O episódio das vaias a Presidenta Dilma Rousseff, agora de manhã, no Anhembi, é mais uma trapalhada do grupo de amadores que ela tem ao seu lado no Palácio do Planalto.
Parece que arrumaram alguém da equipe do ex-presidente americano Gerald Ford, o atrapalhado que ganhou a capa da National Lampoon, uma revista de humor, com essa caricatura histórica.
Não é possível que as coisas não sejam avaliadas com aquele critério que o Chico Buarque definiu há anos, o “ministério do vai dar m….”
É obvio que não se está criticando que Dilma compareça a eventos públicos, ao contrário, deve fazê-lo.
Muito menos que fale, como falou domingo, na TV.
Muito ao contrário, ela deve fazê-lo e muito mais.
Mas o que estão fazendo é uma comédia (trágica) de erros de comunicação, de construção de imagem e de oportunidade.
Não é preciso um tratado de comunicação para mostrar, vejam.
Dilma passou três meses em isolamento silencioso, com toda a mídia batendo.
Aí sai a lista de Janot e, de repente, seus maiores algozes do Parlamento – Eduardo Cunha e Renan Calheiros – é que viram vitrine.
Viravam, porque a fala de domingo e os paneleiros que tiveram todo o tempo necessário para se organizar, como todos que não fossem néscios sabiam que fariam.
Em fevereiro, escreveu-se aqui que a decisão “tomada com tanta antecedência, permitindo que a mídia “muy amiga” estimule, nela própria e nas redes sociais, uma expectativa negativa sobre a aparição de Dilma na TV”.
Bingo dos paneleiros!
Além da forma errada, o tom errado.
Numa fala mais curta, o compromisso de apoiar as investigações, a punição de quem quer que fosse e o repúdio aos que a tentaram envolver na história.
Mas não, uma fala frouxa, que – embora não o fosse e nem haveria razão para sê-lo – soou quase um pedido de desculpas.
Agora Dilma resolve se expor pessoalmente.
Tem o direito, mas também o dever de saber escolher hora e lugar para isso.
Escolheu São Paulo, pasmem.
E o Anhembi, em Santana, o bairro paulistano onde o conservadorismo é mais forte, afora as áreas ricas (os velhos como eu lembram das moralistas “Senhoras de Santana”).
E aí a levam para passar na frente do “cercadinho” das pessoas que estavam sendo impedidas de entrar no pavilhão, certamente muito felizes em estarem impedidas de entrar.
E ainda com o eco fenomenal do pavilhão a multiplicar o som de 20 ou trinta vaiadores… Perfeito!
Queriam o quê?
Ah, sim, produzir mais imagens para serem reproduzidas nos jornais, nas redes e mais tarde, no Jornal Nacional, para ajudar na convocatória para as marchas dos paneleiros de domingo.
Alguns leitores divergiram de mim quando eu falei do “autismo político” do Governo Dilma.
Será preciso mais para que se perceba que ele é o seu maior risco?
Será possível que só haja cegos que não querem ver?
Ah, e isso inclui os grupos de esquerda que, como sempre fazem, escolhem a estratégia de exigir do Governo confronto quando ele menos tem com o que confrontar.
Embora tenha tido essa chance e preferido continuar mansinho.
Estamos atravessando uma crise política, institucional e econômica.
Perguntem ao Lula ou ao Paulinho da Viola se os velhos marinheiros, em meio ao nevoeiro, não levam o barco devagar.
View Comments (50)
Fernando,
Não tem a ver com o post, mas vou aproveitar o espaço.
A gente foca muito as críticas na Globo porque é a maior rede, mas o que dizer do que o SBT vem fazendo?
Acabei de assistir na TV que o Ratinho vai receber o Lobão no programa de hoje.
Ontem foi o Danilo Gentili que recebeu o Yves Gandra, aquele que redigiu aquele parecer do impeachment. Assisti por curiosidade e fiquei com ânsia de vômito em diversas vezes.
E ninguem toma providencia..
Tenho certeza, que fizeram reunião para que isto
ocorresse.
Mas fico com aquela que diz...
estou me fingindo de morto..
"não mexendo com a DEMOCRACIA, não tem problema
pode manifestar, se mexer com a DEMOCRACIA o
POVO não vai gostar"....Tá dado o recado..
Escreveu não leu, o pau comeu..
Brito, o terceiro turno arde e Dilma dedica-se a uma dieta. A abstinência não se restringe ao cardápio, mas à política. O nome disso é soberba. E Jânio Quadros nos mostrou no que dá, ao final.
Autista politica. Perfeito diagnostico. Dilma é honesta, digna, uma burocrata competente, mas não é, nunca foi politica.
Pior, não sabe escolher seus assessores, ministros de me...da.
Chama o Franklin Martins, o Fernando Brito Dilma! Socorro LULA!
Não é Dilma que está a correr riscos, é a DEMOCRACIA.
Enquanto isso, os inimigos tomam suas providências....
comentei no Nassif:
plim plim
ter, 10/03/2015 - 10:42
Mudou o horário do jogo do Palmeiras contra XV de Piracicaba, que aconteceria as 16:00 horas de domingo dia 15/3.
Foi solicitada a mudança pelas republicanas Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Circula no Twiter que a mudança teve o dedinho da rede globo de embromação.
Motivo: Manifestações estão previstas na parte da tarde.
http://www.palmeiras.com.br/noticias/ler/35289-nota-oficial#.VP7z3tLF8pl
Ué, dar publicidade à manifestação não é mais importante do que a um jogo de futebol?
A Presidente Dilma é uma grande mulher , entretanto, seu senso de perspicácia é nenhum , pois basta pensar: onde foi que perdi a eleição? , onde eu sou mais massacrada e raramente defendida?, portanto, por que eu vou aparecer em Sp nos próximos dias? aliás, por que eu Dilma não vou para o Nordeste abraçar o povo nordestino?
Corretíssimo! Mas será que não queriam inflar um pouco mais a passeata?, afinal só eles não sabem o quanto de ódio borbulha na caldeira da maria fumaça do Brasil contra ela,não tomaram sequer conhecimento do camarote do itau.
Mas isentar a presidência desta burrice não dá, a última palavra para aceitar ser colocada na fervura é dela.
Me impressiona muito que todos tenham a mesma opinião por aqui. Quer dizer que visitar e discursar no 21º Salão Internacional da Construção, setor que está, no mínimo, sentindo impactos negativos pela situação econômica/política do país, para vocês não é importante? Sério?
O pronunciamento da presidente, em rede nacional, já não atendeu ao esforço de falar para a população, qualquer que seja a região?
Aproveitar a oportunidade de falar para o empresariado deveria se algo acessório à agenda da presidente?
Caramba, se vocês fossem os assessores da presidente iriam sugerir que ela visitasse o Nordeste, que há 5 meses demonstrou maciço apoio na votação? Sinceramente?
Durante o discurso para os empresários, vcs souberam de alguma atitude deselegante à presidente? Claro que não!! Os empresários estavam lá não para achincalhar, mas para debater e ouvir da presidente quais medidas ela está tomando para retomar com o crescimento do país, pô!!! E acredito que esse fora parte do propósito da agenda de hoje!!
Ulysses, não se está falando que Dilma não deva ir a eventos, nem sequer a este. Apenas se discute como proceder num momento conturbado, às vésperas de um movimento organizado contra ela, no lugar que lhe é mais hostil. Não se falou coisa alguma sobre os empresários da construção civil que, aliás, estão muito mal na mídia.
Está certo. Agora o Lula tenta angarias forças dos movimentos para a defesa do Governo. Passou da hora. Quando tinha que ir, fez que foi, mas não foi e acabou fondo. A mobilização pra eleger a Dilma não devia ter esfriado. O jeito é baixar a guarda, jogar a toalha mesmo e esperar, lamentavelmente, o nevoeiro dissipar-se. Não é bom, não é bonito, mas é o que dá pra fazer. Dilma vai sair deste governo de forma melancólica, mas já será lucro se sair em 2018! Quem tem que se mexer agora são os agentes sociais que ainda acreditam na democracia e na defesa das instituições. Meu pessimismo advém justamente disto: com os movimentos desmantelados pelo fisiologismo e pelo pragmatismo, o trabalho no varejo vai refletir os mesmos erros do atacado. E não haverá espaço para uma mudança de postura capaz de alavancar novas perspectivas políticas, nem a médio, nem a longo prazo. Desgraça! O maior ônus do Projeto petista de poder (projeto este real e sobreposto ao projeto de Governo) matou na raiz os movimentos sociais realmente comprometidos com mudanças estruturais. As utopias estão órfãs.
Desculpa o palavrão, mas Dilma é uma "anta".
Acho que os eleitores não convictos de Dilma estão se deixando seduzir pelos sons das panelas dos vizinhos...
E quem disse que o planalto não está chio de ratos que querem comer Dilma vivinha. Não só o Planalto, mas a administração em boa maioria. Esse povo esqueceu do salário de miséria que o FHC os pagava, esqueceu de todas as mazelas do tempo do tucanalha e estão torcendo para tê-lo de novo. Aí neste dia vai haver muito choro e ranger de dentes!
É muuuuuuuita barberagem
Estão insuflando a classe média paulistana a irem à manifestação. A coisa se espalha,o PMDB cresce pra cima da Presidente ! O PT acuadinho,todo de gravata e terninho.vai para a rua agora PT? Corre o risco de apanhar né?
Brito, além de achar Dilma uma gestora vassala, ouso em perguntá-la:
"Dilma, por quantas moedas você se vendeu à direita? Que estratégia é essa, que eu desconhecia, de se vender, encenar uma forçada de barra até ser apeada do poder e sair como heroína vítima de golpe?"
Na boa? Ou ela é uma idiota completa ou - caros amigos - se vendeu! Não é possível que o time tomando um sufoco jogando contra juiz, torcida e policiamento, ainda ache que possa ficar quieta esperando o fim do jogo!
Nunca mais voto nesta pessoa para nada! Deveria ser expulsa da Esquerda e cerrar fileiras na Direita. Diz que ama o povo... que defende a Petrobrás, mas se cala, não enfrenta, não faz política, escolhe Rosa Weber, Fux, Barroso para o STF; zé cardoso - o golpista - para a justiça, paulo (hi)bernardo e chagas para comunicação; desmonta toda a estrutura de comunicação nas redes que a apoiava e desmentia em tempo real o pig; não vem p´ra rua... ou seja, ou é uma louca idiota (além de vassala), ou está vendida.
Meu Deus! só Dilma e o PT não estão vendo isso? até jogo de futebol
mudando de horário pelo governo de Sampa e globo