Esta semana, as pesquisas “testaram” uma recuperação de Aécio Neves, como forma de manter alguma aparência de organização política em suas áreas tradicionais, mas – ao que parece – sem que isso melhorasse os sinais vitais do candidato, que segue anêmico e apático.
Deram, também, um “segura, peão” para Marina, porque é voz corrente em todas as campanhas – como registra hoje, aliás, o colunista Ilimar Franco, em O Globo – que Dilma já lhe tem um vantagem em torno de dez pontos.
O recuo nas intenções de voto de Marina, mesmo que parcialmente vá alimentar Aécio ou outros candidatos “nanicos”, podem fazer o impensável: trazer para próximo de Dilma uma vitória no primeiro turno, para o que lhe faltam 5 a 6% de crescimento em votos.
E isso é possível?
É difícil que ocorra, sim, mas não impossível, se a campanha de Dilma acertar o foco naquilo em que, há quinze dias, este blog vem insistindo ser o campo decisivo de batalha: a classe C.
Hoje, a Folha traz uma análise do comportamento do eleitorado por faixa de renda que mostra explicitamente aquilo que se disse aqui: o maior problema eleitoral de Dilma e Lula está na camada que os seus governos fizeram ascender socialmente, porque este processo se fez sem debate político e enfrentamento ideológico.
Não vou repetir os argumentos que usei de outras vezes, até porque a saúde ainda está muito baqueada. Mas peço que examine os dados e conclua.
Basta olhar para o gráfico ao lado e ver quem foi o grupo social que mais se beneficiou dos últimos três períodos de Governo.
Para este grupo, tudo o que foi ganho nestes 12 anos foi, pela criminosa renúncia do PT de politizar o processo econômico para além do consumo, é entendido como quase que só fruto de méritos pessoais.
Como certos adolescentes que deixam de observar os esforços dos pais para lhes proporcionarem uma vida melhor, não adianta que a comunicação assuma apenas um discurso de convencimento, de argumentação, de solidariedade, embora este seja necessário e correto.
Nem fazer o discurso todo da “gratidão”, porque isso é antes obrigação – negligenciada por séculos – do governo brasileiro
O que é preciso falar claro, direto, mostrar que tudo o que melhorou em muitos anos pode ser perdido em alguns meses.
Plano emprego, crédito, filhos na escola, acesso à universidade, casa própria, automóvel, salário-mínimo subindo sempre, embora ainda baixo…
Isso pode desaparecer num “pluft” como naqueles comerciais de venda de objetos usados, só que com o bordão inverso: “fiz um mau negócio”!
Se Marina quiser chamar isto de “estratégia do medo”, que chame.
Porque não é, é a conversa leal e direta com pessoas a quem se quer bem.
Medo não é seguir no caminho do progresso social e individual.
View Comments (21)
Além da classe C, específica, há um contigente enorme da população, que inclui parcela da classe C, que vai ser diretamente afetado por uma política de terra arrasada como a proposta das duas candidaturas do Departamento de Estado Americano.
É toda população que depende direta ou indiretamente dos benefícios da Previdência e da Assistência Social: aposentadorias, benefícios por incapacidade, LOAS, aposentadorias especiais rurais, e por aí vai.
Este contigente DEVE ser incluído na campanha de esclarecimeto.
Se a classe C votar como diz o gráfico da FSP merecerão voar sem escalas pra classe Z.
Ainda bem que existe a blogosfera pra fazer o contraponto ao PIG (ou PUM: Partido Único da Mídia, se preferirem).
Se dependesse do primeiro, Marina seria alçada a condição de "escolhida de deus" e certamente os mais desinformados votariam em massa nela.
Com a derrubada da máscara da fadinha da floresta, a blogosfera contribuiu para reverter o crescimento de intenções de voto na mesma.
Torço para que a Dilma vença no primeiro turno, pois assim ganhariamos em dobro.
Primeiro por dar continuidade a um governo que vem gradativamente reduzindo as desigualdades no país e segundo que não teremos segundo turno, o que seria altamente estressante, com o PIG (ou PUM) descendo ao mais baixo nível do jornalismo com vistas a derrubar o PT.
Absolutamente correto, Brito. É preciso salientar, cada vez mais, os benefícios que as políticas sociais trouxeram à uma parcela significativa da população. Óbvio, sem esperar agradecimento, pois, como você disse, o governo não fez mais do que obrigação, fato que foi negligenciado pelos outros governos. É preciso mostrar, sim, as perdas que poderão advir se outro governo for eleito. Acho que foi no seu blog que li um comentário de um seguidor: se os que dizem que conseguiram por seu próprio mérito chegar aonde chegaram, significa duas coisas: ou que nunca haviam se esforçado para chegar aonde chegaram ou se esforçaram, mas não tiveram estímulo para isso. Mas, nem sempre é possível entenderem isso, infelizmente.
Tô sentindo cheirinho de 1º turno da Dilma! A agenda da Dilma e do Lula na última segunda no Rio de Janeiro foi imbatível!!! Através de uma série de eventos muito bem sucedidos agitaram a cena política e cultural da cidade como há muito tempo não via! Foi sensacional! O dia terminou quase a meia-noite com um grande ato dos artistas e intelectuais em apoio à reeleição de Dilma no teatro Oi Casa Grande. E com a casa lotadíssima! Mais de 1000 pessoas tiveram de assistir ao evento por telões porque o espaço não comportava mais ninguém! Show! Show! Show! O Senador Lindberg Farias, candidato ao governo do estado pelo PT, foi fortemente ovacionado por pelos menos duas vezes! O clima estava ÓTIMO! Veja em http://mudamais.com/ruas-e-redes/lula-inspirado-e-dilma-didatica-artistas-com-dilma
Caro Fernando, as parcelas da população que ascenderam no período Lula/Dilma têm somente duas opções ao não reconhecerem o impulso de oportunidades sócio-econômicas que o Estado lhes concedeu pós-2003: antes de Lula/Dilma eram totalmente incompetentes para ascender por esforço próprio ... ou Deus tava distraído!
"Quem não se comunica se trumbica", não é isso?
Comunicação entre Governo e população tem que ser constante. A maioria diria: o que consegui, foi por mérito, esforço meu! Não foi!!Não adianta esforço, se não há onde trabalhar!
Muita gente que ascendeu precisaria ter "compreendido", por A+B, o porquê de ter ascendido! É isso....
PT está pagando por seu erro de achar que controle remoto adianta de algo. Mas espero que o erro possa ser corrigido. Espero mesmo!!
Excelente, Brito!
Exato! Na minha vida eu sempre fui muito esforçado, mas somente depois do governo do PT as boas oportunidades apareceram. Em 2002 eu era classe média baixa e hoje tenho um bom emprego e um bom patrimônio graças a investimentos na bovespa que subiu como nunca entre 2003 e 2008. Segundo o IBGE hoje sou classe média alta e não serei ingrato ao Partido dos Trabalhadores que sempre terá o meu voto por que não sou alienado por Globo e etc.
A CLASSE MÉDIA SEMPRE FOI MORALISTA. A TÁTICA DA DIREITA É PREGAR NO PT O RÓTULO DA "CORRUPÇÃO". POR FALTA DE TEMPO, NÃO ADIANTA TÁTICAS DE DEFESA. É PRECISO EXPLICITAR MUITO CLARAMENTE QUE OS QUE ESTÃO DE DEDO DURO ESCONDEM GRANDES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO E TRAIÇÃO AOS INTERESSES MAIS LEGÍTIMOS DO PAÍS.
Pessoal, não vote na Marina; ela vai afundar com a Petrobrás. Não vote no Aécio; ele vai privatizar a Petrobrás. Vote na Dilma, ela vai usar o dinheiro da Petrobrás para melhorar a educação, a saúde, a segurança. É a nossa presidente fazendo de tudo para melhor o Brasil. Viva Dilma!
Excelente análise. Foi direto no ponto. Por favor, faça com que esta tão importante análise chegue à coordenação de campanha de Dilma.
Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . 'Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...:L:L:D:D