Os “chapados” do privilégio

Sem demagogia, acredito que, meio de “cara feia”, o povo brasileiro aceitaria que os membros de sua Corte Suprema ganhassem perto de R$ 40 mil por mês.

Afinal, são apenas 11 e deveriam representar a última e mais firme linha de defesa dos direitos dos cidadãos brasileiros.

Mas a decisão de colocar no Orçamento o reajuste geral para o Judiciário Federal e, por cambalhotas que só para os juízes valem, também os estaduais já põe lá no teto uma multidão de quase 20 mil togados.

Só da Justiça Federal, a conta do aumento vai a R$ 717 milhões.

Agora some aí mais outro tanto de promotores de Justiça, procuradores e, de carona, deputados federais e estaduais, senadores, fiscais disso e daquilo e uma legião de dezenas de milhares que só limita seus vencimentos pelo teto.

Ou, como se lê nos noticiários, nem isso, porque contam-se aos milhares os “fura-teto”, e a conta vai para alguns bilhões por ano.

Estes mesmos senhores não se pejam de achar legal e constitucional cortarem-se as verbas da Saúde, da Educação.

Um dos ministros chegou a dizer que as pensionistas de juízes vivem “na penúria”.

Estes senhores acaso tem ideia do que seja penúria?

Pior que isso é que não se tomam as providências para criar uma hierarquia remuneratória, que desse limites razoáveis para os diversos graus de jurisdição e para as carreiras conexas ao judiciário.

Nem mesmo uma reação moral absolutamente necessária ao pagamento de auxílio-moradia a quem tem belas casas e apartamentos próprios no local onde trabalha se faz, quatro anos depois de ser  concedida indiscriminadamente.

Neste caso, claro, a imoralidade e a ilegalidade não são “chapadas” como diz o topetudo Luiz Fux.

Dizem que depende do Congresso votar e do Presidente não vetar.

A esta altura, que deputado, senador ou presidente vai encarar a turma do “prende e arrebenta” judicial?

Estes senhores e senhoras togados, que se arvoraram em “moralizadores do Brasil” exibem, despudoradamente, os pés de pavão do seu udenismo.

Ao menos, porém esclarecem o povo brasileiro que se impõe uma reforma num sistema de Justiça que só é generoso para si mesmo.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • Farra do Boi dos Supremos Togas Pretas. Enquanto Temer congela os salários do funcionalismo público, verbas da Educação e Saúde, dentre outras, as Excelências aprovam reajustar seus próprios salários em indices 4 vezes maiores que o da inflação do período. #JustiçaVergonhaNacional

  • Na crise econômica que atravessamos, chega a ser um acinte essa decisão do STF. Crise, aliás, com "Supremo e tudo". Mas os paladinos da moralidade não estão nem aí.

  • Temos novas Bastilhas novas nobrezas só nos falta os velhos sans-culottes (o que não nos falta é sans culolttes e napoleões de hospícios na internet). Portanto, ordeira e pacificamente cidadãos, às urnas. Vamos eleger os candidatos que se opõem ao Golpe de Estado e a tudo o que ele representa. Vote PT-PCdoB, vote PSOL, se entender exatamente do que se trata pode votar até no PDT. Só não vote nos promotores e beneficiários do Golpe de Estado: PSDB, PMDB, Novo, Bolsonaro e todos os nanicos que compõe a direita política brasileira (que aqui é chamada cinicamente de Centrão). É fácil e simples assim. Essa não é uma eleição normal, os golpistas gostariam de controlá-la e principalmente de impedi-la, mas não podem. Vamos transforma-la em um plebiscito: de um lado aqueles que apoiam esse governo espúrio nascido de um golpe de estado e de uma farsa jurídica e midiática que tem provocado um enorme caos e prejuízo econômico, político, social, institucional e trazido apenas ódio e destruição ao país, de outro TODOS NÓS!

  • Uma classe que deveria ser o exemplo de moralidade, mas atualmente causa asco na população. Particularmente, estou sentindo nojo desses "magistrados"

  • Os parasitas da suprema putaria, concedem aumento salarial a eles mesmo,não querem saber se foi previsto na LDO, ou se tem caixa para tanto,já não basta as inúmeras mordomias que esses carrapatos do erário, sugam ,isso precisa acabar no próximo governo do pt.

  • Eles não estão dando aumentos a si mesmo, eles estão saqueando os cofres públicos.
    Eles fazem parte dos grupos que deram e conseguiram o golpe, agora há que dividir as riquezas saqueadas.
    Aumento é um nome fantasia, um nome que pega bem.
    LulaLivre.

    • ... "Na veia!"
      Os(as) "supremos(as)" do STFede estão cobrando a parte do butim!
      A cobrança também pelo preço da total 'DESmoroLIZAÇÃO'!
      E a submersão na suprema indigência!

  • Eles não estão dando aumentos a si mesmo, eles estão saqueando os cofres públicos.
    Eles fazem parte dos grupos que deram e conseguiram o golpe, agora há que dividir as riquezas saqueadas.
    Aumento é um nome fantasia, um nome que pega bem.
    LulaLivre.

Related Post