A rigor, não se pode com segurança disser o que é mais forte no Ministro Joaquim Barbosa: se a sua grosseria ou a sua ânsia de aparecer como “xerifão” do Supremo Tribunal Federal.
É lógico que ambos os desvios de personalidade são incompatíveis com o papel de presidente de uma Corte Suprema, mas a isso, tristemente, os brasileiros estão se acostumando, até porque o partidarismo que ali se imprimiu às decisões amedronta a todos de, por discordarem dos métodos de Barbosa, sejam pressionados e atacados pela mídia.
Mas, seja qual for o fito de Barbosa, é evidente que está procurando irritar o Ministro Ricardo Lewandowski e atraí-lo para outro confronto, de preferência quando recomeçarem as transmissões do plenário pela TV Justiça.
Ele não vai parar nas exóticas decisões de revogar as decisões tomadas regularmente por Lewandowski no período em que ocupava interinamente a presid~encia da Corte, durante as férias de Barbosa e sua viagem para a Europa.
Barbosa vai esticar a corda nestes quase dois meses que faltam para o prazo de desincompatibilização especial que assiste a juízes que queiram ser candidatos.
Sabe que é, ao mesmo tempo, um ímã e um perigo para as forças conservadoras.
Não é absurdo imaginar que está agindo a patadas em seus pares com a intenção de por-se em evidência, já que o assunto “mensalão” anda mais seco que laranja muito chupada.
Mas, em se tratando de Joaquim Barbosa, ninguém pode excluir que seja grosseria e autoritarismo, apenas.
PS. Não deu outra: enquanto eu escrevia Barbosa revogou mais uma decisão de Lewandowski, a que mandava a vara de Execuções Penais do Distrito Federal examinar o pedido de trabalho de José Dirceu, como é seu direito no regime semi-aberto, por conta de uma história, desmentida por todos, de que ele teria falado do celular no presídio…Está evidente que Joaquim Barbosa busca o confronto e o reforço de sua imagem de “ferrabrás”.
View Comments (64)
Falta pouco para completar as dez mil assinaturas da petição popular pelo impeachment de joaquim barbosa.
http://www.avaaz.org/po/petition/Senado_Federal_Impeachment_de_Joaquim_Barbosa/?trRtJabVamos
já assinei a petição, a sociedade precisa dar um freio nesse senhor autoritário
assinei e repassei para meus contatos..
Assinei e repassei o link para mesus contatos
Eu já assinei.
E daí! Completou as 10.000 assinaturas.
Desta vez o Jooaquim Barbosa vai baixar a porrada em seus pares.
Imagino o JB jogando Capoeira com o Lewandowski!... Se o Ricardo L. conseguir derruba-lo deve ganhar a luta.
O JB com certeza vai partir para a agressão física e vai arrumar um tremendo barraco.
Vcs estao defendendo o sr lula , o joaquin deita esses mensaleiros e vcs nada comenta cut = pt = governo
Em tempo. "...não se pode com segurança dizer e não disser", mas o erro do JB é infinitamente mais grave, né não?
Como pode um sujeito mal educado e grosseiro chegar à presidente do supremo?
Em qualquer outra profissão ele já teria ido para o olho da rua.
Lula com essa bobagem de cota racial. JB é do STF por causa da cor da pela e não pela sua capacitação que, vemos, não a tem.
O fato é que barbosa queimou o filme dos cotistas...
Independente de candidatar-se ou não, uma coisa é certa: ele sofre de distúrbios mentais seríssimos.
Será que não tem algumn psiquiatra corajoso que ateste essa falta de sanidade mental no Barbosa e o interne de vez no Pinel?
o STF se apequenou com JB na Presidência , a sociedade precisa dar um freio nesse déspota..
Se ele foi escolhido para a presidência é porque é o melhor deles. Imagine o resto ;(
Creio que você está errado, existe um rodízio e não uma escolha por mérito. De qq. modo, a gente faz o que pode e assina a petição ao Senado, divulgando para os amigos: no site Avaaz.
A reportagem do G1 manipula mais uma vez a verdade, pois só mostra as razões de Lewandowski no fim. Se o leitor não tiver a paciência de ler tudo, pensa que Barbosa fez justiça…
http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2014/02/barbosa-suspende-decisao-de-lewandowski-que-beneficiou-dirceu.html
“Setores competentes do sistema prisional concluíram, à unanimidade, após procederem às devidas investigações, que os fatos imputados ao sentenciado não existiram.”
Se não existiram os fatos, porque Barbosa manteve a decisão anterior ? É só para aparecer como o Paladino Justiça ? É justiça para a mídia ? O que este cidadão faz, uma hora pode ser seguido por tribunais inferiores. Aqueles que o aplaudem agora, podem ser vítimas no futuro.
A GLOBO apoiou a Ditadura, é responsável parcial pelos milhares de desaparecidos, torturados e mortos durante aqueles tempos negros do Brasil. O que você pode esperar da GLOBO, que ela se junte aos honestos, aos de mãos limpas. Jamais ela faria isso, ainda mais agora que ela precisa desesperadamente de uma suposta mudança de Governo, mesmo que venha a ser um rola bosta qualquer, como disse o FHC " qualquer um serve, menos a Dilma de novo", na tentativa de conseguir um perdão para suas dividas com Sonegações Fiscais e obter outras regalias mais, como os empréstimos tomados no BNDES no apagar das luzes do Governo FHC. Além dela sempre estar ao lado de quem subestima a inteligência dos Brasileiros, como foi no caso da QUADRILHA dos TRILHOS, o popular TRENSALÃO dos Tucanos Covas, Serra e Alkimin, que durante mais de 20 anos ela omitiu, e ainda induziu os Paulistas a manterem as alternâncias do PSDB no Governo Paulista, como vem fazendo ainda hoje, apoiando e encobrindo os desgovernos do Alkimin.
Publicado em 11/02/2014
BARBOSA DÁ GOLPE
NO STF CONTRA DIRCEU
Barbosa não é mais do que o Lewandowski
O Presidente Joaquim Barbosa revogou a decisão do Ministro Lewandowski de mandar o Juiz de Execuções Penais proceder o inicio do semi-aberto de José Dirceu e deixá-lo trabalhar.
É o que diz o Estadão
Barbosa deu um Golpe na decisão de Lewandowski.
Cassou, rasgou a decisão e avocou a si a responsabilidade de decidir.
Quando quiser.
Quando voltar da próxima viagem, talvez.
Só tem um probleminha.
Barbosa não é mais do que Lewandowski nem que qualquer outro ministro.
Só quem revoga liminar de Ministro do Supremo é o PLENÁRIO do Supremo.
Barbosa já tinha feito isso, ao cancelar a decisão de Lewandowski sobre o IPTU de duas cidades.
A Presidência do Supremo é apenas uma função administrativa.
TODO ministro do Supremo tem o poder jurisdicional – tomar uma decisão legal.
O Ministério Público já tinha mandado o Juiz de Execuções Penais proceder a autorização para Dirceu ir trabalhar.
Mas, parece, o Juiz da Execução Penal do DF mantém uma ligação extra-sensorial com o Presidente Barbosa e esperou que ele tomasse as decisões hoje anunciadas.
Dirceu vai mofar na Papuda, como o João Paulo mofou em casa.
E, como a tipificação de “quadrilha” deve cair, Barbosa manterá Dirceu em cárcere fechado, como se não caísse.
Onde é que nós estamos ?
Por aí se vê a imparcialidade, a impessoalidade do Juiz Barbosa no julgamento do mensalão.
O Juiz-relator, que não desmembrou o processo.
Aquele que Faz a Diferença, na Globo !
Por que será que ele omitiu o 2474 ?
Agora está mais claro, não, amigo navegante ?
Quantos Golpes estão por vir ?
A única saída para Dirceu, agora, é entrar com um HC !
Como se diz nos Estados Unidos, a principal função de um Presidente da Republica é escolher os ministros do Supremo !
Governar não é abrir estradas.
A Hildegard é quem tinha razão, desde o inicio: isso foi um Mentirão !.
Chora, Ataulfo (*), chora !
A máscara caiu.
Em tempo: de amigo navegante:
“Sim, Paulo Henrique, foi um Golpe ! Um Golpe de usurpação das atribuições do Plenário e do Ministério Público. Ele passou com um tanque sobre as instituições. O PGR não agravou a decisão favorável ( do Lewandowski) ao Dirceu e, mesmo assim, Barbosa cassou sem nenhum recurso. E os outros ministros do Supremo vão ficar calados ? Acuados como os senadores do PT, como diz você muito bem … ?”
Paulo Henrique Amorim
Clique aqui para ler “Dirceu muda de regime e pode trabalhar 2 ª feira”
(*) Ataulfo de Paiva foi o mais medíocre – até certa altura – dos membros da Academia. A tal ponto que seu sucessor, o romancista José Lins do Rego quebrou a tradição e espinafrou o antecessor, no discurso de posse – . Daí, Merval merecer aqui o epíteto honroso de “Ataulfo Merval de Paiva”, por seus notórios méritos jornalísticos, estilísticos, e acadêmicos, em suma. Registre-se, em sua homenagem, que os filhos de Roberto Marinho perceberam isso e não o fizeram diretor de redação nem do Globo nem da TV Globo. Ofereceram-lhe à Academia.E ao Mino Carta, já que Merval é, provavelmente, o personagem principal de seu romance “O Brasil”.
Esta tirando a mascara de fascista que sempre foi
Vai ser um pesadelo para o Brasil tê-lo como Presidente, mas a Direita já elegeu o Collor e vai ser capaz de tudo para derrotar a Dilma. Infelizmente a omissão do Lula e da Dilma criou este monstro que é endeusado pela maioria da população. Falar mal do JB atualmente, é falar sozinho. A mídia conseguiu criar um clima e torna-lo um candidato imbatível. Vamos viver uma Ditadura pior que a dos militares.
Diz-se que a justiça no Brasil é "4P": só prende pobres, pretos, p(*)tas e petistas.
O Barbosinha esquece-se que, hoje, preenche pelo menos 2 dos atributos, já que petista e pobre ele não é.
Te cuida, Barbosinha, teu prazo de validade para a direitalha golpista está acabando. Se sair candidato à presidência, como manda a casa grande desesperada, vai levar ferro. E aí, Barbosinha, afastado do STF, sem poder, juridicamente incompetente, será cuspido como bagaço.
Não poderá ir pra lado nenhum. Não terá utilidade alguma para a casa grande e a senzala o conhece bem demais. Estará em terra de ninguém, alvejado pelos dois lados.
Estará sozinho e continuará preto...
Te cuida, Barbosinha.