Os fuzis de Bolsonaro e a chacina de Taquaruçu

O senhor Jair Bolsonaro defende abertamente que aos proprietários rurais deve ser concedido o direito de portarem fuzis para “defenderem suas propriedades”.

Como não se tem notícia de que os perigosos “sem terra” estejam invadindo sítios ou fazendolas, onde a produção baste apenas para sustentar, mesmo que em  padrão de classe média, apenas uma ou duas famílias, não é para estes que a proposta se destina, salvo por acorrer ao clima histérico de que as invasões de terra são indiscriminadas .

Elas se voltam para as grandes propriedades, e os grandes proprietários não precisam sequer de uma garrucha, que dirá de um M-16.

Não precisam porque têm do mais grosso calibre de armamento, que é o dinheiro.

Com ele, há décadas, contratam suas milícias, seus capangas, seus jagunços.

Eles não precisam de fuzis.

Os nove trabalhadores que se noticia foram assassinados em Taquaruçu do Norte, município Colniza, no Mato Grosso, morreram em suas mãos: amarrados, torturados e, finalmente, assassinados a golpes de facão e com meras espingardas calibre 12 – arma, em tese, de defesa ( com tiro de curto alcance), mas letal em ataques de surpresa.

O campo nunca encerrou sua safra de mortes, mesmo sem eles.

Os fuzis que Bolsonaro quer distribuir são um pleonasmo.

Não é preciso deles para que se façam chacinas assim.

Fernando Brito:

View Comments (29)

  • E agora que comandam diretamente o país como sustentáculo das hostes golpistas, matam mais, invadem mais (incrível como invadir áreas indígenas e de comunidades tradicionais no dicionário fe seus porta-vozes não é invasão) e destróem mais. Atenção "cidadãos de bem": fácil é açular a matilha, difícil é conter sua sanha.

    • Dois detalhes:
      1 - É mentira que o MST só ataque grandes fazendas improdutivas. E ele não é um poder constituído para decidir quem deve ou não ser invadido.
      2 - Não apenas quadrilhas como o MST, mas também bandidos comuns, passaram a atacar muito mais no meio rural após o desarmamento.

      • "bandidos comuns, passaram a atacar muito mais no meio rural após o desarmamento" ou seria apos o total desmantelamento da economia e desemprego recorde, causados apenas para tirar do poder e destruir um determinado partido, Alisson Capiau?

        • Talvez pelo péssimo exemplo vindo de cima, a criminalidade explodiu nos últimos 14 anos anos, os dados estão aí para provar. Mas no meio rural foi ainda percentualmente pior e tudo indica que um dos grandes motivos para isso foi a certeza de que não haveria reação nessas regiões em que a polícia, mesmo alertada, demora muito para chegar.

  • Onde será que perdemos a dignidade, povo brasileiro?
    23 de abril de 2017 Josemir Tadeu
    O silêncio nojento, não pode tomar conta da alma dos brasileiros. Estamos sendo vilipendiados, roubados em nossos direitos, sofrendo desmandos da maior quadrilha de golpistas, jamais vista no mundo, e vamos pagar de idiotas? Executivo, Legislativo e judiciário, completamente partidarizados e entregues ao crime, como se essa fosse um tarefa inerente a eles?
    Nós temos que viver o risco, mesmo que nos custe caro, para podermos sonhar com a obtenção do sucesso da honra.
    A questão da veiculação insidiosa e marginal da propaganda, da qual o governo faz uso, em favor das reformas trabalhistas e previdenciárias, faculta-nos a morte lenta dos tempos medievais, e não é crível,que nós, passivos e minúsculos, caminhemos feito povo condenado, em direção à caiados caixões.
    Será que não temos noção, que uma meia dúzia de bandidos, não pode, de forma alguma, tomar de roldão uma nação como o Brasil? Será que esquecemos a nossa hombridade, e os nossos pródigos arroubos de luta foram destruídos pelos tentáculos venenosos de uns poucos? Ou será que sempre fomos medrosos, acuados, e estamos de novo reencarnando nossa mentalidade de moçoilos e moçoilas, perdidos pelas naus mau direcionadas pelos ventos?
    Será que somente as mulheres vão sair à luta nesse país?
    Será que não vamos confrontar, derrotar, e colocar nus, na praça do congresso, esses deputados e senadores proscritos?
    Esse presidente traidor, facínora e postiço?
    Esses ministros, de todos os naipes, desonrados ladrões?
    Será necessária uma causa mais justa que essa, para que nos lancemos numa guerra, com a finalidade de reconquistarmos nossa democracia?
    Por que imaginarmos aceitar, nós o povo, passarmos uma vida inteira trancafiados em verdadeiros covis de sofrimento, e esses ladrões empoderados, airosamente desfilando livres, e rindo impiedosa e cinicamente de nossas caras?
    Pelo amor de Deus! Em que estamos nos transformando povo brasileiro?
    Será que perdermos a noção da canalhice e feito ratos medrosos, vamos assistir calados, nossa destruição, gritando loas aos bandidos, e passivamente nos deixar chafurdar no lamaçal mal cheiroso da lama fétida, que tinge a covardia?
    Uma guerra justa, é a que traz paz para a alma dos homens, quando eles pisoteados e humilhados por uma minoria déspota, reagem de forma maiúscula
    Os três poderes revestidos de roubo e corrupção, nababescamente se banhando em nossas riquezas, frutos de nossa labuta.
    Temos que freá-los! Temos que mostrar que o poder político não se origina de um cano de um revólver, e muito menos de uma soberania tomada, roubada, através das canetas douradas de um judiciário espúrio e senhor de golpes.
    Será que vamos permitir que roubem nossa moral ilibada e democrática, objetivo primordial de preservarmos a nossa liberdade de direitos e atos?
    Por qual estágio estamos passando? O da covardia perene? Será que nos deixamos marginalizar por criaturas empossadas pelos erros de nossos votos? Por criaturas, que criminosamente nos traíram?
    Viramos animais sonsos, sem qualquer noção do ridículo?
    Que tipo de idiotas somos, a ponto de nos deixarmos escravizar de novo, e por tão pouco?
    Os componentes desses poderes pútridos, estão desfilando pelos monumentos de liberdade, que construímos com a luta trabalhista.
    Estão nos calando, sem sequer nos tocar. Estão destruindo todas as leis que garantem os nossos direitos, e sendo regiamente pagos por isso, com o nosso dinheiro, com o que o governo rouba do poder público. Uns poucos crápulas, não podem destruir a formação honesta de cidadãos, que recebemos de nossos pais. Eles a cada dia, mais e mais, se regozijam, se sentem invulneráveis, intocáveis.
    Não demora, estarão invadindo nossas casas, expulsando-nos, arrasando nossas famílias, destruindo nossos sonhos.
    Ao invés de livros, fome. Ao invés de saúde, doenças e mais doenças. Ao invés de alimentos, lixo. Essa minoria golpistas, está corroendo nossa dignidade.
    Essa minoria blindada por togas, está inviabilizando nossos líderes legítimos, impingindo a eles ações falsas, conluios e estratégias construídas, julgando-os de forma déspota, retirando-os de postos legítimos conquistados via voto, verdadeira liderança. Como ficarmos calados, vendo Lula sendo execrado? Como encararmos de frente, companheiras honestas e bravamente guerreiras, se abandonarmos Dilma Rousselff?
    Somos a grande maioria. Não podemos admitir, permitir, que a escravidão, manipulada por uma minoria inconsequente, nos enrede.
    Onde será que perdemos nossa dignidade, brasileiros de raiz… criaturas livres, de uma nação abençoada?

  • Eu também quero ter fuzis para defender minhas propriedades, que são imateriais mas sao minhas propriedades, porque assim considero o direitos que adquiri com muito trabalho ao longo de minha vida: à aposentadoria que me mantenha dignamente vivo ao ficar velho .

  • Porque isso ocorreu na atual Funai
    Jornalista Luís Nassif critica a decisão do ministro da Justiça, Osmar Serraglio, que demitiu o presidente da Funai, Antônio Fernandes Toninho da Costa, por não ter atendido às demandas do líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-CE), nomeando 25 pessoas indicadas por ele; "São co-responsáveis diretos por essa tragédia os excelentíssimos Ministros do Supremo Tribunal Federal, que se acovardaram em relação a um golpe aplicado em uma presidente, não por seus erros econômicos, mas por não transigir com o loteamento do país. E nada fazem para impedir a continuação da pilhagem"
    Em relação ao STF Nassif diz: A razão de terem aceitado a indicação para o Supremo é exclusivamente a vaidade, o status, a liturgia do cargo, não as responsabilidades inerentes, a possibilidade de interferirem positivamente nos destinos do país, o exercício do contraponto em benefício do bem comum. Ou proteger a Nação quando submetida à pilhagem por uma quadrilha sem limites.

  • Este Bolsoasno é incomentavel. Simplesmente um caso de internação psiquiátrica. O triste e saber que há eleitores com a mesma doença que ele o apoiando. E caso de internação coletiva, mesmo sabendo que não existe cura para este tipo de debilidade mental. Só lamento.

  • Vidas...vidas...vidas !!! Será que este STF sabe o que significa Uma Vida Humana ? Essa bancada da bíblica o que pensa dessa chacina ? O que que esse caiado tem a esclarecer, que os pequenos posseiros querem ocupar a grandes fazendas ? Já passou da dose, o MP tem obrigação de levar às últimas consequências uma investigação, que a PF faça correta e rapidamente seu trabalho. Pagamos caro para ficarem se amontoando em açougues e prisões coercitivas. A bagunça já passou do limite, façamos reuniões com sindicatos, associações, conselhos, igrejas, o que for possível para que um grande movimento popular se estabeleça e uma Nova Assembléia Autonoma , Cidadã e Independente faça uma Constituição e sane todos os males e prevenindo futuros. Haja uma Comissão Permanente na Câmara para redigir todas as Leis Complementares. Depois disso, eleições claras, limpas sem qualquer desses ratos, ou seus filhotes, em todas as esferas, todos os poderes . As famílias tradicionais desta roubalheira, seus amigos e apaniguados ficam proibidos de participar. Após, reabrir todos os processos, fazer justiça, confiscar os bens dos culpados, esteja onde estiver, condenar e por na cadeia por longos anos e isolamento total. São nocivos e contagiosos.

    • L'Amie, vc. citou: STF, bancada da bíblia, caiado, mp. São todos covardes que não se importam com o povo brasileiro. Todos golpistas e sem caráter! Infelizmente temos que contar com algum momento de lucides desta gente para resolver este tipo de problema.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra**S**il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    ::
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    .:.
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * * * * * * * * * * *

  • Esse é o Brasil real que sofre, que luta e que é assassinado de maneira impune. Enquanto isso, o Brasil oficial arma o circo para prender o maior líder político do Brasil.

  • Me desculpem ,mas não é bem assim. Tenho uma relação estreita com este problema , e por experiencia acho que aos não de muito perto,e sem contato com o meio rural ,existe uma visão que trata do assunto com santificação dos invasores. Não digo neste caso ,pois não sei a origem legal deste movimento , e dos organizadores,se são sindicalizados e etc. Claro que mortes ,chacinas ,torturas não são nem serão a solução. Longe disso. Mas que fique claro,que os invasores na sua maioria ,são sim invasores,e invadem com violência a truculencia. Estas invasões ,sempre ocorrem ,pela noite adentro ,com armamento ,logistica e também pistoleiros. Não se iludam ,a maioria tem passagens por diversos delitos,desde roubos ,assaltos e alguns já condenados. São verdadeiras quadrilhas ,com advogados,pastores , e até funcionarios publicos e aparato bélico. Na grande maioria desconhecem a função terra,são meramente especuladores ,que logo passam adiante o butim. Constituem areás de lazer ,para os seus ,e só vão ali nos finais de semana , com camionetes ,Suv´s , todas com alto valor de mercado. Não são trabalhadores sem-terra. São grileiros profissionais.

    • Sr. Manuel nada justifica as chacinas. Existe um remédio jurídico chamado reintegração de posse, quando vc tem suas terras esbulhadas. Funcionários públicos???? Cite os nomes deles. As suas inalações são perversas, estilo Bolsonaro.

      • Venha em Primavera do Leste e constate o que digo.PS; acho que o senhor disse foi ilações . Não são . E mais,disse e repito chacinas não são a solução , como disse no texto. Não distorça o que eu disse. Quanto o nome ,particularmente posso lhe dizer se quiser,porque faz parte de um processo de Reintegração de Posse. Sigo a Lei ,mas os Grileiros NÃO !!!

    • A grande questão, é a diferença de tratamento.

      Quando o loteamento irregular de terras (principalmente, grilagem de terras públicas) é feito por jagunços a mando de grandes empresas agroexportadoras, como a Cutrale no interior de São Paulo, o máximo que recebem é uma multa e uma micro exigência de contrapartida.

      Quando os grileiros são rélis mortais (ainda que razoavelmente providos financeiramente), o que recebem não é a Lei do Estado, mas a lei de Talião e da carnificina.

      Enquanto a regularização de terras continuar sendo uma ojeriza para os governos e, pior, a saída encontrada for a de transferir grandes hectares ao patrimônio de potências estrangeiras (como recentemente assinado por Temer), veremos ainda banhos de sangue no campo. Em pleno século XXI.

  • Já passou da hora deste desprezível Jair Bolsonaro ter seu mandato parlamentar cassado. São crimes cometidos por ele de extrema gravidade: xenofobia, racismo, homofobia, etc....STF como sempre caladinho. MPF aonde estás?

Related Post