em sua maioria.

      • mais benevolente foi o pha, que chutando a canela de lula, não ajudou muito o ciro, mas manteve a campanha do pastorpatrão

    • Se concorrer a presidente em 2022, vai perder para o cabo daciolo...

  • Por que ninguém, na chamada "blogosfera progressista", fez uma análise crítica, objetiva sobre quais seriam os desdobramentos decorrentes de uma ação do PT, não desistindo da candidatura e não entregando a cabeça do Ex-Presidente Lula aos algozes do sistema judiciário, livrando a cara dos golpistas togados, sobretudo depois das decisões do CDH-ONU, assegurando os direitos do ex-Presidente Operário concorrer nesta eleição presidencial? Ao aceitar a patranha do TSE e do STF, antecipando do dia 17 para o dia 11 de setembro a desistência de manter Lula como candidato, o PT legitimou o golpe de Estado, ao aceitar disputar uma eleição farsesca e fraudulenta.

    Com o nome de Lula na urna e apresentando-o como candidato, como ficariam os togados do TSE e do STF? Como assegura a legislação brasileira, um candidato sub judice pode disputar eleição e fazer campanha. Se Lula tivesse sido eleito no 1º turno, como ficaria situação dos golpistas, os de toga e os e coturno? Não é verdade que Lula tenha escolhido Fernando Haddad como seu substituto; Lula foi enganado e traído.

    Os irmãos Gomes, Ciro e Cid, sabem dessas e de outras verdades. Eles sabem também que Fernando Haddad foi colocado como candidato para perder a eleição; o plano inicial dos golpistas era eleger um candidato da direita liberal-privatista-entreguista e o único candidato que conseguiram colocar na disputa foi Geraldo Alckmin, que se mostrou inviável eleitoralmente. Haddad foi imposto como candidato do PT pelos golpistas de fora e de dentro da máquina partidária e para perder para qualquer adversário do campo da direita; por um erro de cálculo dos golpistas sobrou apenas o de extrema direita, o ex-capitão do exército. Os erros e sandices cometidos por Haddad e assessores de campanha deixam claro que ele entrou no jogo para perder e para destruir, por dentro, o PT e a Esquerda. Os boquirrotos irmãos Gomes, com todas as incoerências e erros passados e presentes, não conseguiram digerir essa trama; deve ser por isso que não declaram apoio aberto a Fernando Haddad, que no governo seria tão ou mais fraco que Dilma Rousseff no 2º mandato, que sequer conseguiu exercer, sendo deposta antes de cumprir 1 1/2 dos 4 anos para os quais foi reeleita em 2014. Um eventual governo Haddad seria a continuidade menos traumática desse (des)governo do desmonte e do entreguismo, que tem o fantoche Michel Temer e sua camarilha como figurantes que aparecem aos olhos da platéia, sempre enganada e manipulada.

    • Belo discurso. Só esqueceu de dizer que estamos num golpe de Estado, "com Supremo, com tudo". Lula não poderia concorrer, pois tudo foi feito pela Justiça e imprensa para tirá-lo da disputa. Faltou honestidade intelectual na sua análise. E Ciro não vai apoiar Haddad pois, como ele disse, "não sou puxadinho do PT".

      • Você é que não prestou atenção ou fingiu não entender. O ônus de impedir a candidatura do Ex-Presidente Lula tinha de ficar com o STF e TSE golpistas. O PT livrou a cara dos togados, ao aceitar participar da eleição farsesca e fraudulenta, legitimando o golpe de Estado. Disputando essa eleição fraudada e perdendo-a, o PT e os petistas perdem TODOS os argumentos contra o golpe de Estado, agora legitimado por uma eleição.

        Quanto a Ciro Gomes, ele sempre foi candidato de si mesmo; muito mais ele do que o PT minou a candidatura e sonho presidencial dele; Ciro atacou covardemente o Ex-Presidente Lula, dizendo que ele não é perseguido e preso político. Ciro sabe que disse um absurdo e que isso prejudicou enormemente sua campanha e qualquer aliança no 2º turno; Ciro não precisava disso nem de voltar sua verborragia e artilharia contra o PT. Se Ciro fizesse uma campanha propositiva, nacionalista e contra o golpe, detonando a direita golpista,oligárquica, plutocrata, privatista e entreguista, seria ele a disputar o 2º turno, já que Fernando Haddad é muito fraco como liderança política e como candidato presidencial.

        Ciro tem o direito de apoiar quem ele quiser; até mesmo de se omitir ou ficar em cima do muro. Os eleitores dele saberão julgar as declarações decisões que ele tem tomado neste momento crítico.

        • sem o candidato do PT não tinha 2º turno. O coiso teria levado no 1º turno. Há sujeitos ditos de esquerda que não reconhecem LULA como o líder mundial que é. Aliás, foi para LULA não vencer as eleições que $TF o prendeu. Os pseudointelectuais ditos de esquerda nunca vão entender o que foi o governo do PT para a gente humilde. Foi no governo do que o pobre teve o direito de ter dignidade. O pobre passou a existir como gente depois do governo do PT.

          • O grande problema é que o candidato que foi para o 2o turno não é/foi o do PT operário-sindical do Ex-Presidente Lula, mas o PT jurídico-judicial, que levou nosso maior líder político à prisão numa solitária. Um anti-candidato, que denunciasse a eleição farsesca e fraudulenta, ou mesmo Ciro Gomes, num 2o turno, seriam mais competitivos, apesar das várias fraudes, de todos nós conhecidas.

    • Desculpa, mas é muita sandice de uma vez só.
      Altas elucubrações sem nenhuma correspondências com os fatos.
      A crer nisso, estaríamos pondo em dúvida toda a credibilidade e honradez de grandes homens públicos do Brasil e do mundo, que visitaram Lula e que jamais se calariam se esta louca versão fosse sequer ventilada por Lula.
      Calma moço, dessa forma você colabora para o mundo das trevas que alguns insistem em implantar.

      • Ouça e veja o que disse Mino Carta, que rompeu com o script, causando até constrangimento pra o jornalista Fernando de Morais, que o acompanhou na visita ao Ex-Presidente Lula. Compare com as versões apresentadas por "advogados" que visitam regularmente o Ex-Presidente Operário; compare também os bilhetes e cartas manuscritas efetivamente escritos por Lula, como aquele dirigido ao presidente da CUT, com outros, posteriormente divulgados como sendo da lavra do Ex-Presidente. São claros os indícios de falsificação; tanto assim que quando foram feitos questionamentos sobre isso e proposta de se submeterem os 'bilhetes em série' - convenientemente reduzidos a um parágrafo, para que menos evidência de falsificações fossem verificadas - a exames/perícias grafotécnicos, cessou a produção desses manuscritos.

        O mundo das trevas já está instalado, pois um ditador sub-sub-nazifascista foi colocado na presidência da república, legitimado por uma eleição farsesca e fraudulenta.

  • Deixe esses políticos pra lá. Ficarão no nosso pinico. O importante agora e nós nos unirmos e continuarmos batalhando até domingo, para tentar virar esse jogo.

  • Espero que Haddad nem pense em oferecer cargos a Ciro. Nunca tive um pingo de confiança nele, o que só foi confirmado por sua atitude asquerosa neste segundo turno. Eliane Brum está certa: era imperativo apoiar a democracia contra o Bozo. Farei oposição cerrada a Ciro em qualquer cargo que ele dispute no futuro.

      • não falei em boquinha. Esse termo coxinha partiu de você...

      • Oh rapaz, tenha mais um pouco de respeito com o que fala. O seu nível de agressões e generalizações só é compatível com aquilo que sempre devemos combater: a ignorância, intolerância e o narcisismo.
        Sou petista e não vivo do que acusa genericamente a petistas.
        Sugiro que, se o ambiente não lhe é do agrado, procure outro, para que você e sua condição humana não se degradem tanto.

        • Tá nervoso, petista? Acalme-se com uma edificante leitura. Abra o Google e nele digite: CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO. Lá você verá um número interessante, R$ 46 Bilhões de reais. Será relaxante para seu estresse atual.

          • Abra os livros a PrivATARIA tUCANA, bANQUEIRO bANDIDO E O PRÍNCIPE DA PRIVATARIA QUEM SABE VOCÊ SE RECONHECE ALI DENTRO .

          • Quais estatais o PT "vendeu" a estrangeiros? Cite uma só. Sua marmitex está à sua disposição.

          • Petista caviar, o pt causou dano às estatais e seus empregados. Abra o Google e digite CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO. Leia o relatório e constatarás o estrago.

          • Não me interessa! O que penso a seu respeito eu já disse. E de minha parte você não carecerá de mais considerações.
            Passar bem.

          • João, pegue sua marmitex a quem você tem direito e vá matar sua fome. Hoje tem um ovo em cima.

          • Essa sua personagem impressiona ou intimida incautos e incultos, não a mim.
            Você é um bolsonaro frustrado, por isso ofende, agride.
            Marque com um psiquiatra, ele, certamente, recomendará um bom terapeuta para você, além de medicação de uso contínuo.

      • Quem precisa de boquinha são os fascista como você..Boquinha e manipulações da mídia para atacar o PT. Vá se f........

          • Ivanir, eu não sou seu irmão, portanto não sou filho dela.
            Quanto à sua recomendação pelo sexo anal, sei que é fruto de suas experiências, é direito seu, mas não sou chegado.

      • E o ressentimento volta a falar mais alto.

        A única coisa que se esperava de um político declaradamente de centro-esquerda, era que, diante de uma ameaça maior não só a si mas, ao próprio sistema republicano e democrático como conhecemos, tomasse o lado da única alternativa viável, mesmo que com críticas.

        E para isso, não precisava subir em palanques ou fazer massa crítica em eventos ao redor do país.

        Bastava uma Live, uma gravação, um aceno ou algo que o valha de sua própria boca (não da direção nacional do PDT, cujas palavras de “veto” ao voto no fascismo valem menos do que uma nota fake de 5 reais - vide governadores) para consolidar o apoio dentro da própria militância, ou ao menos, daqueles que como eu, confiavam mais em seu projeto de país.

        Mas, não. Tasca um tal de “apoio crítico” que consegue ser mais vago do que o da própria Marina, que pasmem os senhores até a mesma se pronunciou e marcou terreno.

        Voou para a Europa e de lá soltou um melancólico (para não dizer cínico ou derrotista), que “está cansado”.

        Como se antes de qualquer votação no segundo turno, o caixao já estivesse fechado e a ele só restasse a “brilhante” estratégia de esperar até 2022, se cacifando como terceira ou quarta via.

        Isso, dentro de um sistema político que pode estar tão dramaticamente alterado, que nem mesmo estas eleições como a conhecemos podem ainda restar até lá.
        E se restar o voto, se essas lideranças à esquerda não estarão banidas.

        E se não estiverem banidas, se o país ainda terá como se recuperar de um período de venda e destruição de direitos sociais.

    • Ciro foi um grande ministro nos governos de Lula e Dilma, e Lula especialmente jamais se furtou a dizer isso com todas as letras. Haddad está compondo algo maior do que estamos vislumbrando, do tamanho da gravidade do momento. Sim, todos estão certos, mas o Brasil é maior que isso. Muitos entenderam isso. Espero que Ciro se pronuncie ainda que tardiamente, como o articulista falou.

        • Não só ressentimento mas sua ânsia pelo poder, mas vai levar essa marca para o caixão.

      • Ciro foi ministro da Fazenda no governo Itamar e ministro da Integração Regional no governo lula 1. Dos governos dilma, por razões óbvias, Ciro quis distância.

  • Passei os últimos 365 dias postando em blogs progressistas que Ciro não era confiável. Depois das declarações dele e do seu irmão, acho que não precisamos acrescentar mais nada. A esta altura do campeonato não precisamos do "reforço" dele. Ciro só olha para o próprio umbigo. Ele que fique com sua pequenez.

    • Também nunca confiei em Ciro. Mas não imaginava que ele fosse tão pequeno.

    • Tinha razão a Gleison que não queria aproximação com o Ciro. A pequenez desse crápula é grande. Agora, falar em eleições em 2022, é olhar em bola de cristal. Acha que essa ditadura vai durar so quatro anos? Mãe Dinah já morreu

  • Poderá entrar para a história no capítulo dos que traíram o país por omissão. Mas o comportamento dele tem lógica: há candidatos do PDT disputando governos estaduais que apóiam o Coiso. Seria este o motivo da omissão de Ciro?

    • Conheço Ciro ele e o irmão torcem pelo bolssonaro so por vingança. São arrogantes ninguém ouse desaponta-los

  • Equipe de governo de Bolsonaro, segundo o Estadão, para compor seu governo radicalmente renovador da política brasileira: - https://politica.estadao.com.br/noticia /eleicoes,bolsonaro-sugere-politicos-do-dem-em-eventual-governo,70002562543
    :
    Pauderney Avelino, do DEM.
    Líder do DEM, Pauderney Avelino, não conseguiu se reeleger deputado federal, mas poderá ganhar de Bolsonaro a Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi condenado a devolver 4,5 milhões de reais à Prefeitura de Manaus, por autorizar contratos de imóveis irregulares alugados pela prefeitura para a instalação de escolas, no período em que foi secretário da Educação de Manaus, de janeiro a dezembro de 2013. https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lider-do-dem-e-condenado-a-devolver-r-4-6-milhoes,10000022770 – Pauderney Avelino tem contra ele 20 processos judiciais. http://www.politicos.org.br/pauderney-tomaz-avelino

    Alberto Fraga, líder da bancada da bala.
    Poderá fazer parte do Ministério de Bolsonaro. Não conseguiu se eleger governador do Distrito Federal. PGR pediu a condenação de Alberto Fraga por participação em esquema de propina no DF. Em áudio, Fraga reclama do valor de suposta propina no transporte. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/prg-pede-condenacao-de-alberto-fraga-por-participacao-em-esquema-de-propina-no-df.ghtml - Justiça condena Alberto Fraga por recebimento de propina de 300 mil reais quando era secretário de transportes do
    governo Arruda. https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018/09/24/justica-condena-alberto-fraga-por-cobrar-propina-em-contratos-de-transporte-no-df.ghtml - Alberto Fraga tem contra ele 180 processos judiciais. http://www.politicos.org.br/joao-alberto-fraga-silva

    ACM Neto, do DEM.
    Prefeito de Salvador. Filho de Antonio Carlos Magalhães. Odebrecht diz que Neto recebeu caixa 2 e aponta irregularidade em obra da Barra. A citação ao democrata é feita em uma das 201 petições assinadas pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no
    Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhando para instâncias inferiores os casos de políticos que aparecem nas delações, mas não têm foro privilegiado. - http://atarde.uol.com.br/lavajato/noticias/1853196-odebrecht-diz-que-neto-recebeu-caixa-2-e-aponta-irregularidade-em-obra-da-barra-premium

    Rodrigo Maia, do DEM.
    Deputado Federal reeleito. Rodrigo Maia é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro pela PF. Relatório enviado ao STF concluiu que Maia beneficiou a construtora OAS. Ministério Público vai analisar documentos e decidir se oferece denúncia. = http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/02/rodrigo-maia-e-acusado-de-corrupcao-e-lavagem-de-dinheiro-pela-pf.html - Polícia Federal conclui inquérito sobre Rodrigo Maia e aponta indícios de corrupção. "Não restam dúvidas da atuação clara, constante e direta" do presidente da Câmara na defesa de interesses da empreiteira OAS no Congresso Nacional, diz reportagem da TV Globo.
    https://congressoemfoco.uol.com.br/especial/noticias/policia-federal-conclui-inquerito-sobre-rodrigo-maia-e-aponta-indicios-de corrupcao/ - Rodrigo Maia responde a 60 processos judiciais - http://www.politicos.org.br/rodrigo-felinto-ibarra-epitacio-maia

    Mendonça Filho, do DEM.
    Não conseguiu se eleger senador por Pernambuco. Ex-ministro da educação do Temer, foi escolhido por Bolsonaro para continuar no Ministério da Educação, para preparar sua futura extinção. Janot vê indícios de que ministro da Educação recebeu propina em 2014. PGR apura suposta doação de R$ 100 mil da UTC a Mendonça Filho (DEM). Ele declarou à TV Globo que não recebeu doação da UTC na eleição de 2014. - http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/ministro-da-educacao-e-investigado-no-stf-por-suspeita-de-receber-propina.html - Em 2009, um documento da Operação Castelo de Areia, que prendeu diretores da construtora Camargo Corrêa, citou uma contribuição de R$ 100 mil de uma empresa do grupo a Mendonça Filho durante sua campanha à prefeitura de Recife. https://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/05/160509_ministros_temer_if_rm

  • Sr.Britto.O senhor sabe de SALTIMBANCOS PARTIDÁRIOS,fiéis ,a não ser a si próprios?

Related Post