Não é novidade o resultado da “parte eleitoral” da pesquisa CNT/MDA divulgada hoje.
Dilma segue onde estava, isolada numa dianteira que indicaria uma vitória no primeiro turno, com boa margem de folga; Aécio continua conversando com ninguém e Eduardo Campos não existe.
43,7% x 17% X 9,9% não é placar que mostre perigos imediatos a Dilma.
Mas a pesquisa não pode ser tomada – e o pior é que eu acho que está – como fator de imobilização da luta política.
Abaixo do mar tranquilo dos índices dos candidatos, é perceptível a corrente submarina provocada pela mídia com o medo da desordem e a ideia de que a Copa do Mundo é um mau negócio para o país e, portanto, um erro do Governo.
Os estrategistas da campanha de Dilma, como faziam há um ano, antes de junho, recomendam-lhe a submersão.
É, creio, um erro.
Os problemas com a realização da Copa, os reais e os imaginários, estão todos os dias na mídia. Não causarão mais desgaste e à medida em que as obras, atrasadas, vá ficando pronta, tendem a ter uma percepção reduzida.
Idem os conflitos de rua, que não precisam de nenhuma mudança de lei, mas de decisão de enfrentamento político.
O governo, porém, parece ter se fechado numa casca, achando que entre a mídia de direita e a oposição de extrema-esquerda, ambos saem menores.
Em política, ao contrário, sai menor quem fica mudo.
Claro que ninguém sugere que se adote uma linguagem de histeria, muito menos uma de que “tudo vai bem”.
Mas fatalismo é “atitude” perigosa, como o ano de 2013 demonstrou.
Trata-se muito mais do que amainar os apetites desestabilizadores do “mercado”.
Ou esperar que o catastrofismo econômico, ou o foco fechado em pequenos mas turbulentos protestos consolidem a imagem de um país em desordem, desgovernado.
É essencial renovar a certeza de que a mudança não terminou. E, portanto, esgotou-se.
Para ficar claro que ela mal começou, é preciso que aconteça.
E no sentido do que fez o povo brasileiro levar estas forças ao Governo e mantê-lo lá por duas vezes.
Do contrário, talvez se tenha de “correr atrás” dos prejuízos inesperados.
Não esqueçam que a direita, que não tem voto, tem poder, tem mídia e nenhum escrúpulo.
View Comments (16)
Excelente início para a campanha do Eduardo Campos, vamos ganhar!!!!
Vão ganhar uma banana. Cad~e os votos da bláblá?? O gato comeu??
Ah! Vão!
Sem dúvida!
Com o apoio da Marina, o Bial de coque, então, vai ser uma barbada!
Lembrando o Jânio Quadro, de triste memória, ele sempre afirmava que eleição se ganha no último mês. O presidente do PT, Rui Falcão, não passa de um sabujo, junto com o Suplicy, do PSDB. A camada do PT que está ajudando o Dirceu, e os outros, somo nós, a raia pequena que o Rui não olha e, pode ter certeza, não esperava essa reação do pagamento das multas. Portanto, cabe a raia miúda seguir em frente, lutando contra todos os sacos cheios de dólares que estão vindo dos EUA. Amauri Kruel, outro de triste memória.
Penso que tem estratégia aí. Já existe propaganda específica para a Copa, mas ainda não se pode divulgar. Item da pesquisa escondido: mais de 80% não pretendem fazer protestos DURANTE a Copa! E já estamos praticamente em março! Creio que a pesquisa vem apenas pra mostrar queda na aprovação de Dilma! Será q é suficiente pra alavancar a oposição?
Acho que Dilma está facilitando muito. Insisto com PHA:
http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2014/02/13/presidenta-ta-tudo-sob-controle/
Caro Fernando:
O ciclo de governo do PT, iniciado com Lula em 2003, teve, para existir, consentimento e a simpatia da Companhia das Índias Angloamericanas, e ao longo dos anos veio se mostrando um governo confiável para a mesma. Dilma esteve em Davos e o resultado de sua ida parece ter tranquilizado os assessores palacianos. O problema, nós já sabemos, não está na oposição pois não tem mostrado nenhuma chance eleitoral. O problema está em saber quais são de fato os planos da Companhia e se a mesma considera ou não que já esteja na hora de deixar irromper também aqui entre nós sua voracidade irrefreável e lançar suas garras de rapina sobre nosso país, tão cheio de recursos naturais cada vez mais escassos e necessários para que o capitalismo selvagem mantenha seu curso sem riscos políticos para a Companhia...
A direita não tem voto? De onde tiraram essa informação? Se fosse assim, o PSDB não tinha vencido as eleições em 7 estados (Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Pará, Goiás e Roraima). Se somar os estados do PR, SP e MG, o PSDB governa 71 milhões de cidadãos.
Aliás, cadê o resto da pesquisa? Onde está a tabela mostrando que 80% da população reprova os gastos da Copa?
Reprovar gastos com Copa não impede a maioria de votar na Dilma, como mostra a pesquisa.
O PSDB tem voto sim, mas não na esfera federal.
Sai pra lá, throll.
Alguém acredita que os milhões de eleitores dos estados governados pelo PSDB vão votar em peso no partido? A DILMA será muito bem votada nesses estados e ainda vão eleger governadores da base da presidenta, pois não suportam mais esses governadores que além de nada fazerem pelo povo ainda torra o dinheiro público com propagandas enganosas
Brito, fui no blog do Miguel e não consegui postar minha resposta à análise dele quanto aos perigos para Dilma. Por favor, o envie.
Abraços.
Com esta conjuntura o candidato tem que ser Lula. Dilma não terá o respeito e pouco se sentirá segura ante esta onda golpista que virá com atos de violência, vandalismos e sabotagens que a direita fez, faz e fará com muito mais violência.
O que está claro hoje é que estão semeando e cultivando um clima de "insegurança" e "baderna", além do sentimento de justiça com as próprias mãos a fim de que o povo clame por um super-herói que, no caso, será joaquim "casagrande" barbosa.
Este é o candidato do pig e do resto das elites podres do país. Como não vêm chances no voto, partirão para a desestabilização do país (vide a Venezuela), a fim de que o negro casagrande seja "convencido" de que deve salvar o país.
Até porque, Miguel, Aécio, Dudu... isso não dá em nada. Logo, acho que com Lula, o negro casagrande põe a viola no saco, já com Dilma, acho que ele parte para cima e com o auxílio do pig, ou ganhar a eleição ou dar o golpe civil.
E o zé cardoso, o (hi)bernardo e nossa Gestora (presidenta é a Cristina), ainda acreditando que o pig e a direita como um todo gostam de democracia.
Lula Presidente!!
A direita não precisa dar golpe. Aécio, Eduardo e Joaquim estarão juntos, falando a mesma língua. A direita não precisa dar golpe pra vencer eleição. A direita não afronta o Supremo Tribunal Federal. Como disse o Aécio: se o Eduardo Azeredo for condenado, o PSDB vai respeitar a decisão.
É. Resta saber qual língua, né, babão? É a mesma língua que fala o FHC? Ou aquela que balbucia a Marina?
Não adianta, zifio, ninguém entende.
E não, a direitalha não afronta o STF: a direitalha compra o STF, né, fiote?
Sai prá lá, sujeito: não tem voto, não tem programa, não tem partido, não tem vergonha.
Só falta coroar dizendo que é pobre de direita.
É impressionante a falta de informação sobre a copa, o que provoca a escalada da condenação da mesma, embalada por uma campanha permanente de mistificação. Ao ver que a copa transformou-se em política, o governo recuou. Não soube ou não quis vender a ideia da copa principalmente para o povo menos informado, com medo de ser acusado de estar fazendo propaganda eleitoral. É um absurdo. Um comercial de 30 minutos mostrando a quantidade e qualidade de empregos gerados, e as obras de infraestrutura que ficarão nas cidades, reduziria a pó esta campanha idiota de negação da Copa. Custa-se a acreditar que não tenha acontecido uma reação imediata, o que fez avançar a estupidez até no âmago do povão. É esta mesma inação e indolência que está espalhando pesquisas como esta da CNT, cujo falso conforto ilude os acomodados e pretende que a paralisia persista nos cérebros governamentais. Se integrantes do governo não sabem lutar, que se os substitua!
Previsão genial como sempre:
http://www.conversaafiada.com.br/economia/2011/10/22/a-diferenca-entre-eike-agnelli-e-setubal-do-itau/
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Essas pesquisas,exceto a Vóx-Pópolis são tentativas de confundir o eleitor.São todos da Direita!