Os Estados Unidos são um país amazônico, desde quando?

Sempre fez parte da postura estratégica, militar e diplomática, de nosso país opor-se ao estabelecimento de forças militares estranhas ao nosso subcontinente em solo latino-americano. Na Amazônia, sobretudo, porque a característica remota da região faria com que isso significasse, na prática, a criação de enclaves territoriais, principalmente porque o perímetro de segurança, frente aos armamentos atuais, teria de se estender por quilômetros e quilômetros em seu entorno, pela dificuldade de deslocamento de tropas do país hospedeiro. Isso, claro, levaria a missões de patrulhamento e mesmo a intervenção bélica sobre áreas muitíssimo além dos muros e cercas de uma sede militar.

Por isso, é escandalosa e ofensiva a informação, publicada hoje pela BBC – e desde Washington – de que o Brasil convidou tropas nos Estados Unidos para “treinamento conjunto” na Amazônia, certamente também em território brasileiro, além do peruano e do Colombiano, onde os EUA já têm bases militares.

Não é a presença de consultores, instrutores ou de observadores que, embora inconveniente, poderia ser parte de um aprimoramento profissional de militares brasileiros. São tropas, mesmo, que vão se habituar ao que temos de fator vantajoso, a experiência de combate na selva amazônica, algo inimaginável para quem tem de fazer defesa com escassez de meios materiais, valendo-se basicamente da expertise humana.

O Estados Unidos não são um país amazônico, o que poderia justificar exercícios conjuntos na região.

Imaginem o que seria se a Venezuela ou o Equador, seguindo a mesma lógica, convidasse tropas chines ou russas para “treinamento conjunto” na sela amazônica de  seus territórios?

Ao que parece, somos nós que passamos a considerar aceitável – e até desejável, porque o convite partiu de comandos brasileiros – a presença de estranhos naquela região.

Fernando Brito:

View Comments (68)

  • O golpista e entreguista é capaz de arrumar uma guerra contra a Venezuela, com apoio americano, para desviar o foco de seu governo incopetente e corrupto.

    • Os tucanos do PSDB e do PMDB estão entregando o pré-sal, o aquífero Guarani, as jazidas de ouro da amazônia e muito mais.
      Junto com a Globo e a CIA estão "venezuelando" nosso país.
      Os EUA já dominam boa parte da amazônia. Não falta mais nada para entregar tudo.

      • Sinceramente, Heitor, não entendi essa de "venezuelando" o Brasil. A que eu saiba, a Venezuela está sendo atacada, ferozmente, pelo Sistema de Poder que domina os EUA justamente por estar trilhando um caminho de soberania frente aos ditames de tal Sistema.
        -
        Bem ao contrário está fazendo o governo golpista e entreguista de Temer. Aliás, a razão principal do golpe foi o fato de a turma do PT ter colocado o Brasil em um rumo que preservava alguma soberania para o país, algo inadmissível para Estados Unidos e Europa.
        -
        O golpe de outro tipo - injetaram uma montoeira de dinheiro na campanha do Macri, deturpando de vez com a democracia -, aplicado em cima dos argentinos, teve a mesma razão.
        -
        A soberania adotada pelos Kirchner, mesmo sendo insuficiente, como a aplicada pelo PT em nosso país, não era tolerada pelos centros do poder mundial. Então, os Kirchner tinham que ser defenestrados para que fosse colocado em seu lugar um sabujo e vendilhão da pátria, o Macri.

        • Exatamente. Quando "ousamos" criar independência, ter um programa nuclear, pré sal e muito mais, veio o golpe e agora nos empurram de volta.

        • e a Venezuela está RESISTINDO BRAVAMENTE a esse ataque. já estão vendo que lá não vinga o"golpe suave". agora,como é que a dilma manteve um traira desse como seu vice. é muita inocência.

          • Dilma não é responsável por isso. Temer foi escolhido pelo PMDB para ser candidato a vice na chapa de coalizão, em convenção nacional do partido, como manda o figurino do TSE. A responsabilidade sobre Temer é inteiramente do PMDB. Agora, em dado momento Dilma nomeou Temer para ser o elo de ligação entre o governo e o Congresso, o que era o único caminho a ser tomado, já que Temer era presidente do PMDB e o PMDB era o partido majoritário no Congresso. Sendo assim, a traição de Temer não tem limites. É o maior traidor do Brasil de todos os tempos, porque foi o único político que, em lugar de reforçar o apoio de seu partido ao governo que estava sofrendo ataques pré-golpistas, aderiu ao golpe para tentar salvar seus companheiros da cadeia por corrupção, colocando-se contra a democracia e os interesses do povo brasileiro, como se viu depois. Virou o presidente que executou a agenda destruidora que viria a dar um fim ao protagonismo internacional e ao grande crescimento social e econômico que o Brasil vinha tendo através de mais de uma década. Temer traiu o partido da aliança que governava um Brasil livre e passou para o lado de golpistas que agiram para que o Brasil e o povo brasileiro perdessem sua liberdade.

        • O certo entao deveria ser portoricando, em referencia a Porto Rico.

  • Claro que os EUA são um país amazônico. O brasil é colônia deles, não é? Então as coisas funcionam assim: tudo que é seu, é meu. O Foratemer não dizia que o governo precisa de marido? Então, arrumou um: o Trump! EUA e brasil, casados em comunhão total de bens. Bosta de país que é este nosso. A vergonha de ser brasileiro, que já anda mais alta que nunca, tende a aumentar.

    • Realmente vergonhoso... O Fora Temer era informante dos EUA durante o governo Dilma. Isso é entreguismo vergonhoso....esse golpista merece pelotão....

    • Carlos, essa DESGRAÇA é GLOBAL, vide o boneco de Merkel na França, uma espécie de Dória com creme francês. É óbvio que Le Pen é pior , portanto , Macron vai ganhar fácil e fazer a França continuar regredindo.

      Imagina aqui um cenário em segundo turno nos moldes de Aécio X Bolsonazi, embora Macron , ao que se saiba, não andou recebendo dólares no exterior, mas lá é a França e com toda desgraça possível, não existe a GLOBO, nem fsp, nem estadão e nem abril.

  • Depois do gal. Augusto Heleno, ontem, palpitando sobre decisões do STF, hoje a informação da capitulação do Exército Brasileiro aos ditames de Washington - DC.

    Convém lembrar que ambos fracassaram, Augusto Heleno na Missão de Paz da ONU no Haiti e o Exército Brasileiro em defender e garantir, manu militari , nossa DEMOCRACIA.

    Como o título de um livro que agradou muito a coxinhada , esse sim é O FIM DO BRASIL.

    Sobretudo quando o Botafogo instaurou hoje comissão para analisar proposta de Emenda Constitucional ( como se ainda houvesse constituição ) para prolongar o mandato usurpado do facínora Temer e sua camarilha de BANDIDOS.

    Sem reação, seremos TODOS, muito brevemente, tratados como o estudante paulista em Goiânia e como o morador de Rua de São Paulo, tratados como feras pelas bestas armadas e por milícias fascistas, longa noite de trevas vai se abatendo, enquanto isso, entregamos flores a CANALHAS. Não são FLORES que eles merecem e precisam para que retornem aos esgotos da história.

    • Augusto Heleno é o mesmo General que, por volta de 2007, vociferou contra a demarcação de terras indígenas por território contínuo, mas, fechou o bico quando estrangeiros começaram o processo de compra de grandes extensões de terras produtivas brasileiras

  • Cade nossos "zelosos" generais, principalmente o que se intrometeu em assuntos do STF, nesta semana? Vão entregar a Amazônia para os americanos? É inadmissivel tropas americanas em território brasileiro. Alguém ainda duvida que os EUA estão por trás desse golpe odioso contra o Brasil?

    • Botas americanas em solo brasileiro. O Barão do Rio Branco e o Duque de Caxias estão se revirando nos túmulos, com vontade de sairem de espada em punho para defender o país dos ladrões e dos traidores da Pátria.

  • Tropas americanas, adiamento das eleicoes, judiciario aceitando denuncias somente contra a esquerda...entre outras. Falta pouco para encherem os estadios de presos politicos. Isto pode acontecer sim. O equipamento deu pane nos acentos.

  • É só mais um passo do DESGOVERNO INTESTINO DA EXCLUSÃO SOCIAL para a entrega completa do país... não vai sobrar NADA. O VERME vai se filiar ao psdb e se mandar para miami , a terra dos patrões dele.

  • Que vergonha! Vergonha de nossas forças desarmadas, que não se pronunciam contra isso, e também contra a entrega do pré-sal. Só servem mesmo para massacrar o próprio povo brasileiro, de vez em quando, e sustentar golpes. Nada mais!

  • Brevemente a GRoubo vai criar no programa do Ulque o quadro, " Você jovem sonhadora brasileira, escreva para a GRoubo que nós promoveremos um encontro romântico com um cabo Ranger ou Seal "
    Não fique solteira, abra novos horizontes, nós ajudaremos a encontrar o homem da sua vida nos quadros da U.S. Army .

  • Agora sabemos com certeza como foi dado o Golpe a partir da CIA, o papel da Globo, da Mídia, Moro, stf, como o congresso foi comprado. Somos um país ocupado. Adeus eleições. nos tornamos oficialmente colônia, somo a Partir de agora Porto Rico do Brasil, para alegria dos coxinhas.

Related Post