Os frutos do ódio: médicos e monstros

Nota pública do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o Cremesp, sobre o comportamento que ele próprio estimulou, com o discurso do ódio, que acabou por levar parte da categoria a um comportamento monstruoso:

“O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informa que instaurou nova sindicância para apurar a divulgação de novos dados sigilosos do diagnóstico da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia, hospitalizada desde o dia 24/1. A sindicância tramita em sigilo processual e, também, investigará supostas ofensas à ex-primeira-dama que teriam sido praticadas por médicos paulistas em redes sociais.
 
O exercício da Medicina deve respeitar e preservar todos os aspectos do doente: físico, emocional e moral, transcendendo tabus, crenças e preconceitos, em nome da fidelidade ao compromisso de tratar e cuidar de todos, sem qualquer distinção. Sob o juramento hipocrático e os princípios fundamentais da Medicina, todo médico deverá “guardar absoluto respeito pelo ser humano e atuar sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade”.
 
Na quinta-feira (26/1), o Cremesp iniciou uma sindicância para apurar se a divulgação de um exame de tomografia de Marisa Letícia teve a participação de médicos ou se era do conhecimento da diretoria técnica ou clínica da instituição responsável pelo atendimento. 
 
De acordo com o Código de Ética Médica, é vedado ao médico “permitir o manuseio e o conhecimento dos prontuários por pessoas não obrigadas ao sigilo profissional quando sob sua responsabilidade”. Também não é permitido “liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa”, esta última em situação de sindicância ou processo ético-profissional. No cenário de doentes “notáveis”, a informação para o público deve ocorrer por meio de boletim médico autorizado pelo paciente ou responsável.  
 
Para o Cremesp, o compromisso e a ética ante a saúde de cada um dos cidadãos colocam-se, sem distinções de qualquer natureza, sempre acima de interesses que não sejam fiéis à dignidade inviolável da pessoa doente junto aos seus entes queridos. Por conseguinte, o Cremesp lamenta a divulgação de qualquer exame, dado privativo e ofensas feitas a doentes em redes sociais.”

Lamenta?

Tudo isso é crime, não má conduta ética, apenas. Está previsto no artigo 154 do Código Penal, embora dependa de representação da família.

Mas não é isso o mais grave.

O grave é que isso é fruto de situações que foram, no seu nascedouro, estimuladas pelas associações de classe e pela mídia.

Produziram-se monstros, mas esquecer quem os fabricou é hipocrisia.

 

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • Percebeu que a nota já dá o caminho do resultado da investigação?
    Divulgação por pessoal administrativo,
    Não estava na guarda da médica.
    Médicos não tinham relação direta com a paciente.

    A gente só sente nojo

  • Conselho? Conselho de que? De monstros? Enfiem essa sindicância no c*, pois já sabemos qual o seu resultado. Bando de imbecis.

  • Essa gente sórdida quis que acreditássemos que médicos cubanos eram incompetentes, para preservar sua própria pele. Bando de mau caráter. Mercenários, que se movem pelo dinheiro. Vergonha nacional.

  • Uma médica do Hospital Sírio-Libanês compartilhou com terceiros informações sigilosas do diagnóstico da ex-primeira-dama Marisa Letícia, horas depois de sua internação, há dez dias. Médica reumatologista, Gabriela Munhoz, de 31 anos, enviou mensagens a um grupo de Whatsapp de antigos colegas de faculdade, confirmando que dona Marisa estava no pronto-socorro com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico de nível 4 na escala Fisher — considerado um dos mais graves — prestes a ser levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

  • O medico bandido que ofendeu a dona Marisa. já em estado terminal, tem um nome que parece ter saído do catálogo de homens bomba do ISIS-Estado Islâmico.
    Deve ter sido treinado lá e certamente ainda vai matar muita gente por aqui.

  • E a conhecida MÁFIA BRANCA que compromete a saúde no Brasil, acostumados a privatizarem (para si) os lucros, e socializarem (no SUS) o prejuízo. Direitistas e egoístas, com raras exceções! Em suma, a ESCÓRIA, com raras exceções...

    • Sim, felizmente existem exceções. É o caso do Dr. Juliano Pimental que possui um canal no youtube. Derrubou muitos mitos criados pelo sistema. Uma verdadeira exceção.

  • se a diretoria do libanes fosse menos inocente ou omissa
    bastaria dizer aos funcionarios : aquele que deixar passar informaçoes daqui de dentro está na rua.

  • TEMER É RECEBIDO AOS GRITOS DE ASSASSINO E GOLPISTA NO SÍRIO-LIBANÊS

    Michel Temer foi recebido aos gritos de assassino e golpista, ao chegar ao Hospital Sírio Libanês para prestar solidariedade ao ex-presidente Lula, após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia; Temer ascendeu ao poder no dia 13 de maio de 2016 por meio de um golpe parlamentar articulado por PSDB e PMDB após a onda de ódio criada pela Operação Lava Jato; no mesmo dia em que Marisa Letícia teve sua morte cerebral confirmada, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), articulador do golpe, foi denunciado por montar um esquema de propinas na maior obra de Minas Gerais e Temer criou novos ministérios para conceder foro privilegiado a Moreira Franco, um de seus principais aliados, que também foi delatado pela Odebrecht; a guerra atual foi concebida para destruir apenas o PT e o ex-presidente Lula, mas se espraiou por todo o sistema político e econômico, fazendo com que mais de 5 milhões de brasileiros perdessem seus empregos; vídeo

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/278371/Temer-%C3%A9-recebido-aos-gritos-de-assassino-e-golpista-no-S%C3%ADrio-Liban%C3%AAs.htm

    • http://s2.glbimg.com/Q2KKl-3g8q0UviZk0XXeYa_kXrg=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2015/02/11/juizes_investigacao_brasil.jpg

      Na horrenda, tétrica e macabra fotografia acima, da esquerda para a [ultra]direita (sic), três dos muitos covardes nazigolpistas assassinos da honrada senhora Marisa Letícia Lula da Silva

      "Procurador" da indefectível barbicha desde o [mega]escândalo do Banestado da Privataria DEMoTucana sob a égide do 'FHC Brasif';
      o protofascista DEMoTucano militante 'mor(t)o', juizeco de quinta de primeira instância de uma comarca qualquer de certa região agrícola da Casa Grande do 'braZ$&l';
      responde por nome de xarope acerbo!
      Evangélico?
      Só se for da IgrejadoCUnha.com!

  • É a total degradação da condição humana. Algo inimaginável numa sociedade que se imagina civilizada.

  • Esse é um momento para se baixar as armas e se respeitar o luto do outro.

    • Só agora você parece um sujeito civilizado e nas outras horas ? Perceba a sua hipocrisia.

      • Pois eu desconfio que essa aparente "civilidade" dos trolls é combinada. Em outros blogs de esquerda o discurso está idêntico ao desses dois (se não for um só). Ordens do sr. Graziano, patrão deles.

    • Pois é. Mas, embora se veja um ou outro adversário se comportando de modo inadequado, são os próprios lulopetistas que tentam utilizar o fato de modo político. É só ver como alguns deles tentam atribuí-lo à "perseguição" que a família estaria sofrendo. Ou como trataram o presidente, que deixou seus afazeres em Brasília para prestar seus respeitos e foi recebido aos gritos pelos militontos ensandecidos. Ou esse artigo mesmo, que ao invés de elogiar o posicionamento do CRM contra uma atitude isolada, utiliza-o para agredir o próprio conselho e insuflar seus adeptos contra ele, com os resultados que vemos aqui nos comentários. É o velho "nós contra eles", o eterno discurso de ódio e prepotência dos bolivarianos e demais seguidores dessa linha política tacanha e autoritária que não admite contestação. Depois eles se espantam que o Brasil tenha reagido e não suporte mais o PT. Petista gosta de bater sozinho, e fez isso por quase 14 anos. Mas agora, quando recém começa a levar o troco, passa a choramingar.

      • Tu é um puto de um safado mesmo. Esconder que uma verdadeira caçada aos Lulas da Silva no judiciário e na imprensa - que não respeitou nem festa infantil - não tem a ver com o agravamento de uma pessoa diagnosticada com AVC há dez anos, só sendo um mal caráter mesmo. Muitas pessoas são e/ou poderão ser processadas, no entanto transformar isso em um circo sem fim só porque algum playboyzinho qualquer - querendo seus 15 minutos de fama - teve uma "divina convicção", só mesmo em um lugar onde a hipocrisia e a barbárie dos ditos "de bem" tem acento já no berço. Qualquer um aqui, exceto um mal caráter como você, sabe sim que o comportamento das corporações médicas insuflando os trombadinhas de jaleco - pra vcs, os "brasileiros de bem" - ia dar no que deu. E vc aqui querendo justificar. Não me espanta, pra um mal caráter que defendeu que um médico não devia atender a filha de uma petista de Porto Alegre só está agindo dentro do script do fascismos e do mal caratismo inerente a tua índole.

        • Cínicos são vocês, querendo faturar politicamente em cima da morte dela. Que os problemas que uma pessoa passa podem afetar sua saúde todos sabemos. Mas (1) será que a Marisa não foi mais prejudicada por não seguir os conselhos médicos e continuar fumando e bebendo? Como você mensura isso? E (2) praticamente todo mundo tem problemas. Tem gente sem emprego, empresário temendo quebrar, pessoas que perderam familiares, mãe chorando por filho preso, etc. Tudo isso prejudica as pessoas, principalmente quando elas são inocentes, o que não é exatamente o caso em questão. Ou o dia que o Luleco disse que tinha vendido um consultoria esportiva copiada da Internet por 3 milhões ela disse "que é isso meu filho! cancela essa desonestidade porque um dia a justiça pode te pegar por ela". Tenha paciência, rapaz. Que problemas incomodam a todos é fato, mas os que eles enfrentavam com a justiça eram decorrentes de suas escolhas, não fatalidades imprevistas.

          • esse ernesto só fala besteira. um imundo que se revela ser amante da imprensa.

Related Post