Onde está a “retomada”? Ah, foi na esquina e chega ano que vem…

Na esteira do que qualquer pessoa pode observar – e este blog observou, nos últimos dois dias, aqui, aqui e  aqui – a Folha hoje mancheteia que o fim da recessão deve ocorrer só no início de 2017, dizem analistas.

Bom, que não vem agora – embora tenha começado, segundo o discurso midiático, assim que o circo parlamentar autorizou o processo de impeachment de Dilma Roussef, há seis meses – até a velhinha de Taubaté sabe.

O IBGE só fez confirmar hoje, com a divulgação da queda no volume de serviços que, mesmo com a  ajuda que teve do setor turístico do Rio (veja aqui o estudo completo) nas Olimpíadas, amargou o pior declínio para o mês de agosto desde o início da série, em janeiro de 2012, e a 17ª taxa negativa seguida  na comparação do mês da pesquisa contra o mesmo mês do ano anterior.

O  volume dos serviços caiu 1,6% quando comparado a julho, na série livre de influências sazonais, e, na série sem ajuste sazonal, comparado a agosto de 2015, a queda de foi de  3,9%.

Mas então porque os nossos grandes sábios da economia “sabem” que haverá certa estabilização ou até pequenos crescimentos no início do ano? Porque a base de comparação para estas taxas está baixando seguidamente e, tanto quanto há limites para uma expansão econômica, também os há para a retração.

Mas nem isso é seguro.

O contrário do que dizia o Tiririca – que, aliás, ajudou na proeza golpista – pior do que está, fica.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • ... Na próxima capa de qualquer veículo do *PIMG "a retomada do crescimento" na era da 'merdiocridade &$ da TEMERidade' será no ano que vem após o subsequente!

    Pano rápido!

    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  • A velha história da cenoura na ponta da vara. Os neoliberais são assim: a situação vai melhorar? Sempre "no ano que vem..." Me engana que eu gosto!

    • Sr. Irion,
      Não seja apressado!
      Aphinal precisa esperar crescer o bolo para depois dividir! (Delfim Netto, em 1968).
      -Como o sr. vê, o engôdo é sempre o mesmo!

      • Bem lembrado, o bolo do Delfim... O FHC passou 8 anos dizendo que o Brasil iria melhorar no próximo ano, para entregar um Brasil quebrado, devendo para o FMI e para o Clinton, e com apagão elétrico.

  • Essa manchete das mídias brasileiras me faz lembrar da charge em que o banqueiro espanca o burro e ao mesmo tempo com auxilio de uma vareta e um cordão mostra uma cenoura ao animal que acredita que daí a pouco será recompensado. Os golpistas acreditam que somos todos idiotas, que com essa recessão e sem um pingo de investimento das empresas (Moro acabou com as empresas) e nem de fora ( não há segurança jurídica com golpista) vão retomar o crescimento. Vamos afundar feito o Titanic.

    • Pior é que os babacas coxinhas acreditam e repetem a ladainha desses canalhas !!! Só paredon amigo, só paredon !!!

  • "a Folha hoje mancheteia que o fim da recessão deve ocorrer só no início de.."
    ............?
    2038! Isso mesmo, meu amigo, minha amiga.
    2038, ano em que ficarão prontos os estádios para a copa do mundo de futebol, seg. a Óia (veja).
    Ano no qual será eleito prizidenti ninguém "menas" que o almirante do Tietê, ÇERRA45, vice fegacê....viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

  • Certamente teremos amanhã, ou que sabe, ainda no final do dia de hoje, um poste sobre a redução na taxa de juros, a 1º em 4 anos, o que já pode indicar uma política sustentável de redução da taxa básica da economia, que está em 14,25% aa. A conferir.

  • - Alô, FHC?
    - Diga Temer.
    - Tem que ir de JOELHOS ao FMI, ou pode ir andando mesmo?
    - No meu tempo era rastejando...

  • Mas o que isto importa? Segundo a nova concepção de país da turma do golpe, o que importa é atender os ricos, vender aos ricos...portanto, a economia vai é muito bem, obrigado! Pobre, que se exploda! O dólar até caiu para as madame gastar em Miami...e os playboy comprarem suas Ferraris...

  • Para mostrar a recuperação econômica, as mídias deveriam mostrar seus balanços contábeis, certamente com uma boa melhorada.
    Por óbvio, não precisam descrever as rubricas, notadamente a do "repasses Governo Federal".

Related Post